Limpeza, Como fazer e quais produtos usar?

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Alysson_BH
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Limpeza geral, quais produtos usar?

Mensagem por Alysson_BH »

Olá, como todos dizem, limpeza é a parte chata, mas deve ser feita com cuidado. Nunca use produtos abrasivos, gasolina e querosene por exemplo. Desmonte o auto limpe com pincel e escova pra tirar o grosso. Depois, numa bombinha de mão, daquelas usadas para borrifar plantas, coloque um pouco de álcool isopropílico, vendido em fámácias, este não deixa umidade nas peças. Nunca use água, borrife àlcool e vá limpando com calma, deixe secar. A água dependendo da quantidade entra nos rolamentos, diferencial, e sempre enferruja, além de outros danos que causa ao equipamento. Espero que ajude, faço assim no meu LOSI PRÓ TRUGGY. Ah, WD 40 tbm não se deve passar no auto, vira uma lixa, junto com a poeira e estraga a maioria das pçs depois. abs.
Off road sem poeira? nem pensar!
allan_franke
Contato:

lavação revo 3.3

Mensagem por allan_franke »

eu sou meio velho no hobby, ja possuo minha revo a mais de 1 ano, só que sempre depois de dar uma volta com ela me encaro com um problema, "A lavação dela!!!!" :roll:

Uma vez ja desmontei e montei ela toda, só que não dá para fazer isso constantemente

sera q alguem tem alguma sugestão para lavar ela de uma forma mais facil???

por que o dificil eh as partes eletricas, tem o motor de arranque que não sei como tira e tmem não pode pegar agua e tipo, tenho um inferno mp6, precisa apenas tirar a parte eletrica q eh uma peça apenas e tampar o carburador e a pipa e tocar agua nele...........na revo não dá para fazer isso.

POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE, não aguento ficar passando esponja e pincel nela

agradecido desde já!!!! :D
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: lavação revo 3.3

Mensagem por Abib »

Ar comprimido não ajuda?
allan_franke
Contato:

ja tentei amigo

mais o problema eh q não sai td sabe, de vez em qnd pega lama em alguns cantos q nem esponja e pincel tiram, nem o ar comprimido

se tiver mais dicas estou aceitando
obrigado
allan e giovana
FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FiskIII »

allan_franke escreveu:ja tentei amigo

mais o problema eh q não sai td sabe, de vez em qnd pega lama em alguns cantos q nem esponja e pincel tiram, nem o ar comprimido

se tiver mais dicas estou aceitando
obrigado

enrola o motor de arranque com uma fita.
RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.
liquelt
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por liquelt »

nao limpa...
brincadeira..
cara. no meu caso a unica parte elétrica é o radio...
eu tenho toda paciencia pra tirar tudo gastar quase um rolo de papel toalha e tirar a graxa toda de meu carro.
o que eu nao gosto é que a minha casa fica cheirando a metanol.... e a minha mao fica PRETA...
mas depois que acabo tudo da até pena de ligar pra começar mais um dia de pegas... shuhasuah
é isso...
fazer o que. A vida no RC é dificil pro bolso e pra paciencia.
Abraçao
Imagem
allan_franke
Contato:

bem ainda não sei o q vou fazer, mais se eu lavar ele td e colocar silicone sera q depois a sujeira sai mais facil??

dizem q se passar silicone spray nele depois é só passar um pano ou o ar nele q a sujeira sai com maior facilidade

será q eh verdade??
tenho medo de passar e grudar mais sujeira e não sair tão facil como dizem........
allan e giovana
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

O que dá para fazer, as vezes, é nas pontas dos eixos. Existem umas coifas, muito pequenas, como as usadas nos carrinhos da Traxxas. Assim, vc cobre a ponta do eixo e o dogbone. Mas internamente, é interessante encher com vaselina sólida. Vai proteger muito!

Eu uso água mesmo. Já reparei em certos pontos que aparecem pontos de ferrugem. Mas já peguei a manha. Depois de lavar, seco e lubrifico. Assim protege contra umidade. Normalmente, só limpo os carros se estão muito emporcalhados. E como tenho 4, usar álcool isopropílico, não rende! ehehhehehehehhe
rodrigomoschetto
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rodrigomoschetto »

Gazo escreveu:O que dá para fazer, as vezes, é nas pontas dos eixos. Existem umas coifas, muito pequenas, como as usadas nos carrinhos da Traxxas. Assim, vc cobre a ponta do eixo e o dogbone. Mas internamente, é interessante encher com vaselina sólida. Vai proteger muito!

