Diferenciais Torsen

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach

Ivan
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Diferenciais Torsen

Mensagem por Ivan »

Bom...encontrei pouca coisa (ou nada) auqi no forum, e apesar de caro e complexo, esses diferenciais prometem o que mais se pode desejar. Limitar o escorregamento (patinada) da roda que não tem tração e mandar esse torque para a roda com tração...melhor impossível...
Alguém usa ou já usou? O quanto realmente funciona...
Bom...fabricantes...me parece que a Ofna e a Fiorini (baratinho...uns 200 dollares cada um)
http://www.amainhobbies.com/advanced_se ... rds=Torsen
skyfoxteam
Piloto Sport
Piloto Sport

Re: Diferenciais Torsen

Mensagem por skyfoxteam »

Amigao eu ja tive em um inferno 7/5 com 3 diff's destes da fioroni. Era muiiiito dificil alguem fazer frente pro meu buggy na pista. O carro fica outro posso te garantir.

Um abraço,
Alexandre ( RJ )
Ivan
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por Ivan »

skyfoxteam escreveu:Amigao eu ja tive em um inferno 7/5 com 3 diff's destes da fioroni. Era muiiiito dificil alguem fazer frente pro meu buggy na pista. O carro fica outro posso te garantir.

Um abraço,
Alexandre ( RJ )
Legal Alexandre...mas não parece estranho que algum item tecnológico que traz tanto benefício não seja usado nem mesmo pelos profissionais do ramo? Acho estranho isso... Uma vez um pró de outra modalidade me disse uma coisa que nunca mais me esqueci:"quer saber qual o melhor equipamento do mundo? Veja o que o melhor atleta do mundo está usando...é esse ai!"
E então fica a questão: Porque não usam o Torsen?
gligoco
Moderador
Moderador

Mensagem por gligoco »

Talvez não seja permitido nos regulamentos amaericanos... Faz tempo que eu não leio um, mais eu ACHO que não se pod eusar esses diffs em corridas, mais não tenho certeza nenhuma eheheeh... Eu sei que varias marcas produzem diffs parecidos com esse mas com outro nome... A losi por exemplo, tem o smart diff, que é bem mais barato:
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... s_id/33173

Abs
Gabriel
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
Ivan
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por Ivan »

gligoco escreveu:Talvez não seja permitido nos regulamentos amaericanos... Faz tempo que eu não leio um, mais eu ACHO que não se pod eusar esses diffs em corridas, mais não tenho certeza nenhuma eheheeh... Eu sei que varias marcas produzem diffs parecidos com esse mas com outro nome... A losi por exemplo, tem o smart diff, que é bem mais barato:
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... s_id/33173

Abs
Gabriel
Fala Gabriel...provavelmente é isso mesmo...os regulamentos vivem limitando o desenvolvimento tecnológico...não entendo essa filosofia, rs rs rs. é quase como obrigar os saltadores de vara olimpica a usarem varas de bambú ao invéz de compostos de fibra de carbono...rs rs rs...ou proibirem os nadadores de fazer depilação...rs rs rs...não faz sentido. Recentemente vimos a mesma coisa com os pneus Wider da proline e da VP-PRÓ que são mais largos na traseira e proporcionam mais performance, apesar de manter a mesma largura do carro (cresce para dentro) e o diametro dentro das especificações (ou seja, está dentro da regra) Ainda assim os caras proibem, limitando o desenvolvimento...
Agora...
O Torsen nada tem a ver com o smart da losi...o Smart apenas libera a rotação quando não se ter torque, ou seja, funciona como uma catraca de bicicleta, parou de pedalar (acelerar) e gira livre...já o torcem é bem complexo...ele transfere tração de uma roda no ar para a roda que esta no solo...o oposto que que ocorre em um diferencial comum que quando eleva uma roda a rotação dela aumenta...
Abração
gligoco
Moderador
Moderador

Mensagem por gligoco »

Uhmmm não sei, acho meio dificil que esse torsen mande toda a tração da roda que tá no ar para a roda que tá no chão... Provavelmente o que ele faz, é blocar o diff quando uma roda começar a girar muito mais rapido.. E se for isso mesmo, então eu acho o smart diff da losi mais vantajoso ehehhe

Abs
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
Ivan
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por Ivan »

gligoco escreveu:Uhmmm não sei, acho meio dificil que esse torsen mande toda a tração da roda que tá no ar para a roda que tá no chão... Provavelmente o que ele faz, é blocar o diff quando uma roda começar a girar muito mais rapido.. E se for isso mesmo, então eu acho o smart diff da losi mais vantajoso ehehhe

Abs
He he he...eu também achei mei dificil no inicio, mas sabendo que é o diferencial usado no HUMMER Americano e em mais uns 10/15 audis e BMWs, cheguei a conclusão de que funciona (apesar de que ainda não consegui entender o funcionamento. Torsen é marca patenteada deste modelod e diferencial usado em carros (bons mesmo) 1/1. e a tal de Fioroni fez eles para nosso 1/8 off road...dá uma olhada na explicação e busque no google por Torsen differentials:
Abre aspas:
O diferencial Torsen* é um dispositivo totalmente mecânico; não tem componentes eletrônicos, embreagens nem fluido viscoso.

