Meu primeiro Automodelo ( FW 05T )- Várias dúvidas !!

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

romulao

Meu primeiro Automodelo ( FW 05T )- Várias dúvidas !!

Mensagem por romulao »

Opa pessoal, começei a pouco tempo no automodelismo e começei pegando um FW 05 t. Bom algumas dúvidas vamos lá.

JÁ FIZ O AMACIAMENTO ( o carro tem pistão e camisa novos )

1- O carro está sem arrancada, sei que pode ser alguma regulagem de agulha, a fumaça está saindo quase transparente.

2- Ao que tudo indica, o roda traseira direita está sem tração, o que pode ser ? Ela chega a girar, mas depois que todas já estão em giro alto.

3- O carro está freiando muito devagar, ou seja, depois que começo a freiar o carro demora muito a parar, mesmo estando em baia velocidade.

* TUDO ISSO FOI FEITO ESTANDO COM UM FAZER SUPER BEM REGULADO AO LADO ( TIVE ELE COMO PADRÃO DE COMPARAÇÃO )*

[]´S.
CYCLONE S Fulll UPs

Savage X Extended
VictorYuri
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Re: Meu primeiro Automodelo ( FW 05T )- Várias dúvidas !!

Mensagem por VictorYuri »

1-Se ee estiver bem regulado em alta e com a arrancada ruim vc pode afinar(fechar) a agulha de alta 1/8 até achar uma arrancada boa,arrancando bem e chegando bem até a velocidade final(fumaçando até o fim da reta) você faz o seguinte teste,dê umas 3 voltas na pista ou onde você anda,acelerando forte,no fim da terceira volta acelere forte e pare ele perto de você e escute com atenção o motor,se ele cair logo para baixa rotação e se manter provavelmente está bem regulado,se chegar gritando demorar para cair o giro ou até morrer vc afinou demais,engorde um pouco e repita o teste,se chegar perto de voce,cair o giro imediatamente e morrer está muito gordo,afine um pouco e repita o teste.
Sempre verificando a temperatura.
Verifique também o estado da embreagem se não esta muito suja ou muito gasta.
E leia as materias e topicos do forum sobre acerto e regulagem...vai te ajudar bastante.

2- Verifique se não perdeu o dogbone da roda,se ele estiver lá verifique se a roda não está muito apertada chegando a tocar na "manga"gerando atrito e travando a roda,as vezes acontece,o sextavado pode ter desgaste e fica pequeno deixando a roda travada.
Se não for isso desmonte a parte traseira do carro e verifique todas as partes,pode ser um rolamento estourado ou muito sujo,alguma peça com atrito ou até mesmo alguma coisa com o diferencial.

3- Verifique se o disco não esta muito sujo de oleo,o estado das pastilhas.
Depois verifique a linkagem do freio,se o servo está instalado corretamente e o aperto das pastilhas.
Voce pode apertar um pouco aquela pecinha q tem no fim do ferrinho que ciona o freio,é só rosquear mais ela,pode também aproximar mais as pastinhas do disco e pode acertar corretamente a posição do servo para ele freiar corretamente.

Mesmo assim não conseguindo resolver dê uma pesquisada pelo forum,tem alguns topicos com perguntas similares as suas.

boa sorte e abraços
romulao

Mensagem por romulao »

Opa Vítor, obrigado pelas respostas.

Seguinte, hoje pela manhã andei bastante com o FW, e depois que o segundo galão terminou e que fui olhar o carro como estava e descobri algumas coisas.

1 - Com o acelerador na posição NEUTRO e depois começando a acelerar no controle a peça que puxa o acelerador está com muita folga, ou seja, ela se meche um pouco antes de começar a puxar o ferrinho que acelera o carro, por isso sentia o carro acelerando bem depois que eu começava a acelerar no controle ( isso eu acho que consigo ajustar ).

2 - Depois do uso, o carro está ficando muito sujo de óleo no motor, na suspensão traseira direita, no assoalho, é normal isso ou está vazando por algum lugar?

