Pneus offroad que incham – SOLUÇÃO!
Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman
-
NATTIS
- Piloto Iniciante

Pneus offroad que incham – SOLUÇÃO!
Acho que todos que tem offroad com motor forte tem este problema. Bom, depois que instalei um motor muito forte no meu elétrico eu quase destruo os pneus segurando o auto na mão e acelerando. Depois comprei uns pneus de asfalto para meu buggy, os pneus eram mais macios , daí pensei, que mer**! Corri atrás e achei um colega que me deu uma dia interessante:
- Pequem os pneus e desvire como se fossem um baguaçu de laranja, passe duas voltas de fita Silver Tape, dependendo da largura dos pneus pode ser necessário cortar as bordas da fita. A fita deve envolver toda a parte de dentro dos pneu. Depois desvire o pneu, vc vai ver que fita fica bem legal a parte de dentro tipo acabamento profissional hehehehe. Agora é só montar nas rodas com o insert padrão. PRONTO!
Resultado – Parece mágica, não incham NADA!
O motivo dos pneus incharem é que a força centrífuga faz a borracha se esticar para fora e com isso puxando o pneu para fora da roda recebendo ainda mais força centrífuga por estar mais longe no eixo (lembra a brincadeira no gira-gira?). Com a fita ela impede que a borracha se estique automaticamente impedindo que era deforme e puxe o pneu (agora vc esta colado no centro do gira-gira).
Na prática o buggy melhorou muito, antes quando acelerava forte os pneus jogavam literalmente o auto para os lados ou para cima impossível de guiar, agora é apontar e disparar!
Abraços
- Pequem os pneus e desvire como se fossem um baguaçu de laranja, passe duas voltas de fita Silver Tape, dependendo da largura dos pneus pode ser necessário cortar as bordas da fita. A fita deve envolver toda a parte de dentro dos pneu. Depois desvire o pneu, vc vai ver que fita fica bem legal a parte de dentro tipo acabamento profissional hehehehe. Agora é só montar nas rodas com o insert padrão. PRONTO!
Resultado – Parece mágica, não incham NADA!
O motivo dos pneus incharem é que a força centrífuga faz a borracha se esticar para fora e com isso puxando o pneu para fora da roda recebendo ainda mais força centrífuga por estar mais longe no eixo (lembra a brincadeira no gira-gira?). Com a fita ela impede que a borracha se estique automaticamente impedindo que era deforme e puxe o pneu (agora vc esta colado no centro do gira-gira).
Na prática o buggy melhorou muito, antes quando acelerava forte os pneus jogavam literalmente o auto para os lados ou para cima impossível de guiar, agora é apontar e disparar!
Abraços
- Ricardo_Floripa
- Piloto Racer

- Contato:
Re: Pneus offroad que incham – SOLUÇÃO!
Inchar um pouco nas retas é bom. Para ter menos contato como solo na reta. Mas legal a sua sugestão, talvez com uma fita mais elástica e com menos volta cada piloto consigua ajustar da melhor forma para ele.
Abraço
Abraço
flickr.com/photos/underline_
meio off...
exemplo classico da força que é aplicada nos pneus
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0Xx1uRgKi1A[/youtube]
exemplo classico da força que é aplicada nos pneus
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0Xx1uRgKi1A[/youtube]
-
NATTIS
- Piloto Iniciante

Ricardo_Floripa escreveu:Inchar um pouco nas retas é bom. Para ter menos contato como solo na reta. Mas legal a sua sugestão, talvez com uma fita mais elástica e com menos volta cada piloto consigua ajustar da melhor forma para ele.
Abraço
Tem que dar ao menos duas voltas, com apenas uma descola a parte da fita que esta sobre a outra, já aconteceu comigo. Com duas voltas não descola e graças as fibras da SilverTape não incha nada. O esquema é achar uma outra fita com o mesmo “grude” que esta sem as fibras.
-
VictorYuri
- Piloto Racer

