MTX-4 x Pneus de Borracha
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
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MTX-4 x Pneus de Borracha
Acabei de constatar, com a ajuda de um amigo, e o suporte tecnico da Mugen, no Japão, que ao que parece, não sera possivel a utilização de pneus de Borracha no MTX-4. O motivo, o sistema de transmissão, não é possivel fazer que as 4 rodas rodem o mesmo numero de voltas. Ou seja o OD (OverDrive), na configuração de acordo com o manual, ficaria em 1.040:1, isto usando a polia lateral 24T, com a polia 23T, ficaria em 1.086:1, a configuração mais proxima ao 1:1 seria usar uma polia 25T, que daria 0.999:1.
Ou seja, sem a opção de ter o OD em 1:1, torna se certamente inadequado o uso de pneus de borracha neste MTX-4
erro de projeto? pelo que a mugen diz, não, o projeto foi deste o inicio vizando o uso de pneus de espuma.
quem quizer olhar nas contas, usei uma planilha do excel.
http://www.rc-no1.net/videos/mtx4.xls
seithan....
Ou seja, sem a opção de ter o OD em 1:1, torna se certamente inadequado o uso de pneus de borracha neste MTX-4
erro de projeto? pelo que a mugen diz, não, o projeto foi deste o inicio vizando o uso de pneus de espuma.
quem quizer olhar nas contas, usei uma planilha do excel.
http://www.rc-no1.net/videos/mtx4.xls
seithan....
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
pneu de borracha q eu saiba fora a kishosho cup ninguem usa mais...
ai no brasil nao sei, mas no japao a chance de alguem querer andar de mtx-4 com pneu de borracha eh zero.
ai no brasil nao sei, mas no japao a chance de alguem querer andar de mtx-4 com pneu de borracha eh zero.
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
No Brasil as chances são enormes. rs
RRR / T4 17 / T4 18 OS TZ 5 / LRP X22 / Fantom 3PK Black / 4PX Byron 20% / Fantom Nemesis / Bittydesign Alpha / Matrix Indaiatuba / Americana |
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
de ter KyoshoCup???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
seithan....
seithan....
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
Opa...
Aqui na AARC do ABC foi usado MTX4 com pneus de borracha na ultima etapa de nosso campeonato e o carro foi excelente...não teve nenhum problema e ainda por cima fez o tempo mais rápido da corrida, abaixando mais de 0,150s em relação a corrida anterior
Abraços
Aqui na AARC do ABC foi usado MTX4 com pneus de borracha na ultima etapa de nosso campeonato e o carro foi excelente...não teve nenhum problema e ainda por cima fez o tempo mais rápido da corrida, abaixando mais de 0,150s em relação a corrida anterior
Abraços
Marcos R Mayer
AARC do ABC |
- Christian
- Mensagens: 1017
- Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
- Localização: São José dos Campos - SP
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
Sou meio leigo nesse assunto de overdrive, mas será que 0.999:1 é tão diferente de 1:1 ???
aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE LRP / Tekin / Team Orion Futaba 3PK + Spektrum Byron Gen2 / Reedy JConcepts AKA CMU - São José dos Campos |
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
Christian, para se conseguir a relação de 1:1 nos MTX-4 se utilizando a pulley 25t, a diferença de diâmetro entre os pneus dianteiros e traseiros deve ser de 0,0625 mm. Isso quer dizer diferença nenhuma, pois é praticamente impossível utilizar pneus com este nível de precisão e se conseguir, na primeira curva o diâmetro já mudou devido ao desgaste.
Na prática 0,999 e 1 é a mesma coisa.
Para quem comprou ou pensa em comprar o MTX-4 e quer andar de borracha sem maiores problemas, troque a "pulley" 24t lateral do eixo intermediário pela 25t do MRX-4. Isso enquanto ninguém aqui no Brasil se dispuser a fabricá-las e comercializá-las. Só à título de informação o ODR do Serpent 710 com pneus do mesmo diâmetro é de 1,018.
Na prática 0,999 e 1 é a mesma coisa.
