Dúvidas Iniciante - Traxxas Nitro Sport Race RTR 2WD Truck

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

tallismc

Re: Dúvidas Iniciante - Traxxas Nitro Sport Race RTR 2WD Truck

Mensagem por tallismc »

agora me surgiu outra dúvida!

estava andando com ele agora mesmo, acelerando 1/4 e freiando... fazendo isso para amaciar o motor. pois esse é o terceiro ou quarto tanque dele!

só que derrepente eu acelerava no controle, mas no carrinho não acelerava!
eu pensei que era as pilhas do transmissor ali dos servos, mas para os lados a roda girava!
eu acelerava umas 2 a 3 vezes e nada, e na terceira quarta vez que eu acelerava dai o carrinho respondia e ia normal!
e as pilhas do controle estão todas carregadas.

só que aconteceu isso umas 5 vezes!
dai andei até gastar o tanque e parei!

o que vocês acham que pode ser?

obrigado!
Traxxas Nitro Sport Race RTR 2WD Truck
fer5308

Mensagem por fer5308 »

Da uma olhada se as pilhas do rx pode ser mal contato.
Dai ta perdendo frequencia,minha revo fez isso umas duas vezes, tava
com mal contato no rx.

abçs
Vai de Revo
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por DionisioPrado »

tallismc escreveu:agora me surgiu outra dúvida!

estava andando com ele agora mesmo, acelerando 1/4 e freiando... fazendo isso para amaciar o motor. pois esse é o terceiro ou quarto tanque dele!

só que derrepente eu acelerava no controle, mas no carrinho não acelerava!
eu pensei que era as pilhas do transmissor ali dos servos, mas para os lados a roda girava!
eu acelerava umas 2 a 3 vezes e nada, e na terceira quarta vez que eu acelerava dai o carrinho respondia e ia normal!
e as pilhas do controle estão todas carregadas.

só que aconteceu isso umas 5 vezes!
dai andei até gastar o tanque e parei!

o que vocês acham que pode ser?

obrigado!

Das 2 uma, ou até mesmo as 2, rsrsrs, ou as pilhas do receptor (as que vão no carro) estão ficando fracas ou as pilhas do transmissor estão ficando fracas. De qualquer forma é uma anomalia e conforme diz em qualquer manual, ao primeiro sinal de anomalia, pare o modelo imediatamente, principalmente se o seu auto não está com o fail safe, ou se o mesmo não estiver corretamente configurado no rádio 2.4Ghz... Corre o risco de o carro sair em disparada até encontrar o primeiro obstáculo, e o estrago vai ser grande...

Outra hipótese, bem mais remota, se o seu rádio for o 2.4, é de estar captando alguma interferência de frequencia, que pode ocorrer em casos de telefones sem fios ou roteadores wireless (no caso do 2.4) e também frequencias emitidas por torres de celular ou até mesmo por aparelhos de celular em uso próximos tanto do TX quanto do RX, em qualquer rádio, seja de cristais ou 2.4.

Acho que seria muito útil, no caso das pilhas do receptor, substitui-las por um pack específico de baterias com 5 células e 6V, vendidos em qualquer loja (boa) de modelismo, custam na facha de R$60,00 a R$100,00, porém o ganho em desempenho dos servos e também da distância de atuação do rádio são bastante visíveis, neste caso indico a compra de pach com no mínimo 1300mAh.

Além também de usar no transmissor pilhas recarregáveis boas, com no mínimo 2500 mAh, isto vai garantir um run-time excelente.
tallismc

Mensagem por tallismc »

pois então...

O meu rádio controle é de 27mhz.
Então interferência com outros equipamentos não é nao!

Também acho que pode ser das pilhas fracas, mas o engraçado é que quando deu esse problema de não acelerar, eu mexia pros lados e a resposta dos servos era na hora!
Pros lados funcionava! E acelerar só depois de umas 3 tentativas!

Ah eu uso fail-safe, da futaba.
Eu acho que configurei ele certo, pois já fiz o teste, e ele pára o carrinho ao perder contato com o radio controle.

