CAIXA DE PARTIDA LIGADA NA TOMADA!!!
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
CAIXA DE PARTIDA LIGADA NA TOMADA!!!
Olá pessoal, acabei de comprar uma caixa de partida que da pra ligar em bateria 12v, porem eu não tenho essa bateria nem carregadores para este tipo de bateria, veio a cabeça de fazer uma fonte de PC usando sua saida 12v e conectar direto na caixa de partida, assim eu iria dispensar o uso da bateria...alguem ja tentou?? alguem sabe se é possivel??? estou com medo de torrar o motor da caixa com amperagem alta pois a amperagem que sai da fonte é de 15A...
Re: CAIXA DE PARTIDA LIGADA NA TOMADA!!!
usa na baretia do carro
se da pra usar na bateria do carro entao da pra usar nessa fonte de PC...acho que vou arriscar!!
ai q ta
Nao tenho muita noçao de eletronica, mas na bateria a bateria do carro tem por ex:60 amps de corrente desponivel, nao quer dizer q ela vai mandar 60 amps.. ja a fonte acredito q ela funcionaria como um carregador de bateria e iria mandar 16 amps direto...
Corrijam me se estiver falando bestera...
Nao tenho muita noçao de eletronica, mas na bateria a bateria do carro tem por ex:60 amps de corrente desponivel, nao quer dizer q ela vai mandar 60 amps.. ja a fonte acredito q ela funcionaria como um carregador de bateria e iria mandar 16 amps direto...
Corrijam me se estiver falando bestera...
acho que da no mesmo... amanha chega a caixa de partida, vou testar e passar o resultado pro pessoal...
leutzusa escreveu:se da pra usar na bateria do carro entao da pra usar nessa fonte de PC...acho que vou arriscar!!
Faltou um pouco de conceito..
Quando é que vc vai conseguir extrair 60A de uma fonte?
Pelo o que eu saiba, Corrente ela é Puxada pelo o equipamento, o tanto que ele precisar, ou seja, a sua fonte de PC irá fornecer no MAXIMO até 15A, mas não quer dizer que é essa amperagem que será descaregada no equipamento. ao contrario da Voltagem que sim, ela é o valor nominal que esta sendo mandado para o equipamento..
Abraços...
Abraços...