3 - a roda parece sim que está prendendo em algum lugar na suspensão, mas o que me encuca é que o braço que faz girar a roda tb fica parando ( pois a roda está prendendo ), será que pode ser alguma engrenagem ou o braço/roda ficando meio preso é normal de não girar? Se tivese quebrado algo não teria ficado sem tração na parte traseira toda ??

Sei que são perguntas de uma pessoa inexperiente, mas é assim que vamos aprendendo.

grato.
CYCLONE S Fulll UPs

Savage X Extended
rasta_man
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rasta_man »

romulao escreveu:2 - Depois do uso, o carro está ficando muito sujo de óleo no motor, na suspensão traseira direita, no assoalho, é normal isso ou está vazando por algum lugar?

Bem vindo ao grupo dos que possuem um FW com vazamento! hehe
Dá uma olhada nesse tópico: /viewtopic.php?t=14047&start=0

romulao escreveu:3 - a roda parece sim que está prendendo em algum lugar na suspensão, mas o que me encuca é que o braço que faz girar a roda tb fica parando ( pois a roda está prendendo ), será que pode ser alguma engrenagem ou o braço/roda ficando meio preso é normal de não girar? Se tivese quebrado algo não teria ficado sem tração na parte traseira toda ??

Posso estar enganado, mas não será algum problema no diferencial?
Quando você gira a roda com a mão ela gira normalmente?

Abraço!
rioferraz
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por rioferraz »

rasta_man escreveu:Bem vindo ao grupo dos que possuem um FW com vazamento! hehe
Dá uma olhada nesse tópico: /viewtopic.php?t=14047&start=0

Posso estar enganado, mas não será algum problema no diferencial?
Quando você gira a roda com a mão ela gira normalmente?

Abraço!

Então rasta_man, já começei a ler este link, vou tirar umas fotos e postar como fica depois do uso, mas eu acho que pelo menos no meu FW05 é muita sujeira para ser normal. Amanhã vou pela primeira vez em uma pista eu com o FW e meu irmão com o Fazer dele. Iremos fazer amigos e aprender mais sobre tudo isso, recebr dicas etc. Verei se é normal essa sujeira toda ou não, e ver se o desempenho do meu está normal, pois não consigo fazer "zerinho" com o meu FW, parece que ele não tem força, não sei se pode ser compressão baixa ou até mesmo a talvez falta de tração na roda direita traseira.

Falando em roda, como você mencionou, para fazê-la girar, tenho que fazer uma força maior nela comparada com as outras, não sei se pode ser problema no diferencial o que parece mesmo é que ela está agarrando quando acelero forte ela vai que vai, amanhã devo ver isso, só não ví hoje pq minha filha chegou e ela tem medo dos carrinhos ( tem 2 aninhos ela hahahha).

EDIT: Sem querer postei pela conta do meu irmão, mas quem escreveu fui eu ( ROMULAO )..
MineirO
romulao

Mensagem por romulao »

Amigos, estou fazendo uma revisão geral no FW 05t, e estou com umas dúvidas.

A primeira é a seguinte, fui soltar a pipa e reparei que o parafuso que prende o arame ao plate ( ou chassi ) está sem cabeça, andei alguns tanques sem reparar um perigo isso. Onde conpro somente esse arame mais a peçinha que prende o arame no chassi ??

Segundo, vou abrir o diferencial traseiro para ver se existe alguma engrenagem comida ou quebrada e tb verificar se está tudo ok, o que usar pra lubrificar, silicone, graxa ??

Devo usar o carro só em finais de semana e feriados,ou seja, ficará parado por 5 dias, depois de usar ele, o que devo fazer de manutenção ? abrir motor pra lubrificar? mais alguma coisa ?

