INCLINAÇÃO DOS AMORTECEDORES

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 347
Registrado em: 25 Mai 2008, 23:00
Localização: Salvador

INCLINAÇÃO DOS AMORTECEDORES

Mensagempor anru » 31 Jul 2009, 01:24

Olá turma, beleza?!
Porque será que não tem um topico sobre a inclinação dos amortecedores em relação ao chassis do respectivo automodelo?

Temos topicos que fala sobre molas, downstop, oleo, pneus mas não encontrei sobre inclinação dos amortecedores.

Temos dois ou as vezes tres ajustes do amortecedor para modificar a inclinação dependendo do automodelo.

Será que alguém já debateu sobre este item de nossos automodelos e de que forma esta inclinação influencia nos carrinhos?

valeu! 8)
Editado pela última vez por anru em 01 Ago 2009, 05:25, em um total de 2 vezes.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 769
Registrado em: 02 Jul 2007, 23:00
Localização: São Paulo

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor Dib1 » 31 Jul 2009, 01:25

Não tenho certeza, mas eu acho que mais deitado é melhor. O porque isso eu não sei...

queria saber tmb!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1154
Registrado em: 31 Jul 2008, 23:00
Localização: Cubatão SP

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor Edsel » 31 Jul 2009, 02:06

Infelizmente não posso colaborar sanando as dúvidas, então coloco aqui também meu interesse neste assunto...

Abraço




 Hot Bodies D8      O.S 21 XZB Speed      DX3R      Byron 30%      ProLine Shift      ProLine, RCW, Sintec      Morro da Nova Cintra

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 403
Registrado em: 23 Nov 2008, 21:00
Localização: SJCampos

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor sghost » 31 Jul 2009, 03:07

Bom topico.

A inclinaçao dos amortecedores muda totalmente o comportamento dos mesmo.

De forma geral, quanto mais inclinado mais suave eh o amortecimento e mais progressivo.

[]


Dotta (Ghost)

 Hot Bodies D8      GO-Tech GX-5R      Spektrum DX3R/SR3100      Byron 20%      Pro-Line      SJCampos

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 257
Registrado em: 13 Fev 2009, 21:00
Localização: são paulo

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor Gutobio » 31 Jul 2009, 04:57

sghost escreveu:Bom topico.

A inclinaçao dos amortecedores muda totalmente o comportamento dos mesmo.

De forma geral, quanto mais inclinado mais suave eh o amortecimento e mais progressivo.

[]


Fala Brou...

Mas isso é independente da pré carga na mola? Deixando muito tensionado o carro vai quicar, não?

Abraços


PROFESSOR COMO PROFISSÃO E ALUNO COMO HOBBISTA.

 FW06 / DST / Vendetta ST      DX3R      Byron 20%      Atenza mazda      AARC / Don Racing

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 403
Registrado em: 23 Nov 2008, 21:00
Localização: SJCampos

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor sghost » 31 Jul 2009, 10:53

isso mesmo muita tensão o carro vai parecer um cabrito de tanto pular.


[]


Dotta (Ghost)

 Hot Bodies D8      GO-Tech GX-5R      Spektrum DX3R/SR3100      Byron 20%      Pro-Line      SJCampos

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor Pimpolho » 31 Jul 2009, 16:00

Senhores, vale lembrar que a pré-carga não deixa o carro mais duro a não ser que o curso seja limitado pelo final da haste ou pelos parafusos de downstop, prejudicando a dirigibilidade.
A pre-carga serve para a regulagem de altura, se a intenção for endurecer ou amolecer a suspensão, modifique o posicionamento dos amortecedores ou substitua a mola.
Abç


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 257
Registrado em: 13 Fev 2009, 21:00
Localização: são paulo

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor Gutobio » 31 Jul 2009, 18:57

Pimpolho escreveu:Senhores, vale lembrar que a pré-carga não deixa o carro mais duro a não ser que o curso seja limitado pelo final da haste ou pelos parafusos de downstop, prejudicando a dirigibilidade.
A pre-carga serve para a regulagem de altura, se a intenção for endurecer ou amolecer a suspensão, modifique o posicionamento dos amortecedores ou substitua a mola.
Abç


Pimpolho

Vamos aprofundar o assunto mais um pouco?

Estou usando o FW 06, nos outros automodelos, eu não conheço. Posso deixar o amortecedor mais inclinado ou mais perpendicular em relação ao solo.

No que isso vai influenciar na dureza da suspensão?

Abraços e agradeço.


PROFESSOR COMO PROFISSÃO E ALUNO COMO HOBBISTA.

 FW06 / DST / Vendetta ST      DX3R      Byron 20%      Atenza mazda      AARC / Don Racing

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 01 Out 2006, 23:00
Localização: PORTO ALEGRE/RS

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor DIEGOAREND » 31 Jul 2009, 19:26

Galera.não sou nenhum expert no assunto....Mas vou dividir com os amigos o que sei:

Pelos testes que já fiz, percebi que o manejo de inclinação do amortecedor serve para ajustes finos de setup. É algo parecido ao ajuste de Ackerman.

