Limpeza do OFF Road.

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach

bauhaus
Piloto
Piloto

Limpeza do OFF Road.

Mensagem por bauhaus »

Resolvi abrir um tópico novo para deixar mais claro.

Penso q existem 2 tipos de limpesa, a contidiana e a preventiva com lubrificação.

Cotidiana - Após um dia de uso
A cotidiana vc usa pincéis (várias larguras) com cerdas duras para tirar a poeira, caso vc tenha um compressor o trabalho fica muito mais facil, tomando cuidado pra não empurrar mais a sujeira para dentro de fissuras.
Sinceramente eu não acho q toda vez q vc usa vc tenha de jogar alcool/agua.

Preventiva com lubrificação - 1 vez por mês (dependendo da frequencia de uso)
Desmontar as partes críticas, separando os rolamentos das balanças/diferencial/cardã fazendo a limpeza e lubrificação.
No caso da Savage, existe uma caixa com toda parte eletrica, então eu solto essa caixa e faço a limpeza com querozene de aviação no restante do carrinho.

--------------

Mas isso eh pra quem vai em pista de terra solta, com muita poeira.

o que percebi, é que tem muita gente com off road q anda só na grama, isso faz q a necessidade de limpeza diminua.

----------

Vamos discutir o assunto. principalmente no que diz respeito a rolamentos.

Eu comprei uma graxa ultra fina vou testar essa noite nos rolamentos. Lembrando q os rolamentos precisam de lubrificação constante, por isso não pode usar oleo. (confirmar essa informação por favor). Mas, os rolamentos normalmente são selados.

---------------
Birk
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Limpeza do OFF Road.

Mensagem por Birk »

aí bauhaus, eu acho que voce esta certo, e tambem faço a mesma coisa que voce.
antes eu andava apenas na grama tambem e nao sujava quase nada, apenas algumas folinhas e um pouco de pó, nao vai necessidade de limpar ele sempre, ja agora que comessei a andar na terra vi que o carro começa a ficar sujo mesmo, entao após uns 3-4 dias de uso na terra seria bom desmonta-lo para limpar, nem sempre precisando tirar os rolamentos para lubrifica-lo.
Yuri
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Yuri »

bauhaus

Sobre os rolamentos, testou a graxa super fina???? Será que vai servir para rolamentos de ON-Road?

Aguardo.

Wagner Yuri
cariocap
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por cariocap »

mesmo com os rolamentos selados seria necessária essa manutenção mensal ou tipo a cada galão, sei lá. Ou por serem selados não necessitam de lubrificação ?
Traxxas Revo 3.3 / Traxxas Rustler XL-5 Electric
Ofna Ultra MBX Comp / Ofna-Hobao Hyper 8 Pro
Guto_Antunes
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Guto_Antunes »

Necessita de lubrificação sim!!! Basta abrir o rolamento, passar a graxa e fechar novamente. Quando competia de on-road, fazia isso após antes das provas.

Abraços
hermannps
Piloto
Piloto

Mensagem por hermannps »

Pessoal...

Eu acho que lubrificar os rolamentos não é uma boa pedida, pois a sujeira acaba entrando e piora o funcionamento do mesmo.

A melhor forma de "lubrificar" os rolamentos na minha opinião é com grafite em pó. Vende em qualquer loja de ferramentas (o meu eu comprei no supermercado).

Despeje todo o grafite em um saco plástico e depois bote um rolamento dentro. "Saculeje" o saco pra forçar o grafite a entrar de alguma forma no rolamento e depois retire o rolamento e bata ele em algum lugar duro pra tirar o escesso.

Guarde o saco para futuras "lubrificações".

Quanto ao rolamento do sino de embreagem, eu não costumo lubrificar ele, pois o grafite pode ir pro sino de embreagem e dificultar a pegada da sapata.

O uso de óleo somente para os rolamentos que não ficam em contato com o ambiente externo, por exemplo, os internos aos diferenciais.

