Limpeza do OFF Road.
Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach
Re: Limpeza do OFF Road.
eu pensei tambem nessa da blindagem zicar...
e eu nao consegui abrir meus rolamentos de maneira alguma!!
passei WD e ficou ótimo...como ando pouco com o carro e nao ando muito em terra solta, acho que nao vá zicar tao cedo...
e eu nao consegui abrir meus rolamentos de maneira alguma!!
passei WD e ficou ótimo...como ando pouco com o carro e nao ando muito em terra solta, acho que nao vá zicar tao cedo...
- rsenhorini
- Piloto Advanced

Eu ja abri ate rolamento com blindagem de metal, a mais comum e a de borracha, mas se nao tiver um certo jeito pra coisa e melhor nem mecher
Ja mensurou quanto seu PC consome ficando ligado por 1 hora, pense nisso...
Ando de off-road jah faz 5 anos, e sempre fiz assim:
_ Depois de um dia de corrida limpo o carro todo com querosene ou alcool, e depois passo um wd com pano para os plasticos nao ressecarem e ficarem brilhando, e quanto aos rolamentos só limpos eles por fora com pincel seco.
_a cada tres galões +/- eu tiro os rolamentos mais expostos a poeira abro eles(com um estilete ou algo com ponta bem fina empurre o selo de borracha para cima, se for de metal tire o anel que segura a blindagem), mergulho no querosene e limpo com uma escova de dentes enxarcada, depois de secos coloco graxa e fecho.
_ rolamentos que não são taão expostos a cada 6 ou 7 galões
Obs: Não limpe os rolamentos com WD, pois o óleo dissolvera a graxa que tem dentro dos rolamentos, e o óleo secará (sairá) rapidamente lá de dentro portanto o rolamento ficara seco e sem graxa.......
_ Depois de um dia de corrida limpo o carro todo com querosene ou alcool, e depois passo um wd com pano para os plasticos nao ressecarem e ficarem brilhando, e quanto aos rolamentos só limpos eles por fora com pincel seco.
_a cada tres galões +/- eu tiro os rolamentos mais expostos a poeira abro eles(com um estilete ou algo com ponta bem fina empurre o selo de borracha para cima, se for de metal tire o anel que segura a blindagem), mergulho no querosene e limpo com uma escova de dentes enxarcada, depois de secos coloco graxa e fecho.
Obs: Não limpe os rolamentos com WD, pois o óleo dissolvera a graxa que tem dentro dos rolamentos, e o óleo secará (sairá) rapidamente lá de dentro portanto o rolamento ficara seco e sem graxa.......
EQUIPE DUST POWER!!! (Mairiporã)
- rsenhorini
- Piloto Advanced

mas esta cuidando do mesmo jeito, hehehejosejacobina escreveu:O carro pessoal (1/1) eu mando pro mecanico mexer, ehehehehehe!!!
José
com relaçao a blindagem ainda, estraga sim, e valida a minha resposta anterior para esta tambem, e e uma coisa que c nao fica abrindo todo final de semana, para carro novo,pode ficar tranquilo, um ano ou mais, uma ves e vi um cara esquentando graxa ate derreter e jogando os rolamentos ja limpos com querosene la, tambem funcionou, mas cada um com sua loucura..
Ja mensurou quanto seu PC consome ficando ligado por 1 hora, pense nisso...
- josejacobina
- Piloto Advanced