Eu uso água mesmo. Já reparei em certos pontos que aparecem pontos de ferrugem. Mas já peguei a manha. Depois de lavar, seco e lubrifico. Assim protege contra umidade. Normalmente, só limpo os carros se estão muito emporcalhados. E como tenho 4, usar álcool isopropílico, não rende! ehehhehehehehhe

Isso que vc falou de "só limpar os carros qdo estão muito sujos" tb é válido.

Pois, principalmente nos RTR's, caso o mesmo parafuso que eh rosqueado no plástico, seja removido e colocado varias vezes, esse acaba espanando.

Então é importante saber que tb não eh saudável desmontar o kit todas as vezes. Somente qdo for realmente necessário.

[ ]'s
Rodrigo P. Moschetto
FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FiskIII »

allan_franke escreveu:bem ainda não sei o q vou fazer, mais se eu lavar ele td e colocar silicone sera q depois a sujeira sai mais facil??

dizem q se passar silicone spray nele depois é só passar um pano ou o ar nele q a sujeira sai com maior facilidade

será q eh verdade??
tenho medo de passar e grudar mais sujeira e não sair tão facil como dizem........

so correndo o risco para saber.
RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.
vti_federal

Mensagem por vti_federal »

E ai pessoal blz???

Então, seguindo a dica do Passamal fui atras pra saber o q eh melhor pra limpeza dos componentes internos do motor das nossas crianças... Conversando com uns profissionais do ramo de modelismo e alguns que fazem manutenção profissionalmente, realmente o óleo AFTER RUN, é o mais indicado pra lubrificar e proteger as partes internas(partes móveis/rotativas)... O restante pode ser limpo com WD 40 e bem seco para que nao fique empregnando poeira... Agora cedo desmontei todo o motor, tirei cabeçote, transmissao e tudo mais... Nesse momento vou na loja comprar o AFTER RUN e o WD-40 para fazer a limpeza da minha criança... O resto creio q detergente neutro, uma escovinha, pano e um compressor de ar resolva perfeitamente... Creio q não é necessário o uso de nenhum tipo de líquido abrasivo pois pode danificar e corroer varios componentes do carrinho.... []s

Links para comprar o oleo AFTER RUN e saber mais info(qlq loja de modelismo tem):
http://www.hobbymodelismo.com.br/detalhe.asp?cod=MK50
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... pro-br-_JM
http://www.kinghobbies.com.br/ecommerce ... 60ml-15091
Editado pela última vez por vti_federal em 17 Jun 2010, 15:48, em um total de 1 vez.
REVO 3.3
rodrigomoschetto
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rodrigomoschetto »

vti_federal escreveu:E ai pessoal blz???

Então, seguindo a dica do Passamal fui atras pra saber o q eh melhor pra limpeza dos componentes internos do motor das nossas crianças... Conversando com uns profissionais do ramo de modelismo e alguns que fazem manutenção profissionalmente, realmente o óleo AFTER RUN, é o mais indicado pra lubrificar e proteger as partes internas(partes móveis/rotativas)... O restante pode ser limpo com WD 40 e bem seco para que nao fique empregnando poeira... Agora cedo desmontei todo o motor, tirei cabeçote, transmissao e tudo mais... Nesse momento vou na loja comprar o AFTER RUN e o WD-40 para fazer a limpeza da minha criança... O resto creio q detergente neutro, uma escovinha, pano e um compressor de ar resolva perfeitamente... Creio q não é necessário o uso de nenhum tipo de líquido abrasivo pois pode danificar e correar varios componentes do carrinho.... []s

não, WD-40 não é produto pra limpeza, eh um produto desengripante e antioxidante. Vc pode ter sérios problemas com perda de parafusos que são rosqueados em metal. Falo isso por experiência própria.

Depois de lavar tudo com agua e detergente, use silicone spray que é próprio para dar o acabamento de limpeza.

Silicone não ataca nada e não vai ficar impregnado.

Quer lubrificar motor para guardar? Use SuperLub, esse contém óleo lubrificante.

Nos rolamentos o mais apropriado é usar óleo ou graxa especificos para rolamentos, e mais uma vez, não use WD-40 nos rolamentos, isso vai fazer com que o óleo e a graxa toda do rolamento saia fazendo ele esquentar demais diminuindo a vida útil.