Para limpeza, eu uso pinceis ou um compreesor de ar bem forte. O problema do compreesor é que a sujeira tende a entrar nos rolamentos e partes mais escondidas do carro. Ai somente com a revisão mensal eh que vc tira a sujeira.

Bom, este é o meu método, lembrando que estamos falando de carros off-road.
Kyosho Inferno 7.5 Sports2
Motor: GX-21
rsenhorini
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por rsenhorini »

grafite em po para rolamento, acho que nao e viavel nao, o oleo como ja falei em outro topico, vc pode usar para tirar as impurezas do rolamento, deixando-os de molho , e apos pode utilizar graxa branca propria para rolamento( sabao de litio), pelo menos a que eu conheço,
Ja mensurou quanto seu PC consome ficando ligado por 1 hora, pense nisso...
Birk
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Birk »

rsenhorini, o oleo singer que voce mencionou no outro topico, nao pode ser usado para a propria lubrificaçao do rolamento ?
rsenhorini
Piloto Advanced
Piloto Advanced

se quiser deixar pode, sem problemas.
para colocar graxa da muito trabalho pq tem de ficar abrindo os rolamentos, e fechando na sequencia. so que a frequencia desta manutencao preventiva deve ser maior, pois o oleo com o tempo some, mais isso ai vai do uso, eu considero sempre a cada galao gasto, ou se vc sentir que ja estao secos, da pra ver pelo barulho( hehe, alguem ja viu um barulho..)
bauhaus
Piloto
Piloto

Mensagem por bauhaus »

o problema do WD40 ou singer, é q eles não são um lubrificante de ação continua, então eles tendem a secar rapido com o uso.

Sobre o grafite, vou pesquisar mais, mas como ele é uma particula grande, penso q ele vai ajudar a gerar atrito. Por isso vou pesquisar a ação do grafite.
Lucas_TN
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Lucas_TN »

galera o metodo certo é abrir os rolamentos e jogar no querozene pra tirar todas as sujeira tenho certeza q tira e depois mergulha no oleo de rolamento ou singer
hermannps
Piloto
Piloto

Mensagem por hermannps »

Vocês estao falando de off-road mesmo? Pelo que eu saiba óleo e poeira não se combinam.

De qualquer forma, como eu faço para abrir os rolamentos sem danifica-los?
Kyosho Inferno 7.5 Sports2
Motor: GX-21
Lucas_TN
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Lucas_TN »

pega uma agulha e tira aquela tampinha do rolamento toma cuidado lubrifica e tampa de novo

falou
rsenhorini
Piloto Advanced
Piloto Advanced

hermannps escreveu:Vocês estao falando de off-road mesmo? Pelo que eu saiba óleo e poeira não se combinam.
Nada com poeira combina, e logico, o procedimento do oleo o para tirar sujeira de rolametos ja bem sujos, tambem se quiser pode usar querosene, mas tem de ficar lubrificado apos, o oleo e jeito mais facil a graxa e o mais dificil porem mais eficiente, e isso tem de ficar bem claro, ninguem esta falando so para usar oleo, funciona mas igual eu falei o oleo acaba ou seca ou escorre, como quiser e observe que cada comentario tem muita precauçao, sobre sua utilizaçao, e tambem vai de cada um, eu sempre falo, trate o seu automodelo como trataria seu carro pessoal, o cuidado e quase o mesmo.
josejacobina
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por josejacobina »

O carro pessoal (1/1) eu mando pro mecanico mexer, ehehehehehe!!!
Não tive saco pra abrir os rolamentos e colocar graxa, uso o metoto do querosene e banho em oleo fino tipo 2 tempos ou de autorama.
Me digam quem abre os rolamentos com agulha e fecha depois de colcar graxa, com o tempo a blindagem deste rolamento não estraga?? Te tanto abrir e fechar ele não danifica a blindagem??

José
Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%
Responder

Voltar para “Off-road”