DESVENDANDO AS BATERIAS LIPO....

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

GARGER100

Re: DESVENDANDO AS BATERIAS LIPO....

Mensagem por GARGER100 »

Nooossa, pessoal, que SHOW de explicações... rsrs... Isto é uma verdadeira aula sobre modelismos... Parabéns a todos aí... ;-)
Hilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Hilton »

Ola , tenho uma bateria Lipo da Yeah Racing. 2.400 mah 3S 11.1V. Uso ela no meu controle Ko Propo , e percebi que a bateria esta inchando....
Qual seria o motivo dela inchar ? O que devo fazer ?

Att
Hilton
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Você utilizou um carregador exclusivo para LiPos?
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

abib escreveu:Você utilizou um carregador exclusivo para LiPos?

E está carregando no modo balanceado?!
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

É que as vezes alguém pode colocar uma Lipo e continuar utilizando o carregador normal de NiCd..

Aí, se descuidar 1 segundo, é explosão na certa..
Hilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Hilton »

Ola, sim carreguei a bateria lipo no IMAX B6. E sempre carrego no modo balanceado. Carreguei a bateria ja faz uns 02 meses ou mais, e deixei ele no controle. Devo ter usado umas 04 vezes no maximo ( no final de semana ) . A Bateria ainda tem carga, 11.49 V ( 3.8 V, 3.82 V , 3.87V )., mas ao retirar a bateria do controle , percebi que ela estava um pouco inchada ..... Descarreguei a bateria pelo IMax B6 e carreguei em modo estoque pelo Imax B6 , mas ela continua um pouco inchada. O que devo fazer......

Att
Hilton
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

tenho 2 lipos q uso an revinho e estão inchadas. pra falar a verdade, ela ta dando mais runtime do q qndo era nova, e ta entrando 2300mah, e ela é 2200mah.

Acho q é normal as lipos incharem um pouco.

Se inchar mto, provavelmente é pq ñ esta dando conta de descrregar o q o equipamento ta puxando, isso se estiver carregando certo e cuidando das lipos...
Hilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Hilton »

Qual o cuidado que eu devo tomar com as lipos ? Eu sempre carrego no meu carregador IMax B6 , modo balanceado . Uma vez carregado e usado no final de semana , devo retirar a bateria do controle ? e descarregar ? e carregar no modo storage? Percebi que ela inchou , porque eu deixei ela dentro do controle , sem usa-lo ....... mas sera que tem algo haver ???? Devo retirar sempre a bateria quando não for usar o controle ??? isso evitaria dela inchar ?

Att
Hilton
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Qual a corrente que vc seta no carregador quando vai carregar?
Hilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Hilton »

Ola Abib, entao quando eu carrego a bateria , eu carrego no modo lipo, balanceado ( com os dois cabos plugados ) , 11.1V, 03 celulas, e a 1A. Lembrando que a Bateria e 11.1 V 3S e 2.400 mah ( marca yeah Racing ) .

Att
Hilton
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Ele ta carregando a +- 0,3c, então ta ótimo a carga, qndo me referi a cudiar da lipo, é nunca deixar em lugar mto umido, nunca deixar ela cheia de terra ou areia (na revinho semrpe entra areia no compartimento, mas como o seu caso é no radio num tem como ser, a ñ ser q vc brinque de enterrar seu radio, rsrsrs), sempre carregar balanceando, carregar a no max 1c, q no seu caso é 2.4A.

A sua lipo ta mto inchada? se tiver pouquinha coisa eu acho normal, na pista onde eu ia, a maioria dos eps q usavam lipos elas tavam inchadas, Isso no auto, ñ sei no radio pq nunca usei...
B.C.Junior
Piloto
Piloto

Mensagem por B.C.Junior »

Dando meu relato, as lipos sao baterias sensiveis a corrente de carga e geralmente a temperatura qualquer variações destas podem deixar elas estufadas. A diferença de voltagem de uma celula para outra tambem influencia.O melhor negocio é depois de usar colocar no modo storage . Balanceando sempre, pois o carregador vai fazer o serviço sozinho. tambem nao deixar baixar a voltagem veja se teu esc tem cutoff dai regula ele para 3,7v. Tenho minhas lipos tudo blza, sempre faço este procedimento.. Espero ter ajudado

Abço

Junior
Hilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Hilton »

Então , a minha bateria esta um pouco inchada. Isto é da pra ver que ela não esta como antes. rsrsrs( pois vc consegue apertar uns 3mm e ver que ela esta estufada ) . Com relaçao a diferença de voltagem de uma celula pra outra, por mais que eu balanceie no IMax B6 , as celulas não ficam com a mesma voltagem , sempre da uma pequena diferença..... Mas vou ver se faço isso entao , sempre que eu terminar de usar , irei deixar a carga no modo storage.... e fora do controle por via das duvidas...
Desde ja agradeço pela atençao

Att
Hilton
danielgoto
Piloto
Piloto

Mensagem por danielgoto »

como eu calculo os Amperes?

esc 150a

bateria 5000mah 4s 20c quantos amperes tem esta bateria? qual a formula?

5000x20 = 100A?

e os 4s não entra para conta para os 150a do esc?

alguem poderia explicar quanto de corrente o esc vai passar para o motor com pico de 108a?

Abraço
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

danielgoto escreveu:como eu calculo os Amperes?

esc 150a

bateria 5000mah 4s 20c quantos amperes tem esta bateria? qual a formula?

5000x20 = 100A?

e os 4s não entra para conta para os 150a do esc?

alguem poderia explicar quanto de corrente o esc vai passar para o motor com pico de 108a?

Abraço

Esse cálculo não depende só do esc, depende mais do motor.
Qto ao cálculo da bateria é isso mesmo, tem o que a bateria consegue entregar normalmente e o burst, normalmente por 10s ou menos, é sempre bom ter uma folga...
Responder

Voltar para “Elétricos”