eu comecei usando o byron 20% mas como todos sabem o que mata é o valor do combustivel de uns tempos pra ca eu comecei a usar somenten metanol com oleo de kart e oleo de ricino... tenho 3 carros 1 street force gp2 um evader bx, e um buggy exceed... em ambos os carrinhos se comportaram bem... é obvio que existe uma perda de potencia, porém pra mim ficou satisfatorio... o tive que fazer mesmo foi acertar a o parafusa da baixa e alta do carburador, nao tive problemas com a temperatura... mesmo com o carrinho andando em alta direto... temperatura ficou entre 70 a 80 com pico de 110 graus...netnuti escreveu:Revivendo o tópico Falei com alguns pilotos experientes e me garantiram que esse combustível 0% não é bom para automodelos. A questão com certeza não é só desempenho e funcionamento. A maioria dos motores são especificamente projetados para rodar com nitro. Eu rodei com nitro e o motor fica muito quente. Um amigo aqui de Fortaleza comprou um automodelo novo e me disse que derreteu duas bielas usando este combustível. Derreteu mesmo! Enfim, não adianta inventar, mas que o combu é barato isso é, aqui custa R$15 o litro. Desde que comprei meu automodelo ele não está funcionando direito. Nâo consigo regular a lenta e ele anda mal, sem potencia, fraquinho mesmo. Se o motor tem excelente compressão (já testado), então como explicar? Ao contrário disto, o automodelo do meu primo está rodando com 0% muito bem mesmo, mas ninguém sabe a temperatura... Neste fim de semana irei testar com combustível 20% pra saber se pode ser esse o problema. Em todo caso, não volto a usar 0% depois que alguns relatos que ouvi e dicas dos mais experientes. O fato do aeromodelo usar esse combustível pode se dever a que ele recebe grande refrigeração quando voa.
Combustível sem nitro
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
-
eduardoznsp
- Piloto Iniciante

