[ Duvida ] Motor Picco
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
- andersonmitsugui
- Piloto Racer

[ Duvida ] Motor Picco
Pessoal nao sei se isso já foi discutido mas...
Tenho um motor Picco JL3 e quebrou 2 bielas em menos de 2 fins de semana ,o que pode ser?
coloquei rolamentos novos, a camisa e o pistao estao bons , sem riscos, etc;
estou a +/- 750m nivel do mar e estou usando Byron 20%.
pode ser taxa ou pipa errada?
Obrigado a todos.
Tenho um motor Picco JL3 e quebrou 2 bielas em menos de 2 fins de semana ,o que pode ser?
coloquei rolamentos novos, a camisa e o pistao estao bons , sem riscos, etc;
estou a +/- 750m nivel do mar e estou usando Byron 20%.
pode ser taxa ou pipa errada?
Obrigado a todos.
- denis.roschel
- Moderador

Re: [ Duvida ] Motor Picco
Com as informações que vc passou, parece que o pino do vira pode estar gasto. Quantos galões tem este motor?
- andersonmitsugui
- Piloto Racer

denis.roschel escreveu:Com as informações que vc passou, parece que o pino do vira pode estar gasto. Quantos galões tem este motor?
Denis , nao sei te dizer ao certo quanto ele andou , mas acho que nao foi muito , veio junto com o RRR que comprei...
Mas quanto ao pino quando se coloca a biela a folga é minima , fica bem justinho.
To ate com medo de comprar outra biela e zuar de novo !
Muito obrigado !
Veja se a taxa está certa. Geralmente quando está com a taxa errada, o topo do pistão fica todo marcado. Pipa errada não faz motor quebrar não.
- denis.roschel
- Moderador

Se o vira está bom, realmente só pode ser muita taxa, ou uma infelicidade do G-clip ter se soltado...
- kenediquequi
- Piloto Advanced

