Pessoal,
Na minha opinião, o que falta é profissionalismo de alguns lojistas de modo geral em todos os ramos... Falta um comprometimento com o negócio, com os clientes, falta treinamento dos funcionários... Muitos que se propõe a abir um negócio, geralmente estão visando lucro e prosperidade, certamente que devem ter algum apreço pelo que escolhem ou fazem, mas eu acho que a finalidade é mesmo ganhar dinheiro, e assim começam os "vacilos". O item que mais sinto falta quando entro na maioria das lojas de automodelismo, e em outros ramos também, é o treinamento do atendente, seja ele o proprietário ou um funcionário contratado, as pessoas que atentem público tem que passar por treinamentos para tal, para poderem saber lidar com os questionamentos de um cliente iniciante, indeciso que está querendo comprar seu primeiro modelo e inciar no hobby, saber atender a solicitação de um modelista mais experiente e que quer falar de igual pra igual, tecnicamente falando, com quem está lhe atendendo, e isso só se consegue com muito treinamento, o investimento no treinamento na minha opinião é a alma do negócio, mas infelizmente no Brasil esses cuidados não são observados por lojistas ou empresários de modo geral, são pouquissímos lugares que voce entra e recebe um atendimento de alto nível, com um atendente que entede do que vende, sabe o que fazer num imprevisto, sbe fazer o cliente se sentir a vontade pra olhar os produtos, mas aqui fica tudo meio que nas coxas, e não só no ramo do modelismo mas de modo geral está assim. Entendo que para uma empresa começar é extremamente dificil e caro, paga-se milhões de impostos sem ter retorno, no caso dos produtos de modelismo ainda tem os impostos de importação desses itens, desembaraço em alfândega, transporte e por aí vai... Então essa parte de atendimento ao cliente que teria que ser primordial em uma empresa, pois o cliente é quem sustenta a empresa, e TODOS deveriam ser tratados com a mesma atenção, o mesmo interesse e o mesmo prazer por parte dos atendentes e proprietários. É terrível quando entro numa loja de modelismo ou outra qualquer e voce não é bem atendido, chegando a extremos que o vendedor dá a impressão que voce é um inútil que não faz a menor falta naquele lugar, naquela hora e isso pra mim é como dar um tiro no pé, pois assim está espantando não só um cliente, mas talvez 2, 3, 10..... nuca se sabe.... Por isso muita gente corre de lojas de modelismo, comprando pela internet em lojas fora do país, aonde o cliente é tratado como o mais importante, o essencial, o elo que não pode faltar... É claro que existem casos semelhantes no exterior mas isso não é o comum, quem já visitou uma loja de modelismo fora do Brasil sabe como é agradável, mesmo voce sendo um estrangeiro, estar ali, voce sente que o cara quer que voce gaste e pra isso ele quer fazer voce conhecer os produtos, ver as novidades, é assim que se mantém um negócio ativo por anos e anos, a base de tudo é o atendimento honesto e prazeroso para com o cliente que afinal é a razão do negócio.
Isso tudo amigos é meramente minha opinião pessoal, não estou aqui criticando o pessoal da Universo, muito pelo contrátio já, comprei lá e deu tudo certo, não tenho do que me queixar, só quiz expor o que penso sobre esse assunto e volto a dizer, os clientes e consumidores estão carentes de bom atendimento em váios setores do comércio e seria muito bom se essa política de treinamento fosse adotada por 100% dos empresários para que o atendente que lida direto com o público possa dar o melhor atendimento possível ao cliente.
Desculpa pelo longo texto
Abraço a todos.