Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas
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- cadinho.bh
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Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas
Pessoal,
Lí vários tópicos aqui no Forum e o artigo sobre molas e amortecedores.
Todos foram bastante esclarecedores, mas ainda fiquei com algumas dúvidas.
1- A mola menor é mais progressiva ou menos progressiva que a maior? Qual a utilidade disso? Vantagens/Desvantagens
2- Existem algumas molas pro meu carro (HPI RS4 18ss), com absorsão progressiva, elas são melhores ou piores que as comuns? Em que pontos?
3- Aqui em BH o pessoal tem utilizado as molas bem duras e óleo 1000, e como o circuito mais utilizado é o de alta, tem dado um bom resultado. (pelomenos na minha leiga opinião). o q vcs acham disso? Detalhe, a pista é bem ondulada.
Segui a dica da mola bem expremida para ficar mais dura e o óleo 1000, pq quando saía de curvas e ocorría a transferência de peso, o carro estava quicando de mais o que o fazia perder aderência, a medida sugerida pelos amigos aqui funcionou, o carro parou de quicar tanto, mas a idéia acabou indo de encontro a tudo que lí no fórum, pois o pessoal sugere o carro mais mole para pistas onduladas!!
4- Quando for testar as molas/amortecedores, qual o melhor procedimeto, zero todas as outras regulagens do carro (cambagem, toe-i/out)? Como devo fazer para ter uma noção real do que cada modificação fará?
Como tenho pouca experiência tenho seguido as dicas do pessoal aqui, mas acho q pelos resultados que tive, posso obter uma melhoria muito grande no meu carro se conseguir entender melhor essa situação de molas e amortecedores, peço ao pessoal mais velho de guerra de dêm uma elucidada nesses pontos para que eu possa fazer uma boa escolha de molas e de óleo para meu carro.
Muito Obrigado
Ricardo
Lí vários tópicos aqui no Forum e o artigo sobre molas e amortecedores.
Todos foram bastante esclarecedores, mas ainda fiquei com algumas dúvidas.
1- A mola menor é mais progressiva ou menos progressiva que a maior? Qual a utilidade disso? Vantagens/Desvantagens
2- Existem algumas molas pro meu carro (HPI RS4 18ss), com absorsão progressiva, elas são melhores ou piores que as comuns? Em que pontos?
3- Aqui em BH o pessoal tem utilizado as molas bem duras e óleo 1000, e como o circuito mais utilizado é o de alta, tem dado um bom resultado. (pelomenos na minha leiga opinião). o q vcs acham disso? Detalhe, a pista é bem ondulada.
Segui a dica da mola bem expremida para ficar mais dura e o óleo 1000, pq quando saía de curvas e ocorría a transferência de peso, o carro estava quicando de mais o que o fazia perder aderência, a medida sugerida pelos amigos aqui funcionou, o carro parou de quicar tanto, mas a idéia acabou indo de encontro a tudo que lí no fórum, pois o pessoal sugere o carro mais mole para pistas onduladas!!
4- Quando for testar as molas/amortecedores, qual o melhor procedimeto, zero todas as outras regulagens do carro (cambagem, toe-i/out)? Como devo fazer para ter uma noção real do que cada modificação fará?
Como tenho pouca experiência tenho seguido as dicas do pessoal aqui, mas acho q pelos resultados que tive, posso obter uma melhoria muito grande no meu carro se conseguir entender melhor essa situação de molas e amortecedores, peço ao pessoal mais velho de guerra de dêm uma elucidada nesses pontos para que eu possa fazer uma boa escolha de molas e de óleo para meu carro.
Muito Obrigado
Ricardo
Re: Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas
Quanto mais dura e mais denso o óleo, mais o carro vai quicar nas ondulações e irregularidades da pista..
Óleo 1000 acho muita coisa, eu usaria um 500. Mas tb não conheço o seu carro, como é o amortecedor dele, se tem regulagem do numero de furos do pistão, etc. Talvez essa "dureza" do óleo seja compensada com 1 furo a mais no pistão por ex, sei lá..
