Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 23 Set 2006, 23:00
Localização: Belo Horizonte - MG

Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas

Mensagempor cadinho.bh » 27 Nov 2006, 10:08

Pessoal,

Lí vários tópicos aqui no Forum e o artigo sobre molas e amortecedores.
Todos foram bastante esclarecedores, mas ainda fiquei com algumas dúvidas.

1- A mola menor é mais progressiva ou menos progressiva que a maior? Qual a utilidade disso? Vantagens/Desvantagens

2- Existem algumas molas pro meu carro (HPI RS4 18ss), com absorsão progressiva, elas são melhores ou piores que as comuns? Em que pontos?

3- Aqui em BH o pessoal tem utilizado as molas bem duras e óleo 1000, e como o circuito mais utilizado é o de alta, tem dado um bom resultado. (pelomenos na minha leiga opinião). o q vcs acham disso? Detalhe, a pista é bem ondulada.
Segui a dica da mola bem expremida para ficar mais dura e o óleo 1000, pq quando saía de curvas e ocorría a transferência de peso, o carro estava quicando de mais o que o fazia perder aderência, a medida sugerida pelos amigos aqui funcionou, o carro parou de quicar tanto, mas a idéia acabou indo de encontro a tudo que lí no fórum, pois o pessoal sugere o carro mais mole para pistas onduladas!!

4- Quando for testar as molas/amortecedores, qual o melhor procedimeto, zero todas as outras regulagens do carro (cambagem, toe-i/out)? Como devo fazer para ter uma noção real do que cada modificação fará?

Como tenho pouca experiência tenho seguido as dicas do pessoal aqui, mas acho q pelos resultados que tive, posso obter uma melhoria muito grande no meu carro se conseguir entender melhor essa situação de molas e amortecedores, peço ao pessoal mais velho de guerra de dêm uma elucidada nesses pontos para que eu possa fazer uma boa escolha de molas e de óleo para meu carro.

Muito Obrigado

Ricardo

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas

Mensagempor Cassio » 27 Nov 2006, 10:38

Quanto mais dura e mais denso o óleo, mais o carro vai quicar nas ondulações e irregularidades da pista..

Óleo 1000 acho muita coisa, eu usaria um 500. Mas tb não conheço o seu carro, como é o amortecedor dele, se tem regulagem do numero de furos do pistão, etc. Talvez essa "dureza" do óleo seja compensada com 1 furo a mais no pistão por ex, sei lá..

Mola grande ou pequena não a torna progressiva. A mola será mais dura ou mais mole, mas não progressiva.
Progressiva são aquelas em que o espaçamento entre os espirais mudam em uma mesma mola. Ou aquelas onde são usadas duas "meia molas", uma mais dura outra mais mole.



Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 23 Set 2006, 23:00
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas

Mensagempor cadinho.bh » 27 Nov 2006, 10:44

cassio escreveu:Quanto mais dura e mais denso o óleo, mais o carro vai quicar nas ondulações e irregularidades da pista..

Óleo 1000 acho muita coisa, eu usaria um 500. Mas tb não conheço o seu carro, como é o amortecedor dele, se tem regulagem do numero de furos do pistão, etc. Talvez essa "dureza" do óleo seja compensada com 1 furo a mais no pistão por ex, sei lá..

Mola grande ou pequena não a torna progressiva. A mola será mais dura ou mais mole, mas não progressiva.
Progressiva são aquelas em que o espaçamento entre os espirais mudam em uma mesma mola. Ou aquelas onde são usadas duas "meia molas", uma mais dura outra mais mole.


Cassio,

Meu pistão tem 2 furos. Quanto peguntei da progressividade da mola maior o menor, acho q não conseguí me explicar, no caso da HPI, para o meu carro existem 3 tamanhos de molas 25mm / 27mm / 29mm (a 29 é a única progressiva). nesse caso, pegando uma 25 e uma 27 com dureza idêntica, qual q diferença que causarão no carro?
E com relação às progressivas, são melhores mesmo?

valeu pelos esclarecimentos

Abraço

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas

Mensagempor schlickmann » 27 Nov 2006, 11:12

cadinho, acho 1000 muito para o amortecedor do rs4, eu colocaria 450 atras e 550 na frente ou proximo disso. com 2 furos no pistão.

A mola original do Rs4 é boa pra pneus de borracha e pistas onduladas... eu mesmo já utilizei elas no R40, e deram bons resultados por serem progressivas.

Molas se parte sempre do principio de coloca-las sem nenhuma pré tensão, ou seja se voce levantar o carro do chão a mola deve girar soltinha.




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 358
Registrado em: 18 Set 2006, 23:00
Localização: Niterói/RJ

Re: Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas

Mensagempor rochaf » 28 Nov 2006, 19:03

Ricardo,

Esse link da HPI tem a relação das molas

Imagem

Um Abraço

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 23 Set 2006, 23:00
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas

Mensagempor cadinho.bh » 28 Nov 2006, 19:08

rochaf escreveu:Ricardo,

Esse link da HPI tem a relação das molas

Imagem

Um Abraço


Rochaf,

Brigadão, esse folheto eu tenho, o q tô tendo dificuldade é em saber se as molas progressivas de 29mm são melhores que as outras, em que ponto, e qual a diferença na resposta do carro das 25 / 26 e 27 mm, pois como vc pode ver, todas elas têm dos tipos mais moles até os mais duros...

[]s

Voltar para Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante