Saca Fly Wheel x saca rolamentos
Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman
Saca Fly Wheel x saca rolamentos
Alguém sabe me dizer se tem diferença entre o Saca Fly Wheel e o saca rolamentos? Tem algum tamanho específico do saca rolamentos para automodelismo? Valeu pessoal.
- Gui-Madero
- Piloto Racer

Re: Saca Fly Wheel x saca rolamentos
Em geral são totalmente diferentes, porém existem alguns mas não para RC, que de um lado saca-rolamento e do outro saca rolamento mas é pra moto porém há alguns saca-flywheel que pode-se usar como saca-rolamento.
Esse é o mais barato saca-flywheel que já vi http://rc-mushroom.com/product_info.php ... s_id=13345 , mas com esse preço deve ser bem ruinzinho!!!
Falowww!!!
Esse é o mais barato saca-flywheel que já vi http://rc-mushroom.com/product_info.php ... s_id=13345 , mas com esse preço deve ser bem ruinzinho!!!
Falowww!!!
- leomaciel
- Piloto Advanced

eu tenho amesma duvida e não consigo comprar um saca rolamentos descente...
Meu motor TRX3.3 da traxxas (tenho dois) é dificil sacar o rolamento interno e já procurei e não achei um saca rolamento para este feito
se alguem souber por favor post aqui.
Meu motor TRX3.3 da traxxas (tenho dois) é dificil sacar o rolamento interno e já procurei e não achei um saca rolamento para este feito
se alguem souber por favor post aqui.
eu prefiro ser esta metamorfose ambulante
Não tenho saca rolamentos, mas a diferença até lógica eu acredito é que o saca rolamentos é uma prensa, (pelo menos em oficina de carros 1/1 existe a prensa para sacar rolamentos de rodas etc..)
O saca flywheel tem o efeito de puxar a peça, por outro lado no rolamento teria que entrar uma peça por dentro do mesmo para puxá-lo o que acredito sendo feito pela pista de dentro poderia danificar as esferas pelo esforço, então existem pinos de diferentes diâmetros para colocá-los em cima do rolamento na pista de fora (borda) ou até mesmo um rolamento velho na mesma medida e prensá-lo para retirar , agora de dentro do motor não vejo maneira a não ser sacando ele, e não prensando o mesmo, acho que devemos esperar o post do marcelo (PASSAMAL) acho que ele trabalha com rolamentos e deve ter uma maneira ou ferramenta que retire ou saiba como fazê-lo no motor do Revo.
vamos aguardar.
O saca flywheel tem o efeito de puxar a peça, por outro lado no rolamento teria que entrar uma peça por dentro do mesmo para puxá-lo o que acredito sendo feito pela pista de dentro poderia danificar as esferas pelo esforço, então existem pinos de diferentes diâmetros para colocá-los em cima do rolamento na pista de fora (borda) ou até mesmo um rolamento velho na mesma medida e prensá-lo para retirar , agora de dentro do motor não vejo maneira a não ser sacando ele, e não prensando o mesmo, acho que devemos esperar o post do marcelo (PASSAMAL) acho que ele trabalha com rolamentos e deve ter uma maneira ou ferramenta que retire ou saiba como fazê-lo no motor do Revo.
vamos aguardar.
- Anexos
-
- COMPREI ESTE SACA POLIA NO C&C , CUSTOU R$ 29,00 , SERVE PERFEITAMENTE PARA VARIOS TIPOS E TAMANHOS DE FLYWHEEL.
- saca flywheel (480 x 320).jpg (33.53 KiB) Exibido 1340 vezes
Mas será q esse saca rolamentos serviria no motor mega zx 12? Abs
caen escreveu:Mas será q esse saca rolamentos serviria no motor mega zx 12? Abs
Caen este que eu coloquei a foto é um saca flywhell e não um saca rolamentos, não confunda.
Andei lendo um tópico de preparação de motor onde um conceituado preparador (kenediquequi) disse que retira o rolamento do motor assim:
desmonta todo o motor, lava tudo com água, pega o bloco do motor e aquece ele no fogão mesmo, em seguida dá umas batidas com o motor na própria mão e o rolamento sai normal.
o quecimento ditala o bloco aí fica fácil e depois de tudo limpo novamente ele coloca o rolamento com a ajuda do virabrequim também com o motor levemente aquecido e monta o flywheel pra que mesmo puxe o rolamento para o lugar certo.
mesmo assim vamos aguardar o post de quem entende e já o fez, para não fazermos besteira.
abç , Renato.
- Gui-Madero
- Piloto Racer

