Duvida vida util de um motor
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
Duvida vida util de um motor
opa sou novo por aqui e tenho uma duvida qual tempo de vida de um motor em geral ?
- felipe
- Piloto Iniciante

Re: Duvida vida util de um motor
Isso depende muito da maneira com que vc trata o seu motor ... um motor bem cuidado dura em media 1 ano , com um bom rendimento ... para prolongar a vida util do seu motor vc deve começar amaciando o mesmo corretamente ( index.php?name=News&file=article&sid=56 ) nesse link tem algumas dicas ... e dps de corretamente amaciado vc deve sempre mante-lo trabalhando em baixa temperatura ( abaixo de 120º .. mantenha proximo dos 100º ) , bem carburado, e qnd não estiver em uso , ele deve ser bem guardado ... qnd o motor for ficar parado por muito tempo deve-se abrir e limpar o mesmo completamente , aplicando o after run , para evitar a corrosão , etc ...
mad force
A vida útili de um motor depende muito da utilização, e do tipo de motor(qto mais gira, mais cedo acaba) porém pode se dizer que na média uns 03 galões...isso fazendo a manutenção preventiva.
- denis.roschel
- Moderador

colombus escreveu:opa sou novo por aqui e tenho uma duvida qual tempo de vida de um motor em geral ?
Conforme o pessoal falou, a vida util é de mais ou menos 1 ano, ou uns 4 galões...
O que conta muito é a manutenção preventiva...A cada litro e/ou corrida é praxe desmontar o motor para limpar e conferir as folgas...
Mas no outro extremo...Eu já vi gente estourando o motor no amaciamento...coitado...hê hê hê
realmente acontece, assim como durar 05 ou 06 galões tb....hehehe.
de um cara aqui durou 7 galoes e ta reclamando...eheheh
seithan...
seithan...
- thiago486
- Piloto Iniciante

Se eu entendi após uns ~4 galões eu teria que abri-lo e dar um revisada... vcs tem alguma matéria ou dica de onde encontrar para que eu possa aprender a fazer isto?
THIAGO AMANCIO DE CASTRO GODOY
1/10 BUGGY EXCEED-RC HYPER SPEED
Outra pergunta?
após os 4 galões deve-se abrir e revisar e se for caso trocar camisa pistao e biela?
Quantas vezes um motor pode ou aguenta ser retificado? camisa, pistao e biela.
após os 4 galões deve-se abrir e revisar e se for caso trocar camisa pistao e biela?
Quantas vezes um motor pode ou aguenta ser retificado? camisa, pistao e biela.
Sakura Zero S drift / MST xxx-Vip HT
Slash 4x4
Spektrum DX3s + HK 310
Pista: Arena drift park - shopping popular
Slash 4x4
Spektrum DX3s + HK 310
Pista: Arena drift park - shopping popular
é td relativo.
eu abro sempre o meu motor e meço as folgas.
com 4 litros, chutando por baixo, o motor odou mais de 4 horas, é uma quantidade bem razoavel em se tratando deste tipo de motor.
eu gostaria de dizer que geralmente a camisa pistão tem que durar a vida toda, so se troca se danificar eles. o que acontece que fatalmente ocorre o desgaste na biela, a pessoa não troca no tempo certo e isso acaba contribuindo para queimar vela, ou ate mesmo deixa fritar o motor, ai a camisa/pistão não aguenta mesmo...
ou seja, vai muito do operador saber a hora que tem que parar, deixar esfriar e engordar um pouco para não esquentar muito...coisa que sempre vejo nas pistas não acontecer, geralmente ocara vai até o motor apagar por falta, mas na verdade fritou...
seithan...
eu abro sempre o meu motor e meço as folgas.
com 4 litros, chutando por baixo, o motor odou mais de 4 horas, é uma quantidade bem razoavel em se tratando deste tipo de motor.
eu gostaria de dizer que geralmente a camisa pistão tem que durar a vida toda, so se troca se danificar eles. o que acontece que fatalmente ocorre o desgaste na biela, a pessoa não troca no tempo certo e isso acaba contribuindo para queimar vela, ou ate mesmo deixa fritar o motor, ai a camisa/pistão não aguenta mesmo...
ou seja, vai muito do operador saber a hora que tem que parar, deixar esfriar e engordar um pouco para não esquentar muito...coisa que sempre vejo nas pistas não acontecer, geralmente ocara vai até o motor apagar por falta, mas na verdade fritou...
seithan...
Thiago,
Não sou expert não ... mas se vc abrir o seu motor somente no quarto galão ... vc poderá notar que abriu tarde demais ... sempre é bom abrir o motor ... se não sabe ou não tem coragem de fazer ... é bom aprender ...
vc tem que ver se está tudo limpinho por dentro, sem ferrugem nos rolamentos e coisa e tal.
o hobby é isso ai ... 3 premissas
gosto pela coisa + tempo + dinheiro
e eu tenho uma teoria, se vc não tiver as duas primeiras (amor e tempo) vai precisar de mais dinheiro
Não sou expert não ... mas se vc abrir o seu motor somente no quarto galão ... vc poderá notar que abriu tarde demais ... sempre é bom abrir o motor ... se não sabe ou não tem coragem de fazer ... é bom aprender ...
vc tem que ver se está tudo limpinho por dentro, sem ferrugem nos rolamentos e coisa e tal.
e eu tenho uma teoria, se vc não tiver as duas primeiras (amor e tempo) vai precisar de mais dinheiro
Precisa-se : Gandula ágil e paciente ...
- thiago486
- Piloto Iniciante

É por isto mesmo que estou querendo aprender a abrir o motor... vou ver se encontro alguma coisa na net...
E falando nisto eu criei um tópico sobre um teste que estou fazendo de colocar dois cooler para ajudar a esfriar o motor... ainda estou testando... se quiser dá uma olhada e ajuda em idéias será muito bem aceito!
E falando nisto eu criei um tópico sobre um teste que estou fazendo de colocar dois cooler para ajudar a esfriar o motor... ainda estou testando... se quiser dá uma olhada e ajuda em idéias será muito bem aceito!
Esse negócio de por cooler acho que não rola, primeiro que já li por ai que isso pode causar interferencia no seu rádio... outra, pode vir a ser um peso morto no chassi ...
Creio que os furos na bolha já são o suficiente para refrigerar o motor, e não adianta afinar muito o motor e andar dentro de um freezer ... sua temperatura vai estar baixa artificalmente ... mas dentro do motor a lubrificação não será suficiente para evitar o desgaste do motor.
Os feras podem me corrigir se eu estiver falando besteira ... heheeh
Quanto a aprender a desmontar o motor ... acho que não é segredo não.
Que carro vc tem ?? é um pró 12 ??
Creio que os furos na bolha já são o suficiente para refrigerar o motor, e não adianta afinar muito o motor e andar dentro de um freezer ... sua temperatura vai estar baixa artificalmente ... mas dentro do motor a lubrificação não será suficiente para evitar o desgaste do motor.
Os feras podem me corrigir se eu estiver falando besteira ... heheeh
Quanto a aprender a desmontar o motor ... acho que não é segredo não.
Que carro vc tem ?? é um pró 12 ??
Precisa-se : Gandula ágil e paciente ...
m2barreto escreveu:Thiago,
Muito boa esta teoria hehehehhehehehe
- schlickmann
- Piloto Advanced

no link abaixo ensina certinho como desmontar um motor
http://usuarios.lycos.es/koldolo/despie ... -motor.htm
http://usuarios.lycos.es/koldolo/despie ... -motor.htm
- thiago486
- Piloto Iniciante

schlickmann obrigado pelo link!!!!