Conversão de Motores GLOW (NITRO) para DIESEL
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
Conversão de Motores GLOW (NITRO) para DIESEL
Caros,
Sou praticante de modelismo e estou procurando matérias e informações à respeito de motores GLOW ou NITRO convertidos para DIESEL.
Devido ao princípio de funcionamento dos motores serem parecidos, achei um pesquisador, ainda muito tímido nos seus comentários, à respeito de como converter estes motores para DIESEL, porém parece existir algo interessante à respeito, desde que sejam feitas modificações na câmara de combustão com regulagem de volume variável.
Gostaria de obter maiores informações desses pesquisadores de inovações e adptações dessas máquinas para combustíveis fabricados no BRASIL.
Só pra informação: à galera que utiliza o NITROcombustível; vamos ficar atentos às normas de segurança, pois o NITRO pode ser obsorvido pela pela e com o passar do tempo causar cegueira; muito cuidado... muita diversão!!!
No aguardo de algum "pesquisador"...
Júlio Eduardo.
Sou praticante de modelismo e estou procurando matérias e informações à respeito de motores GLOW ou NITRO convertidos para DIESEL.
Devido ao princípio de funcionamento dos motores serem parecidos, achei um pesquisador, ainda muito tímido nos seus comentários, à respeito de como converter estes motores para DIESEL, porém parece existir algo interessante à respeito, desde que sejam feitas modificações na câmara de combustão com regulagem de volume variável.
Gostaria de obter maiores informações desses pesquisadores de inovações e adptações dessas máquinas para combustíveis fabricados no BRASIL.
Só pra informação: à galera que utiliza o NITROcombustível; vamos ficar atentos às normas de segurança, pois o NITRO pode ser obsorvido pela pela e com o passar do tempo causar cegueira; muito cuidado... muita diversão!!!
No aguardo de algum "pesquisador"...
Júlio Eduardo.
- ,Julio
- Piloto Master

Re: Conversão de Motores GLOW (NITRO) para DIESEL
Amigo, não sei se ajuda, mas no youtube há um vídeo de um pessoal que converteu o motor da revo (trx 3.3) para o diesel, vou lhe mandar o link...
http://br.youtube.com/watch?v=9Rw9HF1-J ... re=related
http://br.youtube.com/watch?v=ekrlUCKn31A
Boa sorte!
http://br.youtube.com/watch?v=9Rw9HF1-J ... re=related
http://br.youtube.com/watch?v=ekrlUCKn31A
Boa sorte!
Team Associated RC8TE FT / Team Losi L8ight-E RR 2.0
Mamba Monster V3; Castle Creations 2200kv,
Flightmax 5000mah 4S&5S 25C / Turningy 5000mah 20C 6S,
Spektrum DX3R, XP DS1015, Futaba BLS351,
Aerosampa A.P.P. / PacaLoucos!
Mamba Monster V3; Castle Creations 2200kv,
Flightmax 5000mah 4S&5S 25C / Turningy 5000mah 20C 6S,
Spektrum DX3R, XP DS1015, Futaba BLS351,
Aerosampa A.P.P. / PacaLoucos!
Estive vendo, porém ainda sou fraco de inglês, mas chego lá... obrigado pela dica!!
Julio, deixa eu cegar em casa e ver os vídeos, pois onde estou, não tenho acesso aos link's...
valeu!!
eu ja tinha pensado nisso tanto que quando o pessoal estava procurando um oleo para melhorar o desempenho dos motores eu falei para pesquisar oleo para motores a diesel
Vivendo e Aprendendo
Errando e se Fudendo
Errando e se Fudendo
Estive conversando com outro colaborador e ele disse o seguinte:
"Olá,
Júlio, tudo bem ?
Bem interessante o seu post !
Muitas pessoas desconhecem os motores diesel. Mas eles existem sim ! E ainda são muitos utilizados em VCC / U/C.
Ainda existem fabricantes desse motores um deles é a PAW na Inglaterra.
http://www.eifflaender.com/
Esses motores não necessitam de vela, quando o pistão atinge o PMS( ponto morto superior ) a mistura automaticamente explode. O rendimento/regulagem é dado pelo acerto do PMS através de um parafuso que aumenta/diminui a taxa de compressão.
O único incoveniente é o combustível e sua aquisição ( éter )...
