Caixa de Partida - Construir

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Caixa de Partida - Construir

Mensagem por Pries_jeden_Got »

mais fotos...
Anexos
três fotos: superior à esq. - antes da pintura; outras - depois da pintura
três fotos: superior à esq. - antes da pintura; outras - depois da pintura
pintura do motor, diferenças.jpg (40.81 KiB) Exibido 3091 vezes
fotos do motor antes da pintura e depois (primeira foto já postei...)
fotos do motor antes da pintura e depois (primeira foto já postei...)
motor com hélice.jpg (22.98 KiB) Exibido 3091 vezes
Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!
Wilter
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Wilter »

Pries_jeden_Got to doido para ver o resultado final da sua caixa parece que vai ser a mas bem feita... valeu nao esqueça de postar o resultado final.
Automodelismo um universo novo!!!!!!!
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Wilter escreveu:Pries_jeden_Got to doido para ver o resultado final da sua caixa parece que vai ser a mas bem feita... valeu nao esqueça de postar o resultado final.

Oh cara, valeu!

Mas tá complicado. To sem tempo... e pra ficar bem feita dá trampo... na verdade, compensa comprar uma, mas eu quero terminar a minha...

Falta os mancais para os rolamentos, o botão para acionar, os suportes p/ encaixar o chassi, um switch... e alguns detalhes...
Como eu tenho pouco tempo pra brincar, eu estou priorizando mexer no G4 e uso uma caixa dum amigo... mais vou terminar e posto os resultados sim...

Não vai ficar como eu queria, porque muitas peças precisam de tempo para serem encontradas e com isso acabo improvisando...

Forte abraço...

Att.,
Rodolfo Danielli.
Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!
fritz
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por fritz »

caraca maluco....parabens pelo trampo....ta ficando show....
termina logo a bagaça ai e posta as fotos....hehehehe

mto loca...parabens
Virgindade não é uma virtude, mas sim, falta de oportunidade!
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Bem galera... eu terminei minha cx de partida esse final de semana...

Depois de tanto tempo, eu acabei não precisando da redução de velocidade e pude colocar a borracha direto no motor (como alguns disseram... :wink: )

Ela ficou grande, mas pelo menos é bem resistente, tanto a cx quanto o motor... queria caprichar mais na pintura mas não tenho tinta própria para metais. Pintei com vinílica mesmo e como ela descasca fácil, não pude usar máscaras... foi diretão mesmo...

Abraço!

P.S.: PARECE QUE NÃO POSSO MAIS ANEXAR ARQUIVOS POR ATINGIR O MÁXIMO PERMITIDO. Conversarei com um administrador para saber mais sobre isso e então posto fotos. Abraço!

Att.,
Rodolfo Danielli.
pixelman
Moderador
Moderador

Mensagem por pixelman »

Pries, estou confirmando com o AdminRCM sobre a existencia de algum limite, mas enquanto isso utilize o outro modo citado aqui: /viewtopic.php?t=21355

Abraço
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Imagem
Imagem
Imagem

Pronto...

Valeu Pixelman!
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

[justify]Galera, quem quiser montar uma caixa de partida e tiver ferro velho na cidade vai economizar uma boa grana! Num vai gastar mais que R$100,00!

Os itens que mudarão o valor serão:
-motor utilizado e seu estado (ventoinha, vento forçado, modelo, novo, usado, recondicioado etc....)
-material da caixa (madeira, metal,etc..)

Compensa comprar um motor de ventoinha (rolamentado, de preferência, mas pode ser buchado mesmo) e recondicioná-lo em casa. Abrir, limpar bem por dentro e fora, verificar a fiação, o induzido e os contatos...

Depois de preparar o motor, é hora de procurar uma peça para prender a borracha do starter no motor. Eu fiz com um torneiro, em alumínio, e ele cobrou R$40,00. Caro, mas ficou bem feito e leve, na medida exata do eixo do motor.

Depois de pronto com a borracha, é hora de fazer a caixa, os suportes para o chassis e o interruptor.

A caixa pode ser feita com chapas metálicas, pois durarão muito mais. Faça na medida que desejar. Para chassis 1:10, aconselho fazer com 12x10x40cm (LAC), usando um motor parecido com o meu. Mas o tamanho da caixa dependerá do tamanho do motor que vc utilizar.

