Acelerando sozinho
Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach
- augustomoura
- Piloto Sport

- Contato:
Acelerando sozinho
Boa noite Pessoal.
Hoje estava pilotando e notei uma coisa bem estranha:
1o - Acelero
2o - Entra a 2a. marcha
3o - Solto o acelerador
4o - O revo desacelera
5o - O carro acelera novamente sozinho, mesmo o rádio estando com o acelerador no neutro.
O que pode ser isso galera???
Abraços,
Augusto Moura.
1o - Acelero
2o - Entra a 2a. marcha
3o - Solto o acelerador
4o - O revo desacelera
5o - O carro acelera novamente sozinho, mesmo o rádio estando com o acelerador no neutro.
Abraços,
Augusto Moura.
- avereza
- Piloto Advanced

Re: Acelerando sozinho
Augusto,augustomoura escreveu:Boa noite Pessoal.
1o - Acelero
2o - Entra a 2a. marcha
3o - Solto o acelerador
4o - O revo desacelera
Abraços,
Augusto Moura.
Verifica o movimento da gaveta do carburador, veja se ela retorna junto com o servo pra posição de neutro, ela pode estar travando e o servo vai pra neutro e ela não.
André Vereza
- augustomoura
- Piloto Sport

- Contato:
Bom dia Andre, acabei fazendo alguns testes com o revo na mesa e mesmo após alta aceleração, ao voltar para o neutro, a gaveta volta automaticamente ficando aberto somente a marcha lenta. Mas se a gaveta travar o que pode ser (já vou aprendendo essa tb).avereza escreveu:Augusto,augustomoura escreveu:Boa noite Pessoal.
1o - Acelero
2o - Entra a 2a. marcha
3o - Solto o acelerador
4o - O revo desacelera
Abraços,
Augusto Moura.
Verifica o movimento da gaveta do carburador, veja se ela retorna junto com o servo pra posição de neutro, ela pode estar travando e o servo vai pra neutro e ela não.
O estranho é que quando volto para o neutro o carro desacelera e depois acelera sozinho e fica acelerado até eu freiar. Quando eu freio a aceleração para.
To achando que é o servo. Mas no teste na mesa não consegui simular, somente quando o carro está andando mesmo.
Abraços,
Augusto Moura.
- Vini_polezer
- Piloto Advanced

Augusto...repare no trim do acelerador se ele não está um pouco aberto, fazendo com que o automodelo fique acelerado! se esse for o motivo por isso que quando freia ele volta ao normal, pois o ao frear a gaveta se fecha até o ponto da marcha lenta! Se não for isso também pode ser a mola que mantém o carburador fechado...repare se ela não está solta ou frouxa! Caso todos os trims tiverem corretos e regulados aí pode ser talvez agulha de baixa muito fechada, ocasionando falta na baixa e fazendo o motor acelerar, mas isso em último caso!
- augustomoura
- Piloto Sport

- Contato:
Boa tarde Vini, vou fazer os testes agora a tarde e depois posto pra vocês os ocorridos.Vini_polezer escreveu:Augusto...repare no trim do acelerador se ele não está um pouco aberto, fazendo com que o automodelo fique acelerado! se esse for o motivo por isso que quando freia ele volta ao normal, pois o ao frear a gaveta se fecha até o ponto da marcha lenta! Se não for isso também pode ser a mola que mantém o carburador fechado...repare se ela não está solta ou frouxa! Caso todos os trims tiverem corretos e regulados aí pode ser talvez agulha de baixa muito fechada, ocasionando falta na baixa e fazendo o motor acelerar, mas isso em último caso!
Obrigado.
Abraços,
Augusto.
- avereza
- Piloto Advanced

Olá Augusto,augustomoura escreveu: Bom dia Andre, acabei fazendo alguns testes com o revo na mesa e mesmo após alta aceleração, ao voltar para o neutro, a gaveta volta automaticamente ficando aberto somente a marcha lenta. Mas se a gaveta travar o que pode ser (já vou aprendendo essa tb).
O estranho é que quando volto para o neutro o carro desacelera e depois acelera sozinho e fica acelerado até eu freiar. Quando eu freio a aceleração para.
To achando que é o servo. Mas no teste na mesa não consegui simular, somente quando o carro está andando mesmo.
Abraços,
Augusto Moura.
Não creio que seu servo esteja ruim, esse sintoma que voce descreveu é característico de quando a gaveta não está fechando até o ponto de manter a abertura da marcha lenta recomendada no manual e quano voce freia o servo empurra a gaveta então aí sim ela retorna pra posição de marcha lenta.
Uma série de coisas pode estar provocando essa aceleração no seu automodelo. Voce precisa fazer uma pesquisa para achar o que esta causando esse problema verificando vários itens no seu motor.
Primeiro sugiro que voce pegue o manual do seu modelo e verifique a posição dos links do seu carburador. Verifique primeiro a posição das hastes em relação ao que está descrito no manual. Ajuste a posição e o angulo das hastes de acordo com o que esta descrito no manual. Verifique também o trimm do servo de aceleração se está no neutro.
Agora com o filtro de ar removido, verifique a abertura de marcha lenta do carburador, confira se está de acordo com o recomendado no manual (essa abertura varia de um modelo para outro mas geralmente é de 0,5mm a 1,0mm)
Depois de ajustar os links faça o seguinte teste:
Coloque o carro na bancada, com o rádio e motor desligados, puxe lentamente a haste do carburador verificando se a gaveta está com movimento livre, solte lentamente e quando ela retorna confira se a abertura da marcha lenta se mantém no valor que voce regulou de acordo com o manual.
Agora recoloque o filtro de ar e ainda com o rádio desligado ligue o motor, repita o teste pra ver se a aceleração sobe e diminui conforme voce puxa a haste e se no final do curso da gaveta a marcha lenta fica estável.
Se der certo, ligue o rádio e acelere um pouco, lentamente e observe o movimento da gaveta e das hastes, a aceleração deve subir e baixar normalmente e a lenta tem que se manter sempre estável. Coloque o carro pra andar e com o motor devidamente aquecido faça o teste acelerando forte e observando se o problema foi resolvido.
Desculpa se ficou meio enrolado.
Boa sorte aí.
Um abraço.
André Vereza
- mach
- Moderador

- Contato:
Eu acho q tá esquentando demais, aí o carro perde a lenta.
- augustomoura
- Piloto Sport

- Contato:
Boa noite Andre, não consegui fazer os testes hoje mas de amanhã pela manhã não passará.
Muito detalhada as suas dicas. Muito bom.
Amanhã posto os ocorridos.
A única coisa que fico com receio de fazer é o trimm da aceleração. Como o meu rádio já é aquele que tem um menu tree (traxxas link) e que se alterar algumas coisas depois tem que "linkar" novamente... fico receoso porque ainda não domino essas coisas.
Abraços,
Augusto Moura.
Muito detalhada as suas dicas. Muito bom.
Amanhã posto os ocorridos.
A única coisa que fico com receio de fazer é o trimm da aceleração. Como o meu rádio já é aquele que tem um menu tree (traxxas link) e que se alterar algumas coisas depois tem que "linkar" novamente... fico receoso porque ainda não domino essas coisas.
Abraços,
Augusto Moura.
- augustomoura
- Piloto Sport

- Contato:
Ola Mach, creio que não porque se eu freio o problema resolve.mach escreveu:Eu acho q tá esquentando demais, aí o carro perde a lenta.
Abraços,
Augusto Moura.
Meu caro, me parece ser o trim do acelerador.augustomoura escreveu:Ola Mach, creio que não porque se eu freio o problema resolve.mach escreveu:Eu acho q tá esquentando demais, aí o carro perde a lenta.
Abraços,
Augusto Moura.
Voce freia, ele fecha a gaveta do carburador e não acelera.
Quando voce solta o freio, ele volta a posição "normal" que é acelerando ...
Quando eu morrer, espero que minha esposa não venda meus carros pelo preço que eu disse a ela que paguei...

- Vini_polezer
- Piloto Advanced

Também quando me referí ao trim quis dizer do rádio!!! provavelmente seja esse o problema!
- augustomoura
- Piloto Sport

- Contato:
Boa tarde Mach. Ele só fica acelerado uma vez... depois que freio não volta a acelerar mais não.caobianco escreveu:Meu caro, me parece ser o trim do acelerador.augustomoura escreveu:Ola Mach, creio que não porque se eu freio o problema resolve.mach escreveu:Eu acho q tá esquentando demais, aí o carro perde a lenta.
Abraços,
Augusto Moura.
Voce freia, ele fecha a gaveta do carburador e não acelera.
Quando voce solta o freio, ele volta a posição "normal" que é acelerando ...
Abraços,
Augusto.
- mach
- Moderador

- Contato:
Então é ajuste no trim mesmo. Tira o filtro e vai ajustando o trim do acelerador até ele ficar somente com 1mm de abertura
- augustomoura
- Piloto Sport

- Contato:
Boa noite Pessoal, consegui resolver hoje depois de 4 tanques pra regular (rodando, não parado).mach escreveu:Então é ajuste no trim mesmo. Tira o filtro e vai ajustando o trim do acelerador até ele ficar somente com 1mm de abertura
Realmente era a agulha de baixa. Depois que consegui regular a baixa essa aceleração não aconteceu mais e o motor começou a trabalhar bem mais freio (na casa dos 85 graus). Nessa eu já afinei a de alta e o revo está ficou muito nervoso. Só ainda não está empinando.
Galera, muito obrigado mesmo por todas as dicas. Testei tudo que sugeriram e acabou dando certo na agulha de baixa.
Abraços,
Augusto Moura.
- Vini_polezer
- Piloto Advanced

hehhe....falei que tinha algo a ver!! rsrs....augusto...ela vem de fábrica com 2 voltas e meia em ambas as agulhas, por isso se mais pra frente vc por algum motivo perder a regulagem é só colocar na regulagem de fábrica e dar os ajustes finos!