Como o colega citou:

- Quanto mais vertical, mais o amortecedor absorve imperfeições do solo. Seu funcionamento fica mais "abrupto".

- Quanto mais inclinado, o angulo funciona como "alavanca", proporcionando mais suavidade ao funcionamento do amortecedor.

Esta é a parte prática do que percebi até hoje.
Ou seja a inclinação, não faz milagre se o amortecedor/mola, não forem os corretos para o setup. Outro amigo esclareceu bem também a questão da pré carga, que serve para acertar altura e não maciez da suspensão.

Mas em recentes estudos, inclusive baseado em estudos de carro de Fórmula..........Percebi que o angulo do amortecedor possui uma teoria matemática, pois seu funcionamento fica atrelado ao solo eo centro de rolagem do carro. Porém ainda não dominei o assunto, deixarei para postar quando tiver certeza da teoria.

Não esquecendo, e sendo mais neurótico ainda:
- Qualquer grama acima do ponto de CG(centro de gravidade) do carro, influencia no centro de rolagem. É mais peso pra rolar , pois é peso desiquilibrado!!!

Vamos comentar que o assunto merece!!! :idea:




 Shepherd Velox V10      Max Power      Sanwa MX3-FHSS      Tornado      Audi      Shepherd      CLUBE CONESUL/RS

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor Pimpolho » 31 Jul 2009, 22:20

Gutobio escreveu:
Pimpolho escreveu:Senhores, vale lembrar que a pré-carga não deixa o carro mais duro a não ser que o curso seja limitado pelo final da haste ou pelos parafusos de downstop, prejudicando a dirigibilidade.
A pre-carga serve para a regulagem de altura, se a intenção for endurecer ou amolecer a suspensão, modifique o posicionamento dos amortecedores ou substitua a mola.
Abç


Pimpolho

Vamos aprofundar o assunto mais um pouco?

Estou usando o FW 06, nos outros automodelos, eu não conheço. Posso deixar o amortecedor mais inclinado ou mais perpendicular em relação ao solo.

No que isso vai influenciar na dureza da suspensão?

Abraços e agradeço.


GUTOBIO, eu não conheço a geometria de suspensão do FW06, então fica difícil afirmar algo, pois vários fatores são relevantes:
Quando vc muda posicionamento dos amortecedores, com as rodas no ar, a posição das bandejas muda ?
Vc muda o ponto de fixação dos amortecedores na torre ou na bandeja ?
Nos chassis que eu conheço, onde a inclinação dos amortecedores é modificada se mudando o ponto de fixação na torre superior e todos os pontos de fixação superior possuem a mesma distância para o ponto de fixação inferior na bandeja, quanto maís vertical se posicioná-lo, maior é a compressão do conjunto mola/amortecedor para uma mesma alteração do ângulo da bandeja.
DIEGOAREND eu gostaria muito de ouvir mais sobre o posicionamento dos amortecedores influenciar no centro de rolagem, espero que quando o amigo tiver certeza da teoria, a compartilhe conosco.
Agora, qualquer grama, acima ou abaixo do CG influencia na rolagem, (não no centro de rolagem) de um, no caso, modelo, ou não ??
Abç


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 403
Registrado em: 23 Nov 2008, 21:00
Localização: SJCampos

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor sghost » 01 Ago 2009, 00:39

Pessoal no caso dos Buggy fica assim:

Código: Selecionar todos
+-----------------+------------------------------------+
|   Posição       |              Efeitos               |
------------------+------------------------------------+
|                 |   amortecimento inicial mais suave |
| Mais Inclinado  |   amortecimento mais progressivo   |
|                 |   mais tração lateral              |
|                 |   deixa o carro menos arisco       |
+-----------------+------------------------------------+
|                 |   Amortecimento mais duro          |
| Menos Inclinado |   menos tração lateral             |
|                 |   deixa o carro mais arisco        |
+-----------------+------------------------------------+       


Desculpem minha 1 resposta mais curta eh q eu estava respondendo do celular

[]


Dotta (Ghost)

 Hot Bodies D8      GO-Tech GX-5R      Spektrum DX3R/SR3100      Byron 20%      Pro-Line      SJCampos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1112
Registrado em: 23 Mar 2007, 22:00
Localização: São Bernardo do Campo "Berno City"

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor Jonnydb » 01 Ago 2009, 01:00

quando "deita-se" os amortecedores ganha-se mais grip lateral amolece a ação das molas as vezes prejudicando um pouco a velocidade do carro

quando "levanta" o amortecedor, perde-se grip lateral , endurece a ação das molas e nem sempre se ganha velocidade do carro.

a grosso modo teria que fazer um "mix" disso

se deitar o amortecedor, tente endurecer as molas ou oleo do amortecedor

se levantar, tente amolecer a mola ou oleo do amortecedor.


não é uma regra, teria que fazer a mudança e testar na pista, uma mudança de cada vez se não se perde no acerto.

se deitou o amortecedor, veja como se comporta o carro na pista! se achou que falta alguma coisa, tente endurecer o oleo do amortecedor e assim por diante!