Ola amigo.
Primeiro passo .
REMOVA TODAS AS ARRUELAS DA ESPOLTE , PEGUE UM BOM PAQUIMETRO E FAÇA AS MEDIDAS, OS MOTORES PICCO TRABALHAM COM TAXA DIFERENTES DOS NOVAROSSI, ESTE MOTOR NAO PODE TRABALHAR COM MENOS DE 0,50 DE ARRUELA PARA 20% DE NITRO NA ALTITUDE QUE VOCE MENCIONOU.
Segundo Passo.
DESMONTE O MOTOR LEVE-O BEM, TIRANDO TODO EXCESSO DE OLEO E POSSIVEL SUJEIRA, FACA ISSO COM QUEROSNE LIMPO, OU ENTAO BASTANTE AGUA E SABAO NEUTRO, (se lavar com agua apos a lavagam tenque secar bem com secador )COM O MOTOR DESMONTADO E COMPETAMENTE LIMPO, PINGUE APENAS UMAS 2 GOTAS DE AFTER RUN NOS ROLAMENTOS , COLOQUEO O GIRA DENTRO DO BLOCO, MONTE A TAMPA DO CARTER ( motor s com o gira sem pistao , biela e camisa)SEGURE NA PONTA DO GIRA E FORCE LEVEMENTE EM POSICOES VERTICAIS, SE TIVER FOLGA COM ROLAMENTO LIMPO, SEM BIELA, SEM A FORCA DA EXPLOSAO, SEM TEMPERATURA VOCE PODE MUILTIPLICAR ESSA ESSA FOLGA POR 2 , E COM CERTEZA SEU PROBLEMA DE QUEBRAS DE BIELA ESTA AI.
Terceiro passo.
VEJA SE VOCE ESTA MONTANDO A BIELA DO LADO CORRETO, ELA TEM UM FURO DE LUBRIFICAÇÃO QUE DEVE ESTAR VOLTADO APRA O LADO DE DENTRO DO MOTOR, OU SEJA PRO LADO DO GIRA. SE ESTIVER ERRADO NAO HAVERA LIBRIFICAÇÃO SUFICIENTE E IRA QUEBRAR MESMO.
Quarto passo.
VERIFIQUE A MEDIDA DO PINO DO GIRA, VOCE MENCIONA QUE ELE TEM UMA FOLGUINHA MININA, MAS ESSA FOLGA PODE SER MINIMA AOS SEUS OLHOS, MAS PODE SER QUE JA TENHA ULTRAPASSADO A TOLERENCIA MINIMA. AO COLOCAR UMA BILE NOVA, NAO SE PODE TER FOLGA, OS MOTORES PICCO TEM SEU PONTO FRACO JUSTAMENTE AS BIELAS, VERIFIQUE COM MAIS CUIDADO.
Quinto passo.
SE NEM UMA DAS DICAS ACIMA RESOLVER, COMPRE UM NOVAROSSI E TRANSFORME ESSE SEU PICCO NUM BELOOBJETO DECORATIVO.(desculpe so para desocntrair)
Eu ja tive varios motores PICCO, de todas as linhas Mega, JL, Picco e sempre fiz a devida manutencoa dos motores, analizando estas configuracoes.Sao otimos motores, mas e preciso ficar de olho.
Espero ter ajudado.
Primeiro passo .
REMOVA TODAS AS ARRUELAS DA ESPOLTE , PEGUE UM BOM PAQUIMETRO E FAÇA AS MEDIDAS, OS MOTORES PICCO TRABALHAM COM TAXA DIFERENTES DOS NOVAROSSI, ESTE MOTOR NAO PODE TRABALHAR COM MENOS DE 0,50 DE ARRUELA PARA 20% DE NITRO NA ALTITUDE QUE VOCE MENCIONOU.
Segundo Passo.
DESMONTE O MOTOR LEVE-O BEM, TIRANDO TODO EXCESSO DE OLEO E POSSIVEL SUJEIRA, FACA ISSO COM QUEROSNE LIMPO, OU ENTAO BASTANTE AGUA E SABAO NEUTRO, (se lavar com agua apos a lavagam tenque secar bem com secador )COM O MOTOR DESMONTADO E COMPETAMENTE LIMPO, PINGUE APENAS UMAS 2 GOTAS DE AFTER RUN NOS ROLAMENTOS , COLOQUEO O GIRA DENTRO DO BLOCO, MONTE A TAMPA DO CARTER ( motor s com o gira sem pistao , biela e camisa)SEGURE NA PONTA DO GIRA E FORCE LEVEMENTE EM POSICOES VERTICAIS, SE TIVER FOLGA COM ROLAMENTO LIMPO, SEM BIELA, SEM A FORCA DA EXPLOSAO, SEM TEMPERATURA VOCE PODE MUILTIPLICAR ESSA ESSA FOLGA POR 2 , E COM CERTEZA SEU PROBLEMA DE QUEBRAS DE BIELA ESTA AI.
Terceiro passo.
VEJA SE VOCE ESTA MONTANDO A BIELA DO LADO CORRETO, ELA TEM UM FURO DE LUBRIFICAÇÃO QUE DEVE ESTAR VOLTADO APRA O LADO DE DENTRO DO MOTOR, OU SEJA PRO LADO DO GIRA. SE ESTIVER ERRADO NAO HAVERA LIBRIFICAÇÃO SUFICIENTE E IRA QUEBRAR MESMO.
Quarto passo.
VERIFIQUE A MEDIDA DO PINO DO GIRA, VOCE MENCIONA QUE ELE TEM UMA FOLGUINHA MININA, MAS ESSA FOLGA PODE SER MINIMA AOS SEUS OLHOS, MAS PODE SER QUE JA TENHA ULTRAPASSADO A TOLERENCIA MINIMA. AO COLOCAR UMA BILE NOVA, NAO SE PODE TER FOLGA, OS MOTORES PICCO TEM SEU PONTO FRACO JUSTAMENTE AS BIELAS, VERIFIQUE COM MAIS CUIDADO.
Quinto passo.
SE NEM UMA DAS DICAS ACIMA RESOLVER, COMPRE UM NOVAROSSI E TRANSFORME ESSE SEU PICCO NUM BELOOBJETO DECORATIVO.(desculpe so para desocntrair)
Eu ja tive varios motores PICCO, de todas as linhas Mega, JL, Picco e sempre fiz a devida manutencoa dos motores, analizando estas configuracoes.Sao otimos motores, mas e preciso ficar de olho.
Espero ter ajudado.
Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.
Team Driver Pursuit Racing.
- andersonmitsugui
- Piloto Racer

