Pimpolho escreveu:
DIEGOAREND eu gostaria muito de ouvir mais sobre o posicionamento dos amortecedores influenciar no centro de rolagem, espero que quando o amigo tiver certeza da teoria, a compartilhe conosco.
Agora, qualquer grama, acima ou abaixo do CG influencia na rolagem, (não no centro de rolagem) de um, no caso, modelo, ou não ??
Abç
Amigo Pimpolho.
Com certeza assim que souber repartirei com os amigos a informação........
Agora quanto ao peso eo centro de rolagem. Hoje chassis de fórmula, a exmplo da F1,tem quase todos seus estudos baseados na distribuição de peso. Isto se deve ao que entendo por uma grande razão:
- A distribuição de peso é tão simétrica e balanceada que qualquer alteração de peso influencia no comportamento geral do carro. Aqui ainda soma-se o conceito de baixissimo CG dos carros de hoje, ocasionando que todo balanço de peso e forças encontram-se situados dentro do angulo de ação dos braços de suspensão. É fácil visualizar isto num carro de F1. Já a formação de geometria angular dos braços de um carro de OFF são completamente diferente, pois o CR normalmente está acima da suspensão. CR "dentro" das proporções fisicas da suspensão ficam mais neutros, do que se estiverem acima. É algo parecido com o funcionamento de um pendulo. As forças estão nas extremidades(fazendo um exemplo estrapolado).........
Como os chassis atuais de automodelos cada vez mais buscam esta geometria, é nisto que me baseio. Qualquer força, como força é igual a massaXaceleração, quanto mais baixa melhor..............
O dificil ainda é corrigir as forças vindas dos cabeçotes dos motores. Mas os mais novos também tendem a estar rebaixados e mais gordinhos.....olhe o cabeçote do IDM e do novo sirio XXX..........
Quando me refiro a forças, estou imaginando as peças forçando o carro em direçao contrária de uma curva, por exemplo. Inércia.... Os pesos estando "dentro da suspensão", ficam mais controláveis........Principalmente por que estão "ajudando" o pneu a manter o grip, afinal estão forçando seu contato com o solo........Pesos acima da suspensão estão alterando o CR nesta ora, e não incorporados ao comportamento da suspensão.....
Sempre basiei meus setups nestes conceitos.........espero que os amigos entendam a idéia..porque esta coisa de geometria as vezes dá um nó na cuca........eu até hoje fico cheio de dúvidas quando solucionar um problema de geometria...hahahahahah........
Desculpem fugir do assunto.......angulo de amortecedor....mas achei interessante esmiuçar o "meu conceito de peso" no chassi....pois acho que influi nesta temática.........Digo meu, porque este estudo veio de muito olhometro e imaginação, e alguma leitura, que nem sempre é fácil de entender na teoria......hahahahaha.........
Continuemos o assunto que tá bacana........