Caixa de Partida - Construir

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

japan_rc_Drifters
Piloto Sport
Piloto Sport

Re: Caixa de Partida - Construir

Mensagem por japan_rc_Drifters »

poutzzzz muito simples de fazer!!!

mas aí quanto ta custnado um starter de mão desseS???
koji

Mensagem por koji »

campanha votem na melhor e + criativa caixa de partida rsrsrsrs..no momento to votando no nobreak kkkk.. ficou bem original so falta pintura e uns adesivos race ....=) abcss...
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Pries_jeden_Got »

aí galera!! Beleza!?

Não aguentei e fui atrás de um motor 12V hoje. Encontrei um motor de ventoinha (não sei de que carro, se é que é de carro... heheh) da marca Arno. Rapaziada.. eu pedi pro cara testar e ele ligou em um transformador 127/12 e o motorzinho malemá girou. Fiquei desconfiado e pedi pra ligar na bateria do carro e... pessoal, quase que eu dei umas piruetas no ar de tão forte ahahahahah.. mas ele não tem rolamentos, apenas buchas (fazer o que né...)

Paguei R$25,00 (é, aqui em maringá as coisas parecem ser mais caras ou eu tenho cara de otário .... silêncio... 8O )

Dei um geral caprichada... desmontei inteiro, limpei, lubrifiquei, troquei a fiação, mas ainda não tenho a caixa em si. Vou fazê-la esse fds próximo de madeira compensada. Colocar as ponteiras jacaré, uma chave segurança (disjuntor de 10A), um circuito (que ainda não está feito, heheh) para aquecedor de vela - vide: Aquecedor de vela, e um multímetro para controle (da Mesco mesmo) e talvez um amperímetro (vai depender da $$).

Tenho fotos do processo de "reforma" do motor e tirarei da construção da caixa, só tenho que passar pro computador...

Forte abraço!

Att.,
Rodolfo Danielli.
Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!
Paolife
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Paolife »

amigo Pries_jeden_Got, parabens d + pela iniciativa.....
e gostaria muito de ver teu modelo de caixa de partida.

tenho uma caixa duratrax com 2 motores 6v, e os 2 queimaram um belo dia...., e simplismente ninguem aqui em BH queria arrumar meu motor, e impossivel achar um modelo similar....

tive q comprar um motor original em sao paulo e outro no rio, foda, demorou 2 semanas pra chegar tudo....

e agora logo q sobrar uma grana vo fazer esse esquema com motor 12v de ventuinha e caixa de madeira, pra ter caixa de partida reserva :D
abração.
poste fotos do esquema pra gente.
valeu
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Paolife escreveu:amigo Pries_jeden_Got, parabens d + pela iniciativa.....
e gostaria muito de ver teu modelo de caixa de partida.

tenho uma caixa duratrax com 2 motores 6v, e os 2 queimaram um belo dia...., e simplismente ninguem aqui em BH queria arrumar meu motor, e impossivel achar um modelo similar....

tive q comprar um motor original em sao paulo e outro no rio, foda, demorou 2 semanas pra chegar tudo....

e agora logo q sobrar uma grana vou fazer esse esquema com motor 12v de ventuinha e caixa de madeira, pra ter caixa de partida reserva :D
abração.
poste fotos do esquema pra gente.
valeu

Opa! Beleza Paolife? Valeu!

Tipo, eu tenho já algumas fotos das etapas de preparação e reparo do motor, mas estão no meu celular e meu cpu não tem bluetooth (heheh.. e o cartão de memória não tem entrada também... ahahaha :lol: ). Esse final de semana, ou quinta-feira, eu poso as fotos. Não poderei pô-las aqui no site pelo tamanho, mas colocarei o link.

Espero montar a caixa esse final de semana. O mais difícil (e provavelmente mais caro) serão as engrenagens... não sei se usarei correia, pois o torque é bem forte... mas farei a cotação. Vou conversar com meus amigos daqui e pegar algumas idéias... Já até sei como vou pintar e qual desenho.... espero que fique bom...

Eu terminei de montar o motor e testá-lo agora, exatamente. Motor beem forte, mas não tem altíssimas rotações... deve ficar entre 600 e 1200Hz. Vou fazer as contas para saber qual a relação das engrenagens para só então cortar e furar a madeira.