1. Eu gostei de quando tu falou desse pack, para trocar as pilhas do receptor.
Mas eu vi e não achei nenhuma especifica para o meu carrinho!
Pois vai 4 pilhas né, e elas formam um quadrado e vao dentro de uma proteção depois.
As que eu achei elas estão enfileiradas. Dai se eu comprar, vou ter que fazer alguma adaptação (coisa que eu não queria fazer!).
Como devo procurar? Já que são 4 pilhas então são 4 celulas, é isso né?
Vou tentar ver se acho no eBay pra comprar! Pois a loja mais perto de automodelo fica a 300km!

2. E quanto à esse problema de não acelerar, me falaram que poderia ser a embreagem quebrada!
Será? Como vejo isso?!

3. E outra pergunta, com o carrinho ligado, eu paro de acelerar, deixo ele na lenta "ponto morto", ele deve ficar sempre ligado, ou depois de um tempo ele deve "morrer" desligar?

Obrigado!
fer5308

Re: Dúvidas Iniciante - Traxxas Nitro Sport Race RTR 2WD Tru

Mensagem por fer5308 »

Parceiro tenta desligar o fail-safe,um amigo meu teve o mesmo problema com o dele,desligou funcionou :D
Vai de Revo
tallismc

Mensagem por tallismc »

o problema era as pilhas do transmissor mesmo!
foi só trocá-las e já funcionou tudo certo!

Agora tenho mais uma pergunta...
eu estou andando com o carrinho, e de repente, do nada, ele desliga!
combustível tem, pilhas tudo ok!
eu noto que ele desliga quando eu dou muito "pau" com ele.
Será que por ele ser novo, o motor não está acostumado, então o motor esquenta e desliga?
Pois quando ele desliga o motor tá quentinho!
E é só esperar uns 10minutos e então eu ligo ele novamente e dai fica tudo ok!

Qual a recomendação de vocês?
É normal acontecer isso por ser o carrinho novo?

Ah já comprei um termometro aquele da duratrax com infra-vermelho para medir a temperatura do motor, está para chegar ainda!

Obrigado galera!
Abraços!
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Única recomendação possível, compre um termometro infra URGENTE, pelas características descritas, seu carro está rodando muito fino, está desligando por falta de combustivel, isto aumenta excessivamente a temperatura do motor, excedendo o limite de segurança preconizado pela Traxxas, que segundo o manual do 3.3 é de 140ºC, com isto, seu motor estará trabalhando praticamente sem lubrificação, ou com lubrificação completamente inadequada. Agora imagine vc com peças de metal se roçando aproximadamente a 30.000 RPM e sem lubrificação adequada, o que vai acontecer????? Vai pistão, camisa e biela pro saco, se der sorte, pois pode estourar a biela, fazendo uma "janela" no bloco do seu motor... Aí, prepara uma boa grana para pegar um motor novo...

Acho que compensa mais, vc ler direitinho o manual no quesito de ajustes de carburação (mesmo local que fala sobre amaciamento ou "break in", Gastar em torno de R$90,00 em um bom termometro e começar a refazer todo o ajuste o seu auto à partir daí.

Abços
tallismc

Mensagem por tallismc »

pois é, o termometro infra já comprei!
Estou esperando chegar pelos Correios.

E no manual tem a parte "break in" mesmo!
Vou tentar traduzir essa parte então!
Valeu pela dica!

E uma vez eu tinha um WarHead da Duratrax, e ele tinha 3 opções de vela, vela para inverno, para verão e a normal.

Ainda existe isso nesses carrinhos atuais, ou agora existe somente um tipo de vela?!

Abraços!
tallismc

Mensagem por tallismc »

e quanto às velas...
1. existe vela para verão e outras para inverno?
2. são todas universais para todos os tipos de automodelos off-road?
3. o que vocês recomendam?

