Minha intenção não é ir participar lá do tópico do "Cúmulo da pobreza" que criaram por aqui... hehehe pelo menos não involuntariamente!!
Mas o assunto é verídico e eu realmente tenho curiosidade a respeito, curiosidade de discuti-lo mais a fundo. Aliás, já estamos cansados de saber que muitos aqui passam pela mesma situação.
Na falta da pista, coisa insonhável por onde moro, optei pelo off-road na esperança de me divertir mesmo sem este recurso.
E acho que diante das circunstâncias fui feliz na escolha. Pelo menos o público eu tenho com sobra!!
Até a escolha do veículo (de entrada, claro) foi em função de minhas expectativas. Escolhi pelo DRT não à toa!
Chega o fim de semana, coloco o possante no porta-malas do carro e vou pro sítio acelerar um pouco.
Desde o primeiro dia já havia esquematizado um modo de correr e garantir bons pegas sem a necessidade da pista, mas com um alto nível de diversão!
O que venho fazendo é simples, mas engenhoso.
O terreno lá no meu sítio é extremamente irregular. Tem de tudo!
Muitas pedras (região riquíssima em minério de ferro), folhagens (muita árvore, principalmente jabuticabeiras, que possuem as folhas bem pequenas, de excelente cobertura), areia em alguns pontos (natural), muitas depressões e até alguns pequenos atoleiros (os quais porém eu procuro evitar).
Alguma semelhança com os trajetos das corridas de rally que vemos na TV? Toda a semelhança!
Então, faltava apenas planejar o mapa das trilhas e estradas.
Parti de uma parte mais ou menos regular, limpo, onde eu pude aproveitar para definir uma pequena reta, em chão firme de terra bem compactada.
A partir desta reta, tracei uma trajetória sinuosa, muitas curvas, o bastante para que eu pudesse controlar o carro por um trecho relativamente grande, por vários metros a partir de uma única posição. Assim a pista continua até o fim.
O objetivo é sempre evitar ao máximo o meu deslocamento, podendo me concentrar mais na pilotagem.
Algumas providências, é claro, eu tomei para que a diversão não acabasse antes do planejado.
Escolhi muito bem o trajeto. Percorri todo o trecho em busca de pedras e galhos (e tinham muitos), deixar a pista completamente limpa. Até arame farpado eu encontrei no caminho!
Depressões exageradas ou muito abruptas, poeira e água também procurei evitar.
Explorei bem a topologia, principalmente as subidas íngremes. Cara... adrenalina máxima ao tentar subir pelas paredes de terra mais solta. Mesmo com o "4x4", se não acelerar fica mesmo!
No primeiro dia, por desaviso, percorri com o carro um trecho com muitas pedras, do tamanho de bolhas de tênis, e acabei capotando várias vezes além de riscar todo o fundo do chassi. Definitivamente, pra mim não foi legal!
Depois que defini mais ou menos o trajeto - digo mais ou menos porque ele evolui!! - marquei uma das laterais com palitos de churrasco com pequenas bandeirolas de papel de seda vermelho na ponta, apenas para referência, os checkpoints. Isso na verdade nem é muito necessário, afinal, após poucas corridas a pista já começa a se formar naturalmente.
Mas ficou chique a pista com eles!
Ainda não medi todo o trajeto, mas é bem longo! Acredito que, respeitando todas as curvas, deve passar dos 1000m! Só sei que por enquanto 1 tanque dá para atravessá-lo pelas pontas!
Enfim... da diversão não tenho o que reclamar.
Ontem começou a aglomerar um pouco de público - os peões que roçavam o cafezal desceram pra espiar...!! - e algumas crianças que moravam por perto e detectaram a movimentação.
Ficou animado! Mesmo com um carro só!!!
Aí, organizei em 3 grupos de 2 meninos (
) e pedi para que eles ficassem posicionados em pontos diferentes da pista, simulando o público de uma corrida de rally de verdade.
E deu certo!!! Teve um que achou que eu estivesse zuando com a cara dele quando pedi pra ficar esperando meio longe... mas aguentou!
Depois que cheguei no local o bichim ficou eufórico e disparou atrás... meu Deus... ainda é meio difícil controlar...
Enfim... garantia de muitas risadas, e isso é o que importa no final das contas.
E a pista... digo... digo... a estrada aumenta a cada etapa! Está cada vez maior e mais emocionante!
É realmente uma pena eu não ter adversários por aqui ainda!
Diversão realmente barata e saudável!
E um ponto que achei muito favorável, aliás, algo que me incomodava bastante antes do "planejamento": a sujeira no carro depois da diversão.
Gastei uns 4 tanques ontem e o carro está praticamente limpo, pelo menos sem a necessidade de lavagem com água ou manutenção mais agressiva.
Às vezes o excesso de sujeira incomoda bastante, tendo que praticamente desmontar tudo pra limpar. Nem sempre estou disposto a fazer isso depois da "ressaca da festa".
Com a pista planejada até este problema parece que foi resolvido.
As partes com terra solta, principalmente as subidas, planejei em lugares mais úmidos, sombreados, onde a poeira não se forma mesmo com o tempo ou com o sol. Aproveitei uma subida imensa bem debaixo de um abacateiro enorme (é, e já deu pra perceber que nos intervalos o lanche é leve e saudável, à base de frutas! rsrsrsr).
Já nas curvas em área aberta, mais seca, aproveitei a areia de enxurrada das chuvas, que já vem lavadas e em granulometria mais elevada.
Garantem belas derrapagens (até alguns drifts emocionantes já consegui arriscar!) e é praticamente inofensiva ao carro!
E toda roça tem um pouco disso tudo. Com relação a isso não há desculpas!
Não entendo nada de competições oficiais, mas em que modalidade este meu "esquema" se enquadraria num campeonato de verdade?
E vamo que vamo!
Deve rolar fotos da próxima vez!
Pessoal...
Atualizando a brincadeira do tópico...
Minha avó que já dizia: quem tem tempo faz colher de pau e borda o cabo!
Fotos aéreas do Rally do Bananal (nome do córrego/povoado) e seus principais referenciais... heheh
É apenas um resumo do trajeto, claro. A pista é bem mais complexa que isso. E tenho planos de ampliar o projeto!
Montarei a infra-estrutura completa no terreno, abrirei uma boa pousada-restaurante.
Montarei as passarelas suspensas (uma para cada etapa do trajeto, onde os pilotos ficarão no controle de seus carros), disponibilizarei o galpão já pronto para receber as tendas, com energia elétrica e água à vontade.
Ampliarei o trajeto, de forma que 4 etapas diferentes possam ser disputadas por dia, cada dia em diferentes horários e que cada etapa tenha no mínimo 30 minutos de duração, com direito a 1 reabastecimento.
Contrato os gandulas (aqui acho que irei conseguir voluntários...), contrato o suporte de imprensa e fotojornalismo (para qual também já tenho meus contatos...).
Esqueci de algo?
Haa sim! Esquematizar como vai ser feita a divisão das categorias, o cadastro das equipes... enfim... o que se resolve dias antes da competição.
Aliás já está quase tudo pronto e providenciado.
Pra finalizar, só falta o $$$. Pra isso, basta eu conseguir alguns apoios e patrocínios, quem sabe de algumas marcas...
Aí convidarei vocês pilotos amantes do off pra gente realizar a primeira temporada do Rally do Bananal!
Então fica combinado. Em 2060 nos vemos aqui!!
...rsrsrs
Mas não seria legal se fosse verdade, digo, a possibilidade de tornar a brincadeira em algo sério e, acima de tudo, viável?
Pra sonhar não preciso de patrocínio, ainda!