Re: Combustível sem nitro
- EduardoNX4
- Piloto Advanced

- Contato:
c0sta escreveu:O que poderia acontecer com o motor do automodelo se fosse usado combustível sem nitro.
Eu estou usando a um bom tempo no meu Inferno US Sports GXR-28 e na SAVAGE XL sem problema nenhum.
Estou usando a um apenas Metanol + Oleo 2 Tempos a base de oleo de mamona (oleo para karts), meu carro esta andando muito bem, pega facil, motor ficou bem estavel, baixou a tempetura.
Unica mudança que fiz nos motores foi taxar um pouco, removi 1 dos 2 calços do cabeçote.
Aposentei meu Byron Race 2000!
eduardoznsp escreveu:eu comecei usando o byron 20% mas como todos sabem o que mata é o valor do combustivel de uns tempos pra ca eu comecei a usar somenten metanol com oleo de kart e oleo de ricino... tenho 3 carros 1 street force gp2 um evader bx, e um buggy exceed... em ambos os carrinhos se comportaram bem... é obvio que existe uma perda de potencia, porém pra mim ficou satisfatorio... o tive que fazer mesmo foi acertar a o parafusa da baixa e alta do carburador, nao tive problemas com a temperatura... mesmo com o carrinho andando em alta direto... temperatura ficou entre 70 a 80 com pico de 110 graus...netnuti escreveu:Revivendo o tópico Falei com alguns pilotos experientes e me garantiram que esse combustível 0% não é bom para automodelos. A questão com certeza não é só desempenho e funcionamento. A maioria dos motores são especificamente projetados para rodar com nitro. Eu rodei com nitro e o motor fica muito quente. Um amigo aqui de Fortaleza comprou um automodelo novo e me disse que derreteu duas bielas usando este combustível. Derreteu mesmo! Enfim, não adianta inventar, mas que o combu é barato isso é, aqui custa R$15 o litro. Desde que comprei meu automodelo ele não está funcionando direito. Nâo consigo regular a lenta e ele anda mal, sem potencia, fraquinho mesmo. Se o motor tem excelente compressão (já testado), então como explicar? Ao contrário disto, o automodelo do meu primo está rodando com 0% muito bem mesmo, mas ninguém sabe a temperatura... Neste fim de semana irei testar com combustível 20% pra saber se pode ser esse o problema. Em todo caso, não volto a usar 0% depois que alguns relatos que ouvi e dicas dos mais experientes. O fato do aeromodelo usar esse combustível pode se dever a que ele recebe grande refrigeração quando voa.
Eu tambem uso Metanol + Oleo p/ Kart e estou muito satisfeito com o desempenho dos meus carros, a vantagem que fica baratinho em comparação dos combustiveis comerciais.
dudajunior escreveu:Bom saber disso, eu achei que nem pegasse.
Fica bem mais fraco ou só um pouco?
Tem RC que roda com gazolina normal, como o Baja 5 que é 1/5 da pra colocar um motor maior. Sei de gente que colocou motor de 30.5cc (só pra comparar, um motor .28 tem 4.6cc)
Já ouvi falar de gente que praticava o modelismo a 20, 30 anos atraz que usavam alcool com oleo de risseno, mas num faço nem ideia de como ficava.
Meus carros funcionam perfeitamente, a diferenca de potencia é pouca em relação ao combustivel nitratado.
Editado pela última vez por EduardoNX4 em 01 Jul 2009, 10:46, em um total de 1 vez.
EduardoNX4 escreveu:c0sta escreveu:O que poderia acontecer com o motor do automodelo se fosse usado combustível sem nitro.
Eu estou usando a um bom tempo no meu Inferno US Sports GXR-28 e na SAVAGE XL sem problema nenhum.
Estou usando a um apenas Metanol + Oleo 2 Tempos a base de oleo de mamona (oleo para karts), meu carro esta andando muito bem, pega facil, motor ficou bem estavel, baixou a tempetura.
Unica mudança que fiz nos motores foi taxar um pouco, removi 1 dos 2 calços do cabeçote.
Aposentei meu Byron Race 2000!eduardoznsp escreveu:eu comecei usando o byron 20% mas como todos sabem o que mata é o valor do combustivel de uns tempos pra ca eu comecei a usar somenten metanol com oleo de kart e oleo de ricino... tenho 3 carros 1 street force gp2 um evader bx, e um buggy exceed... em ambos os carrinhos se comportaram bem... é obvio que existe uma perda de potencia, porém pra mim ficou satisfatorio... o tive que fazer mesmo foi acertar a o parafusa da baixa e alta do carburador, nao tive problemas com a temperatura... mesmo com o carrinho andando em alta direto... temperatura ficou entre 70 a 80 com pico de 110 graus...netnuti escreveu:Revivendo o tópico Falei com alguns pilotos experientes e me garantiram que esse combustível 0% não é bom para automodelos. A questão com certeza não é só desempenho e funcionamento. A maioria dos motores são especificamente projetados para rodar com nitro. Eu rodei com nitro e o motor fica muito quente. Um amigo aqui de Fortaleza comprou um automodelo novo e me disse que derreteu duas bielas usando este combustível. Derreteu mesmo! Enfim, não adianta inventar, mas que o combu é barato isso é, aqui custa R$15 o litro. Desde que comprei meu automodelo ele não está funcionando direito. Nâo consigo regular a lenta e ele anda mal, sem potencia, fraquinho mesmo. Se o motor tem excelente compressão (já testado), então como explicar? Ao contrário disto, o automodelo do meu primo está rodando com 0% muito bem mesmo, mas ninguém sabe a temperatura... Neste fim de semana irei testar com combustível 20% pra saber se pode ser esse o problema. Em todo caso, não volto a usar 0% depois que alguns relatos que ouvi e dicas dos mais experientes. O fato do aeromodelo usar esse combustível pode se dever a que ele recebe grande refrigeração quando voa.
Eu tambem uso Metanol + Oleo p/ Kart e estou muito satisfeito com o desempenho dos meus carros, a vantagem que fica baratinho em comparação dos combustiveis comerciais.dudajunior escreveu:Bom saber disso, eu achei que nem pegasse.
Tem RC que roda com gazolina normal, como o Baja 5 que é 1/5 da pra colocar um motor maior. Sei de gente que colocou motor de 30.5cc (só pra comparar, um motor .28 tem 4.6cc)
Já ouvi falar de gente que praticava o modelismo a 20, 30 anos atraz que usavam alcool com oleo de risseno, mas num faço nem ideia de como ficava.
Meus carros funcionam perfeitamente, a diferenca de potencia é pouca em relação ao combustivel nitratado.
E aí Eduardo, blz? continua rodando nos seus carros com combustivel caseiro sem nitro? tudo certo até agora? Onde vc ta comprando o metanol e o óleo de kart? Qual vela ta usando?
Abraço!
Acompanhando o topico... tambem gostaria de saber onde se comercializa o metanol + oleo 2T especial no caso para karts... Abraços
- Gabriel3525
- Piloto