É isso aí..
E se a fonte de PC não for alterada, na hora que for solicitado a corrente, a tensão irá cair..
E a caixa de partida, durante alguns instantes, chega a consumir 50A..
E se a fonte de PC não for alterada, na hora que for solicitado a corrente, a tensão irá cair..
E a caixa de partida, durante alguns instantes, chega a consumir 50A..
Desista!
Pesquise aqui no fórum, este asunto já foi amplamente discutido.
/viewtopic.php?t=33184&highlight=caixa++partida
/viewtopic.php?t=32226&highlight=caixa++partida
/viewtopic.php?t=26701&highlight=caixa++partida
/viewtopic.php?t=7816&highlight=caixa++partida
/viewtopic.php?t=11392&highlight=caixa++partida
/viewtopic.php?t=9142&highlight=caixa++partida
Fonte chaveada de PC não aguenta o tranco da carga chamada "indutiva" (bobina de motor), que no instante que é ligado, gera um pico de corrente que a fonte não está preparada para aguentar.
Não importa se sua fonte chaveada fornece, por especificação do fabricante, 20A. Ele não especifica se a fonte aguenta fornecer esta corrente, em seu máximo, em um curtíssimo espaço de tempo, da ordem de 0,0001s. O que acontece na prática é que os circuitos de proteção da fonte detectam este pico e o consideram como um curto circuito, ela se desliga.
Conheço equipamentos industriais que usam motores CC (corrente contínua, que é o caso da caixa de partida) que usam as chamadas "fontes lineares", pesadas, com transformadores enormes e componentes parrudos para aguentar o tranco, o que prova, em alguns casos, que fonte chaveada ainda não tem aplicação para este tipo de carga em específico.
A não ser que seja projetada para este fim, o que não é o caso da fonte de PC.
Abçs!
Pesquise aqui no fórum, este asunto já foi amplamente discutido.
/viewtopic.php?t=33184&highlight=caixa++partida
/viewtopic.php?t=32226&highlight=caixa++partida
/viewtopic.php?t=26701&highlight=caixa++partida
/viewtopic.php?t=7816&highlight=caixa++partida
/viewtopic.php?t=11392&highlight=caixa++partida
/viewtopic.php?t=9142&highlight=caixa++partida
Fonte chaveada de PC não aguenta o tranco da carga chamada "indutiva" (bobina de motor), que no instante que é ligado, gera um pico de corrente que a fonte não está preparada para aguentar.
Não importa se sua fonte chaveada fornece, por especificação do fabricante, 20A. Ele não especifica se a fonte aguenta fornecer esta corrente, em seu máximo, em um curtíssimo espaço de tempo, da ordem de 0,0001s. O que acontece na prática é que os circuitos de proteção da fonte detectam este pico e o consideram como um curto circuito, ela se desliga.
Conheço equipamentos industriais que usam motores CC (corrente contínua, que é o caso da caixa de partida) que usam as chamadas "fontes lineares", pesadas, com transformadores enormes e componentes parrudos para aguentar o tranco, o que prova, em alguns casos, que fonte chaveada ainda não tem aplicação para este tipo de carga em específico.
A não ser que seja projetada para este fim, o que não é o caso da fonte de PC.
Abçs!
Acelera Ayrton!!!
A melhor solução até agora:
ou É Lipo
ou Bateria (carro / moto)
Abraços
ou É Lipo
ou Bateria (carro / moto)
Abraços
Editado pela última vez por Jason em 07 Jan 2011, 08:36, em um total de 1 vez.

porem eu parti do seguinte conceito, nela ta dizendo que é para funcionar com bateria de nobreak de 7A e uma fonte de pc vai fornecer no minimo 15A pela logica era para funcionar....
Agora eu vou começar a ler os topicos que o amigo Alex mandou!!
Agora eu vou começar a ler os topicos que o amigo Alex mandou!!
- mach
- Moderador

- Contato:
Essa é a capacidade de carga da bateria não de descarga, cada bateria tem sua capacidade de descarga, bateria LIPO por exemplo, uma simples pode ter 30x de sua sua capacidade, ex: uma LIPO de 3000mAh 30C pode descarregar até 90A de pico.
Se tiver facilidade de comprar lá fora (exterior) vai até a hobby king, pega uma bateria LIPO de 4S 5000mAh e um carregador e não vai gastar mais que R$80,00.
A caixa vai ficar leve, e a bateria vai durar bastante.
Se tiver facilidade de comprar lá fora (exterior) vai até a hobby king, pega uma bateria LIPO de 4S 5000mAh e um carregador e não vai gastar mais que R$80,00.
abib escreveu:leutzusa escreveu:se da pra usar na bateria do carro entao da pra usar nessa fonte de PC...acho que vou arriscar!!
por isso q eu flei q nao manjava de eletronica e pedi para q me corrijam se estivesse errado obrigado.
mach escreveu:Essa é a capacidade de carga da bateria não de descarga, cada bateria tem sua capacidade de descarga, bateria LIPO por exemplo, uma simples pode ter 30x de sua sua capacidade, ex: uma LIPO de 3000mAh 30C pode descarregar até 90A de pico.
Vide em:
/viewtopic.php?t=7816&highlight=caixa++partida&start=30
isto:
- Anexos
-
- img_3580_1.jpg (117.43 KiB) Exibido 1645 vezes
Acelera Ayrton!!!
abib escreveu:leutzusa escreveu:se da pra usar na bateria do carro entao da pra usar nessa fonte de PC...acho que vou arriscar!!
a eu nao li direito.. eu falei uma bateria de carro com 60 amps e nao uma fonte de 60=]