marsan29 escreveu:rodrigomoschetto escreveu:marsan29 escreveu:Rodrigão
Com as fotos agora entendi melhor. No meu caso não tinha folga estava tudo bem justinho.
- Já adiantei a mudança de marcha (tanto que até minha mulher comentou que o carro está menos potente – hahahahaha), mesmo assim já marcou. Minha preocupação é com o tempo que o motor fica no giro máximo da segunda...
- Com relação a seu comentário que o conjunto adianta, devido as marcas no batente, tenho outra opinião. A engrenagem deveria ser alguns milímetros mais larga para que o engate pegue mais no meio do batente. Pode concluir isso na montagem da próxima engrenagem. Force com a mão e verá que o ponto em que o engate bate é ali mesmo, do meio da engrenagem para fora. Outra falsa ilusão que a engrenagem vai para frente, na minha opinião, são as marcas nos dentinhos que você falou, veja que eles estão marcados exatamente onde o engate bate no batente interno torcendo (deformando) a engrenagem. Poderá concluir que a engrenagem fica torcida quando for ajustar a folga. Quando nova ela fica justinha, quando usada ela fica empenada e em 80% dela a folga fica boa e 20% ela força o pinhão (Sintoma de engrenagem torcida).
- Com relação a colocar um parafuso do outro lado acho que não dá certo devido aquele ressalta ser para balancear a engrenagem.
Conclusão, o material da engrenagem (2ª) é fraco para seu fim (minha opinião)
Em resumo, acredito que temos que partir para uma engrenagem de outro material, pois a original é muito fraca. O que mais me aflige de fazer uma de metal é o preço que pode ser cobrado para confeccionar uma peças deste tipo (temos que fazer pelo menos a da 2ª, a 1ª não precisa).
Entendi, agora vc disse uma coisa que eu tinha esquecido. Realmente a engrenagem se deforma mesmo no lugar onde tem o batente. E concordo tb que o material eh muito fraco mesmo.
Agora, qto ao parafuso a ser colocado como trava, isso foi feito por um mecânico no cambio de um amigo. Bom, até hj não deu mais problema.
Será que, com o parafuso, a engrenagem vai se deformar eh claro, mas a força durante o engate será exercida nas duas extremidades, não forçando somente uma extremidade da peça?
Bom, de qualquer maneira vou experimentar, quem sabe dura um pouco mais...rsrsrsrs
Qto a fazer uma peça de metal, acredito que o preço seja o de menos. só pelo fato de durar mais, já vale a pena.
Legal, quando fizer a adaptação do parafuso, poste uma foto para eu ver, por favor.
marsan29, terça-feira eu comprei 2 conjuntos de engrenagens (IG110B).
No momento eu ainda não vou fazer o teste colocando o parafuso na coroa. Vou deixar pra fazer esse teste caso de problema novamente.
O que eu fiz agora, foi calçar o conjunto com mais uma arruela na frente da coroa da primeira marcha, eliminar o prendedorzinho de plástico por um pino de aço (presilha de bolha) e adiantar a troca de marcha, tudo como eu havia dito anteriormente.
Todo conjunto ficou muito justo, inclusive a posição do pinhão com a coroa tb deixei bem justo com uma folguinha mínima, só pra não ficar preso, lógicamente usando trava roscas nos parafusos.
Resultado:
- Ontem (quarta-feira) usei 3 tanques com o motor com regulagem ótima e nem sequer marcou algum dente. Ou seja, o conjunto está intácto.
Depois dos 3 tanques, voltei pra casa e verifiquei todas as folgas e não constei nenhum sinal de deformação ou jogo entre as engrenagens ou o pinhão.
Graças a Deus! Foram 3 tanques bem rodados com altissimo desempenho.
Veja as fotos depois de pronto.
Talvez, com o tempo de uso será necessário calçar mais, pois, com o desgaste, é normal o conjunto ir criando folgas automaticamente.
Aqui tb, apesar de bem ajustado, com o tempo de uso e desgaste, futuramente, talvez será necessário fazer novos ajustes.
O parafusinho na coroa, por enquanto ainda não foi necessário. Vamos ver até onde essa aguenta.
Reajuste novamente seu cambio, e tente novamente.
Caso corra tudo bem, sempre verifique tudo e faça os reajustes necessários.
Boa sorte a todos!
Rodrigo P. Moschetto