Para os suportes, eu usei um pedaço de MDF que tava dando sopa aqui e coloquei um parafuso 3x12mm para cima, e fixei a madeira na caixa, deixando o corpo do parafuso para cima. Fiz isso porque meu chassi tem um furo na parte dianteira e com isso o carro fica bem firme e fácil de manejar na cx.
Já o suporte traseiro deu um pouquinho mais de trabalho. Utilizei um caibro de 5x5cm, dois parafusos de cama, dois pedaços de mola, 6 porcas, e um pedaço de chapa de metal (a mesma da caixa).
Etapas:
1- CHAPINHA DO SUPORTE: recortei a chapinha de acordo com a parte traseira do chassi que ficará apoiada no suporte. Como eu utilizei uma porca de cada lado do chassi para segurar o carro, eu fiz as marcações e furei a chapinha do suporte.
2- SUPORTE DOS PARAFUSOS E MOLAS: com a chapinha já furada, fiz as marcações na caixa e a furei. Depois, com esses furos, eu marquei o caibro (já com os furos de fixação) e fiz os furos dos parafusos. LEMBRANDO QUE ESSES FUROS SÃO PARA OS PARAFUSOS QUE SERVIRÃO DE EIXO PARA O SUPORTE SUBIR E DESCER!!. Depois de furar o caibro, eu aumentei o diâmetro do furo até uma certa profundidade (correspondente ao comprimento da mola) para a molar ficar dentro do caibro. Pronto: basta colocar o parafuso com a cabeça através do furo menor no caibro, colocar a mola pelo furo maior (sendo que o corpo do parafuso fique dentro da mola) e limitar a mola com uma porca em cada parafuso. Depois de prender esse esquema (caibro, mola e parafuso) na caixa, eu escoro a chapinha com uma porca em cada parafuso (abaixo da chapinha) e outra porca acima para encaixar o chassi.

Depois disso eu faço a marcação do local do motor e da borracha, faço os furos para prender o motor e os cortes para a borracha e para o interruptor e boa, só soldar os fios no interruptor e ligar!

Com as ferramentas certas (boa furadeira e brocas, uma dremel ou similar e régua) a caixa estará pronta com, dependendo do desempenho do "fabricante", um dia ou dois.

Qualquer dúvida é só falar!

Espero ter ajudado!

Att.,
Rodolfo Danielli. [/justify]
Mako
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Mako »

Parabéns...ficou show de bola...de vez em quandogosto de dar uma de professor pardal também ...kkkkkkkkkkkkkkk
iago
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por iago »

show manda video do funcionando
Genis
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Genis »

Ficou boa hein .Parabéns.
ferbosso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ferbosso »

Olha aqui fotos da minha caixa de partida que construí há 3 anos, gastei na época uns 70 reais pra fazer:

R$ 25,00 motor de ventoinha de santana (ferro velho);
R$ 25,00 Borracha de starter;
R$ 3,00 Chapas de fundo do Modulo de som Pyramyd (ferro velho);
R$ 7,00 cabos e jacarés (ligava na bateria do carro, hoje ligo na tomada, por meio de uma fonte 12V);
R$ 0,70 Luva de cano PVC
R$ 5,00 Cola para a borracha do starter
R$ 5,00 rebites, dobradiças, e uma abraçadeira de metal, que é como o motor é preso à caixa.

Acho que foi isso... Fabriquei ela há 3 anos e nunca usei outra caixa de partida...
Anexos
dsc01546.jpg
dsc01546.jpg (67.35 KiB) Exibido 2898 vezes
Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

ferbosso escreveu:Olha aqui fotos da minha caixa de partida que construí há 3 anos, gastei na época uns 70 reais pra fazer:

R$ 7,00 cabos e jacarés (ligava na bateria do carro, hoje ligo na tomada, por meio de uma fonte 12V);
R$ 0,70 Luva de cano PVC
R$ 5,00 rebites, dobradiças, e uma abraçadeira de metal, que é como o motor é preso à caixa.

Acho que foi isso... Fabriquei ela há 3 anos e nunca usei outra caixa de partida...

Como você prendeu a borracha do starter no motor?
FIGUEIREDO
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FIGUEIREDO »

qual a medida para uma caixa de partida para buggy 1/8?
muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!
ferbosso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ferbosso »

Pries_jeden_Got escreveu:
ferbosso escreveu:Olha aqui fotos da minha caixa de partida que construí há 3 anos, gastei na época uns 70 reais pra fazer:

R$ 0,70 Luva de cano PVC

Como você prendeu a borracha do starter no motor?

Cara, o motor que comprei veio com a ventoinha presa, daí cortei as pás dela, lixei pra ficar redondinha, mas ainda tava estreito para o furo da borracha. Quebrei cabeça por aqui e achei uma luva de cano 3/4 (adaptador de encanamento PVC com rosca por dentro) e coube "como uma luva" rsrs no espaço entre o miolo da ventoinha e o furo da borracha de starter... Daí foi só meter um durepoxi e depois uma araldite 24h ficou bom...
Acho que escrevendo assim é meio complicado de entender...

valeu!!
Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
Responder

Voltar para “Outros”