Motor travada por camisa mal colocada, OFNA DM1 Spec
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
Motor travada por camisa mal colocada, OFNA DM1 Spec
Ola pessoal!
Como podem ver no assunto deste topico, fiz a besteira de colocar a camisa errada e travou o motor, abri o motor inteiro para empurar a camisa para fora do motor e nao esta saindo. Com consequencia disso o pistao e recoil nao movimenta. Gostaria de alguma dica para tirar a camisa encaixada errada. Estava pensado em aquecer o motor de alguma forma e colocar ar comprimido pela entrada do recoil na camisa, para ver se solta.
Obs.: Motor OFNA original do DM1 Spec.
Todas as dicas sao bem vinda, agradeço.
Como podem ver no assunto deste topico, fiz a besteira de colocar a camisa errada e travou o motor, abri o motor inteiro para empurar a camisa para fora do motor e nao esta saindo. Com consequencia disso o pistao e recoil nao movimenta. Gostaria de alguma dica para tirar a camisa encaixada errada. Estava pensado em aquecer o motor de alguma forma e colocar ar comprimido pela entrada do recoil na camisa, para ver se solta.
Obs.: Motor OFNA original do DM1 Spec.
Todas as dicas sao bem vinda, agradeço.
Editado pela última vez por tacx em 20 Set 2010, 22:50, em um total de 1 vez.
Re: Motor travada por camisa mal colocada
Basta esquentar o motor com um secador de cabelo. Solta na hora.
- mach
- Moderador

- Contato:
Esquenta e gira ele no sentido HORÁRIO
Obrigado pessoal pelas dicas. Consegui tirar a camisa marrenta, saiu com muita dificuldade.
Agora estou tentando montar o motor e uma pecinha (abaixo foto) q acho q seja da do encaixe da biela. Montei sem essa peca e o recoil roda, mas nao roda o pistao.
Outra coisa, sou iniciante no automodelismo e comprei novo o OFNA DM1 Spec, e gostaria de tirar mais uma duvida. É normal o pistao fica amarrando um pouco na camisa, qnd o motor esta novo
Isso tudo comecou pq fui instalar a vela no motor, tive q tirar o cabecote, fui lubrificar um pouco a camisa e pistao e coloquei a camisa errada.
Obrigado.

Agora estou tentando montar o motor e uma pecinha (abaixo foto) q acho q seja da do encaixe da biela. Montei sem essa peca e o recoil roda, mas nao roda o pistao.
Outra coisa, sou iniciante no automodelismo e comprei novo o OFNA DM1 Spec, e gostaria de tirar mais uma duvida. É normal o pistao fica amarrando um pouco na camisa, qnd o motor esta novo
Isso tudo comecou pq fui instalar a vela no motor, tive q tirar o cabecote, fui lubrificar um pouco a camisa e pistao e coloquei a camisa errada.
Obrigado.
- fabiomparra
- Piloto Advanced

- Contato:
Re: Motor travada por camisa mal colocada, OFNA DM1 Spec
mas encaixou a biela no girabrequim?
estranho geralmente o encaixe da biela é num pino que faz parte do gira .. nunca vi um gira que nao fosse uma peça unica ... mas como nao conheço esse motor ...
essa peça nao é um eichinho que vai no oneway do recoil.. sem esse eixo nao tem engate pra virar o girabrequim ..
estranho geralmente o encaixe da biela é num pino que faz parte do gira .. nunca vi um gira que nao fosse uma peça unica ... mas como nao conheço esse motor ...
essa peça nao é um eichinho que vai no oneway do recoil.. sem esse eixo nao tem engate pra virar o girabrequim ..
Fabio Parra
Pessoal obrigado pelas dicas!!
Esse pecinha encaixa exatamente nesse orificio da biela q une o virabrequim, mas antes tem uma molinha minuscula q colaca neste orificio, fechei o motor e esta tudo certo o recoil.
Agora estou tentando ligar o carro, mas nao esta subindo nitro pelo tanque para o motor, a dica q peguei eh deixar o motor rico (abrindo o parafuso de alta e baixa do motor), para esse primeiro start do motor.
Obrigado.
Esse pecinha encaixa exatamente nesse orificio da biela q une o virabrequim, mas antes tem uma molinha minuscula q colaca neste orificio, fechei o motor e esta tudo certo o recoil.
Agora estou tentando ligar o carro, mas nao esta subindo nitro pelo tanque para o motor, a dica q peguei eh deixar o motor rico (abrindo o parafuso de alta e baixa do motor), para esse primeiro start do motor.
Obrigado.
Editado pela última vez por tacx em 21 Set 2010, 16:55, em um total de 1 vez.
- fabiomparra
- Piloto Advanced

- Contato:
tacx escreveu:Pessoal obrigado pelas dicas!!
Esse pecinha encaixa exatamente nesse orificio da biela q une o girabrequim, mas antes tem uma molinha minuscula q colaca neste orificio, fechei o motor e esta tudo certo o recoil.
Obrigado.
mais detalhes .. ta usando filtro? quando puxa recoil ta tampando a saida da pipa com dedo pra dar pressao no tanque e fazer o combusta subir pela mangueira? Ja tirou a manguei da pipa e assoprou pra ver se nao sair ar no tanque?
Fabio Parra
Estou usando filtro de ar sim.
Tampei por umas 5 puxadas no recoil.
Assoprei a mangueira e sai sim ar no tanque.
Mas ainda nada de o motor ligar.
- fabiomparra
- Piloto Advanced

- Contato:
tacx escreveu:Estou usando filtro de ar sim.
quando assopra o tanque fechado .. sai ar?... se sai ta ai o problema .. nao pode vazar ar nenhum com tanque fechado
Fabio Parra
Com tanque fechado nao sai ar, mas aberto sai sim.
encha o tanque... esprema a manqueira que sai do tanque e vai pra pipa segura ela apertada.... !! e abre a tampa do tanque.. e solte de uma fez... fazendo pressao no tanque para empurrar o nitro... tire a mangueira que esta ligada ao carburador... e veja se derrama nitro.. se sim blz... seu tanque esta pressurizando legal.. agora faça o procedimento para mandar nitro ao carburador..
... coloca a mangueira nos lugares e repita o procedimento com a mangueira do escape segurando ela apertada, e da umas 3 abertura de tanque e soltando ele... para gerar pressão no tanque...
pronto.. foi nitro pro seu motor... agora coloque o Aquecedor... e tente liga-lo ...
... coloca a mangueira nos lugares e repita o procedimento com a mangueira do escape segurando ela apertada, e da umas 3 abertura de tanque e soltando ele... para gerar pressão no tanque...
pronto.. foi nitro pro seu motor... agora coloque o Aquecedor... e tente liga-lo ...

Consegui ligar, mas so ligou puxando algumas vezes o recoil com tapando o escape da pipa, depois colocando o aquecedor de vela, destapando a pipa e puxando o recoil.
Obrigado a todos, pelas dicas.
Agora outros desafios: regular as alta e baixa e depois amaciar o motor, regular os servos, alinhamento dos pneus e tambem a cambagem.
Obrigado a todos, pelas dicas.
Agora outros desafios: regular as alta e baixa e depois amaciar o motor, regular os servos, alinhamento dos pneus e tambem a cambagem.