Ta garanto que este topico vai ser bem polemico, é bom isso.
Cada um tem um metodo de limpeza e lubrificação, bem resumindo, todos concordam que se deve limpar com querosene e não outra coisa! Acho que isso já ta acertado, ehehehehe.
Vamos agora a lubrificação depois da limpeza e a periodicidade disto:
-Com apenas o banho em oleo: Que tipo de oleo o pessoal acharia melhor e com que periodicidade fazer isto?
-Abrindo os lacres e colocando graxa: Que tipo de graxa o pessoal acharia melhor e com que periodicidade fazer isto?
Agora acho que ta mais organizado e cada um pode dar sua opinião, depois agente vê A MELHOR delas e comenta mais um pouco!
Abraços: José ( eu e minha mania de gerenciar tudo, ehehehehehehe)
Cada um tem um metodo de limpeza e lubrificação, bem resumindo, todos concordam que se deve limpar com querosene e não outra coisa! Acho que isso já ta acertado, ehehehehe.
Vamos agora a lubrificação depois da limpeza e a periodicidade disto:
-Com apenas o banho em oleo: Que tipo de oleo o pessoal acharia melhor e com que periodicidade fazer isto?
-Abrindo os lacres e colocando graxa: Que tipo de graxa o pessoal acharia melhor e com que periodicidade fazer isto?
Agora acho que ta mais organizado e cada um pode dar sua opinião, depois agente vê A MELHOR delas e comenta mais um pouco!
Abraços: José ( eu e minha mania de gerenciar tudo, ehehehehehehe)
Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%
Byron 20%
Qto a tirar a blindagem, Se vc tiver o jeito de fazer não estraga não.
por exemplo na minha RC10GT eu nunca troquei rolamentos, jah fiz essa manutenção milhares de vezes e não estragou nada.
por exemplo na minha RC10GT eu nunca troquei rolamentos, jah fiz essa manutenção milhares de vezes e não estragou nada.
Olá Capagon, passar WD deixa com boa aparência, mas não gruda pó ou terra quando vai andar? Grato!Capagon escreveu:Ando de off-road jah faz 5 anos, e sempre fiz assim:
e rolamentos de roda?! os meus nao abri por nada!!!!rsenhorini escreveu:Eu ja abri ate rolamento com blindagem de metal, a mais comum e a de borracha, mas se nao tiver um certo jeito pra coisa e melhor nem mecher
olá korisco, então gruda um pouco mais sim, mais eh mto poca coisa.........vale a pena, além de fazer brilhar o wd "dissolve" bem a terra, fica fácil limpar com wd....mesmo q grude um pouco mais depois.....
E se vc lembrar é so jogar uma alcool antes de andar que tira todo oleo remanescente.......
E se vc lembrar é so jogar uma alcool antes de andar que tira todo oleo remanescente.......
- Passamal
- Piloto Master