estou usando tambem, compro metanol por R$4,00 o litro e oleo de ricino por 12,00 o litro , isso resulta num preço de 5,60 o litro
muito barato...
porem vou tentar taxar um pouco o motor pra ver se melhora e tambem usar uma vela mais quente...
o combustivel fica aceitavel, to usando 12% de oleo e penso em reduzir até no minimo 10% pra ver como fica(achei que com 12% tava soltando fumaça um pouco demais, e esquentando um pouco mais tambem...sem fala a meleca de óleo que fica em baixo do motor...
mas ainda digo: nada como uma combustível com nitro fresquinho...
falou!
muito barato...
porem vou tentar taxar um pouco o motor pra ver se melhora e tambem usar uma vela mais quente...
o combustivel fica aceitavel, to usando 12% de oleo e penso em reduzir até no minimo 10% pra ver como fica(achei que com 12% tava soltando fumaça um pouco demais, e esquentando um pouco mais tambem...sem fala a meleca de óleo que fica em baixo do motor...
falou!
-GX-21 Modificado
-Sapatas da embreagem em composto de freio de caminhão
-Coroa e pinhão MP777
-Rolamentos de aço sino da embreagem
-Filtro de combustível
-Parafusos allen temperados eixo e montante do motor
-Pipa e curva Polidos
-12x MP 3000mAh
-Coroa e pinhão MP777
-Filtro de combustível
-Pipa e curva Polidos
-12x MP 3000mAh
Gabriel3525 escreveu:estou usando tambem, compro metanol por R$4,00 o litro e oleo de ricino por 12,00 o litro , isso resulta num preço de 5,60 o litro
muito barato...
falou!
Que bacana cara. compartilha mais informações aí com o pessoal q ta curioso e com pouca grana, hehehe. claro que o carro não vai correr como corre com nitro, mas da pra se divertir bem? ou fica amarradasso? já rodou bastante e viu se mudou algo dentro do motor? da pra rodar com temperatura de 110 graus ou esquenta muito? vc ta comprando metanol e oleo na sua cidade mesmo ou pela internet?
Aguardo respostas a todas minhas perguntas, hehehehe.
Valew demais cara.
Abraço!
- Gabriel3525
- Piloto

opa!
entao cara...
comprei aqui na cidade sim, numa loja chamada Quiminorte e outra chamada Quimidrol, dá pra se divertir legal, mas o proximo que misturarei, vai ser 10% de oleo de rícino no maximo, porque com 12% ele esquenta um pouco demais(quando tenta afinar mais a agulha de alta)e da pra reparar que solta bastante fumaça também, entao posso diminuir sem problemas a quantidade de oleo
(percebi que dá pra usar tranquilamente o oleo de ricino somente, creio que em combustiveis comprados usa-se um pouco de oleo sintetico devido aos motores atingirem maiores rotações finais)(tem bastante coisa sonbre misturas no topico "ALCOOL COMBUSTIVEL"(restrito))
a questao é o oleo mesmo...pois este mantem a sua temperatura por um tempo prolongado, entao, quando explode, demora pra cair a temperatura, em virtude de uma quantia de oleo mais elevada, já esses 12% em combustivel com pressença de nitro nao tem problema algum, uma vez que a queima é maior, precisa-se de mais oleo... acho que 10 ou ate 8% de oleo de ricino degumado e o resto de metanol puro vai ficar bom ... ainda nao fiz o teste de tirar a arruela do cabeçote, nem colocar vela mais quente, mas tenho certeza que estes procedimentos , se feitos, so tende a melhorar o desempenho do motor, mas assim como tá, é bem aceitavel, mas como disse vou reduzir o oleo, eu rodei 1 litro desse combustivel e abri o motor pra ver como estava, aparentemente tudo normal, lubrificação abundante e compressão otima...
em breve venho comentar mais , com novos testes...
falou!
Um abraço
entao cara...
comprei aqui na cidade sim, numa loja chamada Quiminorte e outra chamada Quimidrol, dá pra se divertir legal, mas o proximo que misturarei, vai ser 10% de oleo de rícino no maximo, porque com 12% ele esquenta um pouco demais(quando tenta afinar mais a agulha de alta)e da pra reparar que solta bastante fumaça também, entao posso diminuir sem problemas a quantidade de oleo
(percebi que dá pra usar tranquilamente o oleo de ricino somente, creio que em combustiveis comprados usa-se um pouco de oleo sintetico devido aos motores atingirem maiores rotações finais)(tem bastante coisa sonbre misturas no topico "ALCOOL COMBUSTIVEL"(restrito))
a questao é o oleo mesmo...pois este mantem a sua temperatura por um tempo prolongado, entao, quando explode, demora pra cair a temperatura, em virtude de uma quantia de oleo mais elevada, já esses 12% em combustivel com pressença de nitro nao tem problema algum, uma vez que a queima é maior, precisa-se de mais oleo... acho que 10 ou ate 8% de oleo de ricino degumado e o resto de metanol puro vai ficar bom ... ainda nao fiz o teste de tirar a arruela do cabeçote, nem colocar vela mais quente, mas tenho certeza que estes procedimentos , se feitos, so tende a melhorar o desempenho do motor, mas assim como tá, é bem aceitavel, mas como disse vou reduzir o oleo, eu rodei 1 litro desse combustivel e abri o motor pra ver como estava, aparentemente tudo normal, lubrificação abundante e compressão otima...
falou!
Um abraço
-GX-21 Modificado
-Coroa e pinhão MP777
-Filtro de combustível
-Pipa e curva Polidos
-12x MP 3000mAh
-Coroa e pinhão MP777
-Filtro de combustível
-Pipa e curva Polidos
-12x MP 3000mAh
Gabriel3525 escreveu:opa!
entao cara...
falou!
Um abraço
Valew pela atenção Gabriel! vou pedir pra entrar no tópico do alcool.
Abraço!
- Gabriel3525
- Piloto

