INCLINAÇÃO DOS AMORTECEDORES
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INCLINAÇÃO DOS AMORTECEDORES
Olá turma, beleza?!
Porque será que não tem um topico sobre a inclinação dos amortecedores em relação ao chassis do respectivo automodelo?
Temos topicos que fala sobre molas, downstop, oleo, pneus mas não encontrei sobre inclinação dos amortecedores.
Temos dois ou as vezes tres ajustes do amortecedor para modificar a inclinação dependendo do automodelo.
Será que alguém já debateu sobre este item de nossos automodelos e de que forma esta inclinação influencia nos carrinhos?
valeu!
Porque será que não tem um topico sobre a inclinação dos amortecedores em relação ao chassis do respectivo automodelo?
Temos topicos que fala sobre molas, downstop, oleo, pneus mas não encontrei sobre inclinação dos amortecedores.
Temos dois ou as vezes tres ajustes do amortecedor para modificar a inclinação dependendo do automodelo.
Será que alguém já debateu sobre este item de nossos automodelos e de que forma esta inclinação influencia nos carrinhos?
valeu!
Editado pela última vez por anru em 01 Ago 2009, 05:25, em um total de 2 vezes.
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
Não tenho certeza, mas eu acho que mais deitado é melhor. O porque isso eu não sei...
queria saber tmb!
queria saber tmb!
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
Infelizmente não posso colaborar sanando as dúvidas, então coloco aqui também meu interesse neste assunto...
Abraço
Abraço
Hot Bodies D8 O.S 21 XZB Speed DX3R Byron 30% ProLine Shift ProLine, RCW, Sintec Morro da Nova Cintra |
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
Bom topico.
A inclinaçao dos amortecedores muda totalmente o comportamento dos mesmo.
De forma geral, quanto mais inclinado mais suave eh o amortecimento e mais progressivo.
[]
A inclinaçao dos amortecedores muda totalmente o comportamento dos mesmo.
De forma geral, quanto mais inclinado mais suave eh o amortecimento e mais progressivo.
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Dotta (Ghost)
Hot Bodies D8 GO-Tech GX-5R Spektrum DX3R/SR3100 Byron 20% Pro-Line SJCampos |
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
sghost escreveu:Bom topico.
A inclinaçao dos amortecedores muda totalmente o comportamento dos mesmo.
De forma geral, quanto mais inclinado mais suave eh o amortecimento e mais progressivo.
[]
Fala Brou...
Mas isso é independente da pré carga na mola? Deixando muito tensionado o carro vai quicar, não?
Abraços
PROFESSOR COMO PROFISSÃO E ALUNO COMO HOBBISTA.
FW06 / DST / Vendetta ST DX3R Byron 20% Atenza mazda AARC / Don Racing |
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
isso mesmo muita tensão o carro vai parecer um cabrito de tanto pular.
[]
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Dotta (Ghost)
Hot Bodies D8 GO-Tech GX-5R Spektrum DX3R/SR3100 Byron 20% Pro-Line SJCampos |
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
Senhores, vale lembrar que a pré-carga não deixa o carro mais duro a não ser que o curso seja limitado pelo final da haste ou pelos parafusos de downstop, prejudicando a dirigibilidade.
A pre-carga serve para a regulagem de altura, se a intenção for endurecer ou amolecer a suspensão, modifique o posicionamento dos amortecedores ou substitua a mola.
Abç
A pre-carga serve para a regulagem de altura, se a intenção for endurecer ou amolecer a suspensão, modifique o posicionamento dos amortecedores ou substitua a mola.
Abç
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
Pimpolho escreveu:Senhores, vale lembrar que a pré-carga não deixa o carro mais duro a não ser que o curso seja limitado pelo final da haste ou pelos parafusos de downstop, prejudicando a dirigibilidade.
A pre-carga serve para a regulagem de altura, se a intenção for endurecer ou amolecer a suspensão, modifique o posicionamento dos amortecedores ou substitua a mola.
Abç
Pimpolho
Vamos aprofundar o assunto mais um pouco?
