Gtavares escreveu:Veja exatamente qual é a relação do seu carro (qtde dentes coroa/qtde dentes pinhão * Relação interna), quase dá pra saber a velocidade final, claro que tem perdas normais pelo peso, folga nos diffs, etc.
É só você pegar o RPM do motor e dividir pela relação final, você vai saber qual será o RPM no dogbone, depois calcula o perímetro do pneu (em metros) e multiplica pelo RPM no dogbone, você vai ter a velocidade em m/min, multiplique por 0,06 para saber em Km/h e veja se está satisfeito com a velocidade. Varie a relação para saber APROXIMADAMENTE a velocidade.
Ex.: Relação 10:1
RPM motor 55000
Ø pneu 50mm = 0,05m
Perímetro do pneu = 0,05*3,14 => 0,157m
RPM no dogbone = 55000 / 10 => 5500 RPM
Velocidade m/min = 5500*,157 => 863,5 m/min
Velocidade Km/h = 863,5 * 0,06 => 51,81 Km/h, o que num bichinho 1:18 é massa!
Blz.
Vou tentar fazer esses calculos, dependendo do que for, ja compro um pinhão adequado para esse motor.
Vou consultar o manual dele para saber as relações do conjunto transmissão dele.
Só sei que o pinhão dele é 20 dentes (padrão Tamiya) dentes maiores, seu tamanho é equivalente a um pinhão 23 dentes.
Mesmo com o motor original quando acelero ele tomalmente com o carro na mão os pneus estufam.
Eu pesquisei sobre o motor original dele (latinha 380), gira em torno de 40.000 rpm a 7.2V, eu acho que nem vou precisar trocar esse pinhão.
No chão o bichinho deslancha bonito, muito rapido, mas brinquei só 1 vez ainda com ele, pois não para de chover aqui. Rsrsrsrsrs.
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....