Um saca rolamento, como disse antes é o contrario de um saca-flywheel, as garras vão por dentro do rolamento ao contrario do saca-flywheel onde as garras vão por fora deleporém exitem outros tipos de saca rolamento, como os de impacto que não são tão aconselhaveis e, para sacar um rolamento sempre é aconselhavel fazê-lo com o motor quente, portanto, usem um secador de cabelo, ou soprador termico antes para dilatar o bloco, ai sim tentar sacar o rolamento.
- Passamal
- Piloto Master

hehehe opa gente!!! isso que eswta na foto eh um saca- rolamentos/polia!!
hehehe
a maioria dos saca rolamentos que vendo aqui(linha industrial GRANDE porte) eh bem parecido o desenho do desta foto!!! com a dif. que os que vendo na sua maioria sao hidraulicos.
O formato do saca rolamento depende de sua aplicação e da capacidade de carga dele.
existem kits proprios para rolamentos de motores de RC.
como este
hobao bearing puller
eu cheguei a procurar um sacador de rolamentos para mim no meu fabricante... mas o $$$ eh demasiado alto hehehe aí eh mais barato vc comprar desses genericos numa leroymerlin ou entao um saca flywheel e um sacador de rolamento.
lembrando que fazer manutenção sem as ferramentas corretas pode acarretar danos irreparaveis ao seu motor!!!
flywheel procure sempre retirar com um sacador pois se vc fica dando pancadinhas no flywheel para retira-lo vc pode acaba entortando o girabrequin.
rolamento vc pode ate retirar sem aquecer mas eh mais dificil e para aquecer sempre do modo CORRETO...
nao pegue um maçarico e esquente o motor pois vc nao vai aquecer o motor de forma uniforme oque pode dar uma empenada no bloco.
se nao me engano o pessoal costuma esquentar o motor na panela com agua quente. mas recomendo aquecer o bloco ate 90 a 100ºc NAO RECOMENDO deixar passar dessa temperatura pois os metais do bloco podem sofrer uma "recomposição" e o bloco perder a capacidade elastica dele ocasionando uma deformação...
abraços!!!
hehehe
a maioria dos saca rolamentos que vendo aqui(linha industrial GRANDE porte) eh bem parecido o desenho do desta foto!!! com a dif. que os que vendo na sua maioria sao hidraulicos.
O formato do saca rolamento depende de sua aplicação e da capacidade de carga dele.
existem kits proprios para rolamentos de motores de RC.
como este
hobao bearing puller
eu cheguei a procurar um sacador de rolamentos para mim no meu fabricante... mas o $$$ eh demasiado alto hehehe aí eh mais barato vc comprar desses genericos numa leroymerlin ou entao um saca flywheel e um sacador de rolamento.
lembrando que fazer manutenção sem as ferramentas corretas pode acarretar danos irreparaveis ao seu motor!!!
flywheel procure sempre retirar com um sacador pois se vc fica dando pancadinhas no flywheel para retira-lo vc pode acaba entortando o girabrequin.
rolamento vc pode ate retirar sem aquecer mas eh mais dificil e para aquecer sempre do modo CORRETO...
nao pegue um maçarico e esquente o motor pois vc nao vai aquecer o motor de forma uniforme oque pode dar uma empenada no bloco.
se nao me engano o pessoal costuma esquentar o motor na panela com agua quente. mas recomendo aquecer o bloco ate 90 a 100ºc NAO RECOMENDO deixar passar dessa temperatura pois os metais do bloco podem sofrer uma "recomposição" e o bloco perder a capacidade elastica dele ocasionando uma deformação...
abraços!!!

Passamal, vc sabe a marca de um saca rolamento eo tamanho de algum para motor mega zx 12? Tenho receio de comprar errado e gastar $ de bobeira. Abss
- Passamal
- Piloto Master

cara nao sei dizer nao... se o fabricante do motor nao puder lhe indicar um aí fica dificil...
eu comprei esse da hobao mas ainda nao testei pa sabe se funciona mesmo ou nao...
comprei na rc-mush se nao me engano
eu comprei esse da hobao mas ainda nao testei pa sabe se funciona mesmo ou nao...
comprei na rc-mush se nao me engano