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 01 Out 2006, 23:00
Localização: PORTO ALEGRE/RS

Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES

Mensagempor DIEGOAREND » 01 Ago 2009, 23:59

Pimpolho escreveu:
DIEGOAREND eu gostaria muito de ouvir mais sobre o posicionamento dos amortecedores influenciar no centro de rolagem, espero que quando o amigo tiver certeza da teoria, a compartilhe conosco.
Agora, qualquer grama, acima ou abaixo do CG influencia na rolagem, (não no centro de rolagem) de um, no caso, modelo, ou não ??
Abç


Amigo Pimpolho.

Com certeza assim que souber repartirei com os amigos a informação........

Agora quanto ao peso eo centro de rolagem. Hoje chassis de fórmula, a exmplo da F1,tem quase todos seus estudos baseados na distribuição de peso. Isto se deve ao que entendo por uma grande razão:

- A distribuição de peso é tão simétrica e balanceada que qualquer alteração de peso influencia no comportamento geral do carro. Aqui ainda soma-se o conceito de baixissimo CG dos carros de hoje, ocasionando que todo balanço de peso e forças encontram-se situados dentro do angulo de ação dos braços de suspensão. É fácil visualizar isto num carro de F1. Já a formação de geometria angular dos braços de um carro de OFF são completamente diferente, pois o CR normalmente está acima da suspensão. CR "dentro" das proporções fisicas da suspensão ficam mais neutros, do que se estiverem acima. É algo parecido com o funcionamento de um pendulo. As forças estão nas extremidades(fazendo um exemplo estrapolado).........

Como os chassis atuais de automodelos cada vez mais buscam esta geometria, é nisto que me baseio. Qualquer força, como força é igual a massaXaceleração, quanto mais baixa melhor..............

O dificil ainda é corrigir as forças vindas dos cabeçotes dos motores. Mas os mais novos também tendem a estar rebaixados e mais gordinhos.....olhe o cabeçote do IDM e do novo sirio XXX..........

Quando me refiro a forças, estou imaginando as peças forçando o carro em direçao contrária de uma curva, por exemplo. Inércia.... Os pesos estando "dentro da suspensão", ficam mais controláveis........Principalmente por que estão "ajudando" o pneu a manter o grip, afinal estão forçando seu contato com o solo........Pesos acima da suspensão estão alterando o CR nesta ora, e não incorporados ao comportamento da suspensão.....


Sempre basiei meus setups nestes conceitos.........espero que os amigos entendam a idéia..porque esta coisa de geometria as vezes dá um nó na cuca........eu até hoje fico cheio de dúvidas quando solucionar um problema de geometria...hahahahahah........


Desculpem fugir do assunto.......angulo de amortecedor....mas achei interessante esmiuçar o "meu conceito de peso" no chassi....pois acho que influi nesta temática.........Digo meu, porque este estudo veio de muito olhometro e imaginação, e alguma leitura, que nem sempre é fácil de entender na teoria......hahahahaha.........

Continuemos o assunto que tá bacana........

:lol: :lol:




 Shepherd Velox V10      Max Power      Sanwa MX3-FHSS      Tornado      Audi      Shepherd      CLUBE CONESUL/RS

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: INCLINAÇÃO DOS AMORTECEDORES

Mensagempor Pimpolho » 02 Ago 2009, 16:28

Diegoarend, dê uma olhada no setup book da Xray:
http://www.teamxray.com/teamxray/produc ... XRAY%20NT1
pois lá é descrito de forma objetiva e simplificada assuntos como CR e CG, facilitando a sua compreensão e tirando muitas dúvidas dos amigos interessados.
Abçs
Editado pela última vez por Pimpolho em 30 Nov 2009, 15:59, em um total de 2 vezes.


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 257
Registrado em: 13 Fev 2009, 21:00
Localização: são paulo

Re: INCLINAÇÃO DOS AMORTECEDORES

Mensagempor Gutobio » 03 Ago 2009, 02:43

DIEGOAREND

Desculpe a demora. No FW06 os ajustes são feitos na bandeja, ambos são perpendiculares ao solo, já na torre há pontes de alteração também, mas estes fazem a mudança em angulo.

O que isso afetaria na suspensão?


Abraços


PROFESSOR COMO PROFISSÃO E ALUNO COMO HOBBISTA.

 FW06 / DST / Vendetta ST      DX3R      Byron 20%      Atenza mazda      AARC / Don Racing

Próximo

Voltar para Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes