Traxxas 3.3 não muda para 2ª marcha

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

Shogum
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Traxxas 3.3 não muda para 2ª marcha

Mensagem por Shogum »

Olá galera, comprei minha Revo #5309 tem uns 5 dias, já amaciei o motor conforme o manual, o bichim tá voando quando acelera tudo, mas ele não está passando para a 2ª marcha. Alguem poderia me passar alguma afinação das agulhas, para que ele funcione bem e passe para a 2ª marcha?

P.S.: ele não está empinando qdo eu acelero tudo, acho que está muito gordo...

Obrigado
By \'Gigio
nbrancalhaojr
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Traxxas 3.3 não muda para 2ª marcha

Mensagem por nbrancalhaojr »

Leia o tópico sobre acerto de motor que está bem completo.
Se não resolver, solte o parafuso da troca de marcha (no manual explica bem) uma meia volta e veja se melhora.
Mako
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Mako »

Na boa...

Tente o máximo possível acertar a troca da segunda marcha na regulagem das agulhas.

Se realmente verificar que o motor esta esquentando demais, parta para a regulagem na caixa de câmbio.

Abrax.
FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FiskIII »

Amigo a minha tambem aconteceu isso faz o seguinte teste liga ela da umas duas voltas e tira a bolha ponha o pé na frente e acelere e veja se a coroa do cambio nao patinando muito se estiver aperta aquele parafuso do meio e testa fiz isso e resolveu meu problema sem mecher na caixa de cambio.
RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.
Shogum
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Shogum »

vixi galera....
apertei o parafuso central conforme o fiskIII falou e regulei bem as agulhas... qdo ela atinge rotação para passar para a segunda marcha, ela engasga e perde velocidade, se eu nao soltar o acelerador ela morre, assim que solto o acelerador ela volta a pegar velocidade...
resultado: derreti a arroela da vela pq o motor superaqueceu...
ajuda aí galera...
By \'Gigio
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

NUSSSSS
Bom, a idéia de qq off num é correr, então eu mexi mesmo foi no cambio, ando com o motor meio gordo mesmo (fumando bastante, na reta toda), mas pelo menos num dá pau, temp sempre na casa dos 110, empina, anda bem....
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

mach escreveu:NUSSSSS
Bom, a idéia de qq off num é correr, então eu mexi mesmo foi no cambio, ando com o motor meio gordo mesmo (fumando bastante, na reta toda), mas pelo menos num dá pau, temp sempre na casa dos 110, empina, anda bem....
mach,

No seu caso, o motor está regulado certinho! Digamos assim, certinho para ter durabilidade. E não rotação final.

Eu vejo muitas pessoas com Monsters que o motor já foi pro vinagre, querendo tirar o máximo de velocidade, rebaixando até a suspensão.

O legal das monsters é empinar, pular, subir obstáculos. E não correr!!! ehehhehe

Bom, no caso do colega acima, tá parecendo que o motor está com falta quando atinge rotação máxima, e perde potência.

Abre um pouco a agulha de alta e baixa. Vai ver que vai melhorar.

A minha Savage veio com o parafuso do câmbio super apertado, ou seja, não engatava segunda de jeito algum.

Só soltei um pouco o parafuso, fiz uma carburação mais tranquila, e aí... Tudo funcionou normal.

Hehehehhehe

Abraços.
mzn3108
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por mzn3108 »

No manual dela explica com detalhes sobre os ajustes durante amaciamento e regulagem em geral. Se não me engano em algum lugar fala que acelerando aos poucos até levar 3 segundos para atingir o fim de curso e 2 segundos depois de atingido o ponto final ela tem que mudar de marcha.
Essa engasgada pode sim mostrar falta, mas segundo o manual a agulha de alta tem que ir ajustando até observar velocidade boa sem dar excesso ou falta, testei assim mas achei que esquentou e engordei um pouco. O ideal também é monitorar a temperatura, pois acho mais seguro.
A agulha de baixa fala pra ser regulada somente depois da alta e usar aquele clip que tem na mangueira de combustível pra ser desligado. Prensando ele o motor tem que desligar entre 2 a 3 segundos, elevando um pouco a aceleração antes de desligar por completo.
Regula o motor primeiro antes de ajustar a caixa de câmbio, ainda mais porque seu carro é novo e esse ajuste é bem sutil, com 1/8 de volta por vez, senão seu carro já engata a 2ª logo na saída daí sim não vai perceber e quebrar (ainda mais) a cabeça com isso.
Tem termômetro? Se não tiver compra um urgente, pois vale o investimento e a vida útil do motor. Se derreteu a arroela da vela é porque estava muito quente...

Depois de regulado, coloca o carro suspenso (ou segura ele no ar) e vai acelerando aos poucos e observa o comportamento do motor. A minha Revo quando está com as rodas no ar e muda pra segunda marcha, os pneus incham.
Outra coisa: o barulho da mudança de marcha não é tão alto assim, com ela no chão às vezes é difícil perceber a mudança de marcha. Deve ser por causa da pipa Resonator, se fosse uma Trinity ia ouvir ela gritando, rs.

Empinar nunca empinei a minha, mas acho que tem que mudar o setup da suspensão e tomar cuidado pra não destruir os diferenciais devido ao peso do carro. Não se empolgue com os vídeos gringos porque o hobby lá é bem barato e faz com que eles destruam os automodelos sem dó.

Abs
# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br
Shogum
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Shogum »

Consegui galera!!!
voltei as agulhas para a posição de fabrica, dei uma apertada no eixo central da embreagem e fui afinando bem devagar apertando sempre 1/16 das agulhas...
Agora meu Revo tah c força total, empinando que eh uma blz!!!
valeu aí pela ajuda gente
By \'Gigio
nbrancalhaojr
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por nbrancalhaojr »

O meu nunca empinou! Não sei como faz.
Heheeh
Danielk
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Danielk »

kkkkk

a minha tambén nunca empinou.
quase nunca ando no asfalto com ela.
FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FiskIII »

a minha empina ate na terra motor a 100°C é facil deixa ela mais alta possivel e venha com ela na maciota ai vc acelera com tudo.
RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.
Shogum
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Shogum »

ah mano eh facil, se tiver tudo afinadim, tu acelera e logo apos freia tudo, qdo tiver quase parando, tu acelera de novo...
ela vai levantando a frente aos poucos, ai quando vc pegar a manha fica facil...
tanto no asfalto, qto na grama, na terra...
;D
By \'Gigio
Moisés
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Moisés »

A minha empina na boa, se der uma apertada na embreagem e deixar ela pouca cois afinada ela empina sempre, uma vez coloquei umas rodas de buggy, precisava ver saia na manha qd trocava a marcha empinava, parecia um jato bombado, hehehehe
Moisés Salib
Caxias Do Sul - RS

Tá nervoso?
Vai pilotar!
Welbernanini

Mensagem por Welbernanini »

Eu estou com o mesmo problema..... a minha revo não empina, e quando ela vai passar segunda marcha ela engasga, e eu tenho de diminuir a velocidade, se não ela morre, o que faço?

so iniciante não sei o que fazer....

grato a todos que me ajudar.
Responder

Voltar para “Motor”