[]´s.
CYCLONE S Fulll UPs

Savage X Extended
Wolf
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Wolf »

Esse arame é facil vc fazer com um clips daqueles de prender papel tem em disversas espessuras e uma delas deve adequar a necessidade bastando apenas dobrar e cortar no tamanho certo. Tbm pode pode usar a propria chave telep que prendia o arame no chassis desde que vc tenha uma reserva ou um parafuso cabeça fenda para substituir o prafuso telep.
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
rasta_man
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rasta_man »

romulao escreveu:Amigos, estou fazendo uma revisão geral no FW 05t, e estou com umas dúvidas.

A primeira é a seguinte, fui soltar a pipa e reparei que o parafuso que prende o arame ao plate ( ou chassi ) está sem cabeça, andei alguns tanques sem reparar um perigo isso. Onde conpro somente esse arame mais a peçinha que prende o arame no chassi ??

Segundo, vou abrir o diferencial traseiro para ver se existe alguma engrenagem comida ou quebrada e tb verificar se está tudo ok, o que usar pra lubrificar, silicone, graxa ??

Devo usar o carro só em finais de semana e feriados,ou seja, ficará parado por 5 dias, depois de usar ele, o que devo fazer de manutenção ? abrir motor pra lubrificar? mais alguma coisa ?

[]´s.

1 - Não sei se vc vai encontrar isso novo pra vender separado, mas é questao de entrar em contato com as lojas, pode ser que na Big Field vc encontre.

2 - Eu uso graxa grafitada. Dica: É interessante colar uma fita adesiva para tampar o buraco que tem em baixo do diferencial, assim nao entra sujeira.

3 - Nesse caso utilise apenas o after run, mas é interessante abrir e limpar a cada 45 dias...
romulao

Mensagem por romulao »

rasta_man escreveu:1 - Não sei se vc vai encontrar isso novo pra vender separado, mas é questao de entrar em contato com as lojas, pode ser que na Big Field vc encontre.

2 - Eu uso graxa grafitada. Dica: É interessante colar uma fita adesiva para tampar o buraco que tem em baixo do diferencial, assim nao entra sujeira.

3 - Nesse caso utilise apenas o after run, mas é interessante abrir e limpar a cada 45 dias...

1 - consegui achar, custa 30 reais o suporte da pipa. Mas o que achei mais interessante é que nas pistas o pessoal faz o próprio suporte usando aramado rígido, ou usa o próprio arame do suporte e fixa com parafuso e arruela de presão.

2 - OK, entendido.

3 - OK, li uma dica de SUPERLUB ( se ficar parado por 2 semanas ou 3 no máximo ), mas se ficar mais de 1 mês parado tem que ser AFTER RUN mesmo.
CYCLONE S Fulll UPs

Savage X Extended
Genis
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Genis »

romulao escreveu:Amigos, estou fazendo uma revisão geral no FW 05t, e estou com umas dúvidas.

[]´s.

Olá tudo bem, vc pode usar um raio de bicicleta, serve perfeitamente, é só vc cortar e dobrar com um alicate o tamanho e formato desejado.O parafuso terá que comprar em uma casa de hobby.
No Dif. externo eu uso graxa e no interno uso Silicone R/C Pilot 5.000 atrás e 80.000 na frente, mas isso vc faz conforme a pista e seu estilo de pilotagem.

OBS: O FW-06 não vem com Dif. na frente, ele vem blocado.
Wolf
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Wolf »

O parafuso que prende o arame da pipa ao chassis é telep mas como fica dificil usar a chave telep pois não é possivel fazer o aperto sem tirar o tanque de combustível, a opção é colocar um parafuso de cabeça para apertar com chave de fenda ou philips.
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
romulao

Mensagem por romulao »

Genis escreveu:Olá tudo bem, vc pode usar um raio de bicicleta, serve perfeitamente, é só vc cortar e dobrar com um alicate o tamanho e formato desejado.O parafuso terá que comprar em uma casa de hobby.
No Dif. externo eu uso graxa e no interno uso Silicone R/C Pilot 5.000 atrás e 80.000 na frente, mas isso vc faz conforme a pista e seu estilo de pilotagem.