Para quem comprou ou pensa em comprar o MTX-4 e quer andar de borracha sem maiores problemas, troque a "pulley" 24t lateral do eixo intermediário pela 25t do MRX-4. Isso enquanto ninguém aqui no Brasil se dispuser a fabricá-las e comercializá-las. Só à título de informação o ODR do Serpent 710 com pneus do mesmo diâmetro é de 1,018.
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
Praticamente carro nenhum possui relação 1:1 "perfeita".
Mesmo o 710 tem overdrive de 1,5% na dianteira, quando com pneus de mesmo diâmetro e esta diferença é imperceptível...
Logicamente quando a diferença é maior ( 4 % ) como é o caso do X4 com a polia dianteira de 24 dentes a diferença no comportamento do carro deverá será sentida : em tese o carro terá mais frente na entrada de curva e menos na saída... estou correto ?
Mesmo o 710 tem overdrive de 1,5% na dianteira, quando com pneus de mesmo diâmetro e esta diferença é imperceptível...
Logicamente quando a diferença é maior ( 4 % ) como é o caso do X4 com a polia dianteira de 24 dentes a diferença no comportamento do carro deverá será sentida : em tese o carro terá mais frente na entrada de curva e menos na saída... estou correto ?
Cobra
"Pirômetro é coisa de mariquinha"
"Pirômetro é coisa de mariquinha"
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
Em nosso caso que andamos com diff. nos dois eixos, um ODR diferente de 1,"trava" o carro, além de forçar todo o conjunto de transmissão.
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
Pimpolho.
Acho que independe do uso do diff ...
Mesmo com o eixo one way na dianteira o "arrasto" ou efeito "drag brake" vai ocorrer se o overdrive for maior que 1. As rodas dianteiras são constantemente tracionadas e tentarão rodar mais devagar que o eixo, o que significa que o oneway estará "engatado" o tempo todo, mesmo em desaceleração...
Realmente os novos carros já são projetados com o ODR para compensar a necessidade de um "split" ou diferença de diâmetro entre os pneus dianteiros ( menores ) e traseiros ( maiores ), necessário quando se corre com espuma...
Já no nosso caso ...como somos "low budget driven" e usamos Alpha H1 ( sempre ), temos que nos adaptar...
Acho que independe do uso do diff ...
Mesmo com o eixo one way na dianteira o "arrasto" ou efeito "drag brake" vai ocorrer se o overdrive for maior que 1. As rodas dianteiras são constantemente tracionadas e tentarão rodar mais devagar que o eixo, o que significa que o oneway estará "engatado" o tempo todo, mesmo em desaceleração...
Realmente os novos carros já são projetados com o ODR para compensar a necessidade de um "split" ou diferença de diâmetro entre os pneus dianteiros ( menores ) e traseiros ( maiores ), necessário quando se corre com espuma...
Já no nosso caso ...como somos "low budget driven" e usamos Alpha H1 ( sempre ), temos que nos adaptar...
Cobra
"Pirômetro é coisa de mariquinha"
"Pirômetro é coisa de mariquinha"
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
A Mugen consertou a grande bobagem que fez e adicionou aos MTX-4 a polia 25t, tornando-se desnecessário comprar o jogo de polias do MRX-4 para quem desejar usar pneus de diâmetro igual sem maiores problemas.
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
Re: MTX-4 x Pneus de Borracha
Olha gente...
eu andei de borracha na corrida da AARC no ulitmo dia 20.. e o carro se comportou muito bem..
meu tempo ate baixou em relacao ao mtx3..
detalhe... polia 24... sem modificacao alguma..
portanto pros que falam qeu nao anda de borracha eu digo que CORRE..
heheheh
Abracos
eu andei de borracha na corrida da AARC no ulitmo dia 20.. e o carro se comportou muito bem..
meu tempo ate baixou em relacao ao mtx3..
detalhe... polia 24... sem modificacao alguma..
portanto pros que falam qeu nao anda de borracha eu digo que CORRE..
heheheh
Abracos
ZELOKO
MUGEN
AARC do ABC
MUGEN
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