Esses motores já foram bastante populares ( os mais antigos do hobby os conhecem muito bem ), até hj só vi esses motores em algumas coleções particulares.
Tb já vi há algum tempo kits de conversão de glow para disel ( cabeçote ), acho que era da DU-BRO..."
E, pergunto à vocês:
Quando ele fala do inconveniente... à respeito do éter... surgem dúvidas: quando falamos de motores DIESEL, não podemos considerar o combustível sendo o mesmo distribuído nos postos?? hehehe... sei que pode parecer "idiota" a pergunta, porém a idéia seria uma conversão do motor GLOW para esse DIESEL de posto; claro, talvez seriam necessários aditivos lubrificantes (2 tempos) para manter a lubrificação dos internos... existiria alguma pesquisa dessa conversão GLOW para este combustível DIESEL de posto (com aditivos lubrificadores)?? Seria possível?? O "bloco" do motor e seus internos, "aguentariam" as pressões da explosão?
A idéia do post é estimular este tipo de pesquisa na conversão dos motores GLOW para o DIESEL, se possível o DIESEL distribuído nos postos de combustíveis!
No mais... um grande abraço pra galera e, bons vôos, sejam eles altos ou "colados" no chão!!!
Júlio Eduardo.
"Olá,
Júlio, tudo bem ?
Bem interessante o seu post !
Muitas pessoas desconhecem os motores diesel. Mas eles existem sim ! E ainda são muitos utilizados em VCC / U/C.
Ainda existem fabricantes desse motores um deles é a PAW na Inglaterra.
http://www.eifflaender.com/
Esses motores não necessitam de vela, quando o pistão atinge o PMS( ponto morto superior ) a mistura automaticamente explode. O rendimento/regulagem é dado pelo acerto do PMS através de um parafuso que aumenta/diminui a taxa de compressão.
O único incoveniente é o combustível e sua aquisição ( éter )...
Esses motores já foram bastante populares ( os mais antigos do hobby os conhecem muito bem ), até hj só vi esses motores em algumas coleções particulares.
Tb já vi há algum tempo kits de conversão de glow para disel ( cabeçote ), acho que era da DU-BRO..."
E, pergunto à vocês:
Quando ele fala do inconveniente... à respeito do éter... surgem dúvidas: quando falamos de motores DIESEL, não podemos considerar o combustível sendo o mesmo distribuído nos postos?? hehehe... sei que pode parecer "idiota" a pergunta, porém a idéia seria uma conversão do motor GLOW para esse DIESEL de posto; claro, talvez seriam necessários aditivos lubrificantes (2 tempos) para manter a lubrificação dos internos... existiria alguma pesquisa dessa conversão GLOW para este combustível DIESEL de posto (com aditivos lubrificadores)?? Seria possível?? O "bloco" do motor e seus internos, "aguentariam" as pressões da explosão?
A idéia do post é estimular este tipo de pesquisa na conversão dos motores GLOW para o DIESEL, se possível o DIESEL distribuído nos postos de combustíveis!
No mais... um grande abraço pra galera e, bons vôos, sejam eles altos ou "colados" no chão!!!
Júlio Eduardo.
- skrall
- Piloto Sport

Maneiro... nunca me passou pela cabeça motores GLOW movido a diesel tendo em vista que nos motores a diesel ocorre a queima pela compressão do diesel... sinistro esse sistema... vou ver mais a fundo!!!
Tecnicamente eu não sei explicar, mas é necessário usar partes de solventes no Diesel para funcionar..
Nesse Post tem a foto de um motorzinho Diesel do nosso pequeno museu..
/viewtopic.php?p=110947&highlight=diesel#p110947
Senhores,
Tenho mais informações a respeito, para enriquecer e estimular as idéias!!
Recebi algumas informações de um colega que já passou perto desses motores e está um pouco mais atualizado que eu. Ele me informa que a maioria dos motores que ele já viu, tinham o cabeçote da empresa americana "Davis", e informa que eles são o que chamamos de supra-sumo do Modelismo à Diesel nos EUA.
O Site da empresa: http://www.davisdieseldevelopment.com/home.php
Inclusive eles estão fabricando KIT's de conversão (GLOW => DIESEL) para motores de AUTOMODELOS.
Ele também me passou uma breve tabela com algumas relações de motores convertidos para DIESEL.
