Sistema de som para Automodelo 1/10

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

diegokst

Sistema de som para Automodelo 1/10

Mensagem por diegokst »

Fala pessoal!
Eu ainda não recebi meu carro, mas já tenho varios projetos em mente pra ele! um deles é criar um sistema de som, que deverá funcionar com meu iPod ou um mp3 qualquer. Esse som vai ser mais para exibição, estou pensando em fixá-lo em alguma bolha somente para isso e usar outras para correr.

ATENÇÃO: EU NÃO MANJO NADA DE ELETRONICA

Minha ideia é bem básica: Usar os autofalantes de uma caixa de som de pc e com o conector p2 (acho que é isso) plugar na entrada de fone do iPod. Não sei se é tão simples assim...

Essa é a caixa de som aberta:
Imagem

Não sei se aquilo realmente é um transformador, mas sei que ele serve para alterar a voltagem :lol: . Tem isso escrito nele: I/P: 120v~60Hz O/P: 9v~0.2A

Esse é o autofalante, ele tem 9cm de cumprimento, 5cm de largura e 3,5 de largura.
Imagem

O corpo da caixa eu ainda vou desenhar e fazer em madeira (mdf).

Como eu disse no início, eu nao manjo nada de eletronica, então eu vou fazer algumas experiencias e posto aqui os resultados.
Mas se alguém gostou da ideia e quiser postar um passo a passo de como fez, aceito ajuda!
...::::They see me Rollin and they are hatin::::...
Moisés
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Sistema de som para Automodelo 1/10

Mensagem por Moisés »

Se vc for comprar um carro a combustão acho que não vei dar para ouvir nada desse teu projeto, e só ligar no seu ipod não sei se vai funcionar, pois o memso não tem energia suficiente para fazer funcionar o auto falante, e outra acho q vc tá inventando moda, vai ver que isso não vai servir pra nada.

Um forte abraço e tudo de bom.
Moisés Salib
Caxias Do Sul - RS

Tá nervoso?
Vai pilotar!
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Moisés escreveu:e outra acho q vc tá inventando moda, vai ver que isso não vai servir pra nada.

kkkk pensei a mesma coisa!
diegokst

Mensagem por diegokst »

Primeiros Testes:

Consegui fazer o autofalante funcionar, porém o volume dele está muito baixo. Se estiver numa sala pequena com certeza todos vão ouvir e bem. mas como minha ideia é usar na rua, os ruidos externos vão abafar muito fácil.

Esses são os fios que saem do autofalante (dei o nome de A e B):

Imagem

Esses são os fios do Plug. O plug é composto por um par de fios, sendo que dentro de cada um dos fios que compoem esse par, possui mais um par de fios somando 4 fios. Então dei o nome de C, D, E e F.

Imagem

Para conseguir que saísse som, eu tive que ligar os seguintes fios: (A-C) e (B-F) ou então (A-D) e (B-E)
Mas como eu disse, ainda está muito baixo. creio que eu deva ligar alguma coisa no caminho para que o som possa ficar mais potente. Mas como eu mencionei, meu conhecimento de eltronica é bem proximo de zero e eu não tenho idéia do que eu posso fazer pra melhorar o volume...
diegokst

Mensagem por diegokst »

@Moisés, @mach: É, mas meu carro é EP então os ruídos não serão muito altos. E sim, funcionou perfeitamente conectando diretamente ao iPod. mas como eu disse acima, o som ficou um pouco baixo. mas eu vi num tópico que o cara soldou um resistor no motor dele para diminuir o ruído. então deve ter algo que eu possa fazer para obter o efeito contrário. Quanto a serventia dele, vai da criatividade de cada um! Eu tive a ideia de fazer isso pois tenho uma bolha de pick-up e vou adaptar as caixas na carroceria. Como eu gosto de tunar tanto quanto correr, quis fazer um carro com som além do sistema de LED's, que talvez quando idealizaram alguém também pode ter dito ser "invenção de moda" mas hoje todo mundo usa. E pode ser que eu esteja inventando moda, mas eu aposto que se funcionar muitas pessoas vão gostar e farão um igual e se isso acontecer terei um imenso prazer em ajudar os que estiverem com dificuldades. Se souber e quiser me ajudar, vou ficar realmente grato, mas se não puder... :bye:
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Diego,
Vc vai precisar de um pré-amplificador (aquela plaquinha serve), o trafo vc não vai usar, entrada e saída acho que vc já sabe onde é neh? liga a bateria do auto (desde q seja no max 9v) direto na plaquinha (entrada).
diegokst

