Transmissão cardã ou correias ?

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

RodReis

Transmissão cardã ou correias ?

Mensagem por RodReis »

Ola sou novo aqui no fórum, e gostaria de saber qual é melhor :

Transmissão é por correias (Street Force GP2) ou
Transmissão é por carda (FW05-T)

Desculpe se já tiver pots sobre o assunto ou a falta de conhecimento, pq. sou novo no ramo hehe...

Valeu e Obrigado :oops:
CrisCareca
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Transmissão cardã ou correias ?

Mensagem por CrisCareca »

Minha opinião: Transmissão por correias, tem o inconveniente da quebra das correias, que é uma constante se vc não souber ajustá-las, se andar em pistas muito sujas e não fizer sempre uma limpeza no carro. Porém, qualquer manutenção que vc precise fazer na embreagem ou mesmo trocar engrenagens, é fácil e rápido.
Cardã: Dificilmente um cardã quebra, e, o mesmo não requer manutenção nunca. Lógico que evitar pistas sujas é bom para qualquer carro, mas nunca um cardã seu quebrará por sujeira. Porém, a manutenção num cambio de FW por exemplo, é um troço mais complicado. As vezes você precisa desmontar meio carro só para tirar o cambio, seja para trocar engrenagens ou para efetuar manutenção rotineira mesmo.

Existem detalhes técnicos também, que diferenciam um tipo do outro, mas estes eu não sei bem lhe explicar.
Valeu
RodReis

Mensagem por RodReis »

Valeu, já deu uma clareada sobre o assunto, se mais pessoa posta-se seria bem aproveitoso pra muita gente q está começando, tirar suas dúvida... Pelo q percebi aqui em Brasília a maioria era de correia.

É isso ai valeu
Mugen_Rossi
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Mugen_Rossi »

Eu não curto muito cardã não... manutenção dificil e cara...Gosto mesmo é de rcs com correia, correia gasta vc pega compra outra e troca, simples! Os Rcs PRO12 são todos a correia, Mugen MTX 3 /4, Serpent , V-One RRR , se correia não fosse um bom caminho, não estaria em carros tops como esses que citei acima... Não estou dizendo que cardã não presta, apenas estou deixando minha opinião... abraços
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

correia já bem mais padrão mesmo, eu sempre gostei de carros com cardam, porem o de correia a manuntenção é mais facil em geral. correia para se desgastar so com muito tempo, ou andando fora de pista de RC, ao andar em pista propria e esclusiva para RC, não existe o problema de sujeira.

a escolhafica a seu gosto mesmo,a performance é praticamente igual, sover que oFW05-RR foi campeão do pré-mundial e o V-One RRR do mundial, o de correia é melhor? para mim, pura estrategia de marketing, na verdade, a kyosho queria por os 2 carros na final, mas deu problemas...coisas de corrida...

seithan....
Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem
RodReis

Mensagem por RodReis »

É isso ai mesmo, valeu pelas opniões.... :lol:
Christian
Moderador
Moderador

Mensagem por Christian »

Isso é mais questão de preferência ou "moda". Ambos os tipos de transmissão possuem vantagens e desvantagens, e são mais ou menos adequados a um tipo de aplicação.

É meio óbvio que a transmissão a correia é mais sensível à sujeira, não sendo muito indicada pra carros off-road, por exemplo. Já nos carros on-road, não existe uma clara vantagem de um tipo de transmissão, tanto é que existem modelos competitivos tanto a cardã quanto a correia. Aí é mais questão de preferência pessoal mesmo...

Já quanto à dificuldade de manutenção, eu acho justamente o contrário: acho o carro a cardã mais fácil de se fazer manutenção do que o carro a correia (e já tive os dois)!
Raízon

Mensagem por Raízon »

Também já convivi com com as 2 transmissões e sinto saudade da tranquilidade do cardã. Acho a dificuldade de manutenção iguais e um ponto importante pra citar é a "sultura" do carro à cardã, seja ela vantajosa ou não.
Acredito que o critério utilizado pelas empresas é a disposição das peças com cada tipo de transmissão.
Pena que os boatos do cardã que rondavam o lançamento do MTX4 não se concretizaram...fiquemos com as correias.
"One more round"
MTX-4 / M8 / .TZ
ONE MORE CRANKCASE FOR GARBAGE CAN..Imagem
Jaudevino
Piloto
Piloto

Mensagem por Jaudevino »

eu tenho uma carro que é com carda, ele nunca me deu problema e para poder mexer nele é realmente um pouco musukashi (dificil) mas sao resistentes gosto deles. minha esposa tem um a correia, tb é bom, a resposta dele é mais rapida, mas quase que imperceptivel...na minha opniao gosto das duas, mas gosto é gosto,cada um tem o seu! sobre os preços aqui no japao o que é mais novo é sempre mais caro.
神風KAMIKAZE RACING TEAM
Sigg

Mensagem por Sigg »

Cara, lembra que o opalão "afundava" um dos lados quando ele ficava acelerando? Essa afundada é uma reação ao momento criado pelo giro do motor e da transmissão do carro.
A única coisa que já li contra cardã que fez sentido para mim é que os carrinhos que utilizam cardã também teriam essa reação ao giro do mesmo (só para não repetir a palavra "cardã").
Sinceramente, não sei se é verdade (embora fisicamente plausível), nem se esta força é suficiente para alterar o comportamento do modelo quando em alta velocidade, para isso, peço ajuda aos mais experientes. Fora o exposto acima, a questão se resume à aplicação (leia: sujeira na pista) e gosto pessoal.
Wolf
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Wolf »

Vendí o meu VONESIII para comprar o FW05T pois a manutenção em carro de correia é mais trabalhosa principalmente quando se anda em pista suja. Na minha opinião o custo de manutenção em tração por cardã tbm é mais acessível. Mas o que observa-se no mercado é que os principais carros de ponta tem na sua maioria como tração as correias.
Quem sabe com o tempo as coisas se invertam ! Será ??
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
Responder

Voltar para “On-road”