- Contato:
Uns pneus velhos q uso no meu buggy as vezes pra zoar no asfalto inflam bastante...qualquer dia vou tentar essa manha ai...mas pra terra os pneus q uso não chegam a prejudicar o desempenho não.
valeu a dica ai velho!
valeu a dica ai velho!
-
NATTIS
- Piloto Iniciante

Dependendo do motor, como no meu caso é obrigatório usar a fita, pois sem ela os pneus podem explodir.
VictorYuri escreveu:Uns pneus velhos q uso no meu buggy as vezes pra zoar no asfalto inflam bastante...qualquer dia vou tentar essa manha ai...mas pra terra os pneus q uso não chegam a prejudicar o desempenho não.
valeu a dica ai velho!
-
VictorYuri
- Piloto Racer

- Contato:
Brushless??
- rafa_sd
- Piloto Advanced

- Contato:
Tem que ver isso com pneus serie 40! Parecem 4 LP`s de 7"! kkkkkkkkkk
-
NATTIS
- Piloto Iniciante

VictorYuri escreveu:Brushless??
Exatamente!
Pessoal, teoricamente funciona, mas fiz o teste e na prática o carro ficou muito pior (Off Road). veja como fiz:
Coloquei silver tape em um jogo de pneus e levei um jogo sobressalente para a pista afim de testar no mesmo dia e hora, sob as mesmas condições climáticas e de pista, chegando lá abasteci, e andei com o jogo "com" silver tape. Assim que acabou o combustivel imediatamente troquei o jogo de pneus pelo jogo "sem" silver tape, reabasteci e fui andar novamente, por incrível que pareça o carro fez muito mais curva com os pneus "sem"silver tape. o que teoricamente aparentava que iria proporcionar maior aderência pela maior área de contato com o solo não se concretizou na prática, por isso não recomendo esse uso para off.
Abs,
Coloquei silver tape em um jogo de pneus e levei um jogo sobressalente para a pista afim de testar no mesmo dia e hora, sob as mesmas condições climáticas e de pista, chegando lá abasteci, e andei com o jogo "com" silver tape. Assim que acabou o combustivel imediatamente troquei o jogo de pneus pelo jogo "sem" silver tape, reabasteci e fui andar novamente, por incrível que pareça o carro fez muito mais curva com os pneus "sem"silver tape. o que teoricamente aparentava que iria proporcionar maior aderência pela maior área de contato com o solo não se concretizou na prática, por isso não recomendo esse uso para off.
Abs,
-
NATTIS
- Piloto Iniciante

Dust escreveu:Pessoal, teoricamente funciona, mas fiz o teste e na prática o carro ficou muito pior (Off Road). veja como fiz:
Abs,
Interessante este teste. Vc viu se a fita estava impedindo dos pneus incharem? Eu fiz o mesmo teste, mas no asfalto com pneus especiais de asfalto e sem a fita não consigo sequer chegar a 70% do motor, com a fita o carro ficou extremamente manobrável.
-
VictorYuri
- Piloto Racer

- Contato:
Brushless em off é muito loko!
Poisé..imaginei isso mesmo..por isso to afim de testar nos pneus pra asfalto...mas nos pra terra nem sinto necessidade no meu setup atual
Poisé..imaginei isso mesmo..por isso to afim de testar nos pneus pra asfalto...mas nos pra terra nem sinto necessidade no meu setup atual
NATTIS escreveu:Dust escreveu:Pessoal, teoricamente funciona, mas fiz o teste e na prática o carro ficou muito pior (Off Road). veja como fiz:
Abs,
Nattis, não inchavam, para esse fim resolveu bem....
Interessante este teste. Vc viu se a fita estava impedindo dos pneus incharem? Eu fiz o mesmo teste, mas no asfalto com pneus especiais de asfalto e sem a fita não consigo sequer chegar a 70% do motor, com a fita o carro ficou extremamente manobrável.