Redio de espectro

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

Renno

Redio de espectro

Mensagem por Renno »

Pessoal, os radios de espectro nao dao e nem sofrem interferencias, pois nao tem o inveniente de ficar trocando os cristais... mas como funciona o receptor? como ele sabe que tal comando e dele? existe algum tipo casamento para reconhecimento de comando e como isso e feito... ou utiliza cristais tambem

um abraço a todos
Eletro Nitro
pixelman
Moderador
Moderador

Re: Redio de espectro

Mensagem por pixelman »

Existe um processo de "bind"
no qual de preferencia em casa que nao vai ter ninguem por perto
você aperta (eu acho que simultaneamente) um botao no tx e no rx
e pronto, eles vao se "casar", dai em diante nao precisa mais disso..
(Alguem por favor me confirma o processo..)

Esperto ter ajudado

Abraço!
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Pixel, é isso mesmo...!

Todo rádio e receptor possuem um pequeno código, e nesse processo de Bind (feito uma única vez), eles se conversam e confirmam que aquele receptor deve responder exclusivamente àquele transmissor..

O Modo de frequencia 2.4 GHz é um padrão mundial para todos os tipos de comunicação entre dois pontos.. Desde telefones, Redes sem fio, Rádio Controle, e por aí vai.

Sendo assim, todos esses dispositivos precisam ter sistemas de segurança para que seja virtualmente impossível algum tipo de internferencia..

Por exemplo: Todos estes dispositivos, ao serem ligados, escaneam por alguns segundos todo o espectro de canais disponívels e verificam qual canal pode ser usado (se eu não me engano, são 60 os canais disponíveis).
No caso dos rádio controles, uma vez selecionado o canal, ele espalha uma mensagem dizendo que o transmissor código tal vai usar aquele canal, e o receptor que fez o BIND com aquele rádio recebe a mensagem e fecha naquele canal..

No caso da marca Spektrum, uma feito este escaneamento, ele se fecha em um (no caso do DSM) ou dois canais (no caso do DSM 2 - no rádio DX3R) para garantir, ainda que por redundância, 100% de sinal chegando ao receptor..

No caso do FASST da Futaba, após o escaneamento, ele sabe quais canais estão em uso e assim ele fica trocando, a cada 2 milisegundos, entre os canais disponíveis..

Um problema (que eu imagino) que exista nesse sistema da Futaba é que se depois de ligado o rádio Futaba, entrar uns 20 rádios Spektrum DX3R (ou de aviões como o DX6i ou DX7), cada um pegando 2 canais dos 60 disponíveis, o rádio Futaba pode começar a ter interferencia em 50% do tempo...

Isso daria algo em torno de 0.06 segundos, mas ainda sim é uma interferencia.. :)

Para dar uma olhada de como funciona o modo de Espectro, acessa http://www.spektrumrc.com/DSM/Technology/spekWorks.aspx
wagnerrs
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por wagnerrs »

Meu DX3R teve que fazer BIND 3 vezes até ele estabilizar.

Até hoje acho que funciona assim. Posso estar errado.

O Radio, no caso DX3R NÃO vai procurar uma frequencia livre toda a vez que vc ligar ele. Ele procura uma frequencia livre apenas no momento que vc esta fazendo o BIND.

Por isso eu acho que o melhor é fazer o BIND na pista e quando tiver bastante gente com radio ligado.

Acho que quando vc faz o BIND em casa e ele entra no canal X. Quando vai para a pista e ja tem outro rádio ligado no X, quando vc liga o seu ele aciona o Fail safe. E só sai se o outro rádio for desligado ou vc fizer outro BIND que provavelmente vai ser diferente de X.
Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Não Wagner, é o contrário... Senão qualquer um que fizesse Bind teria sempre o primeiro canal livre e nenhum rádio iria funcionar quando se encontrassem na pista.

Sempre que se liga o rádio, não importa se é para BIND ou para fechar conexão com um receptor já "BINDEADO", ele irá procurar por um canal livre.

Pelas regras da FCC (agencia reguladora das frequencias utilizadas em qualquer tipo de equipamento) todos os sistemas que operam à 2.4 GHz devem possuir um sistema contra colisões de frequencia.

No caso do Spektrum, ele sempre irá scanear todos os canais (são 80 na verdade) e mesmo se os 80 canais estiverem cheios, ele ficará escaneamendo infinitamente até um canal ficar vago. Só daí ele irá fechar a conexão com o receptor.

Mais informações, http://www.spektrumrc.com/FAQ/tm.aspx?m=70
Renno

Mensagem por Renno »

Obrigado pessoal pela força, ja percebi que tendo condicoes de se adquirir um radio destes e uma boa.
Eletro Nitro
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Claro que sim.. senão qual seria o motivo de todas as fabricantes de rádio estarem convergindo para esta tecnologia?!

Pode ficar tranquilo..
Responder

Voltar para “Rádio”