Ajuda urgente sobre moto GX-21 do inferno 7.5

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

bronze
Piloto
Piloto

Re: Ajuda urgente sobre moto GX-21 do inferno 7.5

Mensagem por bronze »

hermannps dizem que até 110 graus esta muito bom,
voce pode fazer o seguinte colocar uma vela A5 que é fria
e consegue baixar a temperatura em 3 a 4 graus

abraços
hermannps
Piloto
Piloto

Mensagem por hermannps »

Ok pessoal... lá vai minha dúvida:

Meu carro está regulado com 2.5 voltas na alta. Quando eu ligo ele a princípio fica morrendo quando eu toco no acelerador... dai eu faco uma regulagem na baixa e ele consegue sair, mas após algumas voltas ele morre da média pra alta velocidade.

Meu combustível é 15% e a vela é fria.

Até agora não consegui amaciar o carro pq ainda não consegui fazer ele andar direito em todas as velocidades. O que devo fazer?
Kyosho Inferno 7.5 Sports2
Motor: GX-21
hermannps
Piloto
Piloto

Mensagem por hermannps »

Achei um site muito bom em inglês que ensina como ajustar o motor, entre outros tuturiais.

O endereço é: http://www.nitrorc.com/

Vejam o tutorial "Glow Engine Tuning Basics"

Se for do interesse do rcmasters, posso traduzir o conteúdo de alguns destes tutoriais.
helio

Mensagem por helio »

eu nao gosto de kyosho eu sei o q estao passando,so me fu. com esses motores joguei o gx no lixo coloquei um thunder tiger e descobri o prazer de ver um inferno jogando 4 tiras de terra pra tras.sem parar nunca
cornelio
hermannps
Piloto
Piloto

Mensagem por hermannps »

Qual o modelo do motor especificamente?
Davidson
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Davidson »

Olá hermannps. Vou aproveitar o feriado aqui no DF amanhã para amaciar o carrinho. E vendo várias opiniões sobre as voltas da agulha do carburador durante o amaciamento, acho q seria interessante vc postar a tradução do site citado.
Vale lembrar que existe a variação do clima e altitude de onde o carro está sendo regulado. Acho q aqui no DF é um pouco diferente do litoral por exemplo. Tô certo??
Davidson
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Davidson »

Mais uma dúvida. Pra fazer aquelas regulagens iniciais no carro, eu tenho que colocá-lo numa base para manutenção?? Ou posso fazer no chão mesmo?
Abs.
Kyosho Inferno 7.5 Sports2 GX-21 Byron 20%
hermannps
Piloto
Piloto

Mensagem por hermannps »

Tanto faz, com ou sem base. Porém o manual recomenda vc não acelerar o carro com as rodas afastadas do chao, sob o risco de dar problemas na engrenagem.

Bom, traduzir aquilo tudo não vai ser do dia pra noite. Siga minhas sugestões:

1. Primeiro, pegue aquele aquecedor de velas ruim que é fornecido e abra. No local que vc bota a bateria, dobre um pouco mais o ferro que pega na parte negativa das baterias. Ela tem que ficar num formato de 'W' para melhorar o contato das baterias com o aquecedor.

2. Olhando no plug do aquecedor de velas, veja se o pino central nao esta todo pra dentro. Se estiver no limite, ponha ela pra fora abrindo/segurando o fio/fechando o bastao que vai na vela. Vc vai perceber que ela saiu um pouco.

Antes que eu descobrisse estas duas dicas que dei acima eu comprei um aquecedor de velas nova.

3. Compre um medidor de temperatura do motor. Não deixe que no amaciamento ele passe de 110o C. Tem um da duratrax infravermelho que é muito bom.

4. Garanta que vc esta usando uma vela boa (fria de preferência). Eu uso a OS A5 se não me engano. A vela que veio no meu carrinho queimou rapidinho. Ela era uma vela quente. Pra saber se a vela está boa, retire ela do cabeçote (tome cuidado para nao cair sugeira no motor, lave com pincel e alcool caso necessário) e plugue no aquecedor de velas, com ajuda de um alicate. Ela deve ficar com os filamentos vermelhos por igual. Depois de esfriar, veja se o filamento esta com brilho por igual. Se por acaso estiver com a primeira volta cinza, ou toda ela sem brilho, pode trocar.

5. Filtro de ar: Passe o oleo para filtro, mas sem excesso. Pegue um cotonete e mele a parte de dentro do filtro como um todo, depois aperte a o filtro com uma flanela pra tirar o excesso e espalhar melhor o oleo.

6. Como vc mesmo disse, a altitude influencia sim nos ajustes do motor, vou te contar como o meu funciona e ai vc tenta variar a partir dai.

Combustivel: 15% Nitro
Algulha de alta: 2,5 voltas da posicao mais fechada
Agulha de baixa: 3 voltas da posicao mais fechada
Lenta: Abertura de 1 milimetro ou mais. Depois que conseguir dar a partida vc reduz para o mínimo sem o carro morrer quando parado

7. Tampe a saida do escapamento e dê umas 10 bombadas no starter, até sentir que o motor esta lubrificado. Isso faz com que o combustivel saia do tanque e vá até o motor.

