Como descobrir a velocidade do seu carro

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

pedrinhof
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagem por pedrinhof »

aprendi esta formasbimestre passado....é facinho de fazer se até eu tirei 8 na média...
marcusfermino

Mensagem por marcusfermino »

Fabio.Vieira escreveu:Pessoal,

A formula é muito interessante, mas para quem tem rádio com telemetria é só tirar o radiano da roda e mudar para que o radio messa em KM/H.

Simples.
Abços.

Mas no caso de usar a telemetria do controle, onde que fica o sensor de rotação? na roda?, porque se não for lá e sim no motor, seria necessário além do raio do pneu, as possíveis reduções do cambio.
spinella

Mensagem por spinella »

Não dá para fazer com velocimetro de bicicleta???
Lá fica armazenado a velocidade máxima atingida...seria só grudar o velocimetro no carro, o imã na rodinha e depois ver o valor armazenado na memória. Só teria que fazer alguma relação com o diâmetro da roda do carrinho, já que há uma diferença enorme no tamanho do aro. Parece que nos velocimetros vc consegue mudar essa relação.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

E pra onde vai o balanceamento da roda depois de vc colcar o imã nela?
Bakker
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Bakker »

Pega um radar e mede!! :D
gutinkkk
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por gutinkkk »

Eu ja vi gente pegando um carro de verdade e o passageiro ir acompanhando o automodelo para ver a velocidade.

Só cuidado pra nao atropela o RC ¬¬
Mustang Rulez ~ Eleanor
Vancooler
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Vancooler »

Eu calculo a velocidade dos meus elétricos por esse site: http://www.gearchart.com/index.cfm?fuse ... art.create
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Tem um jeito super simples.

Faça 2 marcas na pista onde vc conhece a distância, com trena.
Passe correndo pelas 2 marcas e use um cronômetro para marcar o tempo.

Daí, chama um dos garotos ou garotas que estejam na platéia e pede pra ele calcular com as fórmulas de matemática do colegial!!! Hhahhahahahhahaha

Só não garanto precisão e erros de cálculo! ehehehehhhe
EduardoNX4
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por EduardoNX4 »

Use GPS

É so usar um GPS que registre a velocidade.

E so prender no carrinho de forma segura e arrumar uma retona boa e acelerar.

No Youtube ja vi muita gente fazendo isso, em Nauti, Auto e até Aero.

A vantagem que o GPS não mente, é velocidade real mesmo.
Editado pela última vez por EduardoNX4 em 29 Mar 2010, 09:50, em um total de 1 vez.
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....
lucasaf
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por lucasaf »

Problema eh que nem todos os GPS registram velocidade...eu por exemplo tenho um TOMTOM ONE e nao registra....
Quanto a medir com cronometro...seria interessante....usar fisica pra medir...
Sabendo que

V = E / T

V = Velocidade
E = Espaco
T = Tempo

Eh interessante porem ninguem vai ficar com um papel, uma caneta e um cronometro na rua...fazendo calculo de velocidade :D
Acho que sei la...eu nao sei ate hj a velocidade top dos meus carros....tentei o lance com o gps mas nao achei no meu tomtom.....
--
Imagem
Lucas Francisco
EduardoNX4
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por EduardoNX4 »

Todos que eu ja vi usando GPS.

Um colega meu usou GPS Garmin Etrex, so não me lenbro o modelo exato do aparelho. Só sei qie ele marca e registra a maxima.
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por erosenninspp »

Pra quem ta na rua a melhor mesmo é de demarcar um trecho de reta e medir e cronometrar depois faz o calculo da velocidade media.
Mais facil mais rapido e sem por em risco outros equipamentos.....
Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................
marcpc4
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por marcpc4 »

Um amigos meu também usou um gps, marcou a velocidade, mas também deu uma capotada com a revo que por sorte não quebrou o GPS.

