Cromagem de pistão ??

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

fmthiago

Cromagem de pistão ??

Mensagem por fmthiago »

Boa noite galera, sou novo no forum mas antes de postar pesquisei e nao achei nada, então la vai.

um brother meu metido a mecanico, eu mostrei pra ele minha camisa e o pistão que está com pouca pressão, ele me sujeriu a cromar o pistão pra aumentar a pressãooooo

então está ai minha duvida, alguem ja vez isso ? que tipo de cromagem tenho q fazer ?
Kyosho DBX
d9junior
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Cromagem de pistão ??

Mensagem por d9junior »

fio acho que nao da certo nao , 1° nao sei se da pra comar o pistao , 2° acho que se cromar ele, com a explosão ele vai descascar a cabeça.
essa é minha opinião , mas nao manjo disso nao rsrs , agora vamos ver se aparece aguem que manja pra ajudar .
abç
Danilo
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

O Cromo possui a mesma proporção de dilatação do alumínio?

Ou é só mais uma idéia mirabolante de gente que não tem intimidade com o assunto e acha que vai reinventar a roda?
fmthiago

Mensagem por fmthiago »

não sei se é mais um ideia..........
quero saber isso de vc´s
Kyosho DBX
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Leia este tópico:
/viewtopic.php?t=23506

E veja como o assunto "foi pra frente"..

É o que eu sempre vejo: Um monte de curioso que acha que manja imagina um monte de solução mirabolante.. É apoiado por outro viajante e com isso se acham os inventores da roda..

Só que quando vão fazer a coisa realmente funcionar, percebem que a coisa não foi nada como eles imaginaram...

Nao quero desaminar ninguém, mas se isso realmente fosse possível, com certeza todos fariam..

E até hoje eu não ví ninguém..
hmnvieira
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por hmnvieira »

Possível é, só não é economicamente viável.

O pistão é feito em liga de alumínio e a camisa em liga de cobre revestida internamente com cromo-níquel.

Acontece que a camada de cromo-níquel é muito fina e não aceita receber camada sobre camada é necessário primeiro remover a camada antiga por processo de usinagem para só depois aplicar uma nova camada.

Estive olhando uma camisa de motor glow recentemente e pela minha experiência trata-se de um "flash de cromo" este termo é usado no meio mecânico quando a espessura é muito fina em torno de 5 centésimos de milimetro ou menor que isso, o mesmo utilizado nas bronzinas dos carros 1:1.

O alumínio não é muito amigo do cromo por isso é difícil uni-los, alem de receber forças diferentes das transmitidas para camisa, isso facilita a desagregação do flash de cromo.

Conheço empresas que fazem cromação com estas características, e garanto aos senhores que o preço em função de pouca demanda sai mais caro que comprar um motor novo.
Red Baron
lgaaquino1970
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por lgaaquino1970 »

hmnvieira escreveu:Possível é, só não é economicamente viável.

O pistão é feito em liga de alumínio e a camisa em liga de cobre revestida internamente com cromo-níquel.

Acontece que a camada de cromo-níquel é muito fina e não aceita receber camada sobre camada é necessário primeiro remover a camada antiga por processo de usinagem para só depois aplicar uma nova camada.

Estive olhando uma camisa de motor glow recentemente e pela minha experiência trata-se de um "flash de cromo" este termo é usado no meio mecânico quando a espessura é muito fina em torno de 5 centésimos de milimetro ou menor que isso, o mesmo utilizado nas bronzinas dos carros 1:1.

O alumínio não é muito amigo do cromo por isso é difícil uni-los, alem de receber forças diferentes das transmitidas para camisa, isso facilita a desagregação do flash de cromo.

Conheço empresas que fazem cromação com estas características, e garanto aos senhores que o preço em função de pouca demanda sai mais caro que comprar um motor novo.

Parabéns!!

Uma explicação, ao meu ver embasada, crítica e orientativa! Perfeito para quem quer realmente desmistificar o assunto, ou simplesmente responder à uma pergunta de um novato!

Abraço!
Luciano Aquino

**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO LIGHT 2011 ****
**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO MASTER 2012 ****

stop dreaming, start driving... www.lgamotorsport.com.br
Responder

Voltar para “Motor”