Savage XL/X

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Spoock
Piloto
Piloto

Re: Savage XL/X

Mensagem por Spoock »

Dionisio, excelente explicação!

Estava atras de alguem explicando como amaciar o K5.9 pois no manual temos uma liguagem mais tecnica do processo.
Tendo relato de alguem que ja fez o processo fica mais facil de entender e com as dicas que deu fica ainda mais tranquilo de fazer.

Minha unica experiencia amaciando motores foi a duas semanas, com o TRX3.3 da minha revo e achei um processo meio chato de fazer, cuidar com aceleração... 1/4 de aceleraçao, 2 segundos.. 1/2 de aceleraçao 3 segundos... aceleraçao total por 3 segundos + 2 segundos com 100% do carburador aberto.. bla bla bla.. achei muito cheio de fru fru..

Ja o processo da HPI parece mais tranquilo de controlar...

Se tudo der certo esta semana chega o meu K5.9 e o post acima é de extrema importancia para me ajudar a amaciar o motor!!! VALEU

Abraços
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por DionisioPrado »

Esta foi uma forma mais simplificada de explicar o que o manual "floreia" bastante, comigo deu 100% certo, não tive nenhum problema com motor nem com carburação... Atualmente, os ajustes de carburação, faço mais de "ouvido" mesmo, não me atenho tanto ao manual ou ao termometro, mas isto somente foi "desenvolvido" com muita experiência e iniciando, como todos aqui, testando e atento ao que manda o manual, principalmente no tocante à temperatura do motor. Utilizo desde que iniciei, um termometro da Duratrax Infra-red, que tem um excelente custo-benefício.

Mas de qualquer forma é bom saber que estou conseguindo ajudar de alguma forma, não sou e não me considero um expert no assunto, muito pelo contrário, sei que tenho muito à aprender ainda, mas sei também, que tenho hoje uma certa bagagem, e como dizia um mestre dos tempos de escola, o conhecimento não significa nada, se não for passado adiante....

Sejam todos bem vindos a perguntar o quanto quiserem, pois dentro da minha experiência, estarei tentando ajudar da melhor forma possível.

Abços... :wink:
edisonamn
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por edisonamn »

Boa noite pessoal.
Como havia comentado sobre a compra da minha savage, tive o prazer de gastar 3 tanques esse sabado amaciando o motor. Nossa que som gostoso do alto giro do motor, pena que não dava pra dar aquelas esticadas.
As vezes dava uma afundada no acelerador e ela morria. Estava muito gorda, 6 voltas e temperatura em torno dos 110 - 115.
Hoje, no quarto tanque, comecei a afinar chegando a 3 - 2,5 voltas. Acelerei fundo e escutei aquele som tipico de troca de marcha, lá se foi a primeira indo pra segunda e dpois terceira.
Me surpreendi com a velocidade atingida. muito rapida e estavel.
Amanha, encontrarei com o pessoal de minha cidade que tem uma pista. Quero pegar algumas informações de regulagens.
E voces, o que me dizem. Uma regulagem boa pra minha savage XL !?
Detalhe, so mexi na regulagem da alta.
Abraço a todos.

Ah, só mais um detalhe, alguem tem o esquema de instalações do suporte plastico que fica em cima do motor da savage ?a minha veio com a peça mas não mostra como instalar.
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

Olha o que achei fuçando na net...

Savage com bolha da SC8.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Achei que ficou bacana...
André Vereza
Spoock
Piloto
Piloto

Mensagem por Spoock »

ops... postei em outro topico, mas acho que este aqui é mais adequado...

Pessoal,

Coloquei um K5.9 na minha Savage e hoje fui amaciar.
Os tres primeiros tanques tem que ser parado, com as rodas livres.
Cada tanque durou mais de 1h, isso é normal??
Achei muiiiiiiiiiiiiiito tempo....

[]'s
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Spoock, vc controlou a temperatura??? Realmente isso não é muito normal mesmo... Acho que podes estar amaciando com ela muito fina, com isso a temperatura sobe bastante e prejudica todo o amaciamento e peças internas do motor...