Estou usando o FW 06, nos outros automodelos, eu não conheço. Posso deixar o amortecedor mais inclinado ou mais perpendicular em relação ao solo.
No que isso vai influenciar na dureza da suspensão?
Abraços e agradeço.
PROFESSOR COMO PROFISSÃO E ALUNO COMO HOBBISTA.
FW06 / DST / Vendetta ST DX3R Byron 20% Atenza mazda AARC / Don Racing |
- DIEGOAREND
- Mensagens: 83
- Registrado em: 01 Out 2006, 23:00
- Localização: PORTO ALEGRE/RS
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
Galera.não sou nenhum expert no assunto....Mas vou dividir com os amigos o que sei:
Pelos testes que já fiz, percebi que o manejo de inclinação do amortecedor serve para ajustes finos de setup. É algo parecido ao ajuste de Ackerman.
Como o colega citou:
- Quanto mais vertical, mais o amortecedor absorve imperfeições do solo. Seu funcionamento fica mais "abrupto".
- Quanto mais inclinado, o angulo funciona como "alavanca", proporcionando mais suavidade ao funcionamento do amortecedor.
Esta é a parte prática do que percebi até hoje.
Ou seja a inclinação, não faz milagre se o amortecedor/mola, não forem os corretos para o setup. Outro amigo esclareceu bem também a questão da pré carga, que serve para acertar altura e não maciez da suspensão.
Mas em recentes estudos, inclusive baseado em estudos de carro de Fórmula..........Percebi que o angulo do amortecedor possui uma teoria matemática, pois seu funcionamento fica atrelado ao solo eo centro de rolagem do carro. Porém ainda não dominei o assunto, deixarei para postar quando tiver certeza da teoria.
Não esquecendo, e sendo mais neurótico ainda:
- Qualquer grama acima do ponto de CG(centro de gravidade) do carro, influencia no centro de rolagem. É mais peso pra rolar , pois é peso desiquilibrado!!!
Vamos comentar que o assunto merece!!!
Pelos testes que já fiz, percebi que o manejo de inclinação do amortecedor serve para ajustes finos de setup. É algo parecido ao ajuste de Ackerman.
Como o colega citou:
- Quanto mais vertical, mais o amortecedor absorve imperfeições do solo. Seu funcionamento fica mais "abrupto".
- Quanto mais inclinado, o angulo funciona como "alavanca", proporcionando mais suavidade ao funcionamento do amortecedor.
Esta é a parte prática do que percebi até hoje.
Ou seja a inclinação, não faz milagre se o amortecedor/mola, não forem os corretos para o setup. Outro amigo esclareceu bem também a questão da pré carga, que serve para acertar altura e não maciez da suspensão.
Mas em recentes estudos, inclusive baseado em estudos de carro de Fórmula..........Percebi que o angulo do amortecedor possui uma teoria matemática, pois seu funcionamento fica atrelado ao solo eo centro de rolagem do carro. Porém ainda não dominei o assunto, deixarei para postar quando tiver certeza da teoria.
Não esquecendo, e sendo mais neurótico ainda:
- Qualquer grama acima do ponto de CG(centro de gravidade) do carro, influencia no centro de rolagem. É mais peso pra rolar , pois é peso desiquilibrado!!!
Vamos comentar que o assunto merece!!!
Shepherd Velox V10 Max Power Sanwa MX3-FHSS Tornado Audi Shepherd CLUBE CONESUL/RS |
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
Gutobio escreveu:Pimpolho escreveu:Senhores, vale lembrar que a pré-carga não deixa o carro mais duro a não ser que o curso seja limitado pelo final da haste ou pelos parafusos de downstop, prejudicando a dirigibilidade.
A pre-carga serve para a regulagem de altura, se a intenção for endurecer ou amolecer a suspensão, modifique o posicionamento dos amortecedores ou substitua a mola.
Abç
Pimpolho
Vamos aprofundar o assunto mais um pouco?
