Estou com uma dificuldade em relação a caixa de partida da Duratrax (Kwik Pit) Universal, instalei a bateria de gel (12v 7Amp) conforme o manual, fiz o setup da caixa para o Raze, também conforme o manual, mas os motores estão girando pro lado contrário da rotação do motor, pra normalizar isso precisei ligar a bateria com os polos invertidos na caixa, só assim consegui utilizar a caixa... Agora vem as perguntas...
• Posso danificar os motores da caixa com a polaridade invertida?
• O que posso fazer pra resolver esse problema? ( já que sou um zero à esquerda em elétrica e eletrônica ).
O ideal é utilizar a caixa com as bateria ligada nas polaridades certas, pois pretendo adaptar um aquecedor de velas na caixa mais pra frente.
Ajudem aí galera
Abraço
Editado pela última vez por Edsel em 28 Jul 2009, 12:09, em um total de 1 vez.
tive o mesmo problema com a minha caixa de partida da Venon. E o pior é que usei ela durante muito tempo ligando meu motor girando ao contrário. Só um amigo é que percebeu um dia, após várias tentativas para ligar o motor, que ela girava ao contrário. Inverti os fios que alimentam o motor e o problema foi resolvido. Minha caixa continua funcionando, agora no sentido certo, sem problemas a mais de 10 meses.
Não tem nenhum problema, vai funcionar do mesmo jeito e não danificará nada. (O efeito eletromagnético envolvido funciona bem em qualquer sentido de rotação do eixo do motor da caixa de partida).
Quando você for instalar qualquer outro dispositivo na caixa (aquecedor de vela ou saídas para alimentação de qualquer outra coisa) RESPEITE A POLARIDADE DA BATERIA. Ela é a tua fonte, portanto a referência de polaridade é ela quem dá. O motor é apenas uma carga para ela, não importa como o mesmo está conectado.
pixelman escreveu:Existe um "Jumper" na caixa de partida que você muda de lugar e ele muda o sentido do giro, se for necessario eu posto fotos, é só pedir.
Abraço!
aí Pixel, Coloca fotos aí pra eu normalizar minha caixa aqui
pixelman escreveu:Existe um "Jumper" na caixa de partida que você muda de lugar e ele muda o sentido do giro, se for necessario eu posto fotos, é só pedir.
Abraço!
Abraço
Nossa Edsel desculpa na epoca nao ter postado, realmente nao vi esse teu post.
Segue as fotos:
Repare o cabinho que esta solto na segunda foto, é ele que você deve trocar de conector para inverter a rotação..
Edsel
Eu acabei vendendo o meu RAZE, porque tinha a maior dificuldade de ligá-lo
depois que o motor estava quente via recoil, e com a caixa de partida da Duratrax eu tinha o mesmo problema, os motores não tinham força para girar o motor, somente se afrouxase a vela. Eu usei todos os tipos de baterias, chumbo, NIquel e tambem testei na bateria do carro e o problema persistia, e os dois motores aparentemente funcionam normalmente. Vc passou algum problema parecido com esta caixa de partida ??
eu tenho o mesmo problema - os 2 motores juntos parecem que não tem força para fazer pegar o meu .12. Experimentei ligar só um dos motores da caixa e ele roda com mais velocidade e força do que quando estão os dois motores conectados. No entanto não experimentei tentar fazer pegar meu carro. Fiquei com receio de queimar o motor da caixa de partida. Como os dois motores da caixa de partida estão ligados em série a voltagem de alimentação de cada um deve ser 6 volts. Se ligar direto na bateria de 12 volts e fazer funcionar por algum tempo, creio que irão queimar. Alguém tem uma experiência neste sentido?
valdozende escreveu:Edsel
Eu acabei vendendo o meu RAZE, porque tinha a maior dificuldade de ligá-lo
depois que o motor estava quente via recoil, e com a caixa de partida da Duratrax eu tinha o mesmo problema, os motores não tinham força para girar o motor, somente se afrouxase a vela. Eu usei todos os tipos de baterias, chumbo, NIquel e tambem testei na bateria do carro e o problema persistia, e os dois motores aparentemente funcionam normalmente. Vc passou algum problema parecido com esta caixa de partida ??
Abraços
Valdozende
Tive o mesmo problema que você, bateria de gel 12v sem chance, tentava ligar o motor do carro, mas não tinha força, ai comprei 2 packs de 7,4v acreditando que os 14,4v iriam resolver, triste ilusão... Também nem sinal de vida. Encostei minha caixa de partida e pensei no que podia fazer. Aí que veio a luz da bateria de LiPo... Cara foi tiro e queda rodou o motor frio sem problemas ficou show.
OBS.: Observe sempre se a roda de borracha da caixa não está pegando no chassi, caso contrário nem com 24v tu vai rodar o motor do carrinho.
Abraço!
Abraço
Nossa Edsel desculpa na epoca nao ter postado, realmente nao vi esse teu post.
Segue as fotos:
Repare o cabinho que esta solto na segunda foto, é ele que você deve trocar de conector para inverter a rotação..
Abraço
Não esquenta não pixelman, notei que passou batido, mas não tem problema, fiz a mudança do sentido de rotação mudando os fios de posição, nem me liguei nesse jumper.