SETUP PARA BORRACHA MTX4
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SETUP PARA BORRACHA MTX4
Pessoal pelo amor de Deus me ajudem,
Fui andar com pneus de borracha neste final de semana e foi uma trajédia. O Carro ficou horrivel... Não fazia nenhuma curva sem rodar, não conseguia fazer nada com carro... Credo...
Preciso de ajuda para acertar meu carro, alguém poderia me passar um setup???
Outra dúvida..qual a diferença entre Dowstop e Altura do carro?? É a mesma coisa?
Aguardo ajuda pelo amor de Deus... não posso ficar com carro tão horrivel assim...
Wagner Yuri
Fui andar com pneus de borracha neste final de semana e foi uma trajédia. O Carro ficou horrivel... Não fazia nenhuma curva sem rodar, não conseguia fazer nada com carro... Credo...
Preciso de ajuda para acertar meu carro, alguém poderia me passar um setup???
Outra dúvida..qual a diferença entre Dowstop e Altura do carro?? É a mesma coisa?
Aguardo ajuda pelo amor de Deus... não posso ficar com carro tão horrivel assim...
Wagner Yuri
Re: SETUP PARA BORRACHA MTX4
Wagner,
O que me ajudou muito no acerto do X4 para andar com pneus de borracha foi amolecer a suspensão, aumentar o downstop, usar pouca cambagem e principalmente amolecer o diferencial traseiro a ponto de usar graxa. Com o diferencial traseiro mais molhe o carro não sai tanto de traseira nas retomadas de aceleração, pois a qualquer escorregada ou patinada o diferencial já atua tirando a aceleração da roda que ainda mantiver contato com a pista diminuindo assim a aceleração, e com o tempo, depois de pegar as manhas do pneu de borracha e melhorar o "dedo" com ele, podemos começar a endurecer o diferencial até um ponto confortável....
Não sei se saberei explicar bem o que é downstop, mas de uma forma bem grosseira, acho que podemos dizer que quando você coloca o carro no solo, a altura do chassi em relação ao solo é chamada de "altura do carro" e quando levantamos o carro, o curso de trabalho negativo da suspensão antes das rodas perderem contato com o solo é o "downstop".
Com certeza outras pessoas vão explicar melhor, mas acho que já ajuda um pouco.
Abraços,
André.
O que me ajudou muito no acerto do X4 para andar com pneus de borracha foi amolecer a suspensão, aumentar o downstop, usar pouca cambagem e principalmente amolecer o diferencial traseiro a ponto de usar graxa. Com o diferencial traseiro mais molhe o carro não sai tanto de traseira nas retomadas de aceleração, pois a qualquer escorregada ou patinada o diferencial já atua tirando a aceleração da roda que ainda mantiver contato com a pista diminuindo assim a aceleração, e com o tempo, depois de pegar as manhas do pneu de borracha e melhorar o "dedo" com ele, podemos começar a endurecer o diferencial até um ponto confortável....
Não sei se saberei explicar bem o que é downstop, mas de uma forma bem grosseira, acho que podemos dizer que quando você coloca o carro no solo, a altura do chassi em relação ao solo é chamada de "altura do carro" e quando levantamos o carro, o curso de trabalho negativo da suspensão antes das rodas perderem contato com o solo é o "downstop".
Com certeza outras pessoas vão explicar melhor, mas acho que já ajuda um pouco.
Abraços,
André.
KM H-K1 Flash 12 TBD TBD TBD TBD AARC do ABC |
Re: SETUP PARA BORRACHA MTX4
O Setup que estou usando é mais ou menos esse
DIANTEIRA:
DIF 50.000
TOE 0º
CAMBER 0º
OIL AMORTECEDOR 600
ALTURA 6.5M
TRAZEIRA:
DIF 5.000
TOE IN 2º
CAMBER 2º
ALTURA 7M
OIL AMORTECEDOR 600
Estou utilizando pneus Alpha 26mm dianteiro e 30mm trazeiro, todos Hard1.
Acho que é algo mais ou menos assim.... Mas alguma coisa eu fiz errado, pois o carro ta um lixo.
