SERPENT 733 - Avaliação
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
Re: SERPENT 733 - Avaliação
Finalmente, hoje, andei pela primeira vez com o 733. Infelizmente a pista estava muito suja então poderei errar em minhas primeiras observações. Usei o set up de caixa com pneus Matrix 40 frente e 37 atras.
- o carro rola ou desliza facilmente
- entrada de curva muito boa e mantém bem a trajetória em curvas de alta
- o carra estava saindo de traseira no final das curvas, quando acelera o carro sai de traseira chegando a rodar, também sai quando freia o carro quando vai entrar em curva após reta de alta.
- usei pneus novos sem truar, medidas originais de caixa.
- percebi que a parte de tras do chassis bateu na pista e marcou sendo que a dianteira nem marcou, usei 8,0 na frente 8,5 atras.
Como a pista estava muito suja, talvez tenha atrapalhado um pouco. Mas no geral gostei do carro. Gostaria de algumas dicas para melhorar a traseira: vou mexer na cambagem e toe in da traseira, já pensei em trocar o silicone dos diferenciais colocando um mais denso na frente. O que vcs acham?
- o carro rola ou desliza facilmente
- entrada de curva muito boa e mantém bem a trajetória em curvas de alta
- o carra estava saindo de traseira no final das curvas, quando acelera o carro sai de traseira chegando a rodar, também sai quando freia o carro quando vai entrar em curva após reta de alta.
- usei pneus novos sem truar, medidas originais de caixa.
- percebi que a parte de tras do chassis bateu na pista e marcou sendo que a dianteira nem marcou, usei 8,0 na frente 8,5 atras.
Como a pista estava muito suja, talvez tenha atrapalhado um pouco. Mas no geral gostei do carro. Gostaria de algumas dicas para melhorar a traseira: vou mexer na cambagem e toe in da traseira, já pensei em trocar o silicone dos diferenciais colocando um mais denso na frente. O que vcs acham?
- erosenninspp
- Piloto Advanced

Torranojr escreveu:Também li esta noticia no mesmo forum. Mas não sei o que significa "TQ do Winternats" ?????
TQ é Top Qualifier ou pole position c vc preferir.
C vc comessar a acompanhar os campeonatos tanto la fora como aqui vai ver muito isso hehehehehehehehe.
E Winternats é um campeonato que rola nos EUA acho que é algo como campeonato nacional de inverno.
Cara nos pneus eu to usando o contrario 37 na frente e 40 atrás.
Uma pergunda vc troco a barra dianteira pela de 2,8mm que a de 4 risquinho? O que vc pode tentar fazer enquanto nao troca a barra é tentar deixar a barra traseira mais atraz possivel para ficar mais macia e colocar a dianteira um pouco mais a frente para endurecer um pouco
Outra coisa c ta marcando a parte de traz do chassis é por que ele ta batendo no chao.
Quais sao as molas que vc esta usando? As de caixa sao azul na frente e vermelha a tras, c a de tras fora vermelha de caixa troca pela azul que é um pouco mais dura vai evitar de ficar batendo a taseira ai fica com azul na frente e atras.
No meu carro eu ja troquei antes mesmo de andar a mola azul e a barra de 2,8mm.
C tudo isso nao funcionar ( o que eu acho dificil ) nos tentamos outras coisas mas testa isso primeiro.
Outra coisa o que parece claro isso c o que ta em cima nao funionar a centax ta muito apertada experimenta da uma folgada nela pra ver o que acontece.
E parece que ta com muito freio tb, pq quando vc vem pra a tomada da curva vc ta freiando forte e como ta com muito freio trasfere todo o peso pra frente do carro ai a traseira fica solta e acaba rodando. esperimenta andar com pouco freio, é que assim na freiada o carro fica mais equilibrado e nao tem tanta trasferencia de peso pra frente e isso tb ajuda a pregar a traseira.
Por enquanto nao mexa nos oleos dos diff por que nao é ai a solução do problema c vc trocar o oleo do diff dianteiro em arrumar a traseira o que vai acontecer é que o carro vai comessar a sair de frente, tipo a espalhar nas saidas de curva e como a traseira ta solta isso vai ficar bastante evidente.
Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................
erosenninspp, valeu e vamos por parte. Os pneus já estava pensando em fazer esta troca, em relação aos pneus tenho vários jogos de pneus e diversas dureza, comprei bastante em minha ultima viagem. Quanto as molas estou usando as originais, lembro-me que vc já havia dito para comprar as molas e a barra estabilizadora mas na época não dava mais tempo, devo providenciar logo. Quanto as molas tenho em jogo completo de molas da Team Magic serveria para testes? Para um aprendiz como eu, como faço para deixar a barra traseira mais atras e a dianteira mais para frente, fiz isto mas não sei se fiz corretamente, me orienta que aprendo rápido. Quanto a centax muito apertada, seria aumentar o end play? Quanto ao freio assim que sai da pista já reduzi. Valeu, vou testar hoje mesmo algumas mudanças.
Torrano
Torrano
- erosenninspp
- Piloto Advanced

Bom Vamos lá.
Pra testar acho que rola as molas da TM.
O que vc pode fazer é o seguinte, tira o amortecedor do carro e tira a mola dele, e com isso vai testando pra ver qual mola da TM é igual ou proxima da mola azul serpent. pra isso o modo mais rapido e pratico é colocar uma mola em cima da outra tipo formar uma pilha e comprimir ambas ao mesmo tempo a que for de carga de mola menor vai comprimir primeiro, vai testando e veja qual melhor c encaixa. c for um pouco c tiver uma um pouco mais dura coloca esa na frente e a azul atras c tiver uma um pouco mais mole coloca ele atras no lugar da vermelha.
Quanto a colocar a barra mais atras seria colocar os ball que fica na barra mais na extremindade. tipo olhando o carro de tras vc puxaria o ball da barra para tras e o fato de colocar mais barra seria fazer o oposto.
Não sei c expliquei direito c nao entendeu eu tento de outra forma lol.....
Quanto a centax o fato de apertar ou soltar seria a mola dela, vc dar mais carga na mola ou apertar a centax isso faz com que ela engate em rotaçoes bem altas e isso faz com que o de um tranco.
C vc soltar a mola ou relaxar a centax o engate é mais suave melhor pra aprender a dominar o carro e com o tempo vc vai apertando conforme a abilidade vai subindo......
É isso.
Pra testar acho que rola as molas da TM.
O que vc pode fazer é o seguinte, tira o amortecedor do carro e tira a mola dele, e com isso vai testando pra ver qual mola da TM é igual ou proxima da mola azul serpent. pra isso o modo mais rapido e pratico é colocar uma mola em cima da outra tipo formar uma pilha e comprimir ambas ao mesmo tempo a que for de carga de mola menor vai comprimir primeiro, vai testando e veja qual melhor c encaixa. c for um pouco c tiver uma um pouco mais dura coloca esa na frente e a azul atras c tiver uma um pouco mais mole coloca ele atras no lugar da vermelha.
Quanto a colocar a barra mais atras seria colocar os ball que fica na barra mais na extremindade. tipo olhando o carro de tras vc puxaria o ball da barra para tras e o fato de colocar mais barra seria fazer o oposto.
Não sei c expliquei direito c nao entendeu eu tento de outra forma lol.....
Quanto a centax o fato de apertar ou soltar seria a mola dela, vc dar mais carga na mola ou apertar a centax isso faz com que ela engate em rotaçoes bem altas e isso faz com que o de um tranco.
C vc soltar a mola ou relaxar a centax o engate é mais suave melhor pra aprender a dominar o carro e com o tempo vc vai apertando conforme a abilidade vai subindo......
É isso.
Ainda bem que entendi corretamente a parte das molas e ajustes da barra dianteira e traseira. A centax, a sua resposta vem de encontro com a maneira que gosto de pilotar com pouca aceleração ocorre o engate. Portanto sem duvidas em relação as perguntas e duvidas anteriores. Gostaria de saber qual a melhor maneira de fazer o ajuste dos pinhões com as coroas na montagem da motor. Seria melhor prender o motor no montante e depois ajustar o montante no chassis ou parafusar primeiro o montante no chassis e fazer o ajuste quando parafusar o motor no montante? Obrigado pelas dicas
Torrano
Torrano
- erosenninspp
- Piloto Advanced

Entao e ai fez os pequenos ajsutes e testou o carro........ E ai como foi?
Vc falo que ia tentar fazer mais algumas coisas o que vc fez a mais?
A pista tava mais limpa hoje ou tava zuada ainda?
No ajuste do motor no montante eu faço o seguinte, eu prendo o motor no montante e faço um ajuste mais grosso por assim dizer alinho o motor e vejo a folga, dou um leve aperto para ver c ta tudo alinhado, estando OK dou o aperto final no montante, volto a checar a folga e c ficou com muita folga ou muito apertado solto os parafusos do motor no montante e tento corrigir a folga c nao der repito tudo de novo, com o tempo vc pega pratica nisso...