Opa pessoal!!!
Eu trabalho com rolamentos.
E posso AFIRMAR QUE NAO SE DEVE ABRIR ROLAMENTOS BLINDADOS
Motivo: os rolamentos "blindados" sao projetados para funcionar com uma %%% de graxa para determinada vida util estimada. ex: 10mil horas de vida util.
Passado esse tempo de vida util estimado deve-se TROCAR os rolamentos por novos(manutenção preventiva) justamente para evitar quebras.
Na abertura do rolamento vc pode sem querer forçar demais a blindagem e "machucar" a ESFERA ou a pista do rolamento diminuindo sua vida util.
CURIOSIDADES...
Se abrir o rolamento limpar e relubrificar for sua preferencia, NAO SE DEVE PREENCHER 100% do rolamento com graxa.
NO CASO DE ROLAMENTOS "MINIATURA" O IDEAL EH COLOCAR GRAXA O SUFICIENTE PARA PREENCHER 1/3 DO ROLAMENTO. DAE DISTRIBUA A GRAXA NO ROLAMENTO.
SE VC PREENCHER 100% DO ESPAÇO LIVRE DO ROLAMENTO VC SOBRECARREGA O MESMO GERANDO ATRITO(AS ESFERAS NAO VAO TER ESPAÇO PARA "GIRAR"), GERANDO ATRITO VC PODE SUPERAQUECER O ROLAMENTO, E TRAVANDO O MESMO.
LI EM UMA DAS RESPOSTAS Q O AMIGO LUBRIFICA O ROLAMENTO COM "GRAFITE" EM PO. A GRAFITE EM PO NAO DEVE SER UTILIZADA COMO LUBRIFICANTE. POIS A GRAFITE EM PO COM O GIRO DO ROLAMENTO PODE OCASIONAR "RISCOS" NA PISTA INTERNA DO ROLAMENTO. RISCOS GERAM ATRITO. ATRITO GERA AQUECIMENTO DIMINUINDO A VIDA UTIL DO ROLAMENTO.
O CORRETO EH FAZER COMO ALGUNS FAZEM SOMENTE LIMPE A SUJEIRA DO ROLAMENTO COM PINCEL OU ESCOVA. ESTANDO O ROLAMENTO RODANDO MEIO "PESADO" TROQUE O MESMO.
AS BLINDAGENS FUNCIONAM A GROSSO MODO ASSIM.
BLINDAGEM DE AÇO: BLINDAGEM PARA AMBIENTE COM POUCA PARTICULA POLUENTE.
BLINDAGEM DE BORRACHA: PARA AMBIENTE COM MUITA PARTICULA POLUENTE.
eSPERO TER AJUDADO A ESCLARECER DUVIDAS!!!
ABRAÇOS
MARCELO
Eu trabalho com rolamentos.
E posso AFIRMAR QUE NAO SE DEVE ABRIR ROLAMENTOS BLINDADOS
Motivo: os rolamentos "blindados" sao projetados para funcionar com uma %%% de graxa para determinada vida util estimada. ex: 10mil horas de vida util.
Passado esse tempo de vida util estimado deve-se TROCAR os rolamentos por novos(manutenção preventiva) justamente para evitar quebras.
Na abertura do rolamento vc pode sem querer forçar demais a blindagem e "machucar" a ESFERA ou a pista do rolamento diminuindo sua vida util.
CURIOSIDADES...
Se abrir o rolamento limpar e relubrificar for sua preferencia, NAO SE DEVE PREENCHER 100% do rolamento com graxa.
NO CASO DE ROLAMENTOS "MINIATURA" O IDEAL EH COLOCAR GRAXA O SUFICIENTE PARA PREENCHER 1/3 DO ROLAMENTO. DAE DISTRIBUA A GRAXA NO ROLAMENTO.
SE VC PREENCHER 100% DO ESPAÇO LIVRE DO ROLAMENTO VC SOBRECARREGA O MESMO GERANDO ATRITO(AS ESFERAS NAO VAO TER ESPAÇO PARA "GIRAR"), GERANDO ATRITO VC PODE SUPERAQUECER O ROLAMENTO, E TRAVANDO O MESMO.
LI EM UMA DAS RESPOSTAS Q O AMIGO LUBRIFICA O ROLAMENTO COM "GRAFITE" EM PO. A GRAFITE EM PO NAO DEVE SER UTILIZADA COMO LUBRIFICANTE. POIS A GRAFITE EM PO COM O GIRO DO ROLAMENTO PODE OCASIONAR "RISCOS" NA PISTA INTERNA DO ROLAMENTO. RISCOS GERAM ATRITO. ATRITO GERA AQUECIMENTO DIMINUINDO A VIDA UTIL DO ROLAMENTO.
O CORRETO EH FAZER COMO ALGUNS FAZEM SOMENTE LIMPE A SUJEIRA DO ROLAMENTO COM PINCEL OU ESCOVA. ESTANDO O ROLAMENTO RODANDO MEIO "PESADO" TROQUE O MESMO.
AS BLINDAGENS FUNCIONAM A GROSSO MODO ASSIM.
BLINDAGEM DE AÇO: BLINDAGEM PARA AMBIENTE COM POUCA PARTICULA POLUENTE.
BLINDAGEM DE BORRACHA: PARA AMBIENTE COM MUITA PARTICULA POLUENTE.
eSPERO TER AJUDADO A ESCLARECER DUVIDAS!!!
ABRAÇOS
MARCELO

Obrigado pela dica Passamal!! Quem sabe, sabe!!
Era tudo o que um preguiçoso como eu precisava ouvir!! hahaha
(acabei de encomendar minha Revo... ainda nem chegou e eu ja to com preguiça de limpar...)
Abraço!
Era tudo o que um preguiçoso como eu precisava ouvir!! hahaha
(acabei de encomendar minha Revo... ainda nem chegou e eu ja to com preguiça de limpar...)
Abraço!
- josejacobina
- Piloto Advanced

É voltamos a famosa confusão de opiniões, ehehehehe!!
E agora o que fazer com os rolamentos? Travou por sujeira jogou fora?? Eu ainda arrisco em limpar e lubrificar!
José
E agora o que fazer com os rolamentos? Travou por sujeira jogou fora?? Eu ainda arrisco em limpar e lubrificar!
José
Byron 20%
Byron 20%
- Passamal
- Piloto Master

huahuaha rapaz pior q limpa ela... eu tbm preciso... só tirei o poh q eu consegui alcançar!!!
Alias.. aproveitando...
vi q tem 1 pessoal q fala em "lavar" o revo retirando as partes eletricas...
eu entendo por parte eletrica:
os servos, motor de partida, receptor e bateria...
Eh isso mesmo gente!?? tem q tirar tudo!??
e isso nao desregula por ex os servos!??
abraços
Alias.. aproveitando...
abraços