queria acrescentar que o proximo teste que farei, usarei 15% de acetona também, pra dar um "boost" no combustível, dai mantendo 12 ou 11% de óleo, devido ao fato de que a acetona pode reduzir um pouco o efeito lubrificante do óleo...
falou!
falou!
-GX-21 Modificado
-Coroa e pinhão MP777
-Filtro de combustível
-Pipa e curva Polidos
-12x MP 3000mAh
-Coroa e pinhão MP777
-Filtro de combustível
-Pipa e curva Polidos
-12x MP 3000mAh
Já pedi minha entrada no tópico do alcool. To aguardando. To curioso pra ver o q tem por lá, hehehe. Depois posta os resultados dos novos testes aqui pra gente. Tenho que ver se vou achar o metanol por aqui pra testar tb... Abraço!
- Gabriel3525
- Piloto

isso aí!
manterei-os informados
Abraço
manterei-os informados
Abraço
-GX-21 Modificado
-Coroa e pinhão MP777
-Filtro de combustível
-Pipa e curva Polidos
-12x MP 3000mAh
-Coroa e pinhão MP777
-Filtro de combustível
-Pipa e curva Polidos
-12x MP 3000mAh
- avereza
- Piloto Advanced

Pessoal,
Vou contar minha experiencia como aeromodelista nos anos 90, eu tive aviões com motores .40 e .46 e sempre voei com combustível caseiro, ou seja essa mistura que eu mesmo fazia de metanol com óleo de rícino, quanto a temperatura não tinha problemas, pois a hélice se encarregava de não deixar o motor superaquecer, o desempenho era muito bom, talvez pelo fato de eu nunca ter voado com combustível pronto com nitro eu achava o desempenho ótimo, os motores duravam muito, nunca preciei abrir um motor, nunca troquei um kit sequer e eu vendi tudo e os motorres estavam muito bons ainda... O fato é que no automodelo a refrigeração é deficiente, por não se ter uma refrigeração forçada constante, talvez por isso não seja uma boa idéia, eu mesmo nunca tentei rodar meus automodelos sem nitro, ainda mais aqui no RJ que é um calor dós infernos...
Bom concluindo, acho que se os mores de automodelos tivessem uma refrigeração melhor, tipo um fan soprando constantemente no cabeçote eu até arriscaria testar um combust~ivel caseiro a base de metanol e óleo de ricino, mas por entquanto vou de nitro mesmo.....
Vou contar minha experiencia como aeromodelista nos anos 90, eu tive aviões com motores .40 e .46 e sempre voei com combustível caseiro, ou seja essa mistura que eu mesmo fazia de metanol com óleo de rícino, quanto a temperatura não tinha problemas, pois a hélice se encarregava de não deixar o motor superaquecer, o desempenho era muito bom, talvez pelo fato de eu nunca ter voado com combustível pronto com nitro eu achava o desempenho ótimo, os motores duravam muito, nunca preciei abrir um motor, nunca troquei um kit sequer e eu vendi tudo e os motorres estavam muito bons ainda... O fato é que no automodelo a refrigeração é deficiente, por não se ter uma refrigeração forçada constante, talvez por isso não seja uma boa idéia, eu mesmo nunca tentei rodar meus automodelos sem nitro, ainda mais aqui no RJ que é um calor dós infernos...
Bom concluindo, acho que se os mores de automodelos tivessem uma refrigeração melhor, tipo um fan soprando constantemente no cabeçote eu até arriscaria testar um combust~ivel caseiro a base de metanol e óleo de ricino, mas por entquanto vou de nitro mesmo.....
avereza escreveu:Pessoal,
Eu nunca testei nada parecido e também não tenho muito conhecimento de automodelo, estou aprendendo ainda... Mas acho que se tenho um carro só para brincar e quando for usar combustivel caseiro, consiguir q o motor mantenha uma temperatura de até 110 graus com um rendimento que me satisfaça, acho que não tem problema. E para completar, abrir o motor de tempos em tempos para uma limpeza e revisão.
- EduardoNX4
- Piloto Advanced