Bom quanto a centax, lamento dizer mas dependendo de com vc toca, vai precisar soltar um pouco a mola, uma pq nao é so apertar a mola pra engatar numa determinada rotação, cada pista tem uma, c a pista é muito travada centax mais solta, de media centax no meio, de alta centax mais apertada.
É bacana vc dar dedo e o carro sair voando, tipo um detalhe, c quando vc faz a curva vc fica dando dando varias aceleradas, tipo bombadas no acelerador uma centax muito apertada faz com que o carro fique desequilibrado na curva podendo rodar mais facil tb, c vc faz a curva acelerando gradativamente dosando milimietro por milimetro do acelerador uma centax apertada é mais indicado.
Como falei antes depois de o carro mais acertado tenta da uma folgada na mola, isso nao mexe na regulagem de gap e nem de end play. e da uma volta pra testar vc vai ver que o carro fica mais facil de pilotar, vc pode perder um pouco de pegada na saida de curva mas vai ganhar em estabilidade isso é certeza.
Vc falo que ia tentar fazer mais algumas coisas o que vc fez a mais?
A pista tava mais limpa hoje ou tava zuada ainda?
No ajuste do motor no montante eu faço o seguinte, eu prendo o motor no montante e faço um ajuste mais grosso por assim dizer alinho o motor e vejo a folga, dou um leve aperto para ver c ta tudo alinhado, estando OK dou o aperto final no montante, volto a checar a folga e c ficou com muita folga ou muito apertado solto os parafusos do motor no montante e tento corrigir a folga c nao der repito tudo de novo, com o tempo vc pega pratica nisso...
Bom quanto a centax, lamento dizer mas dependendo de com vc toca, vai precisar soltar um pouco a mola, uma pq nao é so apertar a mola pra engatar numa determinada rotação, cada pista tem uma, c a pista é muito travada centax mais solta, de media centax no meio, de alta centax mais apertada.
É bacana vc dar dedo e o carro sair voando, tipo um detalhe, c quando vc faz a curva vc fica dando dando varias aceleradas, tipo bombadas no acelerador uma centax muito apertada faz com que o carro fique desequilibrado na curva podendo rodar mais facil tb, c vc faz a curva acelerando gradativamente dosando milimietro por milimetro do acelerador uma centax apertada é mais indicado.
Como falei antes depois de o carro mais acertado tenta da uma folgada na mola, isso nao mexe na regulagem de gap e nem de end play. e da uma volta pra testar vc vai ver que o carro fica mais facil de pilotar, vc pode perder um pouco de pegada na saida de curva mas vai ganhar em estabilidade isso é certeza.
Torranojr escreveu:Ainda bem que entendi corretamente a parte das molas e ajustes da barra dianteira e traseira. A centax, a sua resposta vem de encontro com a maneira que gosto de pilotar com pouca aceleração ocorre o engate. Portanto sem duvidas em relação as perguntas e duvidas anteriores. Gostaria de saber qual a melhor maneira de fazer o ajuste dos pinhões com as coroas na montagem da motor. Seria melhor prender o motor no montante e depois ajustar o montante no chassis ou parafusar primeiro o montante no chassis e fazer o ajuste quando parafusar o motor no montante? Obrigado pelas dicas
Torrano
Dica:
/viewtopic.php?t=11682&highlight=ajuste
Abçs!
Acelera Ayrton!!!
erosenninspp, não foi possível testar o carro no domingo, mas estou deixando preparado para a próxima oportunidade.
Alexpar agradeço a dica
Torrano
Alexpar agradeço a dica
Torrano
- erosenninspp
- Piloto Advanced

Olha que coisa legal.
Um kit de diff em composite........plastico para os intimos.
aqui ta falando que é feito com um material resistente e com formas de alta precisao.......
E segundo o frabricante o kit é mais leve e é peça de reposição direta para o original, e alem do peso proporsiona um funcionamento mais suave.......
Quero testar........
Um kit de diff em composite........plastico para os intimos.
aqui ta falando que é feito com um material resistente e com formas de alta precisao.......
E segundo o frabricante o kit é mais leve e é peça de reposição direta para o original, e alem do peso proporsiona um funcionamento mais suave.......
Quero testar........
- Anexos
-
- xceednt1733geardiffgears.jpg (38.32 KiB) Exibido 1352 vezes
Interessante, parece que as peças que fazem as vezes do o-ring são de metal?
Nããão... Os o´rings continuam, estas peças parecem ser de bronze e são buchas que vão dentro das engrenagens (eixo).
