Página 1 de 1
Radio com suporte do cristal quebrado
Enviado: 20 Mar 2015, 11:22
por luzedu2011
Bom dia amigos.
Tenho um rádio AM original da T-maxx 3.3, e eu queria colocar em um auto elétrico pro meu filho.
O problema é que quebrou o suporte do cristal e tá dando interferência.
Minha pergunta é se soldar os dois pinos do cristal direto na placa do rádio vai dar sinal?
Alguém ai já viu algo parecido?
Agradeço a todos pela atenção.
Obrigado.
Re: Radio com suporte do cristal quebrado
Enviado: 20 Mar 2015, 11:46
por Abib
Dar contato, vai.. Mas pode acabar danificando o Cristal.
Cristal é um oscilador selado hermeticamente e são sensíveis a alterações bruscas de temperatura. Pelas poucas pesquisas que fiz, se usar uma solda quente demais (acima dos 175ºC) por muito tempo (mais de 10 segundos) ou se ainda tocar a ponta na base do componente, pode causar mal funcionamento do componente..
Então se não conseguir outra forma de fechar o contato e precisar soldar, que faça isso com um ferro a baixa temperatura, com um estanho compatível (o estanho padrão 63/37 derrete acima dos 180ºC) sem vacilar, deixando o cristal sob efeito do calor pelo menor tempo possível..
Re: Radio com suporte do cristal quebrado
Enviado: 20 Mar 2015, 12:18
por luzedu2011
Opa, obrigado pela ajuda.
Então vou fazer o seguinte, vou estanhar 2 fios nos terminais do radio, e fazer um pino femea para conectar esses fios no cristal, para não precisar estanhar direto no cristal.
Acho que seria melhor, certo?
Obrigado pela atenção.
Re: Radio com suporte do cristal quebrado
Enviado: 20 Mar 2015, 14:06
por Abib
Se garantir que a vibração de uso do carro não afete o contato entre o cristal e o terminal, acredito que seja uma boa solução..
Re: Radio com suporte do cristal quebrado
Enviado: 23 Mar 2015, 06:55
por luzedu2011
Obrigado Galera,
Só pra avisar, deu certo o negocio do cristal.
Agradeço.
Obrigado.