Até

Márcio
"JOSELITO SEM NOÇÃO"
Cacá
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Cacá »

Pessoal,

As melhores formas de se medir a velocidade do seu automodelo sao:

A) GPS:
Quanto menor o aparelho melhor, pois não vai agregar peso no modelo e vc poderá prende-lo em qualquer parte (segura) do RC.
Pesquisei bastante e comprei o menor e mais básico (atualmente) modelo da Garmin, o Foretrex 301 (Preço anunciado no varejo: USD 150,00 - Nos EUA). Ele tem funções básicas de um GPS para tracking. No modelismo nao vamos utilizar nada alem da velocidade máxima, media e distancia percorrida (isso se utilizarmos tudo isso). Devem existir outros modelos menores, mas preferi comprar um de uma marca confiavel. Esse modelo eh ótimo e eu recomendo.
1- Vantagens: Pequeno e leve (87 gramas). Eh so prender no carro e pilota-lo. Foco 100% na pilotagem.
Depois das passagens recolhesse o modelo e se faz a leitura dos dados. Tudo fica registrado no aparelho. Mais recomendado para o uso em RCs maiores, escala 1/10 para cima.
2- Desvantagens: Em caso de acidente, o aparelho poderá ser danificado. Assim, recomendo um estojo pequeno acolchoado, do tamanho do aparelho para evitar maiores danos ao GPS se o RC bater ou capotar. Alem disso, sempre lembrar de prender o aparelho em local seguro. Outras desvantagens comuns a qualquer GPS sao: 1) Atraso (1 ou 2 segundos) em se aferir a velocidade, uma vez que ele precisa constantemente colher dados através de sua antena e fazer cálculos internos para chegar aos resultados. 2) Quanto mais fechado o tempo, mais difícil fica para o aparelho se conectar aos satélites e realizar a triangulação do sinal. 3) Nao funciona em ambientes internos. 4) Nao podera ser utilizado em Mini RCs como os Mini Z da Kyosho.

B) Radar (pistola):
Outra opção bastante usada no RC sao os radares de mão. O modelo mais usado eh o Velocity Speed Gun da Bushnell (Preço anunciado no varejo: USD 130,00 - Nos EUA). Apesar de não parecer o aparelho eh grande e pesado (540 gramas... mais de 1/2 quilo!). Ele usa 2 pilhas medias e acompanha um estojo de nylon para o transporte e armazenagem. O aparelho tem uma precisão de mais ou menos 2 km/h p cima ou para baixo (Quanto maior o objeto maior a precisão e o range que ele alcança. Ele mede velocidades de um carro escala 1/1 chegando ate a 320 Km/h a 450 metros de distancia. Ja objetos menores como um RC escala 1/10 ou 1/8 ele consegue medir velocidades de ate 200 Km/h (ou mais) a uma distancia de 30 metros (ou mais) com a precisão descrita acima). Esse aparelho pode ser comprado nos EUA em grandes lojas de esporte na seção de Baseball, pois eh muito utilizado para se aferir a velocidade da bola após uma rebatida.
1- Vantagens: Seguro: Não fica sujeito aos riscos inerentes em caso de acidente com o RC. Precisão: Aparelho bastante preciso se utilizado corretamente. Diversão: Enquanto se pilota o RC o aparelho sera manuseado por algum colega que se encarregara de informar a velocidade em cada passagem.
2- Desvantagens: Pesado e grande. Para funcionar o gatilho precisa estar pressionado. Ou alguém segura e pressiona o gatilho, ou deve-se amarrar uma elástico de dinheiro ao cabo fazendo pressão no gatilho e prende-lo em algum suporte ou mesmo apoia-lo sobre algum objeto no chão.

Eu tenho os dois e recomendo que se analise as vantagens e desvantagens de cada um e escolha aquele que melhor atende sua necessidade.

Veja todas as fotos e detalhes desses e outros aparelhos (Rádios, termômetros, etc...) e mais de 10 projetos de automodelos da minha coleção em RC Brasil: https://www.facebook.com/pages/RC-Brasi ... tos_albums

Fico a disposição para esclarecer as duvidas dos amigos.

Fotos:
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Editado pela última vez por Cacá em 01 Set 2013, 13:57, em um total de 3 vezes.
SERPENT 977 Viper WC -MUGEN MBX7T ECO -TEAM DURANGO DEX408T -HPI Vorza /Savage XS & XL /Trophy /Pulse -TRAXXAS Mini e-REVO /E-REVO /Jato /4-tec -OFNA: DM1E & DM1N -LOSI Mini 8ight Buggy & Truggy - TACON Thriller -KYOSHO MINIZ MB010 & MA020
Xann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Xann »

Santa Tecnologia hehe!
Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3