- Passamal
- Piloto Master

entao Josejacobina na verdade eh assim mesmo q tem q ser...
travou eh pq o rolamento apresentou desgaste resultando em entrada de sujeira ocasionando o travamento...
e SE TRAVOU o rolamento tem q trocar mesmo...Veja bem se travou eh pq entro sujeira e impediu as esferas de fazer o que elas fazer q eh rolar!!!
isso com certeza gerou sobreaquecimento e danos a pista interna e ate mesmo pode danificar as esferas...
Veja bem na Area industrial nao se pode correr o risco do rolamento fica "travando toda hora" entao se travo = quebro = troca!!!
sai mais barato o rolamento novo doq o tempo/maquina parada + sujeito pra fica abrindo o rolamento e relubrificando!!!
agora creio q no hobby pode-se se dar o "luxo" de abrir e relubrificar(mas isso na realidade diminui a vida util do rolamento).
Mas via de regra eh assim rolamento fico estranho(esta rodando com resistencia) joga fora e compra outro...
e tbm pode ser o seguinte...
vc viu q ta meio esquisito o rolamento abre limpa lubrifica fecha e instala em primeiro momento vc pensa agora ta novo... mas vc nao percebeu q na verdade nao era sujeira e sim 1 esfera trincada ou quebrada...
no meio de uma corrida a esfera gera tanto atrito q superaquece o rolamento e trava tudo...
ainda nao sei se tem mas no caso de se ter rolamentos na transmissão da REVO 3.3 poor ex. se trava 1 rolamento la creio q o prejuizo sera grande!!!
nesse caso nao eh melhor gastar uns trocados para comprar um rolamento novo doq ter q comprar uma transmissão nova!"!??
Abraços
MArcelo
travou eh pq o rolamento apresentou desgaste resultando em entrada de sujeira ocasionando o travamento...
e SE TRAVOU o rolamento tem q trocar mesmo...Veja bem se travou eh pq entro sujeira e impediu as esferas de fazer o que elas fazer q eh rolar!!!
isso com certeza gerou sobreaquecimento e danos a pista interna e ate mesmo pode danificar as esferas...
Veja bem na Area industrial nao se pode correr o risco do rolamento fica "travando toda hora" entao se travo = quebro = troca!!!
sai mais barato o rolamento novo doq o tempo/maquina parada + sujeito pra fica abrindo o rolamento e relubrificando!!!
agora creio q no hobby pode-se se dar o "luxo" de abrir e relubrificar(mas isso na realidade diminui a vida util do rolamento).
Mas via de regra eh assim rolamento fico estranho(esta rodando com resistencia) joga fora e compra outro...
e tbm pode ser o seguinte...
vc viu q ta meio esquisito o rolamento abre limpa lubrifica fecha e instala em primeiro momento vc pensa agora ta novo... mas vc nao percebeu q na verdade nao era sujeira e sim 1 esfera trincada ou quebrada...
no meio de uma corrida a esfera gera tanto atrito q superaquece o rolamento e trava tudo...
ainda nao sei se tem mas no caso de se ter rolamentos na transmissão da REVO 3.3 poor ex. se trava 1 rolamento la creio q o prejuizo sera grande!!!
nesse caso nao eh melhor gastar uns trocados para comprar um rolamento novo doq ter q comprar uma transmissão nova!"!??
Abraços
MArcelo

- josejacobina
- Piloto Advanced

Passamal, quanto a lavar o carro, eu só retiro as baterias e o receptor, não mexo nos servos, e deixo secar por umas 8 horas com o carro na posição vertical, tenho feito isso por recomendação de outros e a mais de 1 ano e nunca tive problemas. Porém quanto a partida eletrica não sei te dizer com certeza se deve retirar ou não, pois nunca tive carros com ela!Passamal escreveu:huahuaha rapaz pior q limpa ela... eu tbm preciso... só tirei o poh q eu consegui alcançar!!!
Alias.. aproveitando...
abraços
José
Byron 20%
Byron 20%