Estou usando o FW 06, nos outros automodelos, eu não conheço. Posso deixar o amortecedor mais inclinado ou mais perpendicular em relação ao solo.
No que isso vai influenciar na dureza da suspensão?
Abraços e agradeço.
GUTOBIO, eu não conheço a geometria de suspensão do FW06, então fica difícil afirmar algo, pois vários fatores são relevantes:
Quando vc muda posicionamento dos amortecedores, com as rodas no ar, a posição das bandejas muda ?
Vc muda o ponto de fixação dos amortecedores na torre ou na bandeja ?
Nos chassis que eu conheço, onde a inclinação dos amortecedores é modificada se mudando o ponto de fixação na torre superior e todos os pontos de fixação superior possuem a mesma distância para o ponto de fixação inferior na bandeja, quanto maís vertical se posicioná-lo, maior é a compressão do conjunto mola/amortecedor para uma mesma alteração do ângulo da bandeja.
DIEGOAREND eu gostaria muito de ouvir mais sobre o posicionamento dos amortecedores influenciar no centro de rolagem, espero que quando o amigo tiver certeza da teoria, a compartilhe conosco.
Agora, qualquer grama, acima ou abaixo do CG influencia na rolagem, (não no centro de rolagem) de um, no caso, modelo, ou não ??
Abç
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Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
Pessoal no caso dos Buggy fica assim:
Desculpem minha 1 resposta mais curta eh q eu estava respondendo do celular
[]
- Código: Selecionar todos
+-----------------+------------------------------------+
| Posição | Efeitos |
------------------+------------------------------------+
| | amortecimento inicial mais suave |
| Mais Inclinado | amortecimento mais progressivo |
| | mais tração lateral |
| | deixa o carro menos arisco |
+-----------------+------------------------------------+
| | Amortecimento mais duro |
| Menos Inclinado | menos tração lateral |
| | deixa o carro mais arisco |
+-----------------+------------------------------------+
Desculpem minha 1 resposta mais curta eh q eu estava respondendo do celular
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Dotta (Ghost)
Hot Bodies D8 GO-Tech GX-5R Spektrum DX3R/SR3100 Byron 20% Pro-Line SJCampos |
- Jonnydb
- Mensagens: 1112
- Registrado em: 23 Mar 2007, 22:00
- Localização: São Bernardo do Campo "Berno City"
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
quando "deita-se" os amortecedores ganha-se mais grip lateral amolece a ação das molas as vezes prejudicando um pouco a velocidade do carro
quando "levanta" o amortecedor, perde-se grip lateral , endurece a ação das molas e nem sempre se ganha velocidade do carro.
a grosso modo teria que fazer um "mix" disso
se deitar o amortecedor, tente endurecer as molas ou oleo do amortecedor
se levantar, tente amolecer a mola ou oleo do amortecedor.
não é uma regra, teria que fazer a mudança e testar na pista, uma mudança de cada vez se não se perde no acerto.
se deitou o amortecedor, veja como se comporta o carro na pista! se achou que falta alguma coisa, tente endurecer o oleo do amortecedor e assim por diante!
quando "levanta" o amortecedor, perde-se grip lateral , endurece a ação das molas e nem sempre se ganha velocidade do carro.
a grosso modo teria que fazer um "mix" disso
se deitar o amortecedor, tente endurecer as molas ou oleo do amortecedor
se levantar, tente amolecer a mola ou oleo do amortecedor.
não é uma regra, teria que fazer a mudança e testar na pista, uma mudança de cada vez se não se perde no acerto.
se deitou o amortecedor, veja como se comporta o carro na pista! se achou que falta alguma coisa, tente endurecer o oleo do amortecedor e assim por diante!
- DIEGOAREND
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- Registrado em: 01 Out 2006, 23:00
- Localização: PORTO ALEGRE/RS
Re: INCLINAÇÃO DOA AMORTECEDORES
Pimpolho escreveu:
DIEGOAREND eu gostaria muito de ouvir mais sobre o posicionamento dos amortecedores influenciar no centro de rolagem, espero que quando o amigo tiver certeza da teoria, a compartilhe conosco.
