Página 1 de 1
PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 20 Mar 2016, 15:45
por alisong290
estou com um sério problema, tenho um Rovan LT (clone 5ive-t) com motor Zenoah g290 e servos de 50kg modelo novo do Rovan (RS-2050D) possuo um rádio e receptor GT3C e as vezes o receptor desliga do nada, a bateria é uma lipo 7.4v 5c 4000mAh marca Gens Ace, os servos são de alta voltagem (7.4V) já troquei dois receptores e o problema persiste, o auto fica tipo se não tivesse conectado com a bateria, (apaga aquela luz dele) já tive problema do auto ficar acelerado e só parar num muro!!!! , aí eu vou e e desplugo o plug da bateria no receptor e plugo novamente e ele volta ao normal, já me aconteceu isso duas vezes, o que pode ser???? lembrando que eliminei a chave liga-desliga, por causa da poeira que fica com mal contato, mas dentro da caixa do receptor fica limpo, não sei porque ele morre do nada, me ajudem>>>>>
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 21 Mar 2016, 06:57
por Abib
Segundo o receptor
compatível da HobbyKing, o receptor do GT3C funciona até 6v.
Uma LiPo carregada chega a 8,4v.. pode ser que tenha torrado seu receptor..
Veja nos manuais e pela internet se seu receptor pode mesmo funcionar a 8,4v.
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 21 Mar 2016, 07:14
por alisong290
Acho que torrar não torrou, pelo jeito ele tem uma proteção, ele funciona normal , quando se corre por um determinado tempo ele desliga sozinho , daí desliga e liga novamente ele funciona , e seu usar um Ubec ??? será que resolve?????, pois fui ver a voltagem do receptor e realmente é para 6v , usando um Ubec Hobbywing de 6v e 3A vai resolver????
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 21 Mar 2016, 09:36
por Abib
Pode não ter torrado, mas pode ter queimado parcialmente ou causado algum aquecimento excessivo em algum circuito a ponto de que após alguns minutos de uso, a dilatação desconecte algum componente e desligue-o.
a curto prazo, a melhor coisa é comprar um novo receptor, e usa-lo da forma recomendada, seja com um BEC externo - que é mais um componente que pode ter problemas de mal contato - ou utilizando um pack de 6v sem utilizar os servos HV em sua plenitude,
ou o mais coerente: comprar um sistema de rádio que aguente a tensão de trabalho da bateria e servos.
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 21 Mar 2016, 22:35
por alisong290
vou usar por enquanto o pack de bateria original 6.0v 4500mAh NIMH que veio nele, unica coisa chata é esperar 10 horas de carga, e se for brincar 10 dias depois tem de carregar um dia antes de novo, pois essas baterias NIMH descarregam guardadas e demoram muito pra carregar completamente, e as lipos não, também posso tentar o Ubec, não posso??? por enquanto que não tenho aqui um Ubec vou retirar um outro receptor que está perfeito de uma SC8e e usar com a NIMH, pra ver se funciona perfeitamente
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 22 Mar 2016, 06:27
por Abib
Se o pack NiMH for de boa qualidade, você também poderá carrega-lo a 1C se tiver um carregador capaz, como um B6 ou Accucel-6.
Sim, pode tentar um Bec externo, mas é mais um equipamento eletrônico que pode dar problemas, principalmente se o consumo dos servos for elevado e o BEC não puder fornecer toda a corrente.. Eu nunca tive sucesso em usar um Bec simples de 3A num FG.
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 22 Mar 2016, 14:45
por alisong290
mas para dois servos grande 1/5 de 50kg cada, quantos amperes ele puxa??? quantos amperes o Ubec ideal ???
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 22 Mar 2016, 15:18
por Abib
Um servo de 24Kg
(Hitec HS-5955TG) pode sozinho consumir até 4,2A de corrente quando ligado em 6v forçado ao máximo (como durante a frenagem).
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 22 Mar 2016, 15:40
por alisong290
mas o que acontecerá se eu instalar um Ubec de 6.0v e 3A ???
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 23 Mar 2016, 06:40
por Abib
Logicamente isso irá acarretar em sérios problemas..
Numa conta simples e sem levar em consideração diversas outras variáveis, supondo que um servo de 50Kg consuma 8A quando forçado, se fizer uma curva freando, por exemplo (o que levaria os dois servos ao seu limite), o consumo chegaria hipoteticamente a 16A.
Se seu BEC fornece apenas 6v e 3A, isso dá 6*3=18W.. Dividindo 18W por 18A você teria uma tensão disponível de apenas 1v, que desligaria toda sua eletrônica, inclusive FailSafe, e poderia queimar seu BEC.
Além do fato de que Becs chineses de baixa qualidade dificilmente entregam a corrente informada em sua embalagem..
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 24 Mar 2016, 14:53
por alisong290
arranjei aqui um rádio marca Radiolink de 4 canais modelo RC4G com receptor que tem entrada variável de 4.5v~10v , e coloquei a lipo de 2s 7.4v 4000mAh e teste aqui com um tanque, foi de boa e chegou a uma distância de 210metros com controle absoluto , rádio muito bom , grava aí ............ Radiolink RC4G e receptor R4EH-G
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 24 Mar 2016, 15:18
por Abib
Este rádio é o TS4G da HobbyKing..
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... ouse_.html
Aparentemente é um rádio OK, mais voltado para o Drift pois possui gyro interno.
Re: PROBLEMA COM RECEPTOR, AJUDA!!!!!!
Enviado: 25 Mar 2016, 10:50
por alisong290
Ahan... mas a vantagem de se poder usar lipos 2s no receptor é muito bom, e também no transmissor pode usar lipos 2s e 3s , voltagem bem variável