Acessibilidade.

Notícias sobre pistas. Novidades, locais, reformas, construção, dicas...
Para pegas ou pistas específicas utilize o fórum apropriado (verifique se existe o fórum da pista)

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela

montag3
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Acessibilidade.

Mensagem por montag3 »

Essa é para os Srs. donos de pistas. O pessoal quando constrói os palanques para as pistas de automodelismo não podem esquecer de fazer uma rampa para acesso para os cadeirantes (humanos que andam de cadeira de rodas).
Eu já visitei algumas pistas e nenhuma tem um acesso em rampa, com excessão da pista do Rio de Janeiro.
Já tentei conversar com alguns donos de pista e está mais fácil eles fecharem a pista do que fazer uma rampa.
Será que isso não seria uma função da federação que controla os campeonatos.
Gutobio
Piloto Sport
Piloto Sport

Re: Acessibilidade.

Mensagem por Gutobio »

Não sou usuário de cadeiras de rodas, mas concordo com o colega. Devemos dar oportunidade, i.e. acesso para todas as pessoas.

Sou a favor.

Abraços
PROFESSOR COMO PROFISSÃO E ALUNO COMO HOBBISTA.
Jason
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Jason »

essa é uma dura realidade que pessoas com certas dificuldades passam no dia a dia, e em varios tipos de estabelecimentos, essa é uma briga que eu compro, tem que ter acesso facilitado sim, são pessoas normais como a gente, porque não ter o simples direito de se divertir, praticar um hobby..

[]´s
Editado pela última vez por Jason em 28 Abr 2009, 21:16, em um total de 1 vez.
djtwincam
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por djtwincam »

Cara...
eu não discordo. é importante ter acessibilidade sim.
mas é necessário haver demanda também.
esse final de semana eu vi um cadeirante. foi a primeira vez.
a partir desse momento pode-se pensar.
mas antes, cá entre nós, já é difícil e apertado o povo construir a pista!

no palanque de uma das pistas aqui de brasília, o acesso para pessoas
sem necessidade especial já é complicado. um dos degraus da escada
quebrou e simplesmente não existe. é daquelas de madeira de obra.
o resto da escada é bom ter cuidado, pisando firme em um degrau
de cada vez para não correr o risco...

uma rampa teria que ser bastante longa para ser acessível. e firme!!
ou um elevador (fora de questão, certo?)
daí tu tira o resultado... tem que entender o outro lado também.

acho na verdade, que o governo tinha que entrar na história também.
em pistas particulares, claro, aí é com o dono...
e ele só vai construir essa rampa se houver demanda que justifique.

[]s
matios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por matios »

A questão é incluir TODOS! É dar oportunidades independente da demanda , preço e etc. Até porque isso é mais um impecilio para novos hobbysta.

Isto que estou dizendo É A REALIDADE, impresas de linhas de onibus por exemplo estão adaptando seus onibus para os cadeirantes sendo que a demanda de pessoas que precisam desta adaptação é minima, MAS É DIREITO, NÃO SE DISCUTE.

Muitas vezes a dificuldade de fazer uma pista é enorme pelo fato de que alguns simplesmente não fazem questao de contribuir financeiramente e muitas outras coisas. QUEREM APENAS DISFRUTAR E APROVEITAR!
Cesao_SCSul
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Cesao_SCSul »

Eu estou praticamente sem frequentar pistas pois estou de muletas há quase um ano, com o femur direito quebrado.
É praticamente impossível andar de RC nesse estado, quando eu ando, é porque tem gente pra me ajudar em tudo, desde levar o auto até um canto até desvirar em caso de capotagem. Ir à pista? De que jeito se até pra descarregar as coisas do carro eu preciso de ajuda...
Cesao_SCSul
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Agora imaginem a minha frustção na última vez que tentei andar junto com mais pessoas: arrumei tudo em casa com a ajuda da patroa, dae consegui convencer meu cunhado a me ajudar a carregar as coisas no carro e ir comigo até o Carrefour de São Caetano. Isso já eram umas 17h. Cheguei lá e fui de muletas falar com o pessoal, não tinha ninguem andando, só conversando. NÃO DEIXARAM EU ANDAR!!!! Pois é, alegaram que o grupo já tava fechado. p*** QUE PARIU!!!! a maior trabalheira e ainda não pude andar, voltei pra casa com o meu cunhado me dizendo que eu era o maior cuzão, que ele faria o diabo e andava.