Interessante... Só que quero ver se aguentam o tranco.
Interessante... Só que quero ver se aguentam o tranco.
Acelera Ayrton!!!
- erosenninspp
- Piloto Advanced

Opa galera o topico ta meio esquecido mas........
To em tempo de mudar todo o setup do carro para correr a etapa do paulista aqui na pista do tatuapé.
O gordo do 733 ta num regime bravo e ta na concentração por isso nao coloquei nada ainda do que foi feito.
mas acredito que até o fim da semana devo colocar aluma coisas.
Fiz uns testes esses fds.
Coloquei oleo de diff 200k na frente e mantive os 30k na traseira. mudei a mola do amortecedor dianteiro para verde e mantive a traseira azul. com oleo 1200 xceed e 3 furos, barra de 2,8mm na dianteira e original a traz, o resto do setup foi o de caixa.
Entrei pra pista com a configuração de pneu que eu pretendo correr a etapa do paulista, ou seja 37 na frene e 40 atras.
de manha quando a pista estava suja ainda e meio umida nao rolou de jeito nenhum pro carro ficar um pouco mais controlavel tive que colocar mais barra na dianteira e tirar um pouco da barra traseira assim o carro ficou melhor mas mesmo assim a traseira soltava sem aviso.
Quando o dia foi esquentando o carro comessou a c comportar melhor e foi divertido pilotar o carro assim, usei um jogo de pneu o dia todo ficando no final do dia parecendo uma fita isolante....hheheheheh força da expressão...
Com 200k na frente percebi que o carro espalha mais o que faz com que tenho que acertar no acelerador, isso faz com que o carro da uma lixada nos pneus na pista o que ajuda para acabar com o pneu mais cedo então nao foi o setup que eu queria para o paulista.
Agora vou estar testando nova configuração para a corrida.
Hoje na hora do jogo vai ter uma galera lá no tatuapé vou aproveitar pra testar algumas modificações que fiz no setup.
Rodrigo.
To em tempo de mudar todo o setup do carro para correr a etapa do paulista aqui na pista do tatuapé.
O gordo do 733 ta num regime bravo e ta na concentração por isso nao coloquei nada ainda do que foi feito.
mas acredito que até o fim da semana devo colocar aluma coisas.
Fiz uns testes esses fds.
Coloquei oleo de diff 200k na frente e mantive os 30k na traseira. mudei a mola do amortecedor dianteiro para verde e mantive a traseira azul. com oleo 1200 xceed e 3 furos, barra de 2,8mm na dianteira e original a traz, o resto do setup foi o de caixa.
Entrei pra pista com a configuração de pneu que eu pretendo correr a etapa do paulista, ou seja 37 na frene e 40 atras.
de manha quando a pista estava suja ainda e meio umida nao rolou de jeito nenhum pro carro ficar um pouco mais controlavel tive que colocar mais barra na dianteira e tirar um pouco da barra traseira assim o carro ficou melhor mas mesmo assim a traseira soltava sem aviso.
Quando o dia foi esquentando o carro comessou a c comportar melhor e foi divertido pilotar o carro assim, usei um jogo de pneu o dia todo ficando no final do dia parecendo uma fita isolante....hheheheheh força da expressão...
Com 200k na frente percebi que o carro espalha mais o que faz com que tenho que acertar no acelerador, isso faz com que o carro da uma lixada nos pneus na pista o que ajuda para acabar com o pneu mais cedo então nao foi o setup que eu queria para o paulista.
Agora vou estar testando nova configuração para a corrida.
Hoje na hora do jogo vai ter uma galera lá no tatuapé vou aproveitar pra testar algumas modificações que fiz no setup.
Rodrigo.
erosenninspp, pelo que vc escreveu não é bom usar o diferencial com silicone 200k na frente, então se deve usar um menos viscoso? Estou usando o set up de caixa com molas vermelhas longas atrás e azul ou roxa na frente, não tenho mola azul longa para parte traseira. O óleo do diferencial é o de caixa, devo mudar?
Torrano
Torrano
- erosenninspp
- Piloto Advanced

Opa dotor.
Desculpa o atrazo na resposta que eu tava sem internet a duas semanas.
Bom fiz muitas mas muitas modificaçoes no carro e agora to com o carro na mao.
Vou correr essa etapa do paulista. por isso testei muitas coisas.
Atualmente eu estou usando bloclado na frente ( caso nao tenha o eixo blocado ou como blocar o diff use oleo 200k ou maior pra tentar dar o maior efeito de blocado possivel) e 30k no diff traseiro ( c ficar muito duro pode colocar 20k ou 10k ).
