vazamento pelo eixo do vira

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

su3zero
Piloto Master
Piloto Master

Re: vazamento pelo eixo do vira

Mensagem por su3zero »

eu botei um rolamento com selos de metal OS, diminuiu muitoooo mas nao parou...

tem um rolamento com as mesmas medidas da marca RB, só q tem selo de silicone.... talvez possa ser uma solução
Gustavo Pereira
www.rbracing.com.br
Imagem
Imagem
lucasand
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por lucasand »

poxa su3zero, ainda bem que voce voltou neste assunto.Eu estava lendo deis do começo o topico e em algum ponto alguem disse que trocar os rolamentos originais ( de metal) por outros com selo de borracha ajuda, bom vamos la.
pelo o que eu sei, posso estar errado, mais de qualquer maneira e bom postar aqui( se estiver me corrijam).Como este rolamento é o que atinge as maiores rotaçaos e quando se acelera o carro a tendencia do motor é ser "empurrado" para longe da coroa,(é claro que o motor nao se move pois esta preso no carro), logo toda esta força dele ser empurrado é distribuida entre 6 rolamentos e 3 principalmente. Sao estes: os 2 do diferencial central, os 2 do sino e os 2 do motor. os 3 principais sao: primeiramente os 2 do sino, por terem uma rotaçao alta quando se acelera e por serem pequenos, e este da frente do motor por ter uma rotaçao bem alta.Por isso sempre pensei que a maioria dos motores e sinos vem com de selagem de metal, pois mesmo vasando um pouco de oleo é vantajoso vendo que se aumenta o tempo de uso do rolamento perdendo pouca potencia. No caso dos motores mais proficionais é prefirivel ter que trocar o rolamento mais vezes e ter 0% de oleo vasando, uma vez que nas competiçaoes cada pouquinho de potencia que se ganha é importanticimo!!
REPITO, se estiver errado, por favor me corrijam!!!
ateh mais. xau.
tionono
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por tionono »

rasta_man escreveu:
Bem, vou desenterrar o tópico aqui...
Meu FW06 desde zero km tem eesse vazamento, que é um pé no saco,
pois gruda sujeira ali e pra limpar é uma M, tem que tirar o motor e o plate do rádio...
Perde-se muito tempo com isso!
Alguém achou uma solução definitiva?

[]´s

Amigos e companheiros de Hobby, boa noite!

Realmente é UM SACO motor com vazamentos.
Para quem não sabe, tenho os rolamentos da Boca Bearing.
Basicamente compro para meu uso.
São poucos os rolamentos que tenho e este é um deles.
Como compro tudo com impostos e taxas, o preço não é
dos mais convidativos.
O único inconveniente destes rolamentos que evitam vazamento é
que eles devem ser amaciados.
Você liga o motor e anda somente "passeando", quase sem acelerar
o automodelo por uns dois tanques.
Após isto, o uso é normal.
O rolamento pequeno dos GXR15 é este

http://www.bocabearings.com/main1.aspx?p=product&id=4087&n=MR697-2RU_TH9/C3

Como vantagem suplementar, o separador das esferas não é de metal,
como o separador original vagabundo.
É de poliamida.

Vendo colocado por R$49,00. (Mais transporte).

Tenho também o http://www.bocabearings.com/main1.aspx?p=product&id=11038&n=MX6801E-T46/C3_#3_AF2
que é o rolamento interno com separador de poliamida.
Vendo colocado por R$79,00. (Mais transporte).

Deve vir somente o bloco do motor, já limpo.

Era isto.

Espero ter contribuído.

Tio Nonô RC.
+==============================================+

| Não adianta ter o martelo.
| O importante é saber onde e como martelar!!
| ©By Nonô
+==============================================+
_ Cada geração se considera mais inteligente do que a anterior e mais sábia do que a próxima!
"No ano de meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem."
- Gabriel García Márquez, Memória de Minhas Putas
su3zero
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por su3zero »

o preço do site não é caro nao... se ele realmente para o vazamento, vale muito apena
Gustavo Pereira
www.rbracing.com.br
Imagem
Imagem
luizcarniel
Piloto
Piloto

Mensagem por luizcarniel »

Eu troquei os rolamentos do TRX por novos, originais, e o carro continuou vazando !! revirei e descobri q o eixo do vira já n estava mais na medida tb, troquei o vb, e o carro simplismente mudou, ta andando "mais doque quando o motor era novo" !! muito bom...
rasta_man
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rasta_man »

Bem, acabei de fechar com o tionono o rolamento da frente, agora é esperar chegar, instalar, amaciar e testar! :)
rioferraz
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por rioferraz »

É rasta_man, como comentado no outro tópico, eu tb sou um que percebi muita sujeira por todo motor do meu FW 05, chegando ficar molhado no recoil ( assim que se escreve ? ), sem contar a suspensão traseira direita toda melada, o plate na parte de baixo tb fica muito sujo etc. Eu acho que isso não é normal, por algum lugar deve estar vazando muito.