É por essas e outras que cada vez menos eu frequento pistas, somente na do Carrfour de Jundiai, que infelizmente só deu pra ir uma vez eu fui bem tratado e o pessoal deu o maior suporte pra minha deficiência (temporária graças a Deus).

Em Santo André já fui também, mas lá é tão lotado que eu fiquei sem jeito de pedir ajuda, tava com tudo no carro mas me senti um pouco acuado e resolvi só olhar.

Abraços

Cesão
rpompeu
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por rpompeu »

Concordo com o djtwincam.
O problema é, quem faz a pista e o palanque?
A maioria das pistas são de associações e o povo já sofre pra arrecadar dinheiro para fazer um palanque, para fazer ele com uma rampa para cadeirantes eles iriam gastar quase o dobro. Como a rampa é um gasto alto para beneficiar uma minoria, a associação nem cogita nessa possibilidade pois a escada já atende a praticamente todos, simplesmente descartam os cadeirantes. É triste mas é a realidade.
Quanto as pistas privadas, se ela tem uma rampa para cadeirantes, pode ter certeza que é porque o dono ou um familiar dele é um cadeirante.
O colega comentou sobre as empresas de ônibus adaptando os seus carros, mas é apenas por força da lei, ou você acha que os donos dos ônibus iriam fazer isso apenas porque tem uma consciência social?
Infelizmente, é assim que funciona e ninguém vai colocar rampas a não ser que criem uma lei para isso, fato que eu acho muito pouco provável.
Imagem
matios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por matios »

rpompeu escreveu:Concordo com o djtwincam.
O problema é, quem faz a pista e o palanque?
A maioria das pistas são de associações e o povo já sofre pra arrecadar dinheiro para fazer um palanque, para fazer ele com uma rampa para cadeirantes eles iriam gastar quase o dobro. Como a rampa é um gasto alto para beneficiar uma minoria, a associação nem cogita nessa possibilidade pois a escada já atende a praticamente todos, simplesmente descartam os cadeirantes. É triste mas é a realidade.
Quanto as pistas privadas, se ela tem uma rampa para cadeirantes, pode ter certeza que é porque o dono ou um familiar dele é um cadeirante.
O colega comentou sobre as empresas de ônibus adaptando os seus carros, mas é apenas por força da lei, ou você acha que os donos dos ônibus iriam fazer isso apenas porque tem uma consciência social?
Infelizmente, é assim que funciona e ninguém vai colocar rampas a não ser que criem uma lei para isso, fato que eu acho muito pouco provável.
Sim, da mesma forma que foi feita uma lei para os onibus porque não é feita para pistas de rc??
rpompeu
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por rpompeu »

Qual o percentual da população anda de ônibus e qual o que anda de RC? A diferença é essa... Eles também não podem fazer lei que generalize e fale que todo e qualquer lugar tenha que ter acessibilidade a cadeirantes pois certos locais é impossível o acesso mesmo, teria que ser uma lei específica.
A melhor chance é a seguinte, tentar falar com alguém da FEBARC criar uma norma onde os campeonatos homologados por ela só podem ser realizados em pista com acesso a cadeirantes.
Imagem
Cesao_SCSul
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Não adianta fazer Lei, o que deve ser feito é simplesmente respeitar e ajudar a pessoa que por ventura vá à pista e tenha necessidades especiais. Educação é algo grátis e que todos podem fazer, se os cadairantes forem esperar uma lei e o pior esperar que alguma pista faça as rampas pode esquecer o hobby. Como foi dito, as associações não tem grana nem pra fazer degrau de madeira!

Basta ajudar... dar uma força... ser solícito
Responder

Voltar para “Pistas”