velas... momento da troca

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

velas... momento da troca

Mensagem por guilcm123 »

Tenho algumas dúvidas com relação ao memento correto (ou ideal) da troca da vela...

1 - Qual o momento ideal da troca da vela?

2 - Como saber se uma vela está "ruim", quando ela ainda "acende" ao colocar o ni-starter?

Estou criando este tópico, porque encontrei bastante respostas sobre os sintomas da vela quaimada, e sobre os fatores que provocam queima antecipada de velas... mas nada sobre "como saber se a sua vela está ruim..."

Uma prova bem simples seria colocar uma vela nova... se o desempenho do motor melhorar, é porque a anterior estava ruim...

Mas tem algum método menos empírico?
Mugen MBX-6 ECO
rasta_man
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Re: velas... momento da troca

Mensagem por rasta_man »

Ao olhar pra vela e ver que o filamento está corrompido = vela queimada
Ao colocar a vela no ni-starter e ela nao "acender" = vela queimada (claro, se o ni-starter estiver carregado)
Ao colocar a vela no ni-starter e ela "acender" pouco = vela ruim (claro, se o ni-starter estiver carregado)
guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por guilcm123 »

Obrigado pela resposta, rasta...

Para verificar se o "brilho" ainda está ok, penso então ser interessante comparar o brilho de uma vela nova com a vela que se quer testar...

Mas se estes "quesitos" estão ok, a vela está boa?
Mugen MBX-6 ECO
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Se vc colocar o nistarter e ver que o primeiro filamento está apagado, é hora de trocar a vela..

Se perceber que o carro está ruim pra carburar e não está rendendo o que já rendeu, é hora de trocar a vela..
Jason
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Jason »

guilcm123 escreveu:penso então ser interessante comparar o brilho de uma vela nova com a vela que se quer testar...
Acho que, não seria valido, pois a vela muda o "Brilho" de acordo com sua especificação (Quente / Média / Fria), se nã hora comparar com uma vela diferente, você vai acabar descartando uma vela boa... ou achar que uma vela ruim esta boa...

O Que vale mesmo é o que o Abib disse, veja os filamentos e quantos acende, e se o seu motor esta pedindo uma carburação diferente por causa da vela.

Abraços...
Imagem
rcming
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por rcming »

Ola amigo!!! Suas perguntas são extremamente complexas para quem ta começando no hobby.
A menssuração visual só serve para ver se a vela esta queimada ou não, ou seja se ela acende ou não... pois mesmo que ela esteje com uma luminosidade forte pode ser que n;ao dê acerto na carburação... como disse nosso amigo Jason em sua explicação...

Alguns fatores me ajudaram a aprender, e vai ajudar vc tbm...
- em geral cada motor pode se usar tres tipos de velas diferentes. como relatou Jason, (quente, media e fria), vc fara escolha de cada vela pela umidade relativa do ar. ex: dia muito umido - vela quente, dia muito seco - vela fria - dia de umidade média - vela media.

- taxa de compressão: vai variar de acordo com a composição do combustivel e a temperatura. ex: sempre usar o combustivel com porcentagem de nitro, que o fabricante indica. ex: dia muito quente aumenta-se taxa, dia muito frio diminui-se taxa.

-olhando esses fatores seu motor esta pronto para carburar, sua vela vai durar bem mais, seu motor vai ter um desempenho melhor e uma durabilidade maior, e o resto é pratica mesmo.
boa sorte e espero que essas dicas te ajude!!!
Abraços1!!
guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por guilcm123 »

Muito obrigado pelas respostas...

Era exatamente isso que eu queria ter certeza...

Minhas velas estão acendendo bem...

Mas meu auto está péssimo para carburar, já estou esperando chegar as velas novas da amain... talvez pra não ficar sem andar, compre mais uma vela OS #8 por aqui mesmo... e combustível novo e de qualidade, porque percebi que o MK no final do galão perde todo o nitro, e dificulta também a carburação.
Mugen MBX-6 ECO
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Caro guilcm123,

Algumas coisas vc não comentou. Exemplo:
- Qual % de nitro do combustível?
- Qual vela vc está usando.

Seguinte, a Savage veio original com uma vela fria HPI R5. Tava dando muito trabalho para carburar o motor HPI 4.6 original, usando Byron 20%. Troquei a vela por uma OS #8 e ficou fera!

Eu tenho um motor Ofna de 13 anos de idade, motor .15. Estava com a vela OS #8 e não rendia. Coloquei a HPI R5 e usando o mesmo Byron 20% ficou fera. Isso eu fiz no mesmo dia. Presuponho que estava com as mesmas condições climáticas. hehehehehe

Bom, lendo na internet reparei que os motores maiores, tipo o da Savage, .28 ou mesmo .50 (meu t-rex 600) o motor vira melhor com vela OS #8.

Já motores menores, como por exemplo o do Ofna (.15) ficou melhor com vela fria. Só que, eu tenho um OS .18 e está andando com OS #8 também.

Já a qualidade da vela, eu reparo que se tiver com muita dificuldade de carburar o auto, mesmo depois de ter limpado o motor e carburador, sim, pode ser desgaste de vela.

Se vc deu a partida, e deixou o auto rodando muito tempo com a vela conectada ao aquecedor, parabéns, danificou a vela.