Quanto à amaciar com as rodas no alto, a minha quando instalei o 5.9, amaciei com ela no chão mesmo, apesar de parada e no segundo tanque, já sai andando com ela, 1/4 de aceleração apenas, beeeem gorda e fazendo percurso em 8, no 4 tanque, comecei a acelerar um pouco mais, 1/2 curso de acelerador e comecei a ainar o motor, a cada tanque, afinava um pouco mais, até que por volta do 7º ou 8º tanque tava pronta para arrepiar. Um detalhe importante, entre os tanques do amaciamento, deixe o motor esfriar completamente, antes de abastecer e recomeçar o processo, desta forma, os componentes internos vão se ajustando perfeitamente e quando terminar o amaciamento, raramente irá precisar refazer a carburação, a minha, na grande maioria das vezes que colocava para andar, nem precisava regular nada, era bem raro (em dias muito quentes apenas) ter que abrir um pouco a alta, de modo a engordar mais ela por conta da temperatura...

Um bom termometro é essencial para este processo, pois evitará danos ao motor e com isso, terá uma vida útil do motor excelente, a minha vendi com quase 2 galões rodados (bem rodados), e o motor estava como zero, ainda forçando bem o roto para ligar, ou seja, motor bem travado ainda.

Qualquer dúvida basta postar.
Abços
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Outro detalhe que esqueci de mencionar acima, após amaciada, a minha quando estava a apenas 115° a 120°, ficava gorda demais, quando acelerava forte em arrancadas ela morria, sempre deixei a temperatura normal de funcionamento em torno de 125° a 135°, de modo a ter um funcionamento bem liso do motor e uma resposta bastante satisfatória, quando rodava em 120° ela ficava muuuuito chocha, e morria com facilidade por excesso, mas isto foi feito somente após amaciar ela sempre mantendo entre 110° e 120°. Quanto a achar que a temperatura estava muito alta, nem encanei, pois a quantia de fumaça que soltava pela pipa, mesmo esticando a 3ª em final de reta era absurda, e a temperatura nunca passava dos 135° em final de tanque, com ela rodando até 3/4 do tanque ficava em torno de 125° a 128° depois disso ia subindo gradativamente com o consumo do restante de combustível até chegar na máxima de 135°.

Abços
Spoock
Piloto
Piloto

Mensagem por Spoock »

Dionisio,

Obrigado pelas informações.
Só rodei os tres tanques iniciais até então, os próximos eu vou rodar medindo a temperatura.
Como estava sem termometro, improvisei um circulador de ar em potencia maxima para tentar deixar o motor em boa temperatura.
Regulei bem a agulha de baixa para não deixar que a embreagem engatasse e fizesse as rodas girar. Se estivesse fino demais as rodas iriam girar.
Deixei no ponto em que as rodas nao giravam e o motor não morria.
Estava saindo bastante oleo pela pipa, ou seja, lubrificando bem.
Mas a temperatura eu não sei te dizer quanto estava.

Sobre o intervalo entre os tanques, foram cerca de uns 12 a 15min pra esfriar.. acho que este tempo estava de acordo porque no bloco do motor a temperatura era a mesma dos demais componentes do carro, ou seja, ambiente.

Nos proximos tanques eu vou cuidar bem na questao da temperatura para não ter problemas.

Mas confesso que estou preocupado com o tempo que duraram estes tanques
Abraços
osmar

Mensagem por osmar »

ola,alguem poderia me informar as regulagens de amaciamento e após amaciamento da savage xl,agulha de baixa e alta?? obrigado!!
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

osmar escreveu:ola,alguem poderia me informar as regulagens de amaciamento e após amaciamento da savage xl,agulha de baixa e alta?? obrigado!!

No manual tem.
http://www.hpiracing.com/manuals/pdf/104246.pdf
osmar

Mensagem por osmar »

o manual é em japones e ingles ta dificil de entender
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Já ouviu falar do Google Translator????

Use e abuse...

Abços
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Na verdade está em 4 idiomas
99% desse hobby vc vai encontrar no mínimo em inglês, hora de aprender neh?!
Outra, no manual vc vai encontrar TODAS as informações para amaciamento, cuidados, manutenções, etc. É uma leitura que vale a pena.
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

mach escreveu:Na verdade está em 4 idiomas
99% desse hobby vc vai encontrar no mínimo em inglês, hora de aprender neh?!
Outra, no manual vc vai encontrar TODAS as informações para amaciamento, cuidados, manutenções, etc. É uma leitura que vale a pena.

Fala Mach...
rsrsrs...
Não diria que é uma leitura que valha a pena, e sim que é uma leitura obrigatória para quem deseja estar no hobby ou entrar no hobby...

Abços
osmar

Mensagem por osmar »

ISSO AÍ GALERA DÁLE Google TranslatorRRRRRRRRRRR
Responder

Voltar para “Off-road”