O motor tem 70x120 (DxC) sem eixo e o eixo tem 7x30 (DxC), tudo em milímetros. Motor tem no máximo 1Kg.

Estou com dúvida quanto à impedância (resistência) dele. Quando eu coloco o multímetro,acusa menos de 1 Ohm, mas conforme eu giro o eixo, passa dos 150 Ohms. Deve ser por causa das escovas, mas como faço o cálculo da potência nesse caso. Alguém me ajuda?

Quero colocar um disjntor para segurança e quero também calcular a potência dele.... hahahah... preciso saber para proteger a bateria do meu carro também né...

Olha, o que eu posso dizer é: SE VOCÊ GOSTA DE FAZER AS COISAS E TEM UMA MÍNIMA NOÇÃO DE ELÉTRICA, vá em frente e faça.. é muito bacana, barato e com muita qualidade. Mas se você não curte muito, compre uma pronta porque dá um trabalhinho sim...

Abraço a todos!

Att.,
Rodolf Danielli.
Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Encontrei as polias dentadas e um eixo. as polias são de máquina de costura (olha só até aonde fucei! heheh) e o eixo parece ser de bicicleta (?). A polia também é da Singer, de máquina de costura... Estou sem tempo, mas vou começar a montar. Já tenho várias fotos e assim que eu puder, posto aqui.

Abração!

Att.,
Rodolfo Danielli.
ferbosso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ferbosso »

Cara, a minha fabriquei ja tem quase 2 anos e usei um motor de ventoinha de santana. Nao coloquei engrenagens, nem redução, correias etc... Simplesmente acoplei a borracha de um starter de mao no eixo do motor e montei numa caixa de metal que fiz com chapas de fundo de modulo Pyramid (som automotivo). Coloquei 2 jacarés pra ligar em bateria de carro, mas depois como comprei uma fonte 12V pro meu carregador, coloquei tambem um plug e hoje uso minha mesa de partida ligada na tomada rsrsrs...

Vou ver se posto fotos, valeu!
Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Galera.. vou postar as fotos que já tirei. Ainda falta muito pra fazer pois estou em época de provas na facul... e tá beem puxado. O suporte da borracha e a estrutura da caixa serão feitas na segunda, assim como o eixo. Então, bastará fazer a montagem, tirar as pedidas e os furos e cortes. E claro, a pintura... que já até escolhi o desenho...

Abração a todos!
Anexos
Assim como eu o comprei... antes da revisão e da limpeza...
Assim como eu o comprei... antes da revisão e da limpeza...
motor com hélice.jpg (22.98 KiB) Exibido 3375 vezes
Depois de muito sufoco consegui soltar o hélice... o ferrugem é uma boa cola... heheh
Depois de muito sufoco consegui soltar o hélice... o ferrugem é uma boa cola... heheh
motor sem hélice.jpg (22.13 KiB) Exibido 3375 vezes
Refiz as soldas e limpei toda a parte elétrica... buchas, carcaça... ou seja, está como novo!
Refiz as soldas e limpei toda a parte elétrica... buchas, carcaça... ou seja, está como novo!
indutor.jpg (19.95 KiB) Exibido 3375 vezes
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Mais algumas fotos...
Anexos
Partes elétricas já revisadas e montando... heheh
Partes elétricas já revisadas e montando... heheh
induzido e indutor.jpg (20.03 KiB) Exibido 3374 vezes
Tamanho do motor...
Tamanho do motor...
motor diâmetro.jpg (19.36 KiB) Exibido 3374 vezes
... idem
... idem
motor comprimento.jpg (18.21 KiB) Exibido 3374 vezes
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Fotos das polias e da correia... faltam fotos do eixo, suporte da borracha, caixa, rolamento e acabamento...

No final, o custo será de +- R$150,00. Com um multímetro, amperímetro e um circuito para glow plug...