É muito bom usar WD-40 para soltar ou desengripar uma peça oxidada e em contatos eletrônicos para evitar oxidação e ferrugem, só, mais nada.

[ ] 's
Rodrigo P. Moschetto
vti_federal

Mensagem por vti_federal »

rodrigomoschetto escreveu:
vti_federal escreveu:E ai pessoal blz???

Então, seguindo a dica do Passamal fui atras pra saber o q eh melhor pra limpeza dos componentes internos do motor das nossas crianças... Conversando com uns profissionais do ramo de modelismo e alguns que fazem manutenção profissionalmente, realmente o óleo AFTER RUN, é o mais indicado pra lubrificar e proteger as partes internas(partes móveis/rotativas)... O restante pode ser limpo com WD 40 e bem seco para que nao fique empregnando poeira... Agora cedo desmontei todo o motor, tirei cabeçote, transmissao e tudo mais... Nesse momento vou na loja comprar o AFTER RUN e o WD-40 para fazer a limpeza da minha criança... O resto creio q detergente neutro, uma escovinha, pano e um compressor de ar resolva perfeitamente... Creio q não é necessário o uso de nenhum tipo de líquido abrasivo pois pode danificar e correar varios componentes do carrinho.... []s

não, WD-40 não é produto pra limpeza, eh um produto desengripante e antioxidante. Vc pode ter sérios problemas com perda de parafusos que são rosqueados em metal. Falo isso por experiência própria.

Depois de lavar tudo com agua e detergente, use silicone spray que é próprio para dar o acabamento de limpeza.

Silicone não ataca nada e não vai ficar impregnado.

Quer lubrificar motor para guardar? Use SuperLub, esse contém óleo lubrificante.

Nos rolamentos o mais apropriado é usar óleo ou graxa especificos para rolamentos, e mais uma vez, não use WD-40 nos rolamentos, isso vai fazer com que o óleo e a graxa toda do rolamento saia fazendo ele esquentar demais diminuindo a vida útil.

É muito bom usar WD-40 para soltar ou desengripar uma peça oxidada e em contatos eletrônicos para evitar oxidação e ferrugem, só, mais nada.

[ ] 's

ahh blz... Sera q rola whitelub? Deve ser tipo esse Superlub ai.. Na verdade eu quero lubrificar o motor para montar... Pq está desmontado aqui... Eu tive q desmontar tudo pq por um relapso esqueci de colocar o filtro e fui acelerar na terra... Por sorte eu brinquei uns 2min ou menos e o carrinho virou de cabeça pra baixo, dando pane seca e queimando a vela... Ai desmontei o motor pra ver se tinha arranhado a camisa ou danificado o pistao, mas ta tudo ok aparentemente... Acho q nao perder a compressao do motor nao... O negocio agora eh limpar e lubrificar pra montar o motor... Se alguem tiver outra sugestão que ache mais interessante, agradecemos... []s
REVO 3.3
su3zero
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por su3zero »

wd para limpar rolamentos é muito eficaz, basta secar e engraxar novamente.
Gustavo Pereira
www.rbracing.com.br
Imagem
Imagem
mzn3108
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por mzn3108 »

Vini_polezer escreveu:Galera...o que me dizem a respeito do produto caseiro que eles indicam nesse vídeo? alguém ja viu e testou?

essa seria a receita traduzida pro portugues heheh...

>> duas partes (qualquer medida copo por ex.) de alcool denaturado (alcool impuro) pode ser de posto ou de farmacia;

>> uma parte de limpador multiuso (tipo veja multiuso) e ele avisa pra nao usar nada tipo agua sanitaria ou com cloro;

>> 1/4 de parte de wd40;

apos tudo misturado da ma chacoalhada no composto e esta pronto, vc tem um detergente caseiro pra limpeza do auto; eai divirta-se...

O que acham?

Eu queria ver se essa fórmula funciona mesmo, porque o cara usou a mistura só na limpeza da bolha, rs.

É, realmente não existe fórmula milagrosa para limpeza dos autos. Eu ainda acho que um bom ar comprimido resolve boa parte do serviço. Outro dia andei com a minha Revo no sítio, só na grama... o legal é que os pneus ficaram muito limpos, hahahaha... recomendo.
Depois disso passei ar comprimido e finalizei com um pouco de WD (exceto nos rolamentos), ficou com cara de nova.
# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br
Responder

Voltar para “Off-road”