kenediquequi escreveu:Ola amigo.
Primeiro passo .
Segundo Passo.
Terceiro passo.
Quarto passo.
Quinto passo.
Espero ter ajudado.
Agradeço muito pelas dicas...mas já estou desanimado com esses motores usados , o que todo mundo me diz é comprar um Novarossi novo tipo 3 sct e ser feliz, acho que vou seguir essas dicas !
agradeço imensamnete todos que postaram pra me ajudar !
Deus abençoe a todos !
Anderson Mitsugui
- SanTinO
- Piloto Sport

- Contato:
Salve salve colegas automodelistas....
Pegando carona no tópico, estou querendo comprar um JLRacing 12 -Red Dot Legal EVO3, e comentando com amigos meus, me disseram que os motores picco sao dificeis de ajustar, li a dica do nosso auto colega KENEDIQUEQUI , e acho que todos os motores devem ter suas devidas manutenções para evitar "quebras"...
Claro que novarossi é novarossi, mas com sou peixe pequeno e novo no hobby, gosto de novas experiências e desafios.
Então pergunto a todos mais especificamente ao nosso autocolega experiente;
Vale a pena pelo custo x beneficio faturar um desses motores JLRacing 12- Red Dot Legal EVO3 ? qual a sua opinião? quem já teve ou tem esse motor, deixe aqui sua experiência.
[]´s
A todos
Pegando carona no tópico, estou querendo comprar um JLRacing 12 -Red Dot Legal EVO3, e comentando com amigos meus, me disseram que os motores picco sao dificeis de ajustar, li a dica do nosso auto colega KENEDIQUEQUI , e acho que todos os motores devem ter suas devidas manutenções para evitar "quebras"...
Claro que novarossi é novarossi, mas com sou peixe pequeno e novo no hobby, gosto de novas experiências e desafios.
Então pergunto a todos mais especificamente ao nosso autocolega experiente;
Vale a pena pelo custo x beneficio faturar um desses motores JLRacing 12- Red Dot Legal EVO3 ? qual a sua opinião? quem já teve ou tem esse motor, deixe aqui sua experiência.
[]´s
A todos
- afraga
- Piloto

cara eu tenho este motor e adoro ele, realmente tem algumas dificuldades para certa-lo mais quando esta certo, meu amigo o motor é um canhao, igual ao mega q possuo, e garanto que pelo custo beneficio vale a pena, pois andei juntinho e ganheio no final de dois novarossi 3sct e um OS SPEC2 aqui na minha cidade ganhei com folga.
Alcimar Neto
Alcimar Neto
- SanTinO
- Piloto Sport

- Contato:
olá afraga, qual é a pipa que voce recomendaria?afraga escreveu:cara eu tenho este motor e adoro ele, realmente tem algumas dificuldades para certa-lo mais quando esta certo, meu amigo o motor é um canhao, igual ao mega q possuo, e garanto que pelo custo beneficio vale a pena, pois andei juntinho e ganheio no final de dois novarossi 3sct e um OS SPEC2 aqui na minha cidade ganhei com folga.
Alcimar Neto
Fala ai amigo...
infelizmente este motor e uma bosta para de gastar dinheiro e compra um novo.
Nova rossi
RB
JP
OS
Etc..
Abçs
infelizmente este motor e uma bosta para de gastar dinheiro e compra um novo.
Nova rossi
RB
JP
OS
Etc..
Abçs
- afraga
- Piloto

a pipa q uso que é utilizada é pipa Mega 2607