Mensagem por diegokst »

Obrigado por me ensinar que o meu "transformador" na verdade é um trafo hehehe :joia:

Deixa ver se eu entendi o que vc quis dizer:

Eu vou ter que ligar um fio saindo da bateria do carro na placa onde tem o controle de volume.
Eu devo ligar onde o antigo fio de 110v estava ligado. certo?
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Não, lá em cima, na primeira foto, tem o trafo ok? tem dois fios azuis saindo, vc liga a bateria no ligar deles.

Vou te ensinar uma coisa: aquele circuito da caixinha trabalha com energia DC (contínua), assim como muitos equipamentos eletrônicos como o rádio do seu carro, ok?, a energia q temos nas tomadas é AC (alternada), o que o trafo faz, pega essa energia de 110V AC da tomada e transforma para 9V AC, sim ainda alternada AC, aí q precisamos de uma "ponte retificadora" (no qual dá pra ver pela foto que ela está embutida na placa do circuito lá da caixinha), o que essa ponte faz? transforma AC em DC para poder alimentar corretamente o circuito, mas não tem nenhum problema em entrar direto com energia DC na placa, desde claro esta seja compatível a tensão q o circuito trabalha, no caso aqui 9V (é o que tá escrito na trafo neh?!), pois bem vc pode usar o pack de bateria de 7,2 que vc usa no carro.
diegokst

Mensagem por diegokst »

Valeu Mach!!! surgiu a :idea: no fim do túnel!!! com essa explicação, a parte da eletronica já está praticamente concluída! vou começar a desenhar as caixas agora! Valeu mesmo!!! :yeah:
FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FiskIII »

Cara faz o seguinte eum fiz isso pro meu i pod pega e liga a caixinha na toma e mede a voltagem que sai do trasformadorzinho nos dois fios azuis geralmente é 12V ai vc usa uma bateria 12 volts e so ligar o fio que liga no pc no i pod simples assim.
RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.
diegokst

Mensagem por diegokst »

FiskIII a voltagem eu ja sei. e eu escrevi la em cima logo na primeira foto. E como o mach falou, eu posso usar a propria bateria do carro, ja que a caixinha "suporta" corrente de ate 9v. Agora o que esta me dando mais trabalho e fazer o corpo da caixa! Comecei desenhando um molde no papelao e depois vou passar pro mdf. Valeu por comentar!
Moisés
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Moisés »

Cuida com o peso, pq não se deve colocar muita carga sobre o rc.
Moisés Salib
Caxias Do Sul - RS

Tá nervoso?
Vai pilotar!
diegokst

Mensagem por diegokst »

Bem esse eh so um prototipo eu sei que quando finalizar vai ter mta coisa pra melhorar. Mas aí eu ja vou ter um pouco mais de experiencia no assunto...Eu ja to percebendo que realmente deve ficar um pouco mais pesado que eu esperava...mas se nao der pra ficar no auto, pelo menos vou ter um som portatil pra iPod hehehe
Moisés
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Moisés »

diegokst escreveu:Bem esse eh so um prototipo eu sei que quando finalizar vai ter mta coisa pra melhorar. Mas aí eu ja vou ter um pouco mais de experiencia no assunto...Eu ja to percebendo que realmente deve ficar um pouco mais pesado que eu esperava...mas se nao der pra ficar no auto, pelo menos vou ter um som portatil pra iPod hehehe

Por isso te disse q estava inventando moda, pq não sei se fica muito viavel e qt menos funcional, mas qd o cara ta começando é assim memso tem mil coisas pra inventar, mas depois percebe que só o carro já é muito legal e por si só já cha a atenção, mas tu q sabe se quer inventar boa sorte, heheheheh
Moisés Salib
Caxias Do Sul - RS

Tá nervoso?
Vai pilotar!
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Ai ai ai.

Olha, até seria interessante. Mas o carro vai ficar muito pesado, e não vai dar para andar junto com o pessoal. O sistema de som vai precisar de bateria. Se for por um dínamo, vai ter que fazer redução, além de fazer o ipod correr risco de ser queimado pela variação de tensão.
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!
Responder

Voltar para “Outros”