DESVENDANDO AS BATERIAS LIPO....

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: DESVENDANDO AS BATERIAS LIPO....

Mensagem por Serpadu »

andmarc escreveu:pq quando ligo duas bat lipo de 2s 5000 mah e configuro o b6imax para 4s e 5A ele nao carrega a 5A? o maximo q chega e 2,8 A.

é simples, seu carregador tem apenas 50W, digamos q as lipos estão carregando e no momento estão com 16V, se vc carregar a 5A, faça as contas, 16*5=80, porém seu carregador só fornece 50W, no max, se vc carrega a 2,8A, ta legal, dentro do limite! 16*2,8=45

entendeu?
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Dependendo de como está o estado a bateria, o carregador consegue enxergar quanto a bateria aguenta de carga, diminui assim a A de carga para não danificar a bateria.
Pode reparar q quando está qse pronta a carga ele diminui tb a corrente de carga.
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

mach escreveu:Dependendo de como está o estado a bateria, o carregador consegue enxergar quanto a bateria aguenta de carga, diminui assim a A de carga para não danificar a bateria.
Pode reparar q quando está qse pronta a carga ele diminui tb a corrente de carga.

sim, isso acontece sempre, minhas lipos carrego a 1,8A e elas tem 2,2A, toricamente ele carregaria em 1:15h, porém, qndo chega a 4,1V por cel, ele diminui a amperagem, as vezes fica em 0,2A por 30 min!

tem dia q leva 2:30 pra carregar a lipo a 1,8A (ela tem 2.2A)...
andmarc
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por andmarc »

entao nesse raciocino , nao e vantagem carregar baterias em serie, pois a amperagem cai pela metade praticamente. digo assim: uma 2s 5000 eu carrego com 5A, duas 2s virando 4s em serie, ele carrega a 2,8A, uma leve vantagem , que nao acho q vala a pena. uma 3s ele nao carrega a 5A e uma 6s muito menos. Sao carregadores enganadores.
Se diz q carrega a 5Amax entao deveria estar falando isso ate 2s. Nao adianta colocar uma fonte de 15A que ele nao vai puxar a amperagem, pois ele nao chaveia toda essa corrente. Vou ter de trocar de carregador.E um saco vc ficar esperando 3h pra poder usar novamente, sendo q um bom carregador faz isso em 1h.
4x4 É o BIXO...
Peralta13
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Peralta13 »

Galera, comprei uma lipo 5000Mah 2s Turnigy Hard Case. Fui trocar o conector, so que quando estava cortando o cabo, acho que puxei ele e saiu uma fumaça vinda da parte interna.
Pergunto o que sera que aconteceu? O que faço agora? Jogo fora ou da pra usar ainda?

Modelo:

Imagem

A fumaça saiu na junção do cabo vermelho.
felipeps
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por felipeps »

Vc cortou os dois fios deuma vez so???
se sim vc pode ter dado um curto na bateria
felipeps
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por felipeps »

Tenho uma duvida sobre as lipos
Se eu tiver uma lipo de 1000map e uma de metal hidreto de 1000map tbm, qual delas vai dar uma maior autonomia??
Sei q deve ser uma pergunta bem idiota mas realmente eu nao sei a resposta
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Qual a descarga das baterias de LiPo e NiMH e onde serão utilizadas?

Senão não dá pra responder..
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

olha, mesmo as lipos tendo mais descarga q as nimh e com menos amperagem q a bateria original (nimh) de um heli q eu tinha, a lipo dava mais runtime.

eu ñ sei pq, mas acho q a nimh cria mta resistencia, sei la

alguem sabe explicar?
cardoso789
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por cardoso789 »

Serpadu belo topico aprendi bastante.. mais uma coisa olha meu combo seria o certo eu usar essa bateria?
Motor mamba monster
esc hobby wing
4s 5000mAh 30c
Relax, Take It Easy
fabiokot
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por fabiokot »

felipeps escreveu:Tenho uma duvida sobre as lipos
Se eu tiver uma lipo de 1000map e uma de metal hidreto de 1000map tbm, qual delas vai dar uma maior autonomia??
Sei q deve ser uma pergunta bem idiota mas realmente eu nao sei a resposta

Se as duas tem a mesma capacidade teoricamente a nimh vai durar mais porque a lipo corta a descarga quando atinge uma voltagem mínima, mas na prática podem durar o mesmo eu acho, até mesmo porque tem nimh de 1000 que carrega mais ou menos que isso, o mesmo nas lipos.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Errado.

A resistencia interna de uma LiPo é menor do que uma NiMH.
Nestas baterias, parte da potência é perdida em calor, o que não ocorre muito nas Lipos..
Além do que a resistencia interna menor das LiPos fazem com que ela consiga manter uma tensão maior durante o despejo de corrente.

É claro, supondo que em ambas as baterias, o modelo tenha sido solicitado exatamente da mesma forma..
fabiokot
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por fabiokot »

abib escreveu:Errado.

Nestas baterias, parte da potência é perdida em calor, o que não ocorre muito nas Lipos..
Além do que a resistencia interna menor das LiPos fazem com que ela consiga manter uma tensão maior durante o despejo de corrente.

É claro, supondo que em ambas as baterias, o modelo tenha sido solicitado exatamente da mesma forma..

Tudo isso fica no plano da teoria, o problema é que na prática a teoria nem sempre bate com os resultados.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

fabiokot escreveu:
abib escreveu:Errado.

Tudo isso fica no plano da teoria, o problema é que na prática a teoria nem sempre bate com os resultados.
Já testou tudo num Wattimetro pra contestar o que foi dito?

Ou tá só chutando?
fabiokot
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por fabiokot »

Eu não estou contestando, apenas dizendo que na prática as vezes não acontece o que consta na teoria.
Responder

Voltar para “Elétricos”