Estou muito ansioso pelo resultado final...
Anexos
Polia menor. Feita em ferro temperado e usada na transmissão de máquinas de costura.. R$7,00... já é balanceada, com trava... só mudei o parafuso para diminuir a vibração
Polia menor. Feita em ferro temperado e usada na transmissão de máquinas de costura.. R$7,00... já é balanceada, com trava... só mudei o parafuso para diminuir a vibração
polia menor.jpg (12.92 KiB) Exibido 3373 vezes
Polia maior. Feita em plástico resistente. Também balanceada e com trava e também mudarei o parafuso da trava. R$8,00
Polia maior. Feita em plástico resistente. Também balanceada e com trava e também mudarei o parafuso da trava. R$8,00
polia maior.jpg (19.56 KiB) Exibido 3373 vezes
Correia da Singer usada na transmissão e com as polias que comprei. Para cada parte da máquina há um correia específica (pelo menos foi a conclusão que cheguei...)
Correia da Singer usada na transmissão e com as polias que comprei. Para cada parte da máquina há um correia específica (pelo menos foi a conclusão que cheguei...)
correia.jpg (16.63 KiB) Exibido 3373 vezes
jvictor
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por jvictor »

R$150 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O
caraca compensa comprar um pronta!!!
www.guimarc.blogspot.com
------------------------------------------------------------
Como o velho ditado já dizia: Pau que nasce torto mija fora da bacia.
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

jvictor escreveu:R$150 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O
caraca compensa comprar um pronta!!!

Então cara... eu também pensei nisso. Mas pode ver que as mais baratas custam R$250,00, R$300,00 sem frete!

Para eu pagar 150,00 ela vai ser usada (vai saber em quais condições...) e num vai do meu jeito. Tipo, um amigão meu tá me ajudando e ele também disse que num compensava, mas de qualquer forma eu economizo uns R$50,00 (que eu posso comprar um diferencial ou meio galão de nitro, ou 4 pneus, ou várias peças...). Só saiu esse preço porque num tenho tempo de procurar mais e porque fiz a caixa em metal de aço carbono. Vai durar uma vida...

Por isso que eu disse nuns posts atrás: se você curte fazer as coisas vale a pena, mas se não, é melhor comprar pronta e pagar mais caro...

É igual no hobby: tem gente que prefere pagar pra alguém fazer o setup do carro do que ler, aprender e fazer. Tem gente que prefere pagar pra ter um motor já amaciado do que ler, aprender e fazer...
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Mais algumas fotos...
Anexos
borracha, rolamentos, polia, arruelas.jpg
borracha, rolamentos, polia, arruelas.jpg (18.16 KiB) Exibido 3333 vezes
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Mais fotos...
Anexos
Suporte, Borracha, Polia, rolamento e eixo
Suporte, Borracha, Polia, rolamento e eixo
suporte borracha com a borracha com polia e rolamento do eixo.jpg (14.76 KiB) Exibido 3329 vezes
Estrutura da caixa... ainda faltam furos e cortes e claro, a pintura... heheeh
Estrutura da caixa... ainda faltam furos e cortes e claro, a pintura... heheeh
estrutura cx vl.jpg (13.62 KiB) Exibido 3329 vezes
Suporte feito no torno, em alumínio...
Suporte feito no torno, em alumínio...
suporte borracha e rolamento do eixo.jpg (14.76 KiB) Exibido 3331 vezes
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Aee galera, tudo bem?

Então, dei mais alguns passos na construção da minha caixa de partida. Depois um certo trabalho, fiz as furações principais da caixa e fixei os suportes do motor e do eixo. Como uso correia, os furos são na verdade pequenos cortes para fazer a regulagem da distância entre os eixos.

Como estava com pressa e muito curioso para ver se funciona, fiz uns mancais de durepox mesmo, mas logo logo vou substitui-los. Além dos mancais, vou cortar o eixo da polia maior (que gira o flywheel) e limitá-lo com E-clips, fazer os demais furos (switch, suportes, interruptor de pressão - p/ ligar a caixa quando apertar o chassis contra ela - painel de voltímetro e painel do glow plug) e pintar.

Por enquanto só pintei o motor, para testar a tinta. Gostei do resultado. A aderência da tinta vinílica ao metal é excelente.

Seguem algumas fotos...
Anexos
suportes montados.jpg
suportes montados.jpg (21.13 KiB) Exibido 3308 vezes
lembrando que ainda falta o acabamento!
lembrando que ainda falta o acabamento!
suportes montados destaque borracha e polia maior.jpg (21.06 KiB) Exibido 3308 vezes
apenas a base e os suportes...
apenas a base e os suportes...
suportes montados sós.jpg (18.69 KiB) Exibido 3308 vezes
Responder

Voltar para “Outros”