Ele diz:
Dá uma olhada no quanto os motores convertidos a diesel giram (repare no tamanho das hélices)... Isso sem falar na economia de combustível (tanto em preço quanto em consumo)!
Cox .049/.051 TD
7x4 at 12,000 RPM
8x4 at 10,000
6-15 min. – 1 oz.
Idle 4,500 RPM
O.S. .10 FP
8x4 at 13,000
9x4 at 9,500
18. min. – 2 0z.
Idle 2,200
Fox .15 BB
9x7 at 11,000
10x6 at 10,500
15 min. – 2 oz.
Idle 2,000
O. S. .25 FP/SF
10x6 at 11,000 RPM
12x5 at 9,000
24 min. – 4 oz.
Idle 1,800
S.T. .34
11x6 at 11,500
12x6 at 9,000
18 min. – 4 oz.
Idle 1,800
O.S. .40 FP
12x7 10,000
14x6 at 8,000
15 min. – 6 oz.
Idle 1,600
O.S. .61 FP/FS
12x10 at 9,500 RPM
16x6 at 7,500
20 min. – 8 oz.
Idle 1,500
O.S. 1.08
15x8 at 9,000
18x6 at 7,500
20 min. – 10 oz.
Idle 1,200
S.T. 3000
20x10 at 6,500
18x14 at 5,500
20 min. – 12 oz.
Idle 800
Obrigado André (huttener) pelas dicas!!!
A quem interessar... postem suas experiências e pesquisas... quem sabe a gente inicia uma "nova modalidade" no Brasil...
Estou em alguns fóruns... e tento centralizar TODAS as informações que adquiro em cada um deles... acho que a iniciativa, após uma breve curiosidade minha, está valendo à pena... participe!!
Júlio Eduardo.
Tenho mais informações a respeito, para enriquecer e estimular as idéias!!
Recebi algumas informações de um colega que já passou perto desses motores e está um pouco mais atualizado que eu. Ele me informa que a maioria dos motores que ele já viu, tinham o cabeçote da empresa americana "Davis", e informa que eles são o que chamamos de supra-sumo do Modelismo à Diesel nos EUA.
O Site da empresa: http://www.davisdieseldevelopment.com/home.php
Inclusive eles estão fabricando KIT's de conversão (GLOW => DIESEL) para motores de AUTOMODELOS.
Ele também me passou uma breve tabela com algumas relações de motores convertidos para DIESEL.
Ele diz:
Dá uma olhada no quanto os motores convertidos a diesel giram (repare no tamanho das hélices)... Isso sem falar na economia de combustível (tanto em preço quanto em consumo)!
Cox .049/.051 TD
7x4 at 12,000 RPM
8x4 at 10,000
6-15 min. – 1 oz.
Idle 4,500 RPM
O.S. .10 FP
8x4 at 13,000
9x4 at 9,500
18. min. – 2 0z.
Idle 2,200
Fox .15 BB
9x7 at 11,000
10x6 at 10,500
15 min. – 2 oz.
Idle 2,000
O. S. .25 FP/SF
10x6 at 11,000 RPM
12x5 at 9,000
24 min. – 4 oz.
Idle 1,800
S.T. .34
11x6 at 11,500
12x6 at 9,000
18 min. – 4 oz.
Idle 1,800
O.S. .40 FP
12x7 10,000
14x6 at 8,000
15 min. – 6 oz.
Idle 1,600
O.S. .61 FP/FS
12x10 at 9,500 RPM
16x6 at 7,500
20 min. – 8 oz.
Idle 1,500
O.S. 1.08
15x8 at 9,000
18x6 at 7,500
20 min. – 10 oz.
Idle 1,200
S.T. 3000
20x10 at 6,500
18x14 at 5,500
20 min. – 12 oz.
Idle 800
Obrigado André (huttener) pelas dicas!!!
A quem interessar... postem suas experiências e pesquisas... quem sabe a gente inicia uma "nova modalidade" no Brasil...
Estou em alguns fóruns... e tento centralizar TODAS as informações que adquiro em cada um deles... acho que a iniciativa, após uma breve curiosidade minha, está valendo à pena... participe!!
Júlio Eduardo.