DIANTEIRA:
DIF 50.000
TOE 0º
CAMBER 0º
OIL AMORTECEDOR 600
ALTURA 6.5M
TRAZEIRA:
DIF 5.000
TOE IN 2º
CAMBER 2º
ALTURA 7M
OIL AMORTECEDOR 600
Estou utilizando pneus Alpha 26mm dianteiro e 30mm trazeiro, todos Hard1.
Acho que é algo mais ou menos assim.... Mas alguma coisa eu fiz errado, pois o carro ta um lixo.
Re: SETUP PARA BORRACHA MTX4
Wagner,
Eu usava:
DIANTEIRA
Diff: 50.000
Toe out: 0,5º
Cambagem: 1,0º a 1,5º
Amortecedor: Óleo 400 Mugen e Mola Roxa
Altura: 7mm
Downstop: 0
Sem barra estabilizadora
TRAZEIRA
Diff: de Graxa até 10.000
Toe in: 1,5º
Cambagem: 2º a 2,5º
Amortecedor: Óleo 400 Mugen e Mola Roxa
Altura: 7mm
Downstop: 0
Sem barra estabilizadora
Valores de setup são muito pessoais, pois cada um pilota de um jeito e o que fica bom para um, pode ser uma m&%# para outro, portanto a dica que me deram no passado e funcionou foi: amolecer a suspensão e os diferenciais ao máximo, retirar as barras estabilizadoras e deixar a suspensão com o maior curso possível e depois ir aumentando gradativamente até encontrar o melhor ajuste para seu estilo de pilotagem, principalmente porque com borracha temos que por a potencia no chão em tempos diferentes do que quando usamos espuma e conforme vamos pegando o jeito podemos ir endurecendo o setup para ganhar mais velocidade sem perder estabilidade.
Outra coisa que pode ajudar é deixar a embreagem com engate mais macio para facilitar a transferencia de potencia e evitar saídas de traseira.
Abraços,
André.
Eu usava:
DIANTEIRA
Diff: 50.000
Toe out: 0,5º
Cambagem: 1,0º a 1,5º
Amortecedor: Óleo 400 Mugen e Mola Roxa
Altura: 7mm
Downstop: 0
Sem barra estabilizadora
TRAZEIRA
Diff: de Graxa até 10.000
Toe in: 1,5º
Cambagem: 2º a 2,5º
Amortecedor: Óleo 400 Mugen e Mola Roxa
Altura: 7mm
Downstop: 0
Sem barra estabilizadora
Valores de setup são muito pessoais, pois cada um pilota de um jeito e o que fica bom para um, pode ser uma m&%# para outro, portanto a dica que me deram no passado e funcionou foi: amolecer a suspensão e os diferenciais ao máximo, retirar as barras estabilizadoras e deixar a suspensão com o maior curso possível e depois ir aumentando gradativamente até encontrar o melhor ajuste para seu estilo de pilotagem, principalmente porque com borracha temos que por a potencia no chão em tempos diferentes do que quando usamos espuma e conforme vamos pegando o jeito podemos ir endurecendo o setup para ganhar mais velocidade sem perder estabilidade.
Outra coisa que pode ajudar é deixar a embreagem com engate mais macio para facilitar a transferencia de potencia e evitar saídas de traseira.
Abraços,
André.
KM H-K1 Flash 12 TBD TBD TBD TBD AARC do ABC |
- Mugen_Rossi
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- Registrado em: 30 Abr 2006, 23:00
- Localização: São Paulo - SP
Re: SETUP PARA BORRACHA MTX4
o problema todo aí nem é tanto setup, o que tá fazendo vc rodar nas curvas é o diametro dos Pneus e o pulley lateral.
Pulley 25T - vc deve usar qdo tiver os borrachas de 25mm(todos com 64mm de diametro)
Usando over-drive que seria pulley 24T - vc pode colocar os 30mm (62,5 diam.)na traseira e colocar o 25mm (61mm de diamentro) na dianteira.
Espero ter ajudado um pouco,
Abraços
Pulley 25T - vc deve usar qdo tiver os borrachas de 25mm(todos com 64mm de diametro)
Usando over-drive que seria pulley 24T - vc pode colocar os 30mm (62,5 diam.)na traseira e colocar o 25mm (61mm de diamentro) na dianteira.
Espero ter ajudado um pouco,
Abraços
Mugen Seiki - MTX4 Nova Rossi PLUS 3-SCT Sanwa Byron Stratus 3.1 Jaco/Alpha Rc |
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