Eu tenho uma vela que derreti assim. O filamento, que era lisinho e enrolado, ficou todo crequento. Apesar da vela funcionar. Mas não dá ponto de carburação. Principalmente não segurando marcha lenta.

Espero ter ajudado.

Abraços.
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!
alex.urias
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por alex.urias »

Eu ja quemei 5 litros de combusta mais de 55 tanques no meu DBX e a vela ta perfeita carburação ok marcha lenta ok, mai acho que ta na hora de troca ja, ou ja passo né ... nunca queimei vela nem pra amaciar, esse negocio que tem que queimar vela é normal, furada, falo isso porque outro dia lia aqui, o cara disse que era normal queimar algumas velas quando tivesse amaciando, Eu não acho normal queimar vela pra amaciar... com um monte de informação sobre amaciamento por ai...
Não Tema
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Então você não amaciou seu motor da forma correta.. :)

O amaciamento exige que o motor trabalhe com muito mais lubrificação que o normal..

Este excesso de lubrificação faz com que particulas se depositem no filamento da vela, tornando-a imprópria para uso, fazendo o motor perder a performance..

Muitas vezes a vela queima.. e é sim normal..
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Sou da opinião que no amaciamento uma vela PODE ser queimada. E não falar que a vela DEVE queimar... Hehehhehehhe

Isso depende muito da qualidade do motor, do acabamento interno.

Sim, é normal uma vela queimar por causa de um rolamento que está se deteriorando. Concordo. Mas se o motor está em bom estado, não é normal ficar queimando não...

Mas se o motor já aprensenta dificuldades para carburar, principalmente ajuste de marcha lenta, pode desmontar. Vai achar alguma coisa errada.

guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por guilcm123 »

Algumas coisas vc não comentou. Exemplo:
- Qual % de nitro do combustível?
- Qual vela vc está usando.
Estou usando MK Extra 20/12. Mas estou pensando em trocar o combustível...

Tenho uma vela original da kyosho, que veio com o motor (GXR 18) e uma OS nº 8. Ambas as velas ainda acendem, e estão aparentemente com o filamento intacto, mas a OS apresenta melhor desempenho na carburação, e também maior brilho.

Fiz o amaciamento conforme determina o manual (3 tanques), andando ainda até o décimo tanque com a mistura bem gorda...

Depois andei mais uns 15 ou 20 tanques, com a carburação mais fina (sempre observando a fumaça no escapamento)... O meu termômetro só chegou depois destes "km rodados", de forma que não pude monitorar efetivamente a temperatura neste período...

Já fiz uma limpeza e verificação interna do motor, aparentemente os mancais da biela estão sem folga, os rolamentos também estão ok... mas aparentemente a compressão já não é mais a mesma... e o vira está levemente oxidado.

Estou pensando em fazer uma nova limpeza interna, antes de colocar pra funcionar novamente com o combustível e vela novos...
Mugen MBX-6 ECO
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Eu usei um litro do mesmo MK que vc está usando no OS .18. A parte de cima do pistão ficou amarelada.

Depois começei a usar Byron 20% e não tive mais deste problema. Aliás, não tive mais nenhum problema! hehehehehehhe

A compressão do motor é relativa. Não tem como medir. Já ouvi falar que rodar por muito tempo o motor gordo, pode fazer com que ele desgaste prematuramente. Assim como rodar fino. Existe um ponto ideal. Eu particularmente, não perdi nenhum motor.

Rodo os autos levemente gordo. Com temperaturas entre 90 e 110°C. Justamente para não ter que ficar refazendo a carburação a cada dia. Mas um ajuste fino no dia vai bem. Principalmente na agulha de baixa. A de alta dificilmente eu mexo. Só se tiver esquentando a ponto de perder marcha lenta (na Savage, quando a temperatura passa de 110°C).

Ok?

Abraços.

guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por guilcm123 »

Para ilustrar melhor a minha dúvida com relação à questão das velas, seguem as fotos das minhas velas:

Vela OS #8:
Imagem

Imagem

Vela Kyosho original do motor GXR 18:
Imagem

Imagem

Acho que a vela kyosho já foi pro beleléu (está com depósitos no filamento e o brilho já é precário...), mas tenho dúvida com relação à vela OS...

Claro que estou comprando velas novas, mas gostaria de ter certeza de que as velas estão ruins antes de jogá-las no lixo!
Mugen MBX-6 ECO
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

guilcm123 escreveu:Para ilustrar melhor a minha dúvida com relação à questão das velas, seguem as fotos das minhas velas:

Vela OS #8:
Imagem

Imagem

Vela Kyosho original do motor GXR 18:
Imagem

Imagem

Acho que a vela kyosho já foi pro beleléu (está com depósitos no filamento e o brilho já é precário...), mas tenho dúvida com relação à vela OS...

Claro que estou comprando velas novas, mas gostaria de ter certeza de que as velas estão ruins antes de jogá-las no lixo!
A vela num tá ruim não, dá pra usar como teste para o aquecedor :lol:
Pra mim a OS#8 tá boa..

Ajudando com as fotos:
Anexos
velas.jpg
velas.jpg (90.09 KiB) Exibido 1713 vezes
Responder

Voltar para “Motor”