Agora, qualquer grama, acima ou abaixo do CG influencia na rolagem, (não no centro de rolagem) de um, no caso, modelo, ou não ??
Abç
Amigo Pimpolho.
Com certeza assim que souber repartirei com os amigos a informação........
Agora quanto ao peso eo centro de rolagem. Hoje chassis de fórmula, a exmplo da F1,tem quase todos seus estudos baseados na distribuição de peso. Isto se deve ao que entendo por uma grande razão:
- A distribuição de peso é tão simétrica e balanceada que qualquer alteração de peso influencia no comportamento geral do carro. Aqui ainda soma-se o conceito de baixissimo CG dos carros de hoje, ocasionando que todo balanço de peso e forças encontram-se situados dentro do angulo de ação dos braços de suspensão. É fácil visualizar isto num carro de F1. Já a formação de geometria angular dos braços de um carro de OFF são completamente diferente, pois o CR normalmente está acima da suspensão. CR "dentro" das proporções fisicas da suspensão ficam mais neutros, do que se estiverem acima. É algo parecido com o funcionamento de um pendulo. As forças estão nas extremidades(fazendo um exemplo estrapolado).........
Como os chassis atuais de automodelos cada vez mais buscam esta geometria, é nisto que me baseio. Qualquer força, como força é igual a massaXaceleração, quanto mais baixa melhor..............
O dificil ainda é corrigir as forças vindas dos cabeçotes dos motores. Mas os mais novos também tendem a estar rebaixados e mais gordinhos.....olhe o cabeçote do IDM e do novo sirio XXX..........
Quando me refiro a forças, estou imaginando as peças forçando o carro em direçao contrária de uma curva, por exemplo. Inércia.... Os pesos estando "dentro da suspensão", ficam mais controláveis........Principalmente por que estão "ajudando" o pneu a manter o grip, afinal estão forçando seu contato com o solo........Pesos acima da suspensão estão alterando o CR nesta ora, e não incorporados ao comportamento da suspensão.....
Sempre basiei meus setups nestes conceitos.........espero que os amigos entendam a idéia..porque esta coisa de geometria as vezes dá um nó na cuca........eu até hoje fico cheio de dúvidas quando solucionar um problema de geometria...hahahahahah........
Desculpem fugir do assunto.......angulo de amortecedor....mas achei interessante esmiuçar o "meu conceito de peso" no chassi....pois acho que influi nesta temática.........Digo meu, porque este estudo veio de muito olhometro e imaginação, e alguma leitura, que nem sempre é fácil de entender na teoria......hahahahaha.........
Continuemos o assunto que tá bacana........
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Re: INCLINAÇÃO DOS AMORTECEDORES
Diegoarend, dê uma olhada no setup book da Xray:
http://www.teamxray.com/teamxray/produc ... XRAY%20NT1
pois lá é descrito de forma objetiva e simplificada assuntos como CR e CG, facilitando a sua compreensão e tirando muitas dúvidas dos amigos interessados.
Abçs
http://www.teamxray.com/teamxray/produc ... XRAY%20NT1
pois lá é descrito de forma objetiva e simplificada assuntos como CR e CG, facilitando a sua compreensão e tirando muitas dúvidas dos amigos interessados.
Abçs
Editado pela última vez por Pimpolho em 30 Nov 2009, 15:59, em um total de 2 vezes.
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Re: INCLINAÇÃO DOS AMORTECEDORES
DIEGOAREND
Desculpe a demora. No FW06 os ajustes são feitos na bandeja, ambos são perpendiculares ao solo, já na torre há pontes de alteração também, mas estes fazem a mudança em angulo.
O que isso afetaria na suspensão?
Abraços
Desculpe a demora. No FW06 os ajustes são feitos na bandeja, ambos são perpendiculares ao solo, já na torre há pontes de alteração também, mas estes fazem a mudança em angulo.
O que isso afetaria na suspensão?
Abraços
PROFESSOR COMO PROFISSÃO E ALUNO COMO HOBBISTA.
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