O.S. 12TG-BE - O motor verde movido a bio-ethanol
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
Re: O.S. 12TG-BE - O motor verde movido a bio-ethanol
Nao sou um mestre no assunto mas ja andei de metanol e etanol em carro de arancada e com devidos acertos a unica diferença e a potencia maxima e as faixas de torque, o giro maximo e igual mesmo o etanol sendo mais lento! e com metanol e muito mais facil de se acertar por ser mais puro e nao conter agua
e com metanol se ganha muito torque tanto em baixa como em alta!
Uma coisa é motor de carro de arrancada com 1800, 2000, 3000cc girando a 7 a 10k rpm. Comando de válvulas, cárter úmido, sobrealimentado, etc etc etc...
Estamos falando de motorzinhos de 2,1cc girando a 40k rpm.
Acho que não dá pra aplicar os mesmos princípios, pelo menos não de forma absoluta.
Abraço!
Estamos falando de motorzinhos de 2,1cc girando a 40k rpm.
Acho que não dá pra aplicar os mesmos princípios, pelo menos não de forma absoluta.
Abraço!
Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
- magaiver
- Piloto Racer

murilo, se utilizar metanol e etanol no mesmo motor com a mesma preparação , o etanol pode até chegar no giro maximo igual o metanol, mais vai sofrer, nao tem nem comparação o uso do metanol, a resposta do motor é outra, sobe giro igual moto, e o giro maximo é surpreendente, mais quando acompanhei o teste no dino o carro perdeu um pouco de torque em baixa em relação ao uso de etanol(usamos o etanol puro que é usado para misturar na gasolina), mais em compensação em alto giro o motor cantava ... ,e a facilidade de acerto realmente fica bem melhor, não que o etanol tenha agua pq usamos o absoluto, mais a curva de de acerto em sí do metanol é mais suave, a sonda nem oscila tanto.
Mais como citou o ferbosso nos nossos motorzinhos são bem diferente, taxa, tipo de ignição etc... apesar dos principios serem o mesmo ... mais não ao pé da letra..
Mais como citou o ferbosso nos nossos motorzinhos são bem diferente, taxa, tipo de ignição etc... apesar dos principios serem o mesmo ... mais não ao pé da letra..
Gasolina para lavar as peças, alcool para as bebidas e nitrometano para as corridas.!
com certeza,concordo com vcs,e so uma mera base de principios,sei q os motores nao tem nada a ver mas quero ajudar no pouco q conheço,assim como os mais experientes compartilham as informaçoes por amor aos motores de rc. agradeço a todos e espero ajudar no q puder, abraços
- Pimpolho
- Moderador

Novamente.....Com as devidas calibragens no sistema de ignição e taxa de compressão um mesmo motor, alimentado por etanol, nunca terá o mesmo desempenho de um alimentado por metanol, em qualquer motor à combustão interna, seja em torque ou potência e em qualquer faixa de giro.
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
- magaiver
- Piloto Racer

Concordo plenamente, o desempenho do metanol e muito superior em sua totalidade de funcionamento , baixo giro, alto giro, torque , potencia, temperatura de trabalho, somando todos os fatores, não a comparações.
Se for comparar somente o regime de trabalho em baixas rotações, o etanol tem mais torque, ninguém me contou isso não, eu mesmo vi e participei dos testes num gol ap 16v no dino , onde a faixa de torque de 1.000 a 3.000 era ligeiramente maior comparado com o uso do metanol, e olha que o cabeçote 16 valvulas deixa o carro apagado em baixo giro, brincamos de "minigame" na fueltech para tentar compensar isso.
Mais como o torque em baixa era a unica vantagem e assim mesmo nao era lá grandes coisa comparado com o metanol, foi optado em usar o metanol mesmo, pq quando passava dos 3k ~ 4k rpm a relação torque x potencia engolia os graficos da tabela anterior alimentado com etanol, e pra compensar colocamos mais ponto de 2 até 4k rpm pro motor "acordar" mais cedo, que acabou ficando quase com o mesmo desempenho do etanol em baixa.
Essa foi a experiencia que eu tive com alcool e metanol em motores de carro, nos glow sabemos que é bem diferente além de muito mais sensivel, e a unica experiencia que eu tive foi de ver dois aeromodelistas no campo voando e tive a oportunidade de ver um deles medindo rpm apontando aquele medidor de rpm na helice, entao nao posso opinar muito...
Se for comparar somente o regime de trabalho em baixas rotações, o etanol tem mais torque, ninguém me contou isso não, eu mesmo vi e participei dos testes num gol ap 16v no dino , onde a faixa de torque de 1.000 a 3.000 era ligeiramente maior comparado com o uso do metanol, e olha que o cabeçote 16 valvulas deixa o carro apagado em baixo giro, brincamos de "minigame" na fueltech para tentar compensar isso.
Mais como o torque em baixa era a unica vantagem e assim mesmo nao era lá grandes coisa comparado com o metanol, foi optado em usar o metanol mesmo, pq quando passava dos 3k ~ 4k rpm a relação torque x potencia engolia os graficos da tabela anterior alimentado com etanol, e pra compensar colocamos mais ponto de 2 até 4k rpm pro motor "acordar" mais cedo, que acabou ficando quase com o mesmo desempenho do etanol em baixa.
Essa foi a experiencia que eu tive com alcool e metanol em motores de carro, nos glow sabemos que é bem diferente além de muito mais sensivel, e a unica experiencia que eu tive foi de ver dois aeromodelistas no campo voando e tive a oportunidade de ver um deles medindo rpm apontando aquele medidor de rpm na helice, entao nao posso opinar muito...
Gasolina para lavar as peças, alcool para as bebidas e nitrometano para as corridas.!