Tragédia com Kyosho DST
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
Tragédia com Kyosho DST
Olá pessoas, esse é meu primeiro post e é com muito pesar que venho pedir ajuda para o meu problema. Pois bem, meu DST novinho sofreu um grave acidente após alguns 4 tanques de amaciamento, estava em um terreno bem amplo e de repente, muito provavelmente por uma falha nas pilhas do receptor o carro saiu em disparada com o acelerador no talo na única direção em que não havia nenhuma barreira para pará-lo, sai correndo feito um louco atrás dele mas não cheguei a tempo de salvá-lo, ele bateu em um meio-fio e caiu com as 4 pra cima e foi subindo o giro até travar o motor, desmontei e achei logo de cara a biela estourada, o pistão estava agarrando quando chegava próximo a posição mais alta na área da compressão, eu dei uma lixada e agora ele esta percorrendo todo o curso, gostaria de saber se existe um teste de compressão que pode ser feito com o motor aberto ou se eu tenho mesmo de trocar todo o kit biela-pistão e camisa, e ainda, como saber se o restante do motor, eixo, rolamentos etc... foram afetados?
desde já obrigado a todos!
desde já obrigado a todos!
Re: Tragédia com Kyosho DST
Amigo, é normal o motor travar na parte de cima, isso é o pinch, essa área com o calor dilata deixando a vedação perfeita, lixando, além de vc tirar a comppressão do motor, provavelmente tbm ovalizou o pistão... Ou seja vc não deveria ter lixado ele ehehe... Agora vc tera que comprar outra camisa e pistão (quase certeza), mais se não tivesse lixado provavelmente não teria que comprar outra... Só seria necessário a biela...
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
"Gligoco Racing Team"
caramba, não me diga isso! eu achei q não era normal porque ele não travava ali puxando o recoil, mas me diga, trocando a camisa/pistão e biela ficará "novo"? e quanto as demais peças...
Provavelmente ficará novo, é só conferir se não tem mais nada marcado, solto, quebrado e etc... E claro, desmonte por completo o motor e limpe tudo com bastante água sabão, depois seque bem, e passe after run e todas as peças...
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
"Gligoco Racing Team"
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
"Gligoco Racing Team"
gligoco, valeu pelas dicas, só mais uma pergunta, como estou com a biela quebrada não deu pra saber até onde sobe o pistão, vc sabe me dizer até onde ele sobe em relação à camisa? porque ele ainda está agarrando a uns 3 mm da extremidade da camisa então talvez quem sabe eu não precise trocar a camisa, levando em conta que eu lixei a camisa e não o pistão...
- lgaaquino1970
- Piloto Advanced

- Contato:
gligoco escreveu:Amigo, é normal o motor travar na parte de cima, isso é o pinch, essa área com o calor dilata deixando a vedação perfeita, lixando, além de vc tirar a comppressão do motor, provavelmente tbm ovalizou o pistão... Ou seja vc não deveria ter lixado ele ehehe... Agora vc tera que comprar outra camisa e pistão (quase certeza), mais se não tivesse lixado provavelmente não teria que comprar outra... Só seria necessário a biela...
É isto mesmo meu amigo, você agora só deve montar seu motor com peças novas, kit de camisa e pistão e a biela. Tome muito cuidado ao desmontar o pistão antigo, que vai precisar para tirar o pino. Cuide a posição da biela em relação ao pistão e muito cuidado com uma trava que segura o pino, ela é minúscula e se perder também terá qeu comprar o pino, que no seu caso deve estar bom pois não desgasta prematuramente. Cuidado no remontar o motor, a posição das peças, limpeza e apertos. Se tiver dúvidas procure um lojista ou mecânico pois será mais seguro que montar e estragar mais ainda seu motor. Sempre procure conselhos aqui ou com outros pilotos mais experientes pois muitas vezes incoscientemente cometemos erros (experiência própria). Mas não desanime, pois assim também é uma forma de aprender, cara as vezes, mas serve como aprendizado.
Abraço!!!