Mola grande ou pequena não a torna progressiva. A mola será mais dura ou mais mole, mas não progressiva.
Progressiva são aquelas em que o espaçamento entre os espirais mudam em uma mesma mola. Ou aquelas onde são usadas duas "meia molas", uma mais dura outra mais mole.
Óleo 1000 acho muita coisa, eu usaria um 500. Mas tb não conheço o seu carro, como é o amortecedor dele, se tem regulagem do numero de furos do pistão, etc. Talvez essa "dureza" do óleo seja compensada com 1 furo a mais no pistão por ex, sei lá..
Mola grande ou pequena não a torna progressiva. A mola será mais dura ou mais mole, mas não progressiva.
Progressiva são aquelas em que o espaçamento entre os espirais mudam em uma mesma mola. Ou aquelas onde são usadas duas "meia molas", uma mais dura outra mais mole.
- cadinho.bh
- Mensagens: 122
- Registrado em: 23 Set 2006, 23:00
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas
cassio escreveu:Quanto mais dura e mais denso o óleo, mais o carro vai quicar nas ondulações e irregularidades da pista..
Óleo 1000 acho muita coisa, eu usaria um 500. Mas tb não conheço o seu carro, como é o amortecedor dele, se tem regulagem do numero de furos do pistão, etc. Talvez essa "dureza" do óleo seja compensada com 1 furo a mais no pistão por ex, sei lá..
Mola grande ou pequena não a torna progressiva. A mola será mais dura ou mais mole, mas não progressiva.
Progressiva são aquelas em que o espaçamento entre os espirais mudam em uma mesma mola. Ou aquelas onde são usadas duas "meia molas", uma mais dura outra mais mole.
Cassio,
Meu pistão tem 2 furos. Quanto peguntei da progressividade da mola maior o menor, acho q não conseguí me explicar, no caso da HPI, para o meu carro existem 3 tamanhos de molas 25mm / 27mm / 29mm (a 29 é a única progressiva). nesse caso, pegando uma 25 e uma 27 com dureza idêntica, qual q diferença que causarão no carro?
E com relação às progressivas, são melhores mesmo?
valeu pelos esclarecimentos
Abraço
- schlickmann
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- Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
- Localização: Florianópolis - SC
Re: Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas
cadinho, acho 1000 muito para o amortecedor do rs4, eu colocaria 450 atras e 550 na frente ou proximo disso. com 2 furos no pistão.
A mola original do Rs4 é boa pra pneus de borracha e pistas onduladas... eu mesmo já utilizei elas no R40, e deram bons resultados por serem progressivas.
Molas se parte sempre do principio de coloca-las sem nenhuma pré tensão, ou seja se voce levantar o carro do chão a mola deve girar soltinha.
A mola original do Rs4 é boa pra pneus de borracha e pistas onduladas... eu mesmo já utilizei elas no R40, e deram bons resultados por serem progressivas.
Molas se parte sempre do principio de coloca-las sem nenhuma pré tensão, ou seja se voce levantar o carro do chão a mola deve girar soltinha.
HPI R40 Nova 353 09' 3PK Tornado 200mm Diversos |
Re: Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas
Ricardo,
Esse link da HPI tem a relação das molas
Um Abraço
Esse link da HPI tem a relação das molas
Um Abraço
- cadinho.bh
- Mensagens: 122
- Registrado em: 23 Set 2006, 23:00
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Molas! Ainda ficaram algumas dúvidas
rochaf escreveu:Ricardo,
Esse link da HPI tem a relação das molas
Um Abraço
Rochaf,
Brigadão, esse folheto eu tenho, o q tô tendo dificuldade é em saber se as molas progressivas de 29mm são melhores que as outras, em que ponto, e qual a diferença na resposta do carro das 25 / 26 e 27 mm, pois como vc pode ver, todas elas têm dos tipos mais moles até os mais duros...
[]s
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