- Contato:
c0sta escreveu:O que poderia acontecer com o motor do automodelo se fosse usado combustível sem nitro.
Eu uso sem problemas.
Perde um pouco o desempenho, mas da pra usar normalmente.
Quando vou na pista eu uso o Byron 20%, mas quando vou brincar na rua vai o caseiro mesmo.
Eu uso alcool metílico comprado em farmacias misturado com Oleo Klots, pode tambem usar oleo para Karts 2T como o Raid, Castrol Kart, Bardhal Kart, etc.
Ao fazer a mistura, voçe tem que prestar atenção na dosagem de oleo, ex:
o Byron 20% vem com 12% de oleo, como não ha Nitro voçe deve usar de 8 a 9% de oleo, e tambem uma vela mais quente, e fazer o ajuste até achar o melhor desempenho acompanhando a temperatura do motor.
Eu uso vela nº3 ou nº4, quando uso 0% Nitro.
Editado pela última vez por EduardoNX4 em 07 Nov 2009, 13:25, em um total de 1 vez.
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....
- EduardoNX4
- Piloto Advanced

- Contato:
lenineds escreveu:EduardoNX4 escreveu:c0sta escreveu:O que poderia acontecer com o motor do automodelo se fosse usado combustível sem nitro.
Aposentei meu Byron Race 2000!eduardoznsp escreveu:eu comecei usando o byron 20% mas como todos sabem o que mata é o valor do combustivel de uns tempos pra ca eu comecei a usar somenten metanol com oleo de kart e oleo de ricino... tenho 3 carros 1 street force gp2 um evader bx, e um buggy exceed... em ambos os carrinhos se comportaram bem... é obvio que existe uma perda de potencia, porém pra mim ficou satisfatorio... o tive que fazer mesmo foi acertar a o parafusa da baixa e alta do carburador, nao tive problemas com a temperatura... mesmo com o carrinho andando em alta direto... temperatura ficou entre 70 a 80 com pico de 110 graus...netnuti escreveu:Revivendo o tópico Falei com alguns pilotos experientes e me garantiram que esse combustível 0% não é bom para automodelos. A questão com certeza não é só desempenho e funcionamento. A maioria dos motores são especificamente projetados para rodar com nitro. Eu rodei com nitro e o motor fica muito quente. Um amigo aqui de Fortaleza comprou um automodelo novo e me disse que derreteu duas bielas usando este combustível. Derreteu mesmo! Enfim, não adianta inventar, mas que o combu é barato isso é, aqui custa R$15 o litro. Desde que comprei meu automodelo ele não está funcionando direito. Nâo consigo regular a lenta e ele anda mal, sem potencia, fraquinho mesmo. Se o motor tem excelente compressão (já testado), então como explicar? Ao contrário disto, o automodelo do meu primo está rodando com 0% muito bem mesmo, mas ninguém sabe a temperatura... Neste fim de semana irei testar com combustível 20% pra saber se pode ser esse o problema. Em todo caso, não volto a usar 0% depois que alguns relatos que ouvi e dicas dos mais experientes. O fato do aeromodelo usar esse combustível pode se dever a que ele recebe grande refrigeração quando voa.
Eu tambem uso Metanol + Oleo p/ Kart e estou muito satisfeito com o desempenho dos meus carros, a vantagem que fica baratinho em comparação dos combustiveis comerciais.dudajunior escreveu:Bom saber disso, eu achei que nem pegasse.
E aí Eduardo, blz? continua rodando nos seus carros com combustivel caseiro sem nitro? tudo certo até agora? Onde vc ta comprando o metanol e o óleo de kart? Qual vela ta usando?
Abraço!
Sim continuo usando normalmente!
Meus motores estão perfeitos, o metanol em compro em farmacias de manipulação e o oleo em compro em casas de lubrificantes. Mas tem que ser oleo 2t com base vegetal, tem pessoas que usam oleo de rícino, aqueles de farmacia.
A diferença é pouca no desempenho, é um pouquinho mais dificil dar a partida quando frio, mas logo que esquenta fica perfeito.
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....