Luciano Aquino
**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO LIGHT 2011 ****
**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO MASTER 2012 ****
stop dreaming, start driving... www.lgamotorsport.com.br
Valew lgaaquino1970, pena q estou aprendendo da forma mais trágica hehe, mas eu me interesso muito pela mecânica dos modelos, meu pai era retificador de bielas e o assunto sempre me chamou atenção, essa do pistão travar (pinch) eu nem imaginava mesmo. vou providenciar as peças novas, mas gostaria de saber dos mestres se eu posso fazer experiências com o kit camisa/pistão mesmo assim, sem riscos de danificar o motor, estava pensando até em produzir uma biela aproveitando as buchas da biela quebrada. o q vcs acham? tenho algo à perder alem do tempo?É isto mesmo meu amigo, você agora só deve montar seu motor com peças novas, kit de camisa e pistão e a biela. Tome muito cuidado ao desmontar o pistão antigo, que vai precisar para tirar o pino. Cuide a posição da biela em relação ao pistão e muito cuidado com uma trava que segura o pino, ela é minúscula e se perder também terá qeu comprar o pino, que no seu caso deve estar bom pois não desgasta prematuramente. Cuidado no remontar o motor, a posição das peças, limpeza e apertos. Se tiver dúvidas procure um lojista ou mecânico pois será mais seguro que montar e estragar mais ainda seu motor. Sempre procure conselhos aqui ou com outros pilotos mais experientes pois muitas vezes incoscientemente cometemos erros (experiência própria). Mas não desanime, pois assim também é uma forma de aprender, cara as vezes, mas serve como aprendizado.
- lgaaquino1970
- Piloto Advanced

- Contato:
EL34 escreveu:valeu lgaaquino1970, pena q estou aprendendo da forma mais trágica hehe, mas eu me interesso muito pela mecânica dos modelos, meu pai era retificador de bielas e o assunto sempre me chamou atenção, essa do pistão travar (pinch) eu nem imaginava mesmo. vou providenciar as peças novas, mas gostaria de saber dos mestres se eu posso fazer experiências com o kit camisa/pistão mesmo assim, sem riscos de danificar o motor, estava pensando até em produzir uma biela aproveitando as buchas da biela quebrada. o q vcs acham? tenho algo à perder alem do tempo?É isto mesmo meu amigo, você agora só deve montar seu motor com peças novas, kit de camisa e pistão e a biela. Tome muito cuidado ao desmontar o pistão antigo, que vai precisar para tirar o pino. Cuide a posição da biela em relação ao pistão e muito cuidado com uma trava que segura o pino, ela é minúscula e se perder também terá qeu comprar o pino, que no seu caso deve estar bom pois não desgasta prematuramente. Cuidado no remontar o motor, a posição das peças, limpeza e apertos. Se tiver dúvidas procure um lojista ou mecânico pois será mais seguro que montar e estragar mais ainda seu motor. Sempre procure conselhos aqui ou com outros pilotos mais experientes pois muitas vezes incoscientemente cometemos erros (experiência própria). Mas não desanime, pois assim também é uma forma de aprender, cara as vezes, mas serve como aprendizado.
Meu pouco conhecimento me diz que se você lixou a camisa até "liberar" o pistão seu motor não vai funcionar, ou se funcionar, vai ficar ruim de acertar e pegar lenta por exemplo. Com relação a biela você pode mandar para o espaço até o bloco do motor com estas tentativas, além de poder até danificar o carro com isto. Imagina seu motor quebrando e parando na frente de outro RC com motor a pleno, por exemplo. A melhor coisa é não inventar, pois apesar de parecer brinquedo isto é coisa séria, empresas e pessoas estudam e projetam muito bem o que vamos usar.
Portanto meu amigo, acho que você deveria montar seu motor com as peças originais, manter a integridade e garantir o funcionamento do seu RC. Pesquise um pouco e veja quanta coisa tem para fazer em ajuste de setup por exemplo. Pesquise e veja quanta coisa você ainda tem a aprender sobre a tocada, o "chão" do RC, rádios, servos, etc..... Deixe para fuçar no motor quando estiver mais experiente e seguro. Mas, é somente uma opinião, o importante é você fazer o que lhe dá prazer, com segurança e inteligência, claro!!
Abraço!!!
Luciano Aquino
Se o pistão ainda não tiver passando a camisa e ainda tiver vedando bem talvez de para usar um poquinho, põe de volta essa camisa e pistão e testa..
