Nos motores em que o pessoal usa em campeonato, é perfeitamente visivel que fazem com que o motor tenha o máximo rendimento, porém isso sacrifica sua vida útil. Não sei quanto é usado em 1 etapa, mas acredito que na corrida em si não chegue a gastar um galão. Portanto a integridade física dos materiais como rolamento, vira, pinos são teoricamentes quase novo, sendo perfeitamente possivel fazer a revitalização, para ter um motor novo novamente. Agora no meu caso eu ando pouco... vamos dizer que 30 minutos no final de semana, ou ~6 tanques... tendo uma manutenção regular e tudo mais o motor durará eternidade, podém quando estivel ficando fraco suas partes móveis já estarão em processo de desgaste, uma vez que o motor dure 5 galões um SCT a 120°c? seria viável a revitalização do kit ou é melhor comprar um novo?
Obrigado
Tiago, vou responder repetindo o que postei num outro tópico:
Amigos e companheiros de hobby:
Usei em 2006/2007 um NovaRossi 3CT com vela quente (C5TGC), e "lavando" com Byron 30%. Após 5 galões, troquei biela e fiz revitalização. Após + 5 galões, troquei biela (novamente), troquei carburador (Não pegava mais regulagem por causa da agulha e casa gastos), troquei rolamento pequeno, refiz revitalização. Uma vez por mês, desmontagem geral para limpeza e verificação do estado geral. E o motorzinho ainda está numa boa. Não é um motor que "tirei o suco". É usado para brincar fora de grandes competições, mas dá para se divertir.
Moral da história: Bem tratados e não "abusados", duram!
Como disse um colega, o que "fo__" tudo, são os maus tratos.
Relendo atentamente o tópico atual, terás subsídio para ver se teu motor, quando perder totalmente a compressão, tem boas condições para passar pelo processo de revitalização.
Quanto á durabilidade,este tópicopoderá te ajudar.
Tem alguma previsao de quando conseguirá fazer revitalização em motores off road .21??? tenho 2 aqui só esperando um ok seu... hahahah
abraço os 2 sao novarossi
Você faz a revitalização do Sírio Evo 2 ? Obrigado!
Valber
Bom dia Valber.
Minhas ferramentas não se ajustam aos motores Sírio. Elas são caras, por terem uma tolerância média de 0,0025 mm. (Vinte e cinco milésimos de milímetro). Como existem muitos Sírios no mercado, comecei a estudá-los. No entanto, os que avaliei não apresentam uma durabilidade de pino de virabrequim que permita revitalização confiável. Ao final do uso do primeiro conjunto camisa/pistão o pino já está ovalizado. Por isto tomei a decisão de não revitalizá-los. Eles não apresentariam o padrão de qualidade que tento preservar. E trocar o virabrequim não seria economicamente viável.
Você faz a revitalização do Sírio Evo 2 ? Obrigado!
Valber
Bom dia Valber.
Minhas ferramentas não se ajustam aos motores Sírio. Elas são caras, por terem uma tolerância média de 0,0025 mm. (Vinte e cinco milésimos de milímetro). Como existem muitos Sírios no mercado, comecei a estudá-los. No entanto, os que avaliei não apresentam uma durabilidade de pino de virabrequim que permita revitalização confiável. Ao final do uso do primeiro conjunto camisa/pistão o pino já está ovalizado. Por isto tomei a decisão de não revitalizá-los. Eles não apresentariam o padrão de qualidade que tento preservar. E trocar o virabrequim não seria economicamente viável.
Abraço.
Tio Nonô RC.
Nono, estou desenterrando este tópico apra seaber se você já está revitalizando motores diferentes, como por exemplo o 3.3 da traxxas, que é de meu interesse.
awe tio nono tem um colega do forum que espano a rosca vela o q da pra fazer neste caso , daria pra fazer aquela adaptaçao igual aos dos motores de automoveis em um torneiro ??
Estou "ressuscitando" este tópico parra saber se é possível a revitalização de camisa e pistão da Revo 3.3. Você fala que faz somente de motor .12 mas como a informação é de 2008, cabe um novo questionamento.
Também estou com muita dificuldade de conseguir um jogo de pneus para um automodelo antigo meu que não é mais fabricado. Existe alguma forma de se fabricar o pneu sob medida, de espuma? Já vi de EVA para aeromodelos mas entendo que os carrinhos precisam de algo melhor.
Rogério, se não me engano o Tio Nono não está mais trabalhando com revitalização e havia passado os conhecimentos para alguma outra pessoa que eu não lembro o nome agora mais acho que é de curitiba. De qualquer maneira acredito que eles continuem trabalhando apenas com motores .12
Motores .21 e de revo você pode falar comigo caso tenha interesse pois eu recupero ahahhahaha já fiz muitos motores para todo o Brasil e meu serviço sempre foi aprovado.