Enfim, vou correr atrás e descobrir, e depois dos seus resultados não esqueça de postar.
MineirO
Cybernet

Mensagem por Cybernet »

rasta_man escreveu:Bem, acabei de fechar com o tionono o rolamento da frente, agora é esperar chegar, instalar, amaciar e testar! :)

rasta_man já instalou o rolamento ? Resolveu a parada ?

Aqui no meu FW-06 com uns dias de uso parece que jogaram m.... no ventilador, fica tudo cheio de óleo até o recoil e fica difícil para identificar o local exato do vazamento, no carro tem realmente uma faixa de óleo abaixo do eixo do vira que vai até a ponta do servo da direção.

abçs
rasta_man
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rasta_man »

Cybernet escreveu:
rasta_man escreveu:Bem, acabei de fechar com o tionono o rolamento da frente, agora é esperar chegar, instalar, amaciar e testar! :)

rasta_man já instalou o rolamento ? Resolveu a parada ?

Aqui no meu FW-06 com uns dias de uso parece que jogaram m.... no ventilador, fica tudo cheio de óleo até o recoil e fica difícil para identificar o local exato do vazamento, no carro tem realmente uma faixa de óleo abaixo do eixo do vira que vai até a ponta do servo da direção.

abçs

Instalei sim!
Rodei quase meio galão no feriadão e posso dizer que o vazamento diminuiu BASTANTE, agora é um vazamento até que aceitável, porém não parou...
Descobri que o vazamento que ficou nao é pelo rolamento, mas sim onde o rolamento fica encaixado, o bloco do GXR15 que veio no meu fw não está com vedação perfeita. Até me foi sugerido utilizar cola para fazer a vedação entre o bloco e o rolamento, não é aquele silicone vermelho de juntas, é cola mesmo (e parece que a cola tbm é vermelha), mas fiquei com medo de colar e o rolamento nao sair caso seja necessário trocá-lo...

Vale lembrar que o vazamento que tinha no motor do meu fw era algo absurdo, com dois tanques rodados o carro já ficava toodo sujo, era oleo pra todo lado... o teu parece que nao está vazando tanto, pois vc só percede a sujeira depois de alguns dias de uso..
Cybernet

Mensagem por Cybernet »

Não brother, me expressei mal, começa a vazar assim que liga o motor a questão é que em 2 dias já tá tudo sujão entende, tirei o carburador e o recoil e coloquei um pouco de combustivel dentro do motor, girei o volante com a mão e vi que realmente o vazamento é no rolamento dianteiro e no eixo do vira onde vai o recoil tambem vaza, agora não sei , talvez troque o rolamento como voce, mas tentei soltar o volante e aquela porca não sai nem a pau... hehe..
Cybernet

Mensagem por Cybernet »

Consegui resolver o problema de forma provisória colocando rolamento com selo de metal, não deixou de vazar mas diminuiu bastante o esguicho de óleo, agora posso andar com o carro sem me preocupar em ter que desmontar tudo no dia seguinte para limpar, mas ainda acho que o ideal são aqueles do Tio Nono.
Editado pela última vez por Cybernet em 29 Out 2009, 07:27, em um total de 1 vez.
PlugRC
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por PlugRC »

Posso garantir: O separador das esferas do rolamento interno do TRX3.3 não é metálico.

Quando troquei os rolamentos da Revo, a titulo de manutenção apenas, tirei os usados e coloquei de molho no querosene, pra dar uma limpada. Logo depois quando peguei o rolamento interno e começei e mexer ele abriu e se desmontou, daí vi que o separador não é de metal, é tipo uma borracha/plástico.

Agora acredito que este tbm seja de poliamida como o Tionono falou...
Traxxas Revo 3.3 Platinun Project / Kyosho DBX
JC Illuzion / Kyosho Original Bodyes