HK-310 , problemático quando usado com servos digitais?
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho
HK-310 , problemático quando usado com servos digitais?
Olá, há um tempo atrás, comprei um HK-310 por conta de querer apenas um rádio para vários autos. Como não sou muito exigente, acabei me adaptando muito bem ao rádio. Há poucos dias, decidi investir em um par de bons servos para meu RC8. Um Align DS610, e um Savox 1257TG. Minha triste surpresa veio quando, ao testar os servos com o HK-310, descobri que ele não se adequou muito bem aos servos. Será que o fato de serem digitais é a causa? O mais intrigante, é que até o rádio 2.4ghz original da minha Savage conseguiu tirar total proveito dos servos, também meus outros rádios AM e FM controlaram os servos sem dificuldades. Alguém já teve esse problema, há algum recurso para que isso seja resolvido? Desde já agradeço a atenção de todos, até mais.
- Pedra_wil
- Piloto Advanced

Re: HK-310 , problemático quando usado com servos digitais?
O que esta ocorrendo ao utillizalos, quais os sintomas?
REVO 5309 - SH.28P8 / SUMMIT 1:10 COMBO SP / BUGGY SH Z-CAR Z-10XB-SH.21 PT2012XBG / SERPENT 710 NOVA .12 353 PLUS / SAVAGE XS FLUX-TORO 120 SC
- rasta_man
- Piloto Advanced

- Contato:
Já li relatos que os receptores da HK não conseguem alimentar os servos Savox.
Isso acontece porque os servos Savox, mesmo sendo baratos/rápidos/fortes/duráveis, são "pouco eficientes", ou seja, consomem mais energia que outros servos em algumas situações, causando queda de tensão no receptor.
Até hoje só vi isso acontecer com os receptores HK.
Teste os servos isoladamente, depois teste o Align com outro servo que não seja o savox, depois teste o Savox com outro servo que nao seja o Align...
Isso acontece porque os servos Savox, mesmo sendo baratos/rápidos/fortes/duráveis, são "pouco eficientes", ou seja, consomem mais energia que outros servos em algumas situações, causando queda de tensão no receptor.
Teste os servos isoladamente, depois teste o Align com outro servo que não seja o savox, depois teste o Savox com outro servo que nao seja o Align...
-
JoaoVictor
- Piloto Advanced

Nesse caso, o que não consegue alimentar é a bateria do receptor ou o BEC, porque eles que mandam energia... se o servo puxar muito e a bateria ou o BEC não tiver isso pra fornecer vai dar esse problema... o receptor em si não tem muito a ver...rasta_man escreveu:Já li relatos que os receptores da HK não conseguem alimentar os servos Savox.
Um desse deve resolver seu problema: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sc-bec-_JM
- rasta_man
- Piloto Advanced

- Contato:
Ta certo JoaoVictor!
Mas acredito que a bateria é pouco provável que não consiga alimentar, bem provável que seja o BEC.
De fato, esse capacitor indicado deve resolver o problema!
Mas acredito que a bateria é pouco provável que não consiga alimentar, bem provável que seja o BEC.
De fato, esse capacitor indicado deve resolver o problema!
- mach
- Moderador

- Contato:
Eu acredito que seja incompatibilidade com o rádio.. servos analógicos trabalham com sinais de pulsos de 50/s enquanto um digital trabalha a 300/s
Esse rádio sendo bem do básico e ainda chinês duvido que "gerencie" corretamente os novos servos
Porém há também relatos de que servos SAVOX consomem muita energia, em muitos casos o BEC\pack de bateria não consegue alimentá-los corretamente, como já citado acima, e a solução nestes casos é o uso de um banco de capacitor
Recentemente troquei os servos da minha erevo, coloquei estes aqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=30484 comprados na warehouse aqui no BR, só para testar mesmo, como todos sabem ela utiliza dois servos na direção ligados num cabo Y, testei eles na bancada, com 4 pilhas, um na direção e outro no acelerador e não vi problemas nenhum, MAS ao ligar tudo no carro começou um glitch, não nos servos mas no ESC, ao virar devia dar uns picos de energia, e o ESC dava uns trancos no motor, nada confiável pra quem só anda de 6S... A solução veio com o uso de um banco de capacitor, arranquei o capacitor de uma fonte queimada aqui..
Esse rádio sendo bem do básico e ainda chinês duvido que "gerencie" corretamente os novos servos
Porém há também relatos de que servos SAVOX consomem muita energia, em muitos casos o BEC\pack de bateria não consegue alimentá-los corretamente, como já citado acima, e a solução nestes casos é o uso de um banco de capacitor
Recentemente troquei os servos da minha erevo, coloquei estes aqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=30484 comprados na warehouse aqui no BR, só para testar mesmo, como todos sabem ela utiliza dois servos na direção ligados num cabo Y, testei eles na bancada, com 4 pilhas, um na direção e outro no acelerador e não vi problemas nenhum, MAS ao ligar tudo no carro começou um glitch, não nos servos mas no ESC, ao virar devia dar uns picos de energia, e o ESC dava uns trancos no motor, nada confiável pra quem só anda de 6S... A solução veio com o uso de um banco de capacitor, arranquei o capacitor de uma fonte queimada aqui..
Acredito que o mach esteja mais próximo da explicação do problema. O fato dos diferentes tempos de pulso de servos analógicos e digitais. Porém, o que me surpreende, é que até os rádios mais básicos que tenho aqui(todos tão chineses quanto o HK-310) conseguem realmente aproveitar a total velocidade dos servos. Com relação ao uso de um capacitor, já uso um há algum tempo, tenho a impressão de que facilita a vida da bateria um bocado, apesar de eu já usar bateria de LiFe, que naturalmente tem uma capacidade de descarga maior que as de NiMh. Enfim, realmente gostaria que houvesse uma maneira de adequar esse rádio aos servos digitais, pois acredito que até os FSGT3B funcionam bem em conjunto com servos digitais. Continuem compartilhando as opiniões, e aos que já ajudaram, obrigado.