obrigado pessoal!
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mais uma vez, respondendo às dúvidas:
1- Sim e não, Depende do uso que vc fará do carro, se for um auto de competição, no qual se quer obrte o máximo de desempenho ou até mais um pouco, a cada corrida, a vela deverá ser adequada ao tipo de clima do dia específico.
2- NÃO - Cada modelo e cada motor tem um tipo de vela específico a ser utilizado, muitos compartilham o mesmo tipo de velas, mas isto não quer dizer que estas sejam universais.
3- Não recomendo nada, a melhor forma de sanar toda e qualquer dúvida é lendo muito a respeito do seu tipo específico de motor e também buscando todas as informações que quiser pelo forum, use e abuse do mecanismo de pesquisa, tudo o que vc pergunta já está mais do que discutido em outros tópicos. Não queira tudo devidamente mastigado pois pode vir alguém e passar uma informação errada que literalmente detonará seu motor, portanto, use o bom senso, leia muito e tire suas próprias conclusões do que será melhor para vc. No início é difícil mesmo, entender tudo o que se fala, por aqui, mas com persistencia, vc vai ver que atividades inicialmente incompreensiveis, acabam virando corriqueiras, basta dedicação. Agora se vc não tem paciencia para ler e não está disposto à "perder" horas ou até mesmo dias lendo os manuais completos do seu modelo e todas as informações disponíveis no forum e pela internet afora, sinto informar, vc está no hobby errado.

Abços
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

fer5308 escreveu:Parceiro tenta desligar o fail-safe,um amigo meu teve o mesmo problema com o dele,desligou funcionou :D

Funciona muito bem até ele pegar uma interferência de rádio e acabar, na melhor das hipóteses com o carro espatifado em um muro, árvore ou então na sarjeta... Fail Safe é um ítem de segurança para os automodelos, jamais deve ser desativado, o risco de acidente é muito grande, imagine vc um auto à 40Km/h (velocidade até baixa para aquelas realmente atingidas pelos modelos à combustão), com peso médio de 2,5Kg, pegando a perna de alguém que esteja por perto... o estrago será grande e pode gerar até processo por lesão corporal. Lembre-se sempre que quando existe interferência de rádio, ou quando acaba a bateria do transmissor e o auto está ligado, geralmente ele acelera tudo e vc não terá como controlá-lo.

Portanto, antes de postar algo do genero, leia muito a respeito e não emita opiniões deste tipo, pois ao invez de ajudar alguém que está iniciando apenas atrapalha.
Abços
Wanslay
Piloto
Piloto

Mensagem por Wanslay »

Regulagem de carburador....agulha de combustivel...talvez esteja dando falta quando vc da uma acelerada maior né!!??
fer5308

Mensagem por fer5308 »

Dionisio eu disse para desligar o fail-safe somente como teste,e não para ANDAR sem ele.SE fui mal interpretado peço desculpas a todos,não tive a intenção de atrapalhar ninguem.

Abçs
Vai de Revo
tallismc

Mensagem por tallismc »

Beleza pessoal!
Valeu mesmo pela ajuda!

Agora já estou no caminho certo!
Creio que ele está apagando e aquecendo o motor é devido a mal regulagem na agulha do carburador!

Dei mais umas voltas no parafuso para abrir para ver se o problema continua!

Vou fazer o teste esse final de semana e posto aqui o resultado!

Obrigado por enquanto!
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Boa noite Tallismc,

Muito cuidado com os ajustes do carburador, esses motores são extremamente sensíveis aos ajustes, jamais deve-se dar algumas voltas na agulha pois perde-se a referência de ajuste, todo ajuste deve ser feito tão somente em 1/8 a 1/4 de volta no parafuso da agulha, masi que isso é absurdo, se o carro estava dando falta, se der 1/2 volta será o suficiente para ele começar a dar excesso....

Se vc realmente deu "algumas voltas" e nem sabe quanto moveu, recomendo pegar seu manual, voltar as agulhas para a posição original de fábrica e reiniciar todo o processo de ajuste, seguindo agora estas orientações, para quem é iniciante, o mais recomendado é ter à mão uma folha de papel e uma caneta e a cada vez que mecher nas agulhas, anotar exatamente o quanto girou (1/8 de volta, 1/4 de volta) e para que lado (horário ou anti-horário), isto desde a 1º vez que for mexer à partir do setup original de fábrica, desta forma, se o último ajuste não foi satisfatório, (afinou demais por exemplo) basta retornar à posição anterior que foi anotada. Não se perde a referência.

Outro detalhe importante, que poucos iniciantes prestam atenção é que todo e qualquer ajuste de carburação deve ser feito obrigatóriamente com o motor devidamente aquecido e o mais próximo possível da temperatura normal de uso (110° à 130° no caso do TRX3.3) Para tanto, ligue o modelo e de 2 a 3 voltas acelerando bem e acompanhando a temperatura, quando chegar próximo de 110° pode iniciar os ajustes.

Abços
Responder

Voltar para “Off-road”