Estou usando nos insert dianteiro tudo pra cima e no traseiro tudo pra baixo.
No link que faz a cambagem traseira esta nos furos de dentro o segundo de baixo pra cima, e estou usando 4mm de calço no parafuso que vai pra manga de eixo.
Estou usando as barras estabilizadoras originais.
Estou usando de dowstop -1 na frente e 2 atraz e de altura to usando 8 na frente e 9 atras.
Nos calços do caster ta tudo pra tras pra dar um ataque de curva violento.
Nos amortecedores estou usando 3 furos e oleo 1200 com um retorno de amortecedor de + - 30%, e mola azul na frente e mola vermelha longa atras, o amortecedor dianteiro está no segundo furo de baixo pra cima e o traseiro esta tudo deitado.
O akerman esta pra fora e pra frente.
Bitola de 198mm na frente e 199mm a trás.
Pneu 37 na frente com split de 2mm e 40 a traz.
Bolha Chevi Kuzer, Furada na marca para os postes traseiros de fabrica o resto foi na onda.
A relação que eu to usanodo seria 17/22 para os pinhoes e 59/54 para as coroas.
Motor Maxpower .12XXL3 pipa ????
Vou testar outras coisas ainda, mas de ajuste do carro só o stifner de chassis e mais nada, o resto que eu vou testar vai ser motor e pipa e relação pra ver qual vai casar melhor.
Meu 733 entro numa dieta grave mas pra ser sincero eu nao sei quanto ele ta pesando. mas aliviei tudo que podia. tenho fotos do que eu tirei e de quanto foi a diff de peso.
Amanha eu coloco tudo aqui no forum hehehehe.
Rodrigo
Desculpa o atrazo na resposta que eu tava sem internet a duas semanas.
Bom fiz muitas mas muitas modificaçoes no carro e agora to com o carro na mao.
Vou correr essa etapa do paulista. por isso testei muitas coisas.
Atualmente eu estou usando bloclado na frente ( caso nao tenha o eixo blocado ou como blocar o diff use oleo 200k ou maior pra tentar dar o maior efeito de blocado possivel) e 30k no diff traseiro ( c ficar muito duro pode colocar 20k ou 10k ).
Estou usando nos insert dianteiro tudo pra cima e no traseiro tudo pra baixo.
No link que faz a cambagem traseira esta nos furos de dentro o segundo de baixo pra cima, e estou usando 4mm de calço no parafuso que vai pra manga de eixo.
Estou usando as barras estabilizadoras originais.
Estou usando de dowstop -1 na frente e 2 atraz e de altura to usando 8 na frente e 9 atras.
Nos calços do caster ta tudo pra tras pra dar um ataque de curva violento.
Nos amortecedores estou usando 3 furos e oleo 1200 com um retorno de amortecedor de + - 30%, e mola azul na frente e mola vermelha longa atras, o amortecedor dianteiro está no segundo furo de baixo pra cima e o traseiro esta tudo deitado.
O akerman esta pra fora e pra frente.
Bitola de 198mm na frente e 199mm a trás.
Pneu 37 na frente com split de 2mm e 40 a traz.
Bolha Chevi Kuzer, Furada na marca para os postes traseiros de fabrica o resto foi na onda.
A relação que eu to usanodo seria 17/22 para os pinhoes e 59/54 para as coroas.
Motor Maxpower .12XXL3 pipa ????
Vou testar outras coisas ainda, mas de ajuste do carro só o stifner de chassis e mais nada, o resto que eu vou testar vai ser motor e pipa e relação pra ver qual vai casar melhor.
Meu 733 entro numa dieta grave mas pra ser sincero eu nao sei quanto ele ta pesando. mas aliviei tudo que podia. tenho fotos do que eu tirei e de quanto foi a diff de peso.
Amanha eu coloco tudo aqui no forum hehehehe.
Rodrigo
Rodrigo, já tenho diferencial blocado na dianteira, acabou de chegar, quanto devo usar de óleo no diferencial traseiro? Estou usando as mesmas molas que vc, azul frente e vermelhas longa atrás. Barra dianteira 2,8 e algumas vezes a mola roxa na frente. Meu motor é um Nova Rossi 953 flash 3 tuned. Porém meu carro ainda está saindo um pouco de traseira principalmente no final da curva. Meu set up está diferente do seu mas um pouco diferente do set up de caixa, vou analisar o seu e ver se posso fazer alguma mudança.Valeu. Vou passar a usar pneus da ´xceed invés dos pneus Matrix.
Torrano
Torrano