8. Ponha o aquecedor de velas e depois de 3 segundos puxe o starter algumas vezes. Se não funcionar, tente variar a agulha de baixa. 1/8 de volta por vez vá abrindo e tentando ligar o carro. Caso o starter não saia do lugar de jeito nenhum, é pq o motor afogou. Retire a vela, vire o carrinho de cabeca pra baixo e de umas 5 bombadas no starter pra retirar o excesso de combustivel do motor.

9. Depois de ligado, espere 2 minutos com o motor ligado, pra ele esquentar . Se ele morrer dentro destes 2 minutos, gire mais 1/8 a baixa (abrindo) e tente de novo.

10. Se conseguir ligar, chegou a hora de amaciar. Atente para as seguintes observações:

* Pra amaciar o motor, o ideal eh que a mistura esteja o máximo possível "gorda". Isto para que o combustivel possa lubrificar todas as partes do motor.

* Não acelere bruscamente antes do 5 tanque (sendo bem cauteloso).

* Não acelere até o fim antes do 5 tanque (tb sendo cauteloso).

* Quanto mais vc abrir a agulha de alta, mas terá que fechar a de baixa, e visse-versa. Cabe a você achar o ponto ótimo. No meu caso, quando abro demais a alta, o carro morre depois que eu paro de acelerar. Quando eu fecho demais a alta, o carro corre mais, porem morre em alta velocidade e pode estragar o motor.
============================================
Ainda estou amaciando meu motor, e tenho um pouco de dificuldades tb, mas não se preocupe, com o tempo agente vai pegando o macete. Meu motor ainda não chegou ao ponto ótimo, e esta aquecendo demais ainda com as regulagens que fazem ele andar (chega a 130o. C quando corro bastante com ele).

Apreciaria que outros donos de Inferno7.5 relatassem aqui sua experiencia. O manual deste carro eh muito fraco para este assunto de regulagens.

Se tiver mais duvidas, sinta-se livre para perguntar.

Se escreví alguma besteira, por favor me corrijam.
Davidson
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Davidson »

Pois é... Matei 2 tanques mas hoje no terceiro andou um pouco e não ligou mais. Quando cheguei em casa vi que a vela já era. Vou comprar uma(s) vela(s) amanhã, mas andar só no fds. Valeu pelas dicas. Aos poucos a gente vai se entendendo com o motorzinho, mas tem que ter paciência.
hermannps
Piloto
Piloto

Mensagem por hermannps »

Pois é, este final de semana finalmente testei a vela OS A5, que eu havia recomendado acima, e posso lhe dizer que foi a cartada mais certa que eu dei. Meu motor ligava em praticamente todas as configurações que eu deixava.

Alta: 2.5 até 3.0 voltas
Baixa: 3.0 voltas até 3.8.
Lenta: Depende da configuração acima.

Acho que estes são os meus valores de referência com esta vela.

Além disto, rodei 1 litro de combustível no domingo e minha vela já perdeu o brilho dos 2 primeiros filamentos. Se continuar assim, eu vou a falência.

Vou esperimentar a vela R-5. Ela é mais fria que a A-5 e foi elaborada para usar com 25% de nitro ou mais e pra ser resistente a temperatura. Vou postar minha experiência aqui.

----------------------------------------

Meu carrinho parou na tarde de ontem e quando eu tirei o filtro notei que tinha um pouco de terra na entrada do carburador. Estou rezando para que ele não tenha entrado no motor.

Ontem mesmo eu limpei e liguei, mas como eu vi que o carro ainda estava falhando um pouco, eu espero que seja o problema da vela mesmo.

Fica a dica... limpem o filtro de ar constantemente. To pensando até em comprar um filtro adicional pra trocar enquanto estiver correndo.
Davidson
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Davidson »

Hermannps, a vela não queima mais fácil quando a mistura está rica?
hermannps
Piloto
Piloto

Mensagem por hermannps »

Esta é uma pergunta que eu ainda vou fazer no fórum. Me parece que sim.

Caso seja verdade, temos que escolher entre queimar a vela ou reduzir a vida util do motor, pois se a mistura estiver muito pobre, ela prejudica o motor.

Me diga quantas voltas vc usa em cada agulha pra eu ter um parâmetro de comparação (mesmo sabendo que a região tambem influencia).
Davidson
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Davidson »

Ok. A agulha de baixa ficou na borda (menos de 0,5 mm, diferente do manual), e a agulha de alta ficou em 4,5 voltas aproximadamente. Testei de novo a vela e a primeira volta está queimada, mas não a vela toda. Não sei se vai funcionar. De qualquer forma vou comprar outra.
bronze
Piloto
Piloto

Mensagem por bronze »

to lendo esse topíco, estou me achando um cara de sorte, desde que eu comprei amaciei o meu Inferno anda muito, só quando ta muito quente e morre isso quando capota ele demora um pouco para pegar, mas de resto é só alegria
hermannps
Piloto
Piloto

Mensagem por hermannps »

Vc deve ter tido alguem pra te orientar, ao contrario de nós, que so contamos com este forum para trocar experiencia.
Responder

Voltar para “Motor”