PROJETO AEROFOLIO

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela

stefanomz
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: PROJETO AEROFOLIO

Mensagem por stefanomz »

Mas se o cara usar o carro no asfalta sem saltos e coisa acho q ate seria legal ter um mas ser for pro off esqueçe.
In Heaven, the mechanics are German, the chefs are French, the police are British, the lovers are Italian and everything is organized by the Swiss.
In Hell, the mechanics are French, the police are German, the chefs are British, the lovers are Swiss...
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

renamaf escreveu:A e teria que ter um radio com terceiro canal "regulavel" tipo de acelerador, a maioria dos radios geralmente o terceiro canal é só um botao de acionamento, no caso ele só levantaria todo ou abaixaria todo!!

Não necessariamente.. Daria até pra colocar um Y no canal do acelerador e fazer com que sempre que acelerasse o carro até o talo, o aerofílio ficasse na posição mais horizontal..

Na frenagem, o aerofólio subiria..
renamaf
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por renamaf »

abib escreveu:Não necessariamente.. Daria até pra colocar um Y no canal do acelerador e fazer com que sempre que acelerasse o carro até o talo, o aerofílio ficasse na posição mais horizontal..

Na frenagem, o aerofólio subiria..

Eh verdade, porem mais um servo trabalhando, iria aumentar muito o consumo das pilhas/baterias do RX

Eh uma questao de gosto!!
ABARC - Blumenau/SC - www.abarcblu.blogspot.com
Imagem
stefanomz
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por stefanomz »

Nao daria para ligar o servo individual numa bateria 9v? ou sei la algo do tipo?
In Heaven, the mechanics are German, the chefs are French, the police are British, the lovers are Italian and everything is organized by the Swiss.
In Hell, the mechanics are French, the police are German, the chefs are British, the lovers are Swiss...
renamaf
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por renamaf »

Ia ficar pesado o negocio, cheio de bateria extra...

Da pra inventar muita coisa, mas tudo que eh demais pode dar problema demais e mão de obra demais!!!

Eu prefiro quanto mais simples melhor!!
Editado pela última vez por renamaf em 10 Fev 2011, 09:03, em um total de 1 vez.
Imagem
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

stefanomz escreveu:Nao daria para ligar o servo individual numa bateria 9v? ou sei la algo do tipo?

Aí não, né jovem?!

Pra que adicionar outra bateria (que aliás não funciona, pois os servos trabalham com 6 volts) ao invés de colocar um pack de maior capacidade?
renamaf
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por renamaf »

vitorassis escreveu:Pessoal estou querendo colocar um servo na bolha do meu truck para o aerofolio. Pois o mesmo quero que ele fique um pouco mas no chão, ele é 1/10, quero comandar ele para sem estabilidade e com estabilidade...

antes queria saber se é possivel fazer isso em um truck... fazer o centro de gravidade dele aumentar?

grato.

Estamos fugindo do assunto, na verdade a questao eh se da pra fazer o servo e se da pra mudar o CG.

Fazer o servo levantar o aerofolio, da SIM!! Com tempo e dedicação voce faz, nao eh dificil.

Mudar o CG com o aerofolio NÃO, pra mudar o CG voce tem que mexer na posição do motor, baterias ou suspensao... Nao vai ser mudando a posicao do aerofolio que mudarás o CG, só ira a mudar a aerodinamica, como ja falaram só acima dos 100 km/h, que eh outra historia!!
Imagem
vitorassis
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por vitorassis »

é so um projeto se não der certo... irei postar aqui.
mas o que custa viajar um pouco :lol:
guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por guilcm123 »

Acho que toda a experiência é bem vinda...

Ainda mais quando o colega tá disposto a implantar o projeto por sua conta e risco... "VAI QUE COLA??!!"

Agora, acho que tenha pouca utilidade um aerofólio móvel em um auto off road... e mesmo no on road...

Tem tudo pra ser uma tranqueira pra ficar incomodando...

Na Fórmula-1 1/1 a asa móvel que estão colocando esse ano não varia a atuação conforme a velocidade do carro, e sim conforme a necessidade de aderência, como em entradas e saídas de curva, por exemplo. E o aumento de efeito na asa também causa uma maior resistência ao deslocamento, ajudando também na frenagem...

No caso do automodelo, se a asa for fixa, quando o auto estiver em baixa velocidade, terá pouco efeito aerodinâmico, e poranto a asa não fará diferença praticamente nenhuma. Quando a velocidade aumentar, o seu efeito também irá aumentar, devido ao maior efeito aerodinâmico.

Oras, se a asa fixa faz pouco efeito em baixa velocidade, para que desenvolver um dispositivo móvel que fará pouca ou nenhuma diferença, ainda mais em um automodelo off road...? Seria como multiplicar zero por zero...

Agora, o colega pode montar o protótipo, e talvez prove que minha humilde opinião está equivocada...
Mugen MBX-6 ECO
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

É quase isso..

A velocidade é considerada ao quadrado no coeficiente de arrasto e na força e coeficientes de sustentação..

Arrasto:Imagem

Sustentação: Imagem

Em velocidade alta, o alívio do aerofólio vai causar um arrasto exponencialmente menor, o que tornará a velocidade maior.

Em angulos elevados o arrasto se eleva, assim como a força de sustentação negativa.

Uma asa fixa de 200mm x 40mm inclinada a 45º em um carrinho à 10Km/h deria um downforce de 37g

Este mesmo aerofólio à 80º de inclinação geraria 73g de downforce na mesma velocidade..

A 50Km/h, o aerofolio a 45º geraria quase 950g de downforce, enquanto a 80º ele faria o carro "pesar quase 1,85Kg a mais
Wanslay
Piloto
Piloto

Mensagem por Wanslay »

ficaria muito lento....... resumindo só daria estetica...
su3zero
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por su3zero »

somando a isso o peso do equipamento necessario para o mecanismo funcionar
Gustavo Pereira
www.rbracing.com.br
Imagem
Imagem
stefanomz
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por stefanomz »

Boua abib belo exemplo.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

É rapaz.. Foram 12 anos ininterruptos cursando engenharia..

8 foram no bar.. :D
stefanomz
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por stefanomz »

8 foram no bar... ahushauhuashas
Engenharia mecanica,eltrica,civil, ou outras...
Responder

Voltar para “Off-road”