Na maioria dos esportes a motor de todo o mundo, as primeiras atrações são os carros e a tecnologia por trás deles. Aqui está um carro que não precisa de introdução. Este é um carro que aparentemente desafia a física sob as mãos do seu piloto. Isto não é infomercial, exibição de condução corajosa, ou showmanship. Este é um carro que tem sido absolutamente ofuscado por algo muito maior do que o carro em si - o piloto, Ken Block.
Eu vou ter que admitir que eu não era um fã deste carro antes da oportunidade que me foi dada de clicá-lo. Vendo as coisas mágicas que este carro pode fazer após assistir aos famigerados Gymkhana 1, 2 e a sequência biblicamente épica Top Gear foi ótimo. Mas, tendo crescido vendo os Subarus WRC de Colin McRae ou Richard Burns ou até mesmo os WRC modernos da Citroen de Sebastian Leob, o Subaru de Gymkhana de Ken Block parecia sem alma na comparação.
Mas como eu estava enganado...
O Subaru pode ser impulsionado um motor boxer feito para corridas, mas é neste homem onde o verdadeiro coração, poder, e alma do carro se encontram.
À primeira vista, este carro parece basicamente um Subaru STI 2009 original, rebaixado com algumas rodas e um monte de adesivos colados. Mas a carroceria desse carro está longe, longe de ser original. Fibra de carbono foi usada em todos os lugares possíveis para abaixar o peso do carro. O teto é de fibra de carbono, assim como o capô e as portas. A asa, painel e scoop do capô também são de fibra de carbono! A janela traseira é de lexan. Esse projeto é tão sério quanto parece!
Quando fui chamado pelo Rod para fotografar este carro com Ken Block, eu imediatamente pensei no Mar Salton na parte sudeste da Califórnia. Peço desculpas por uma breve, e potencialmente chata, lição de história sobre o Mar Salton. Então, para vocês que não estão familiarizados com o Mar Salton, o mar costumava ser o destino na Califórnia nas férias no início dos anos 1900. O mar tem três rios que o alimentam constantemente, mas não há saída para a água! Então, ao longo do tempo, o mar se tornou cada vez mais salgado uma vez que a água evaporava e os minerais não tinham pra onde ir. Isso resultou na maioria dos peixes morrerem, e seus corpos lavarem as margens. O cheiro de centenas e centenas de peixes se decompondo permeiam o ar. Assim que o mar se tornou mais salgado, o número de turistas despencou, cidades e negócios foram abandonados. Atualmente, a área do Mar Salton é um mero esqueleto do que era antes. Casas, cafés e postos de combustíveis enferrujados circundam a área. E assim o pensamento do Mar Salton como um local para fotografar este carro e Ken parecia uma aposta perfeita - e realmente, foi
Aqui temos Ken fazendo o que ele mais ama ao longo da costa do mar.
O clima durante o dia da sessão de fotos estava em cerca de 42 graus Celsius com uma umidade de 45%. Imagine estar nessas temperaturas quando você está vestindo um terno completo! Mas quão legal e calmo Sr. Block parece sentado no seu carro com esse traje e essas tonalidades...
Os para lamas largos do STI acomodam um par de Volk TE37 personalizadas. Eu amo as faixas amarelas marca-texto...
Bad-ass puro
Aqui temos Ken fazendo o que ele mais ama – de novo. E sim, o terno dele ficou cheio de areia!
Eu simplesmente amo como a carroceria exterior do carro parece original. Sem precisar de fanfarrices ou bodykits alargados. A identidade corporativa espalhafatosa, mas bem desenhada, finaliza o serviço de adicionar um drama visual.
Este é um motor de corrida SR5 2.6L construído e acertado pela Crawford Performance. Empurra aproximadamente 650hp para as quatro rodas! Os tubos de amarelo néon melhoram a qualidade estética do, não tão bonito, motor boxer.
O cubículo do Ken Block é simples, moderno, e definitivamente projetado para máxima produtividade! Você precisa dos melhores recursos do escritório quando se está balançando lateralmente a maior parte do tempo. Ele senta em sua mesa com um par personalizado de bancos Recaro (carbon kevlar), e é complementado por um par de cintos Willians. O computador no seu cubículo não é um Dell ou um HP, mas sim uma Motech M800 com visor digital!
O cubículo do Ken Block.
Como eu disse anteriormente, não gostava desse carro antes. Mas conforme fui tirando mais e mais fotos do carro, percebi que ele é um carro realmente legal. A identidade corporativa na-sua-cara foi minha broxada inicial, mas se você de alguma maneira conseguir ignorá-la e somente olhá-la de um ponto de vista estético, é fantástica. O esquema de cores do branco, preto, e o amarelo marca-texto é um belo lembrete de outro grande carro de corrida, o BrawnGP 2009 da Fórmula1.
A Salton Mar é realmente um terreno baldio estéril. Faz-me lembrar muito do mundo pós-apocalíptico do game Fallout.
O Mar Salton é dolorosamente quente durante o dia, mas assim que o sol se escondeu atrás das montanhas, a temperatura começou a cair vagarosamente, e as cores da tarde começaram a aparecer. Depois de um dia sob o sol, com o cheiro de podridão, e moscas ao seu redor em todo movimento, o mar mostrou sua beleza – assim como o Subaru do Ken Block.
O carro de gymkhana do Ken Block e seu carro gêmeo de rally definitivamente entrarão pra história dos esportes a motor como uma grandiosidade de todos os tempos. Será que vai ser lembrado calorosamente como o Lancia Stratos, Ford RS200, o Impreza 555 de rally, ou os monstros do Grupo-B? Pode ser que sim e pode ser que não. Mas até o momento, estes são um carro e um piloto que se lançaram além dos 15 minutos de fama e diretamente para o estrelato.
-Linhbergh Nguyen
Completa lista de especificações:
Construído pela equipe Crawford / Skunkworks
Motor / Cofre:
- CP SR5 2.65L race engine
- CP billet 84mm stroker crankshaft
- Pauter billet Long rods, CP spec
- J/E forged pistons, CP spec
- Subaru “Gold” STI rod bearings
- Subaru STI main bearings
- Subaru STI piston rings
- Subaru STI head gaskets