- skrall
- Piloto Sport

abib escreveu:Tecnicamente eu não sei explicar, mas é necessário usar partes de solventes no Diesel para funcionar..
em motores a diesel a combustao é feita por COMPRESSÃO...
não existe vela... a bomba de combustivel com ALTA PRESSÃO pulveriza o diesel na camara de combustao e com a pressão gerada pelo cilindro na camara de combustao (aumento de pressão = aumento de temperatura)
ocorre a explosão...
agora vc falando que usa-se solventes dai ja se entende melhor... o solvente se torna na realidade um aditivo... como o nitrometano no metanol... porem o diesel não forma uma homogeneo qdo se mistura com nitrometano...
skrall escreveu:abib escreveu:Tecnicamente eu não sei explicar, mas é necessário usar partes de solventes no Diesel para funcionar..
em motores a diesel a combustao é feita por COMPRESSÃO...
não existe vela... a bomba de combustivel com ALTA PRESSÃO pulveriza o diesel na camara de combustao e com a pressão gerada pelo cilindro na camara de combustao (aumento de pressão = aumento de temperatura)
ocorre a explosão...
agora vc falando que usa-se solventes dai ja se entende melhor... o solvente se torna na realidade um aditivo... como o nitrometano no metanol... porem o diesel não forma uma homogeneo qdo se mistura com nitrometano...
Aiaiai.. O que eu tentei dizer é que eu não sei tecnicamente como o solvente age na mistura para melhorar a combustão...
O Nitro junto com o metanol age liberando mais oxigênio para a combustão..
Estequiometricamente, é necessário muito menos partes de AR / combustível utilizando Nitro do que apenas Ar / Metanol...
Agora eu não cheguei a pesquisar sobre o uso de Eter ou Querosene junto com o Diesel, no que isso afeta a estequiometria ou desempenho.. Imagino que seja devido ao pouco volume da câmara de combustão..
E vale lembrar que não existe uma "bomba de combustivel com ALTA PRESSÃO" em motores para RC.. hehe!!
- skrall
- Piloto Sport

abib escreveu:
E vale lembrar que não existe uma "bomba de combustivel com ALTA PRESSÃO" em motores para RC.. hehe!!
nem imagino como seria essa Bomba!!!
CARACA!!!
"Estequiometricamente"
Essa é a linguagem que preciso nas minhas pesquisas!!!!
"Estequiometricamente"
Essa é a linguagem que preciso nas minhas pesquisas!!!!
skrall escreveu:abib escreveu:
nem imagino como seria essa Bomba!!!
skrall, Entao vamos fazer assim:
Vamos tentar AJUDAR o nosso FORUM com coisas que SABEMOS..
Vamos tentar MANTER o nivel tecnico - que eh uma caracteristica deste Forum..
Vamos tentar EVITAR chutes, e postar apenas coisas que possamos PROVAR que esta certo..
Desta forma a gente consegue clarear as ideias de muito colegas do Forum, evitando a confusao e a discordia.
Vamos disseminar o que eh CERTO, e evitar o DUVIDOSO.
Pessoal, o termo DIESEL não é necessariamente o combustível empregado. Diesel é o nome do sujeito que inventou este tipo de motor com combustão espontânea, ou seja, apenas com alta taxa de compressão sem outra fonte de calor.
Diesel não é necessariamente óleo Diesel. Apenas o sistema de combustão.
Acontece que um motor diesel pode queimar outros tipos de combustível, por exemplo óleo vegetal. Experimente abastecer o tanque da sua camionete com óleo de soja, vai funcionar também.
No caso do modelismo poderemos utilizar outro combustível, no caso o éter provavelmente teria especificações semelhantes sem necessitar de bomba de alta pressão. A questão que ficaria é como adicionar o lubrificante em tal combustível. Nesse caso se funcionar, teríamos um motor diesel que queima éter etílico e não óleo diesel.
Diesel não é necessariamente óleo Diesel. Apenas o sistema de combustão.
Acontece que um motor diesel pode queimar outros tipos de combustível, por exemplo óleo vegetal. Experimente abastecer o tanque da sua camionete com óleo de soja, vai funcionar também.
No caso do modelismo poderemos utilizar outro combustível, no caso o éter provavelmente teria especificações semelhantes sem necessitar de bomba de alta pressão. A questão que ficaria é como adicionar o lubrificante em tal combustível. Nesse caso se funcionar, teríamos um motor diesel que queima éter etílico e não óleo diesel.