Hummer!
O HMMVV, ou Hummer, usa diferenciais Torsen nos eixos dianteiro e traseiro. O manual do proprietário do Hummer propõe uma nova solução para o problema de uma roda sair do chão: aplicar os freios. Ao frear, é transferido torque à roda que está no ar, e cinco vezes mais torque irá para a roda com tração boa.

O Torsen (de Torque Sensing, ou Sensível ao Torque) funciona como um diferencial aberto, quando a quantidade de torque é igual em cada roda. Assim que uma roda começa a perder atrito, a diferença de torque faz as engrenagens do diferencial Torsen se acoplarem. O projeto das engrenagens do diferencial determina a razão do viés de torque. Por exemplo, se um diferencial Torsen em particular foi desenhado com a razão do viés de torque de 5:1, ele pode aplicar até cinco vezes mais torque à roda com uma boa tração.

Estes dispositivos freqüentemente são usados em veículos com tração nas quatro rodas de alto desempenho. Como o acoplamento viscoso, são usados freqüentemente para transferir potência entre as rodas dianteiras e traseiras. Nesta aplicação, o Torsen é superior ao acoplamento viscoso porque transfere torque para as rodas estáveis antes que patinem de fato.

Contudo, se um par de rodas perder tração completamente, o diferencial Torsen será incapaz de suprir o torque ao outro par. A razão do viés de torque determina como o torque pode ser transferido, e cinco vezes zero é igual a zero.

Sentiu o Nível do diferencial??? rs rs rs
Abração
mais links
http://www.estg.ipleiria.pt/files/30764 ... 30e089.pdf
http://www.torsen.com/
Ivan
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por Ivan »

Drake´s
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Drake´s »

Olá Ivan,

fantástica suas explicações...
Pra te dizer a verdade, já cliquei umas 10 vezes pra comprar estes diff´s e não efetivei na hora H ...de fato os valores são altos, mas acho que chegou a hora.

Alem do RC8T, tenho um Losi raceRoller, com todos Hopups da Fioroni(menos os diff´s) e de fato estas peças Italianas são um tesão, a usinagem das peças é fora de série...

..Mas, eu li uma matéria (destes diff´s Fioroni) onde eles sugerem que comprem primeiro o dianteiro, sintam a diferença e em alguns casos, utilizam o central, porém dizem que poucas pessoas usam o traseiro? Porque será?

abraços.
NO RACE - YES PACKS²
rafa
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por rafa »

Olha nao sei dizer porque o pessoal nao usaria o traseiro.

Mais o amigo ai em cima falou porque ficam colocando regras que vao contra o avanco tecnologico, e por causa do preco.
Esse diferenciais por exemplo, se for compar os 3 custa mais caro que o truggy/buggy rr.
E isso nao acontece so em rc, carro de verdade e igual, toda categoria tem regras
FW-05+ / Nitro Rustler 2007 / Revo 3.3
Drake´s
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Drake´s »

rafa escreveu:Olha nao sei dizer porque o pessoal nao usaria o traseiro.

Mais o amigo ai em cima falou porque ficam colocando regras que vao contra o avanco tecnologico, e por causa do preco.
Esse diferenciais por exemplo, se for compar os 3 custa mais caro que o truggy/buggy rr.
E isso nao acontece so em rc, carro de verdade e igual, toda categoria tem regras

Não me referi à isto Ivan, certamente devam ter regras rígidas, etc, etc...sabe como é americano..
...odeio competições...
Digo em relação a performance. Porque será que a própria Fioroni indica comprar primeiro o diff dianteiro?
NO RACE - YES PACKS²
Ivan
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por Ivan »

Drake´s escreveu:
rafa escreveu:Olha nao sei dizer porque o pessoal nao usaria o traseiro.