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
"Gligoco Racing Team"
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
"Gligoco Racing Team"
bom ja q vc lixou o pistao so resta uma coisa a fazer, arranca e faz um chaveiro asfeihsafiuhfuihasfiahis
não lixei o pistão; lixei a camisa.FabioMora escreveu:bom ja q vc lixou o pistao so resta uma coisa a fazer, arranca e faz um chaveiro asfeihsafiuhfuihasfiahis
cara juro que deu ate uma dor no coração quando vi vc falando que lixou o pistao do auto...
vou te falar uma coisa que desde o primeiro dia do hobby eu aprendi...
em relação ao seu automodelo, o mundo pode ate explodir mais sempre tenha conciencia e calma no que vc esta fazendo... ate nas horas mais criticas...
ja me aconteceu isso tmb e na hora do desespero, mantive a calma e soquei o dedo na pipa do auto pra ele desligar...
por essa tambem vai servir de lição pra vc comprar um fail safe huahuauahuau
o fail safe faz o seu radio ir a uma posição programada quando houver transferencia, perda de sinal ou falta de carga de voltagem, por exemplo, voce programa pra quando acontecer isso pra ele ficar brecado, ai toda vez que vc perder sinal o fail safe breca seu auto...
vou te falar uma coisa que desde o primeiro dia do hobby eu aprendi...
em relação ao seu automodelo, o mundo pode ate explodir mais sempre tenha conciencia e calma no que vc esta fazendo... ate nas horas mais criticas...
ja me aconteceu isso tmb e na hora do desespero, mantive a calma e soquei o dedo na pipa do auto pra ele desligar...
por essa tambem vai servir de lição pra vc comprar um fail safe huahuauahuau
o fail safe faz o seu radio ir a uma posição programada quando houver transferencia, perda de sinal ou falta de carga de voltagem, por exemplo, voce programa pra quando acontecer isso pra ele ficar brecado, ai toda vez que vc perder sinal o fail safe breca seu auto...
Sem auto 
EL34 não se precipite para reparar o seu motor. Primeiro pesquise o preço das peças que vai precisar (camisa+pistão+biela)e compare com o preço de um motor novo, pense a respeito. Se você não tem experiência em reparo de motores, provavelmente seja melhor comprar um novo. Em sites de venda no exterior os preços são bem em conta. Muitas vezes mesmo sendo taxado na importação compensa. Boa sorte.
- Pimpolho
- Moderador

Lembre-se de que se o problema for uma interrupção brusca da alimentação do receptor, ( desconexão das baterias, fios cortados) vc pode ter até battery-ultra-master-all-hyper-any-problem-fail-save que vai baixar o capeta no seu modelo do mesmo jeito !Xumbrega escreveu: por essa tambem vai servir de lição pra vc comprar um fail safe huahuauahuau
Aí, meu amigo, chama o Usain Bolt, campeão dos 100m pra correr atrás do brinquedo enquanto vc ajoelha e faz, entre lábrimas, uma rápida oração a São Esperidião, padroeiro dos automodelos desgovernados pedindo pra não esfarelar tudo !
Em resumo, tenha um receptor PCM ou mesmo um fail safe separado mas monte um pack de rádio de qualidade, bem afixado e tomando o cuidado para o fio não raspar no chão !
Não desanime não amigo, porque no começo do hobby todos nós, de vez em quando, cometemos erros, e às vezes com prejuízo alto ! O importante é antes de passar a mão em ferramentas de precisão da construção civil como marreta, alicate de pressão e lixa, parar pra pensar um pouco e se surgirem dúvidas, perguntar a alguém com mais experiência !
Abç.
Editado pela última vez por Pimpolho em 05 Set 2008, 15:43, em um total de 2 vezes.
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
mais uma vez agradeço a todos pelas dicas e pelas palavras de incentivo! mais uma vez tbm digo que lixei a camisa e não o pistão, e só o fiz pq considerei erradamente o kit camisa/pistão "zuados" pelo travamento pois estava tudo travado e pra mim o pistão tinha que correr livre pelo cilindro, esse foi talvez o meu maior erro porque gastaria só os 31 da biela e agora terei que gastar + 80 do kit. Quanto ao safe fail estava decidido a comprar mas agora com essa história de ele não resolver em caso de queda brusca da carga estou na dúvida, no caso da diminuição da carga quem para primeiro, o rádio ou os servos? Eu entendo que todos os fabricantes sérios deveriam se preocupar primeiro com a segurança e se empenhar em já colocar o modelo no mercado com esse problema resolvido, será que é tão difícil colocar uma mola no acelerador que retorne para idle qdo a bateria acabar?