OBS: O FW-06 não vem com Dif. na frente, ele vem blocado.

Antes de tudo obrigado pela resposta. Então, foi isso mesmo que eu li, raio de bicicleta.
Sobre a lubrificação, eu usarei o carro em algumas pistas, mas não para competir apenas hobby.

Aproveitando sua deixa, eu leio de vez em quando a galera dizendo que tem o diferencial blocado o que seria isso? O meu na verdade é um FW05 t, e devo fazer alguns ups nele.
Editado pela última vez por romulao em 05 Out 2009, 22:11, em um total de 1 vez.
CYCLONE S Fulll UPs

Savage X Extended
romulao

Mensagem por romulao »

Wolf escreveu:Esse arame é facil vc fazer com um clips daqueles de prender papel tem em disversas espessuras e uma delas deve adequar a necessidade bastando apenas dobrar e cortar no tamanho certo. Tbm pode pode usar a propria chave telep que prendia o arame no chassis desde que vc tenha uma reserva ou um parafuso cabeça fenda para substituir o prafuso telep.

Perfeita essa solução tb. Eu vou postar fotos do que eu fizer ainda essa semana e postarei aqui.

O parafuso que prende o arame da pipa ao chassis é telep mas como fica dificil usar a chave telep pois não é possivel fazer o aperto sem tirar o tanque de combustível, a opção é colocar um parafuso de cabeça para apertar com chave de fenda ou philips.

Foi isso que eu imaginei fazer, vai dar certo sim, talvez eu use o próprio ferrinho que já tem, apenas substituindo a peçinha por um parafuso.
CYCLONE S Fulll UPs

Savage X Extended
Genis
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Genis »

Compare na foto, na parte de baixo dela(dif.trazeiro) tem dentro da caixa do diferencial umas engrenagens, no entanto na parte de cima da foto(Dif. dianteiro) essas engrenagens não existem, sendo todas elas substituídas por uma única peça "a circulada em vermelho",essa peça faz com que o dif. fique inteiramente blocado, sendo assim vc pode montar na dianteira um conjunto de engrenagens identico ao da traseira e utilizar o silicone. Ao fazer essa subtituição vc fará com que o seu fw tenha um melhor controle de tração, isso claro conforme o silicone utilizado. Entendeu ?
Anexos
figura1_134.jpg
figura1_134.jpg (68.93 KiB) Exibido 927 vezes
romulao

Mensagem por romulao »

Genis, perdi o medo e meti a mão na massa. Achava que iria ser muito difício, mas foi mole demais fazer a manutenção do diferencial traseiro.

Bom, o diferencial estava em perfeito estado, nenhum sinal de desgaste ou dente quebrado. Apartir daí fui eliminando os possíveis causadores da roda traseira ficar "meio presa/pesada" até que achei a culpada, uma roldana que está travando muito, joguei desingripante nela e depois limpei com gasolina, depois joguei uma graxinha nela, mas mesmo assim ela ainda está pesada, parece que tem areia dentro pois ela fica rangindo e travando, então decidi trocá-la.

Coloquei um pouco de graxa no diferencial e ficou um pouco pesado, vou ver se depois de andar um pouco fica mais leve.

O suporte da pipa ficou perfeito, fiz um circulo com alicate de bico na ponta da haste original e fixei com parafuso + porca com arruela de pressão, pronto outro serviço feito.

Agora outras dúvidas:

As rodas da frente estão com cambagem negativa e também divergência ( ou Toe-Out ). A cambagem é fácil de acertar, mas a divergência eu não sei como acertar, não achei regulagem para isso, então como fazer?
As traseiras estão com convergência, fácil de resolver tb.

[]s.
Anexos
eixo.jpg
eixo.jpg (25.22 KiB) Exibido 908 vezes
CYCLONE S Fulll UPs

Savage X Extended
Responder

Voltar para “Motor”