Não me referi à isto Ivan, certamente devam ter regras rígidas, etc, etc...sabe como é americano..
...odeio competições...
Digo em relação a performance. Porque será que a própria Fioroni indica comprar primeiro o diff dianteiro?
Entendi o Drake e o Rafa...agora minha opinião sobre:
As regras (em especial as da Roar que é de procedência americana). Primeiramente não sei se o diferencial Torsen é proibido...e eu acredito que não. Agora lá fora estão disendo que os pneus Wider realmente estão proibidos. Porém não encontrei essa proibição em nenhuma regra. Caso alguém tenha um link da ROAR ou da IFMAR aonde iso esteja descrito, agradeceria. Só vejo nas regras limitação na largura do Buggy (310mm) e no diâmetro das rodas (100 a 120 mm). Nesses parâmetros as widers são legais.
Agora se a intensão é mater o custo baixo...pelo menos com as rodas essa intensão não procede, pois um pneu Wider custa 3% mais que um normal e o desgaste dele é quase 30% menor. Ou seja, o gasto com pneus wider seria menor do que com os normais...mas...vai entender...regra é regra e manda quem pode...obedece quem tem juizo...
Sobre a ordem de aquisição dos diferenciais torcen...acredito que seja devido ao fato de que as rodas dianteiras são as mais sucetíveis a escorregamento. Quando vc faz uma curva forte a esquerda, a roda dianteira direita e as traseiras colam no chão e a dianteira esquerda tende a levantar e escorregar (patinar) ai entra o Torsen mandando até 5 vezes mais tração para a dianteira direita, que está tracionada.
Bom depois do dianteiro, o central. Ele divide a tração entre dianteira e traseira. E muito frequentemente, em arrancadas, vemos os pneus (os dois) dianteiros feito balões. Isso se dá devido a transferencia do peso todo para a traseira e as rodas dianteiras tendem a escorregar...mais uma vez entra o Torsen, mandando a tração para a traseira.
Agora as rodas traseiras, em geral, sempe estão bem tracionadas o que torna o uso do Torsen praticamente sem eficiência...entende?
Acho que é isso...eu também...se tivesse cacife, compraria um dianteiro...
MAis umas considerações bem legais (na minha opinião...rs rs rs) MAs se os Pneus Wider, assim como os diferenciais torsen, ajudam, porque os prós não usam? A resposta é essa:
PORQUE ELES SÃO BONS PILOTOS...rs rs rs..
Um Pneu Wider ajuda na saida de curva o piloto que tem dificuldade para acelerar na hora certa...agora se vc tem o dedo do Mike Truhe...não esquente com isso...e para piorar...o pneu mais largo, tudo de oferece de tração a mais, por atrito, oferece de resistência também, ou seja, vai ser mais lento de reta. Para um cara que não tem dificuldade em manter o carro na trajetória perfeira nas curvas, para que essa resistência a mais dos pneus? Por essa razão, em provas livres como a Nitro Challenge do último final de semana...nem Drake, nem Truhe, nem Manfield, nem Cavalieri...niguém usava pneus Wider...só um cara dos top tem tinha Revolver V3 na traseira...ou seja, ajuda os ruins, mas os bons não precisam...
O mesmo deve ocorrer com os diferenciais...para eles...com o ajuste de set up que eles tem, faria pouca diferença e como eles trocam de diferencial mais do que de cuecas...ficaria um custo desnecessário...
Agora...para mim...misero mortal com dedo de chumbo, que não consigo andar reto nem na reta...certamente os pneus Wider e os diferenciais milhonários ajudariam bastante....
ABração...
Nossa...escrevi um livro???? :)))
Drake´s
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Drake´s »

Muito bom Ivan, acho que tua teoria é perfeita.

De fato, certamente os prós não usarem é um tanto quanto intrigante, pois ele não pagariam para ter, simplesmente o patrocínio bancaria...tem algo a mais nesta história...

...Tbem leio bastante revistas gringas, o que posso notar é que alem de "muito dedo" ( isto é inegável) eles sabem utilizar recursos tecnológicos ao limite, caso dos rádio, ou seja, a exploração de "punch", "exponencial" "dual rate" vão ao limite, enquanto eu possuo o mesmo rádio e não utilizo estes recursos, tentando sempre a correção "no dedo"...entende? A capacidade de acerto destes caras é absurda ! Sem contar os setups, que os caras ( por fazerem isto profissionalmente e serem responsável por testar novos lançamentos) tem tempo de acertarem/testarem precisamente os olesos para amortecedores e diferenciais, e de fato a diferença é brutal...

O fato é, me dá umas semanas que te conto se este diff (ao menos o dianteiro) faz o não diferença...vou comprar, mesmo porque, caixão não tem gaveta !! kkkk abração.
NO RACE - YES PACKS²
Ivan
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por Ivan »

Drake´s escreveu:Muito bom Ivan, acho que tua teoria é perfeita.

De fato, certamente os prós não usarem é um tanto quanto intrigante, pois ele não pagariam para ter, simplesmente o patrocínio bancaria...tem algo a mais nesta história...

...Tbem leio bastante revistas gringas, o que posso notar é que alem de "muito dedo" ( isto é inegável) eles sabem utilizar recursos tecnológicos ao limite, caso dos rádio, ou seja, a exploração de "punch", "exponencial" "dual rate" vão ao limite, enquanto eu possuo o mesmo rádio e não utilizo estes recursos, tentando sempre a correção "no dedo"...entende? A capacidade de acerto destes caras é absurda ! Sem contar os setups, que os caras ( por fazerem isto profissionalmente e serem responsável por testar novos lançamentos) tem tempo de acertarem/testarem precisamente os olesos para amortecedores e diferenciais, e de fato a diferença é brutal...

O fato é, me dá umas semanas que te conto se este diff (ao menos o dianteiro) faz o não diferença...vou comprar, mesmo porque, caixão não tem gaveta !! kkkk abração.
kkkk muito boa...caixão não tem gaveta foi ótimo...
Bom...não esqueça de comentar comigo o funcionamento dele...mesmo por MP se quizer ou e-mail mesmo...yague@yague.com.br
Também acho isso...o talento deles está no acerto...assim como um piloto de F1...o carro é quase o mesmo...o ajuste é tudo...é só ver o Alonso e o Nelsinho...rs rs rs...
Responder

Voltar para “Off-road”